+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Noise Floor quanto menos melhor nos equipamentos da ubiquiti?

    Galera minha duvida e o seguinte, o Noise Floor: quanto menos melhor ou pior???
    meu bullet 2 hp esta amostrando -98dbm esta bom ou ruim e o q seguinifica esse tal de
    Noise Floor

  2. #2

    Padrão Re: Noise Floor quanto menos melhor nos equipamentos da ubiquiti?

    Imagina uma sala com duas pessoas conversando.
    Imagina a mesma sala com 50 pessoas conversando.

    Aquele zum-zum-zum de um monte de gente falando junto é uma analogia pra explicar o "noise floor", que em português se chama piso de ruído.

    Quanto mais próximo de -100 dB melhor para os nossos rádios.
    Todos os rádios, não apenas os rádios da Ubiquiti.

    Os rádios da UBNT são muito sensíveis e isso é excelente porque eles "escutam" muito bem.

    Em seu rádio com indicação de -98 dB de noise floor, está excelente porque o modelo de rádio que você citou começa a "ouvir o sinal" com intensidade de -97 dB (em wireless B) ou -94 dB (em wireles G). Ou seja, seu rádio ainda não escuta o piso de ruído (você é um privilegiado).

    Dá uma olhada na ficha técnica do seu rádio:
    http://dl.ubnt.com/b2hp_datasheet.pdf


    Abraço,

    ZéAlves

  3. #3

    Padrão Re: Noise Floor quanto menos melhor nos equipamentos da ubiquiti?

    Também sempre tive essas dúvidas em como achar o valor legal para isso. Qual valor é o ideal (agora sei que é -100 dB), qual é o mínimo aceitável, etc.

    Como eu procuro informaçoes sobre isso? Procuro por noise floor, snr, ou o que?

  4. #4

    Padrão Re: Noise Floor quanto menos melhor nos equipamentos da ubiquiti?

    O valor ideal é algo abaixo do noise floor do teu equipamento. Se é um equipamento sensível, que escuta até -98, -99 ou menor seria o ideal

  5. #5

    Padrão Re: Noise Floor quanto menos melhor nos equipamentos da ubiquiti?

    Entendi.

    Por exemplo, se com uma modulaçao X e em modo N a sensibilidade for -80 e eu tiver um noise floor de -85 estaria bem, correto?

  6. #6

    Padrão Re: Noise Floor quanto menos melhor nos equipamentos da ubiquiti?

    Vem fazer meu curso que eu explico bem direitinho :-) TLIMMM...

    Sem brincadeira:
    Pesquisa sobre SNR, estuda a sensibilidade do seu rádio, calcula o link budget e use a potência que não satura seu rádio.

    Vejo aqui no fórum o pessoal dando receita de bolo pra potência de transmissão (use 10 dBm e coisas do gênero) e isso não existe.

    Cada cliente instalado é único e tem que ser calculado e configurado individualmente.


    Abraço,

    ZéAlves

  7. #7

    Padrão Re: Noise Floor quanto menos melhor nos equipamentos da ubiquiti?

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    O valor ideal é algo abaixo do noise floor do teu equipamento. Se é um equipamento sensível, que escuta até -98, -99 ou menor seria o ideal
    Oi Gosulator,

    Na vida como ela é, o piso de ruído é de aproximadamente -90 dB.

    Não passa receita de bolo porque vai ter um monte de gente pirando pra baixar o piso de ruído pra esses parâmetros que você mencionou e quanto maior for a cidade, mais difícil será.
    Nós usamos frequência livre, ruído faz parte da nossa vida. O que nós temos que aprender é a administrá-lo.
    Leia meu post anterior a este, sobre o que você tem que estudar pra administrar melhor seu piso de ruído.

    Abraço,

    ZéAlves

  8. #8

    Padrão Re: Noise Floor quanto menos melhor nos equipamentos da ubiquiti?

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Vem fazer meu curso que eu explico bem direitinho :-) TLIMMM...

    Sem brincadeira:
    Pesquisa sobre SNR, estuda a sensibilidade do seu rádio, calcula o link budget e use a potência que não satura seu rádio.

    Vejo aqui no fórum o pessoal dando receita de bolo pra potência de transmissão (use 10 dBm e coisas do gênero) e isso não existe.

    Cada cliente instalado é único e tem que ser calculado e configurado individualmente.


    Abraço,

    ZéAlves
    O problema nem é pagar o curso, é viajar para poder fazer o curso hehe, e nao tenho pretençao e nem posso viajar para o Brasil agora. Só poderei viajar quando tiver alguém que possa assumir minhas funçoes no provedor em caso de problemas, ai programo a viagem e um passeio pelo interior de SP hehe.

    E sim, isso de uma potência standard para todos clientes nao vale, no cliente tenho que jogar com os valores que puder dentro do marco regulatório legal (4 W de EIRP).

    A alguns dias, vi uma apresentaçao de um engenheiro da Qualcomm e ele estava comentando que nao adianta eu transmitir com muita potência, se o equipamento do cliente nao vai conseguir responder o sinal, o que quer dizer que:

    * o rádio transmissor nao precisa estar no máximo, tem que ter potência suficiente para alcançar o cliente com qualidade;
    * o rádio do cliente pode estar com potência mais elevada que o transmissor, para que possa responder a comunicaçao. Dada a sensibilidade de alguns rádios, o cliente pode escutar, mas nao pode responder com uma faixa de potência.

  9. #9

    Padrão Re: Noise Floor quanto menos melhor nos equipamentos da ubiquiti?

    não passei receita de bolo, é só o que seria o ideal, a gente sabe que é meio surreal pensar que vc vai atingir aquilo, mas dei a entender que ele não vai ter interferências no aparelho dele se o noise floor for mais baixodo que a captação mínima do aparelho. Se ele quer saber o que pode fazer pra melhorar o noise floor dele, e como configurar os aparelhos dele pra o melhor desempenho possível pra o noise floor que ele conseguiu, aí são outros 500, aí ele tem que pedir informação a respeito de como fazer isso.

    Alías, acho que levei a palavra "ideal" muito ao pé da letra, já que o "ideal" é relativo. Acho que o que eu falei seria melhor interpretado se colocado como um "ideal absoluto". Mas um noise floor minimamente ideal pra alguém que tem alguma meta específica, como um certo troughput ou rtt, pode ser mais alto do que o valor mínimo de escuta do rádio.