+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mimo 2x2 e Padrão A/N

    Olá a todos. Tenho uma rede em 2.4ghz em 'b'. Ou seja, normal, sem mimo, airmax, ou qq outro desses. Na maioria dos clientes uso antena de grade usb. Adotei essa topologia inicialmente devido ao custo, que é um fator que, pra mim, pesa muito. Mas há muito tempo eu venho planejando uma forma de adicionar 5.8 na rede, com o melhor custo/benefício possível. Então, como decidir? Do que eu já pesquisei, percebi que aparentemente a melhor forma seria usar uma solução com a dupla tdma - mimo 2x2. Então, de início, cheguei à conclusão: ubnt! No entanto, com o tempo, e pesquisas, vieram as dúvidas. Acompanhando vários tópicos no fórum, eu tenho percebido que hj em dia não dá mais pra confiar em ubiquiti para montar uma rede 5.8 com alta qualidade. Tenho visto relatos de provedores dizendo terem perdido 200, 300 ou mais equipamentos ubnt em períodos muito curtos de tempo.

    Então, o que resta em termos de opção custo benefício? Sei que tem intelbras, com o ipool. O benefício é alto, mas o custo também. Assim a equação não fica legal. Outros falam em usar 5ghz só em 'n'. Mas aí eu fico com a dúvida: se eu usar somente 'n', ou a/n, como dizem (essa parte eu ainda não entendi bem), além de não ter o benefício do tdma, também perco o benefício do mimo 2x2? Tenho mais dúvidas e pontos para discussão, mas no momento é isso: se eu posso pensar em uma solução sem protocolo proprietário, mas que tenha pelo menos o benefício do uso do mimo.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mimo 2x2 e Padrão A/N

    nunca vi em lugar nenhum aqui 300 equipamentos ubnt queimados isto realmente e lenda ,eu mesmo tenho uma nano ligada a 3 anos 24 por dia 365 dias por ano sem problemas ,em epocas de chuva como janeiro sim uma perca de 1% de equipamentos acontece mas geralmente e so a fonte .
    falar mal de ubnt e dor de cotovelo.

    - - - Atualizado - - -

    nunca vi em lugar nenhum aqui 300 equipamentos ubnt queimados isto realmente e lenda ,eu mesmo tenho uma nano ligada a 3 anos 24 por dia 365 dias por ano sem problemas ,em epocas de chuva como janeiro sim uma perca de 1% de equipamentos acontece mas geralmente e so a fonte .
    falar mal de ubnt e dor de cotovelo.

  3. #3

    Padrão Re: Mimo 2x2 e Padrão A/N

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    nunca vi em lugar nenhum aqui 300 equipamentos ubnt queimados isto realmente e lenda ,eu mesmo tenho uma nano ligada a 3 anos 24 por dia 365 dias por ano sem problemas ,em epocas de chuva como janeiro sim uma perca de 1% de equipamentos acontece mas geralmente e so a fonte .
    falar mal de ubnt e dor de cotovelo.

    - - - Atualizado - - -

    nunca vi em lugar nenhum aqui 300 equipamentos ubnt queimados isto realmente e lenda ,eu mesmo tenho uma nano ligada a 3 anos 24 por dia 365 dias por ano sem problemas ,em epocas de chuva como janeiro sim uma perca de 1% de equipamentos acontece mas geralmente e so a fonte .
    falar mal de ubnt e dor de cotovelo.
    verdade amigo, tenho a mais de 2 anos uma pequena rede ubkit nunca queimou nada nem com queda de raios, mas a verdade que tem rádios com propostas muito interessastes na concorrência, mas 2x2 não seria a forma que o radio trabalha ? como dual polaridade ou 2x2 sendo 1 antena envia os dados e outra antena recebe a resposta desta forma digamos que turbina a troca de informação em um único radio? pois não tem conflitos de dados. protocolos de comunicação não tem nada a ver com isto (voltando ao x da questão)

  4. #4

    Padrão Re: Mimo 2x2 e Padrão A/N

    Acho que não podemos ser generalistas com os problemas. Isso vai variar de região pra região. Mas que UBNT não tem proteção contra qual surto isso fato, queima com descargas atmosféricas e surto elétricos, muito mais fácil que um AP da Mikrotik. Temos uma rede uns mil clientes, 90% UBNT nos clientes, aqui para nós chega uns 20% queima com descarga elétrica e atmosférica enquanto APs Mikrotik 1%. Optamos agora por SXT, opção particular, vamos ver qual vai ser desempenho custo x beneficio.
    Mas tirando esse problema de projeto a UBNT, é ótimo equipamento.

  5. #5

    Padrão Re: Mimo 2x2 e Padrão A/N

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    nunca vi em lugar nenhum aqui 300 equipamentos ubnt queimados isto realmente e lenda ,eu mesmo tenho uma nano ligada a 3 anos 24 por dia 365 dias por ano sem problemas ,em epocas de chuva como janeiro sim uma perca de 1% de equipamentos acontece mas geralmente e so a fonte .
    falar mal de ubnt e dor de cotovelo.
    Olá amigo. Valeu pela dica. É interessante saber a sua realidade. Mas veja esse post do rogeriodj: https://under-linux.org/showthread.p...580#post667580.

  6. #6

    Padrão Re: Mimo 2x2 e Padrão A/N

    Citação Postado originalmente por rogermacedo Ver Post
    verdade amigo, tenho a mais de 2 anos uma pequena rede ubkit nunca queimou nada nem com queda de raios, mas a verdade que tem rádios com propostas muito interessastes na concorrência, mas 2x2 não seria a forma que o radio trabalha ? como dual polaridade ou 2x2 sendo 1 antena envia os dados e outra antena recebe a resposta desta forma digamos que turbina a troca de informação em um único radio? pois não tem conflitos de dados. protocolos de comunicação não tem nada a ver com isto (voltando ao x da questão)
    É justamente isso que eu gostaria de saber como funciona, pois do que eu já consegui pesquisar, não encontrei uma informação clara sobre como isso funciona. Agora, do pouco que eu sei, acho que tem q ver com o protocolo sim. Pelo menos padrão 'n' eu acho q tem q ser, pois b/g não funciona com duas antenas, pelo menos que eu saiba.

  7. #7

    Padrão Re: Mimo 2x2 e Padrão A/N

    amigo ja trabalhei com cartão r52h + rb e tem a opção de colocar duas antenas mesmo trabalhando em 2.4 antena r + antena x.
    e tem os radios tp-link com até 3 antenas, mas tb gostaria de mais informação a respeito, eis um ponto interessante e muito importante para saber. mas tem rádios em 2.4 B-G que trabalha em dual R/X com 2 antenas, quanto aos protocolos pelo meu entendimento digamos que é linguagem próprias de cada marca a comunicação sem estes protocolo fica genérica digamos que funciona da seguinte forma cada marca trabalha em sua lingua para misturar marcas diferentes digamos que é como um brasileiro falar inglês mesmo que aprenda, consegue mas a comunicação fica mais lenta certo. (para facil entendimento) referencia a tecnologia airmax e outros.

  8. #8

    Padrão Re: Mimo 2x2 e Padrão A/N

    Citação Postado originalmente por evandrojso Ver Post
    Acho que não podemos ser generalistas com os problemas. Isso vai variar de região pra região. Mas que UBNT não tem proteção contra qual surto isso fato, queima com descargas atmosféricas e surto elétricos, muito mais fácil que um AP da Mikrotik. Temos uma rede uns mil clientes, 90% UBNT nos clientes, aqui para nós chega uns 20% queima com descarga elétrica e atmosférica enquanto APs Mikrotik 1%. Optamos agora por SXT, opção particular, vamos ver qual vai ser desempenho custo x beneficio.
    Mas tirando esse problema de projeto a UBNT, é ótimo equipamento.
    Valeu amigo, por mostrar sua realidade. Vejo que muitos têm esse tipo de problema, enquanto outros não. Alguns dizem que dá muito problemas, outros que usam há anos sem problemas. Aparentemente, isso começou a acontecer com os lotes mais recentes. Mas na dúvida, acho q é sempre melhor não arriscar. Até porque, tenho visto novas opções mikrotik com ótimo custo benefício, e que alguns têm afirmado ser uma solução melhor que ubnt, até em performance. No seu caso, vc já está usando sxt nos clientes? E o que usa como ap, na torre? Usa nv2?

    Eu estou interessado em usar sxt aqui também, mas tenho dúvidas sobre como fica a parte da torre, porque até agora nunca trabalhei com rb+cartão, uso rb somente para gerenciamento, o resto uso rádios como ubnt. Sei que tem o omnitik, que pra mim acho que ficaria ótimo, só não sei se é homologado. Pois com omnitik dá pra montar micro células, com um gasto muito pequeno. Até agora não vi nada que se comparasse em custo/benefício para poucos clientes. Ubnt, por exemplo, sairia em torno de 1000 reais pra colocar rocket + omni ubnt com dual polarização, enquanto o omnitik já tem rádio + antena dual e sai em torno de 300 reais, ou menos. Qual a sua opinião sobre esse cenário?

  9. #9

    Padrão Re: Mimo 2x2 e Padrão A/N

    Citação Postado originalmente por diegodelinda Ver Post
    Valeu amigo, por mostrar sua realidade. Vejo que muitos têm esse tipo de problema, enquanto outros não. Alguns dizem que dá muito problemas, outros que usam há anos sem problemas. Aparentemente, isso começou a acontecer com os lotes mais recentes. Mas na dúvida, acho q é sempre melhor não arriscar. Até porque, tenho visto novas opções mikrotik com ótimo custo benefício, e que alguns têm afirmado ser uma solução melhor que ubnt, até em performance. No seu caso, vc já está usando sxt nos clientes? E o que usa como ap, na torre? Usa nv2?

    Eu estou interessado em usar sxt aqui também, mas tenho dúvidas sobre como fica a parte da torre, porque até agora nunca trabalhei com rb+cartão, uso rb somente para gerenciamento, o resto uso rádios como ubnt. Sei que tem o omnitik, que pra mim acho que ficaria ótimo, só não sei se é homologado. Pois com omnitik dá pra montar micro células, com um gasto muito pequeno. Até agora não vi nada que se comparasse em custo/benefício para poucos clientes. Ubnt, por exemplo, sairia em torno de 1000 reais pra colocar rocket + omni ubnt com dual polarização, enquanto o omnitik já tem rádio + antena dual e sai em torno de 300 reais, ou menos. Qual a sua opinião sobre esse cenário?
    Estou usando SXT nos clientes comprei 50 unidades, meus APs são todos Mikrotik, RB 433AH + R52Hn, não uso NV2 por questões porque a grande maioria das CPE cliente são NanoM5, Mas agora com preço competitivo vamos abrir novos setores com NV2 ativado.
    Com relação omni você tem que analizar de acordo com velocidades que pretende disponibilizar, não gosto muito, prefiro paneis setoriais, a Computech tem uma solução pronta que gosto muito http://www.wavelan.com.br/produto/de...-RB411AH-R52Hn
    Amigo é isso ai espero ter ajudado

  10. #10

    Padrão Re: Mimo 2x2 e Padrão A/N

    Citação Postado originalmente por diegodelinda Ver Post
    Olá a todos. Tenho uma rede em 2.4ghz em 'b'. Ou seja, normal, sem mimo, airmax, ou qq outro desses. Na maioria dos clientes uso antena de grade usb. Adotei essa topologia inicialmente devido ao custo, que é um fator que, pra mim, pesa muito. Mas há muito tempo eu venho planejando uma forma de adicionar 5.8 na rede, com o melhor custo/benefício possível. Então, como decidir? Do que eu já pesquisei, percebi que aparentemente a melhor forma seria usar uma solução com a dupla tdma - mimo 2x2. Então, de início, cheguei à conclusão: ubnt! No entanto, com o tempo, e pesquisas, vieram as dúvidas. Acompanhando vários tópicos no fórum, eu tenho percebido que hj em dia não dá mais pra confiar em ubiquiti para montar uma rede 5.8 com alta qualidade. Tenho visto relatos de provedores dizendo terem perdido 200, 300 ou mais equipamentos ubnt em períodos muito curtos de tempo.

    Então, o que resta em termos de opção custo benefício? Sei que tem intelbras, com o ipool. O benefício é alto, mas o custo também. Assim a equação não fica legal. Outros falam em usar 5ghz só em 'n'. Mas aí eu fico com a dúvida: se eu usar somente 'n', ou a/n, como dizem (essa parte eu ainda não entendi bem), além de não ter o benefício do tdma, também perco o benefício do mimo 2x2? Tenho mais dúvidas e pontos para discussão, mas no momento é isso: se eu posso pensar em uma solução sem protocolo proprietário, mas que tenha pelo menos o benefício do uso do mimo.

    No ano passado eu iniciei a migração da minha rede para MIMO 2x2 em 5.8 Ghz e fiz vários testes para chegar a uma opção que assegurasse o melhor custo beneficio e a até o momento minha constatação foi a seguinte:


    Na base:
    A melhor opção para usar na base seria RB411AH + R52Hn + antena setorial Ubiquiti, pois as antenas da Ubiquiti são muito boas mesmos, mas não dá pra confiar na fragilidade do hardware da Ubiquiti. Ele dá muito mais problema que mikrotik, além das possibilidades de configuração e do poder do RouterOS.

    Eu não gostei da Omnitik. Achei o ganho da antena muito pequeno, o que prejudicou muito a área de cobertura.

    As antenas Omni da Ubiquiti + RB411AH + R52Hn dão um resultado bem melhor que Omnitik, mas nem se comparam a usar tres paineis 120°. Aí cabe analisar a viabilidade com sua necessidade.


    Nos clientes:

    A nanobridge e a SXT são muito bons em geral, mas tem pontos fortes e fracos.

    A nanobridge tem a vantagem de ter uma antena de alto ganho, e a parte estrutural da antena (disco, suporte de fixação e alinhamento) são perfeitas e muito resistentes, mas tem a desvantagem de ter o hardware Ubiquiti, que parece ter data programada para dar pau.

    A SXT seria a princípio a melhor opção, pois é muito resistente e não tem a vantagem de ter hardware e software Mikrotik, que são excelentes. Mas infelizmente a antena tem um ganho muito menor o que no meu caso prejudica principalmente o Upload, pois os clientes estão na maioria das vezes a uns 4 KM da base.

    Se pretende montar várias bases bem próximas dos cliente eu sugiro usar SXT, se os clientes vão ficar mais distantes sugiro nanobridge.

  11. #11

    Padrão Re: Mimo 2x2 e Padrão A/N

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    No ano passado eu iniciei a migração da minha rede para MIMO 2x2 em 5.8 Ghz e fiz vários testes para chegar a uma opção que assegurasse o melhor custo beneficio e a até o momento minha constatação foi a seguinte:


    Na base:
    A melhor opção para usar na base seria RB411AH + R52Hn + antena setorial Ubiquiti, pois as antenas da Ubiquiti são muito boas mesmos, mas não dá pra confiar na fragilidade do hardware da Ubiquiti. Ele dá muito mais problema que mikrotik, além das possibilidades de configuração e do poder do RouterOS.

    Eu não gostei da Omnitik. Achei o ganho da antena muito pequeno, o que prejudicou muito a área de cobertura.

    As antenas Omni da Ubiquiti + RB411AH + R52Hn dão um resultado bem melhor que Omnitik, mas nem se comparam a usar tres paineis 120°. Aí cabe analisar a viabilidade com sua necessidade.


    Nos clientes:

    A nanobridge e a SXT são muito bons em geral, mas tem pontos fortes e fracos.

    A nanobridge tem a vantagem de ter uma antena de alto ganho, e a parte estrutural da antena (disco, suporte de fixação e alinhamento) são perfeitas e muito resistentes, mas tem a desvantagem de ter o hardware Ubiquiti, que parece ter data programada para dar pau.

    A SXT seria a princípio a melhor opção, pois é muito resistente e não tem a vantagem de ter hardware e software Mikrotik, que são excelentes. Mas infelizmente a antena tem um ganho muito menor o que no meu caso prejudica principalmente o Upload, pois os clientes estão na maioria das vezes a uns 4 KM da base.

    Se pretende montar várias bases bem próximas dos cliente eu sugiro usar SXT, se os clientes vão ficar mais distantes sugiro nanobridge.

    Ok. Então, to pensando em ir de rb + omni ubnt. Vou ter poucos clientes inicialmente, e a distância que vou precisar é pequena, pois a cidade é bem pequena.

    Agora, fica uma dúvida: qual rb usar? Eu tava pensando que o melhor em custo/benefício no momento seria a RB711-5Hn, que parece que vem com wireless integrado e padrão n, mas sou iniciante nesses rádios mk com cartao, até agora nunca usei nenhum, então não sei bem como funciona. No caso, essa que eu citei, daria certo? Ela tem nv2? trabalha com mimo 2x2?

    Outra coisa, pra conectar a omni na rb, vai precisar de algum adaptador, pigtail, etc, ou já conecta direto?

  12. #12

    Padrão Re: Mimo 2x2 e Padrão A/N

    Pra ser MIMO 2x2 vc vai ter que colocar outra Routerboard, essa que vc está pensando em usar somente trabalha em 1x1. Já que quer usar uma RB mais barata eu sugiro usar a RB711G 5HND. http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...7A%20NIVEL%203.

    Se vc usar na base essa RB que citei acima como Omini da Uibiquiti e nos clientes o SXT, vc vai conseguir usar o NV2, mas se se precisar colocar nanobridge nos clientes não vai conseguir usar NV2, pois Ubiquiti não tem NV2, é proprietário da Mikrotik.

    Se os seus clientes estiverem a no máximo 1 km da base vc irá ter um desempenho excelente com esses equipamentos. Mas se alguns estiverem mais longe pense em colocar painel setorial na base e nanobridge nos clientes, pois senão vai conseguir aproveitar ao máximo o potencial do protocolo N MIMO 2x2.

    Pense sempre que se vc não escolher o equipamento ideal agora (principalmente o que vai no cliente), talvez daqui uns dois anos vai ter que trocar tudo de novo e gastar mais uma vez.

    Se nunca usou equipamentos da Mikrotik sugiro fazer algum treinamento, ou então pegar alguma consultoria para diminuir o tempo de aprendizagem. Se quiser tentar sozinho mesmo também dá, mas demora mais.

  13. #13
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mimo 2x2 e Padrão A/N

    realmente o mikrotik como software de roteamento e gerenciamento e melhor que o da ubiquiti para gerenciar ,masss discordo quanto a facilidade e qualidade do wireless da ubnt ,ubnt realmente tem coisas muito boas ,e aquela velha historia uns gostam de loiras outros de morenas e tem aqueles que gostam de coisas que um homen não gosta kkkkk.

  14. #14

    Padrão Re: Mimo 2x2 e Padrão A/N

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    realmente o mikrotik como software de roteamento e gerenciamento e melhor que o da ubiquiti para gerenciar ,masss discordo quanto a facilidade e qualidade do wireless da ubnt ,ubnt realmente tem coisas muito boas ,e aquela velha historia uns gostam de loiras outros de morenas e tem aqueles que gostam de coisas que um homen não gosta kkkkk.
    o amigo tem razão nada como aclopar um bullet direto a antena, 0 de perdas com cabos e conexões, 0 de duvidas quando se tem um problema só trocar o bullet já sabe o é antena ou é o bullet, ja trabalhei com rb + cartão não indico nunca mais, rb só para gerenciamento, agora vou só de bullet e air grid, mas pretendo testar os intelbras agora ubikit a 2 anos nunca queimou ou danificou nada ligado direto dia e noite e já caiu mais de 2 raios em minha torre só que eu vi kkkkk um deles queimou telefones monitores e cpus geladeira na vizinhança mas os meus radios tudo ok, para dar uma noção guardei um bullet de reserva como nunca queimou nada vendi na caixa zerado, tenho na central ap rádios 2,4 para os clientes logar direto na torre e 5,8 para mandar para outros 2 pontos de acessos que recebe com air grid 5.8 e distribui em bullet 2.4 tudo rodando a 100% ping interno <1 a <2 m/s dados retirado do radio mais longe da central em dia de chuva moderada,
    Força do sinal:

    -58 DBm

    Noise Floor:
    -91 DBm
    Transmitir CCQ:
    99,1%
    TX / RX Taxa:
    150,0 Mbps / 135,0 Mbps

    AirMax:
    Ativado
    AirMax Qualidade:

    89 %

    AirMax Capacidade:

    44


    %