+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Projeto 5.8 Toda rede Ubiquit

    Pessoal boa tarde.

    Como havia dito antes, não tenho mais meu provedor de internet que iniciei em 2009, mas só chegou em 2010 e a GVT tomou conta de todo o bairro, fazendo assim eu fechar as portas...hoje eu trabalho com monitoramento de rede em uma empresa de telecom...mais isso já passou , estou aqui procurando uma solução para um amigo que pretende abrir um provedor com tudo certinho, torre, rádios, SCM, link e etc.

    Montei o seguinte projeto pra ele:

    Torre: torre de 3mts em cima de prédio de 15 anadares (+ou-) 45mts, tem vista de mais de 190°, pois do outro lado é um morro e não tem residencias.

    Dois Radios como AP+wds: RocketM5 + Basestation Am-5g16-120 (16dbi 120°) ou Basestation de 17dbi 90° (qual a melhor basestation pra essa aplicação??)

    Servidor (gerencia) RB 750g (depois de uns 100 clientes) colocaria RB1100 AHX2

    Nos clientes: Airgrid, Nano, NanoL, Bullet com Parábola... todos M5. e tudo em bridge.

    Planos dos clientes: 1 a 10Mbps +ou-

    Link dedicado de 30M (recebido por fibra) fibra da operadora passa na frente do prédio.

    Obs, consigo atender clientes a 500m da torre em elevação mais baixa??? E qual meu maior alcance nos clientes mais distantes... uns 5Km em media passando 30Mb com os radios citados acima, por exemplo???

    Pesquisei muita coisa aqui e em outros lugares, encontro muitas discussões (sadias) mas sem conclusão.
    Estou ajudando ele nessa parte da rede, mas todo processo de clientes, scm e configurações é com ele e a sorte

    Gostaria da opinião de vocês com base nesses equipamentos. Desde já agradeço a colaboração de todos.

  2. #2

    Padrão Re: Projeto 5.8 Toda rede Ubiquit

    Eu trocaria tranquilo as basestation pelos superpops da computech. O ângulo vertical é maior. Troca uma idéia com o Luciano da Computech que ele te explica direitinho. E inclusive vai te passar qual é a distância máxima e quais equipamentos vai precisar usar. Tem vídeos dele no Youtube também explicando como montar microcélulas.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  3. #3

    Padrão Re: Projeto 5.8 Toda rede Ubiquit

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Eu trocaria tranquilo as basestation pelos superpops da computech. O ângulo vertical é maior. Troca uma idéia com o Luciano da Computech que ele te explica direitinho. E inclusive vai te passar qual é a distância máxima e quais equipamentos vai precisar usar. Tem vídeos dele no Youtube também explicando como montar microcélulas.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!
    Só tem que tomar cuidado com o seguinte:
    - As antenas, rádios dele não são homologados em 5.4 (5470 a 5725).
    Isso significa que você não pode usar 66% da faixa 5 Ghz disponível.
    Em outras palavras, ao usar os equipamentos da computech, você terá que fechar enlaces e atender clientes somente na faixa 5.8 (5725 a 5750). O que significa que brevemente terás problemas com o sobrecarregamento dessa faixa, e irá sentir isso quando precisar fechar enlace/levar link para outro POP ou cidade.

  4. #4

    Padrão Re: Projeto 5.8 Toda rede Ubiquit

    mascaraapj

    e uesleycorrea

    Agradeço a resposta de vocês, mas como havia dito, o meu amigo vai fazer tudo certinho (homologado). E gostaria de respostas com base nesses equipamentos que citei no tópico...gostaria de respostas de alguém que já usou ou esta usando um pop desse tipo, com essas basestation... e esses rádios nos clientes... o projeto é com Ubiquiti.

    Aguardo mais respostas e novamente agradeço as que responderam.

  5. #5

    Padrão Re: Projeto 5.8 Toda rede Ubiquit

    Meu amigo eu iria de começo com rocket m5 + e basestation 120º , outra coisa , como as rocket trabalha em 2x2 não coloque airgrid, pois a airgrid trabalha em 1x1 isso vai diminuir a performance do radio , com 2x2 vc coloca 60 online tranquilamente e trabalha com toda a performance do radio, outra coisa trabalhe com ppoe , seria essa a minha dica.

  6. #6

    Padrão Re: Projeto 5.8 Toda rede Ubiquit

    Ok, debritto, passarei as informações pra ele...mas me tira só uma dúvida...: Quantos Km da pra atender clientes com essa base 120°? e vc indica de quantos dbi, pois existe o modelo de 120° 16dbi e de 19dbi, lembrando que quanto maior o dbi menor é a abertura vertical...

    Obrigado mais uma vez.

  7. #7

    Padrão Re: Projeto 5.8 Toda rede Ubiquit

    Amigo eu optaria devido a altura do prédio que vc vai instalar antenas 120º 16 db , na vertical vc poderá atender clientes mais perto, quanto mais o ganho menas abertura vertical, outra opção é vc trabalhar em 10 mhz , vc terá 5 db de ganho a mais do que em 20 ou 40 mhz , seria essa a minha dica , e trabalhe em 2x2, nanoloco nano m5 e nanobridge nos clientes mais longe, acho ke vc atende tranquilamente até uns 4 km dependendo da visada , outra coisa faça frequency list nos radios , pois poderá sofrer com interferências dos concorrentes .

    Se te Ajudei Clica na Estrelinha !!!!!!

  8. #8

    Padrão Re: Projeto 5.8 Toda rede Ubiquit

    Mais uma vez obrigado debritto E obrigado tbm aos que contribuíram com alguma resposta.

    Moderadores podem fechar o tópico. Minhas dúvidas foram totalmente tiradas.

    Obrigado mesmo.

  9. #9

    Padrão Re: Projeto 5.8 Toda rede Ubiquit

    debritto me lembrei agora...vc disse que ele podeira atender em um raio de 4km...ok? Mas qual o valor que ele vai colocar no RocketM5? Quanto setar a distância?

    Depois de responder essa como faço pra fechar esse tópico?

    Mais uma vez obrigado.

  10. #10

    Padrão Re: Projeto 5.8 Toda rede Ubiquit

    Amigo na verdade vc quando instalar kit cliente vc vai ter que fazer todo o processo de visada, regulagem da antena, melhor ponto na casa do cliente para instalação e a configuração do radio, vc tem ke ir fazendo os ajustes até conseguir o melhor possivel de sinal e ccq, eu sempre deixo o airmax nos clientes em none ou em low blza.

  11. #11

    Padrão Re: Projeto 5.8 Toda rede Ubiquit

    Citação Postado originalmente por debritto Ver Post
    Amigo eu optaria devido a altura do prédio que vc vai instalar antenas 120º 16 db , na vertical vc poderá atender clientes mais perto, quanto mais o ganho menas abertura vertical, outra opção é vc trabalhar em 10 mhz , vc terá 5 db de ganho a mais do que em 20 ou 40 mhz , seria essa a minha dica , e trabalhe em 2x2, nanoloco nano m5 e nanobridge nos clientes mais longe, acho ke vc atende tranquilamente até uns 4 km dependendo da visada , outra coisa faça frequency list nos radios , pois poderá sofrer com interferências dos concorrentes .

    Se te Ajudei Clica na Estrelinha !!!!!!
    1 - A BaseStation 120º não é homologada, logo, não podemos usa-la (ou use por conta e risco)
    2 - Atender 4km? impossível fazer isso com qualidade e dentro do permitido pela Anatel.

    Citação Postado originalmente por BrasileiroNet Ver Post
    debritto me lembrei agora...vc disse que ele podeira atender em um raio de 4km...ok? Mas qual o valor que ele vai colocar no RocketM5? Quanto setar a distância?

    Depois de responder essa como faço pra fechar esse tópico?

    Mais uma vez obrigado.
    É sabido que as Operadoras estão com preços cada vez mais baixo.
    Você quer ter qualidade ao atender seus clientes (ser o diferencial) ou quer ter quantidade?

    Se quer ter qualidade, levante um POP pensando em atender um raio máximo de 2km, não mais que isso.
    Evitara 60% de dor de cabeça com chamado improdutivo.

  12. #12

    Padrão Re: Projeto 5.8 Toda rede Ubiquit

    mascaraapj e debritto, muito obrigado pelas dicas, passarei essas informações para ele, e como as de 120° não são homologadas, creio que ele optará por 2 de 90° 17dbi...


    Mais uma vez obrigado.

    E como faço pra fechar o tópico?