+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redundancia em rede bridge

    Boa tarde galera, vou contar a história do começo aqui para ver se alguém consegue me ajudar o minimo que seja D

    Bom, nosso provedor tem um pedaço da nossa cidade cabeado em UTP com switchs e caixas herméticas e nossa rede cresceu a um ponto que fica complicado não ter uma redundância, temos redes que chegam a ter mais de 20 switchs e quando tem chuva+raio é aquela coisa que todos aqui provavelmente já sabem.

    Após vários estudos chegamos a ideia de que já era a hora de fazer um anel redundante, então fizemos um anel com cabo de 12 fibras óticas na rede UTP com 6 pontos + 1 dentro do nosso CPD, usamos 1 fibra ótica + conversores para fazer o anel e as outras 11 estamos planejando fazer FTTH no futuro.

    A principio a ideia era rotear tudo e fazer OSPF, com cada um dos 6 pontos sendo um concentrador PPPoE só que, inviabilidades com routerbox mais a minha falta de conhecimento mais a vontade do patrão de deixar o concentrador PPPoE centralizado aqui no CPD acabaram por derrubar a ideia do OSPF.

    Enfim, deixaram a rede em bridge com 7 Mks 750GL ( irei postar a topologia ) e estão fazendo uma redundância "manual" desativando e ativando uma interface em uma das mk's quando precisarem, porem... a uns dias atras pesquisei sobre RSTP e achei que provavelmente vai resolver o nosso problema, só gostaria de saber se os custos e priority estão setados de maneira correta, fiz um teste em bancada com 3 Mks e funcionou perfeitamente, se alguém tiver alguma ideia para me ajudar a incrementar a solução aqui na empresa já agradeço desde já.

    A topologia segue em anexo, nosso concentrador fica atras do "172.16.2.3", que é usado somente para unir as redes.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         aiaiai.jpg
Visualizações:	1177
Tamanho: 	51,2 KB
ID:      	45142

    23/05/2013 10:07

    Reconfigurei os aparelhos hoje as 7:30 de acordo com a imagem que tinha postado, tudo funcionando perfeitamente por enquanto, vamos ver quando um aparelho desligar se ele vai fazer a convergência certinho. Qualquer novidade posto aqui para ajudar os demais.
    Última edição por sneeep; 23-05-2013 às 10:12.

  2. #2

    Padrão Re: Redundancia em rede bridge

    Me parece que esta certo sim,se ja testou em bancada com 3 rbs é bem provavel que funcione na pratica tbm,aqui temos apenas um ponto que usamos dessa forma com um link via radio e outro a cabo com uma rb 750 na ponta.

    Abs.

  3. #3

    Cool Re: Redundancia em rede bridge

    já tentou usar HPNA 2 ou 3 muito melhor que usar cabo UTP.

  4. #4

    Padrão Re: Redundancia em rede bridge

    Citação Postado originalmente por dilzzan Ver Post
    já tentou usar HPNA 2 ou 3 muito melhor que usar cabo UTP.
    Não, irei pesquisar sobre o mesmo, obrigado pela ideia.

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Me parece que esta certo sim,se ja testou em bancada com 3 rbs é bem provavel que funcione na pratica tbm,aqui temos apenas um ponto que usamos dessa forma com um link via radio e outro a cabo com uma rb 750 na ponta.

    Abs.
    Irei implementar amanhã provavelmente, iria fazer hoje porem amanheceu chovendo e não consegui chegar no provedor mais cedo, amanhã vou tentar chegar bem cedinho e colocar essa bridge em RSTP para funcionar, os testes em bancada só estão me animando cada vez mais, tomara que dê tudo certo

  5. #5

    Padrão Re: Redundancia em rede bridge

    RSTP Funcionando a alguns dias dando redundancia a rede perfeitamente da mesma maneira que eu postei no anexo ali em cima, porem... surgiu a necessidade de aplicar VLans nesse anel, sera que dá muito trabalho ?

  6. #6

    Padrão Re: Redundancia em rede bridge

    Citação Postado originalmente por sneeep Ver Post
    RSTP Funcionando a alguns dias dando redundancia a rede perfeitamente da mesma maneira que eu postei no anexo ali em cima, porem... surgiu a necessidade de aplicar VLans nesse anel, sera que dá muito trabalho ?
    Boa noite amigo e ai como Ficou? funcionou blz?

    Estou para implantar o parecido, só que pretendendo colocar concentradores futuramente em cada setor, mais antes irei subir um ospf fechando o anel e depois criar eoip Tunnel e em cada tunnel um serv pppoe em um unico concentrador será uns 12 setores que vamos colocar para criar ilhas por dentro da cidade. Vc pensou e fazer assim?

  7. #7

    Padrão Re: Redundancia em rede bridge

    Citação Postado originalmente por kbca12 Ver Post
    Boa noite amigo e ai como Ficou? funcionou blz?

    Estou para implantar o parecido, só que pretendendo colocar concentradores futuramente em cada setor, mais antes irei subir um ospf fechando o anel e depois criar eoip Tunnel e em cada tunnel um serv pppoe em um unico concentrador será uns 12 setores que vamos colocar para criar ilhas por dentro da cidade. Vc pensou e fazer assim?

    Bom dia amigo.

    Bom, com RSTP + VLan ficou bom porem... quando eu tento puxar uma perna a mais no RSTP o trafego fica louco. Já tentei att as rbs, já tentei manipular os custos e mesmo assim não deu certo. Depois de algum tempo estudando arduamente OSPF eu implementei outro anel com OSPF+MPLS/VPLS e ficou funcionando uma beleza, só estou estudando mais um pouco uma maneira de fazer a migração desse anel RSTP p/ OSPF apesar de que, como eu conheço a estrutura física da rede, é só configurar rbs em bancada e gerar backup das mesmas.

    Te aconselho começar de OSPF mesmo, agora, a questão de concentrador separado ai já vai de cada um pois depende de que equipamentos temos disponível e qual o planejamento da rede porem, OSPF é outro mundo comparado ao RSTP, converge mais rápido, é mais estável, e com VPLS o encaminhamento de pacotes é bem mais rápido tanto em teoria quanto pratica pois a diferença de velocidade de navegação nos clientes em OSPF é perceptivelmente mais rápida do que no anel em RSTP.