+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question PTP 38 Km qual antena Usar?

    Pessoal estou com Dúvida em qual equipamento usar.
    vale dica de qualquer pessoa com experiência obrigado.

    Kit ROCKET M5 - disk 5g34 dos dois lados?

    ou será que uso
    Kit ROCKET M5 -Xwave 5834DP - Dupla Polarização - 5 GHz - 34 dBi?
    http://www.computechloja.com.br/prod...o-5-GHz-34-dBi

    Obs. não usarei radomes em nenhum dos equipamento pelo menos por enquanto.

    Quem achar que deve ser outro equipamento por favor posta ai um melhor obrigado.
    outra pergunta sera que passa ate quanto de link nesses equipamento?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp-38km.jpg
Visualizações:	401
Tamanho: 	80,3 KB
ID:      	44734

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: PTP 38 Km qual antena Usar?

    Boa tarde, quanto aos equipamentos a esta distancia nao teria restricao alguma porem ao teste do elase ja se observa que a primeira zona de fresnel esta com obstrucao, ai vem a pergunta, qual a altura desta vegetacao no longo do elase?

    Obs:. Os testes que sao realizados por estes programas nao leva em conta a vegetacao do local mas somente elevacao do solo ao nivel do mar, se ocorrer obstrusao da segunda zona de fresnel ja era elase.

    abraco

  3. #3

    Question Re: PTP 38 Km qual antena Usar?

    Amigo mais a linha de 60% fica longe nao?
    já existe um PTP la no local com uma antena de 30 dbi e outra recebendo de 34 e passou sera quer se tiver cana no local vai passar?
    grato.

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: PTP 38 Km qual antena Usar?

    Citação Postado originalmente por tiago_trb Ver Post
    Amigo mais a linha de 60% fica longe nao?
    já existe um PTP la no local com uma antena de 30 dbi e outra recebendo de 34 e passou sera quer se tiver cana no local vai passar?
    grato.

    Algo com mais de 10 metros nos primeiros 11km que pode sim comprometer o link. conecta e funcionar com sinal rasoavel sim mas com oscilacoes constantes.Agora se for cana rsrsrs(algo que venha crescer) depende da altura, quando digo comprometer os 60% e algo com mais de 10metros. Verifique a vegetacao para nao ter surpresas amigo, so estou compartilhando experiencias e alertando para o erro que mais ocorre num elase que o torna dor de cabeca depois.
    Obs:. A linha dos 60% e o que esta em cor azul.

  5. #5

    Padrão Re: PTP 38 Km qual antena Usar?

    Os programas de cálculo de enlace oferecem apenas 30% de margem de acerto na vida real.

    Se você observar a vegetação do local, considerar que o mapeamento pode ter flutuação de 20 metros para mais ou para menos suas chances de sucesso melhoram, mas não superam 70%.

    Tirar fininho do obstáculo no computador, geralmente representa um enlace obstruído além do limite técnico. Por isso que tem tanto enlace capenga por aí.

    Com relação a antenas:34 dBi vai bem acima de 40 km. Se você está no meio do nada e não tem sinal vindo das laterias, o shielding vai fazer pouca diferença. Tá certo você em começar sem e instalar se sentir necessidade.

    Os Rockets são bons, vai te entregar 40 a 50 megas full se tudo estiver perfeito.
    Como opção de rádio, o pessoal está falando bem do APC-5M da Intelbrás (rocket killer). Não testei em campo pessoalmente mas meus alunos afirmam segurar bem o tranco em enlaces onde o Rocket M5 abre as pernas.

    Cuida desse enlace, planeja no capricho pra garantir visada plena.

    Abraço,

    ZéAlves

  6. #6

    Padrão Re: PTP 38 Km qual antena Usar?

    ze alves eu tenho um enlace com +ou- a mesma distancia e estou em duvida sobre a antena usar o a disk ubnt ou a algcom 0.6m a algcom é bem + cara porem ja vem com radome

  7. #7
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: PTP 38 Km qual antena Usar?

    Citação Postado originalmente por boneco Ver Post
    ze alves eu tenho um enlace com +ou- a mesma distancia e estou em duvida sobre a antena usar o a disk ubnt ou a algcom 0.6m a algcom é bem + cara porem ja vem com radome
    Desculpa me intrometer na pergunta para o ze alves mas eu uso antenas da algcom e sao otimas e nao sai tao caro se for analizar o seguinte ponto de vista se vc for comprar antenas e depois colocar radome shield o conjunto sai muito mais caro, mas a dica se o ambiente nao e poluido de interferencias laterais e bom verificar o custo benefio e antenas comuns sem protecao

  8. #8

    Padrão Re: PTP 38 Km qual antena Usar?

    Citação Postado originalmente por boneco Ver Post
    ze alves eu tenho um enlace com +ou- a mesma distancia e estou em duvida sobre a antena usar o a disk ubnt ou a algcom 0.6m a algcom é bem + cara porem ja vem com radome
    A ALGcom é sensacional. Pode comprar sem medo.

    Tá aí o relato do Demattos que mostra o benefício de comprar um produto completo desenvolvido por um time de engenheiros para ter radome shield ao invés de adicionar um acessório posteriormente.

    Abraço,

    ZéAlves

  9. #9

    Padrão Re: PTP 38 Km qual antena Usar?

    Amigo valeu pela dica eu estava com medo disso mesmo
    graças a Deus consegui outra torre
    e agora ate mais alta de 60 m
    vou colocar o equipamento a 55m
    e na outra a 30m veja como ficou perfeito
    ate a distancia diminuiu
    obrigado a todos que respondeu ajudou muito.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.jpg
Visualizações:	141
Tamanho: 	79,4 KB
ID:      	45052  

  10. #10

    Thumbs up Re: PTP 38 Km qual antena Usar?

    Aproveitando o post hehe já fiz o curso do ze alves e recomendo a todos vc sai de la com outra ideá do que ser trabalhar com via radio porem estou montando um cenario de ptp onde possui muitas antenas de outras empresas inclusive antena de transmisãode fm e televisão meu maior problema esta na banda pois tenho um link com 71dbm de sinal e um ccq de 97% mais só transmito no máximo 30 megas isso se eu por em compilance teste na frequência 6095 pois em brasil tenso.aqui vai a pergunta um radome resolveria tudo isso? ate que ponto isso pode ajudar os radio que tenho na torre são uma rocket m5 com dish Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.jpg
Visualizações:	252
Tamanho: 	160,5 KB
ID:      	45053de 30 da ubiquiti

  11. #11

    Padrão Re: PTP 38 Km qual antena Usar?

    Citação Postado originalmente por azweb Ver Post
    Aproveitando o post hehe já fiz o curso do ze alves e recomendo a todos vc sai de la com outra ideá do que ser trabalhar com via radio porem estou montando um cenario de ptp onde possui muitas antenas de outras empresas inclusive antena de transmisãode fm e televisão meu maior problema esta na banda pois tenho um link com 71dbm de sinal e um ccq de 97% mais só transmito no máximo 30 megas isso se eu por em compilance teste na frequência 6095 pois em brasil tenso.aqui vai a pergunta um radome resolveria tudo isso? ate que ponto isso pode ajudar os radio que tenho na torre são uma rocket m5 com dish Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.jpg
Visualizações:	252
Tamanho: 	160,5 KB
ID:      	45053de 30 da ubiquiti


    Velhão, agradeço o "jabá", mas você fez meu curso e ainda tá usando canal irregular? Pode voltar aqui e fazer de novo :-)

    O pessoal espera que um único acessório na antena resolva tudo, mas o radome shield ajuda em casos específicos. A correção do enlace é um processo composto por vários passos. O primeiro deles é reduzir o nível de ruído auto-gerado. Depois entra o nivelamento de sinais entre APs e clientes... Enfim são muitos detalhes que precisam ser avaliados antes de determinar se vai precisar de um acessório como o radome shield ou camisa de força de alumínio pro rádio.

    O radome shield vai ajudar eliminando o sinal que vaza/chega pelas laterais da parabólica.
    O shielding não vai ajudar em enlaces com falta de visada.
    O shielding não vai ajudar a blindar sinal que vem das costas da parabólica. A antena parabólica já faz essa eliminação naturalmente.

    Você é contra o uso de radome shield, Zé? Pelo contrário, sou a favor do uso, mas o operador tem que saber quando usar. Radome shield e rádio blindado não é igual gincobiloba. Do jeito que o pessoal fala, radome shield já começou a curar fungo de unha de dedão do pé :-)

    Você disse ter FM e TV na torre. Como você passou seu cabeamento de rede? Dentro de eletroduto galvanizado?
    derrepente você tem FM modulando em cima do seu cabo de rede e limitando a banda na interface LAN.
    Neste caso, você tem que blindar o duto de condução do cabo de rede.

    Telecom é complexo, são tantas informações e coisas interligadas, que não existe resposta rápida. Se o cara não aprender a separar o joio do trigo, não aprender a ser seletivo, ele se torna escravo da compra de equipamentos e acessórios e isso corrói a margem de lucro.

    Abraço,

    ZéAlves

  12. #12

    Padrão Re: PTP 38 Km qual antena Usar?

    Citação Postado originalmente por tiago_trb Ver Post
    Pessoal estou com Dúvida em qual equipamento usar.
    vale dica de qualquer pessoa com experiência obrigado.

    Kit ROCKET M5 - disk 5g34 dos dois lados?

    ou será que uso
    Kit ROCKET M5 -Xwave 5834DP - Dupla Polarização - 5 GHz - 34 dBi?
    http://www.computechloja.com.br/prod...o-5-GHz-34-dBi

    Obs. não usarei radomes em nenhum dos equipamento pelo menos por enquanto.

    Quem achar que deve ser outro equipamento por favor posta ai um melhor obrigado.
    outra pergunta sera que passa ate quanto de link nesses equipamento?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp-38km.jpg
Visualizações:	401
Tamanho: 	80,3 KB
ID:      	44734


    Boa noite amigo, sim use as antenas da computech eu uso aqui 2 de 34dbi dupla polarização, com rb 433ah e cartão r52hn, passa ai bem reguladinho huns 60mb em 44km, ou também pode usar xr5 que vai passar em 44km huns 40mb de banda.


    Se ajudei click na estrelinha.

    Vlw

    Java