+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dúvida na Montagem de Provedor

    Boa tarde Prezados...
    Estou na reta final de montagem do meu Provedor, porém, surgiu uma pequena dúvida em relação a Infraestrutura.

    Vou falar o Cenário e agradeço a todos que me ajudar!!

    Comprei 4 basestation + 4 rockets M5 para a distribuição.
    2 dish Dish 5g30 Airmax para Interligação do Meu Ponto central(Meu apartamento) para a torre.
    1 CPU i7 16GB de Ram 2 teras de HD para Cash

    Agora vem as dúvidas...

    Quero controlar a banda com Mikrotik a RB rb1100ahx2 e pretendo comprar agora, porém ela vai ficar no meu Prédio, junto com o Cache e servidor de autenticação a 16Km da torre, eu terei que usar na torre uma outra RB450g de cinco portas para controlar a banda e interligação dos rockets diretos nela e não inundar o link PTP que farei com as Dishs certo???

    Estou seriamente querendo usar o MK-Auth, mas tenho uns conselhos para utilizar o Myauth: Com relação a esses dois sistemas, alguém que utilizam eles me recomendam qual????

    Lembro que o Projeto é para 2000 Clientes e quero oferecer um serviço altamente profissional, por isso não estou economizando em tecnologia, se for para gastar vamos gastar, mas pelo menos gastar com o que há de melhor no mercado! Claro que conforme for avançando terei que trocar a rb1100ahx2 pela RB Ccr1036G-4s e terei que adicionar mais paineis conforme a clientela for aumentando.

    Peço ajuda aos amigos, pois estou com esses grandes problemas na reta final de montagem da infraestrutura de minha Torre.
    Obrigado a todos que me ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida na Montagem de Provedor

    Olá, amigo.

    Se sua área é urbana, já errou na compra das basestations. Elas tem um ângulo vertical muito pequeno, e são boas para atender clientes longe da torre. Uns cálculos que o Luciano Franz fez, mostra que ou ela só atende longe, ou só perto demais. Além do mais, elas não são blindadas, e com o Rocket exposto, você gerará interferência para si mesmo.
    Eu recomendaria a RB na torre pra fazer o concentrador, e só mandar o link pelo seu enlace de dish's. Use o Mk-Auth, não vai se arrepender. Eu uso aqui e recomendo, além de ter implantado em alguns clientes meus com total sucesso.

    Procure a Computech e eles vão te dar uma enorme ajuda.

    PS.: Não sou vendedor da Computech, nem trabalho lá. Só um admirador do trabalho e cliente satisfeito.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida na Montagem de Provedor

    Citação Postado originalmente por valterBR Ver Post
    Boa tarde Prezados...
    Estou na reta final de montagem do meu Provedor, porém, surgiu uma pequena dúvida em relação a Infraestrutura.

    Vou falar o Cenário e agradeço a todos que me ajudar!!

    Comprei 4 basestation + 4 rockets M5 para a distribuição.
    2 dish Dish 5g30 Airmax para Interligação do Meu Ponto central(Meu apartamento) para a torre.
    1 CPU i7 16GB de Ram 2 teras de HD para Cash

    Agora vem as dúvidas...

    1ª-Quero controlar a banda com Mikrotik a RB rb1100ahx2 e pretendo comprar agora, porém ela vai ficar no meu Prédio, junto com o Cache e servidor de autenticação a 16Km da torre, eu terei que usar na torre uma outra RB450g de cinco portas para controlar a banda e interligação dos rockets diretos nela e não inundar o link PTP que farei com as Dishs certo???

    2º-Estou seriamente querendo usar o MK-Auth, mas tenho uns conselhos para utilizar o Myauth: Com relação a esses dois sistemas, alguém que utilizam eles me recomendam qual????

    3º-Lembro que o Projeto é para 2000 Clientes e quero oferecer um serviço altamente profissional, por isso não estou economizando em tecnologia, se for para gastar vamos gastar, mas pelo menos gastar com o que há de melhor no mercado! Claro que conforme for avançando terei que trocar a rb1100ahx2 pela RB Ccr1036G-4s e terei que adicionar mais paineis conforme a clientela for aumentando.

    Peço ajuda aos amigos, pois estou com esses grandes problemas na reta final de montagem da infraestrutura de minha Torre.
    Obrigado a todos que me ajudar.
    Amigo!
    vamos la

    1ª - Essa RB da e sobra para o que vc ira fazer.. e até muito mais.. vai aguentar por muito tempo.. nem se preocupe em comprar outra nos proximos meses! seria o ideal uma RB no POP para ter mais controle sobre cada painel e rotear a sua rede! Mas apenas um switch tambem funcionaria e gerenciaria td pela sua RB1100ahx2!

    2ª - Uso o mk-auth a 3 anos.. e nunca tive problemas com o mesmo.. para mim é completo.. tudo que preciso ele tem! E com certeza para voce que esta começando.. é o melhor custo x beneficio!

    3ª - Todo o equipamento que ira utilizar eh profissional e eh o que ah de melhor no mercado! Agora sugiro ter um profissional com experiencia em wireless e infraestrutura para te auxiliar! Como dizem..rs não adianta ter uma ferrari se nao sabe pilotar!! rs

    qualquer coisa me add no skype que te auxilio!

    [email protected]

    Grande abraço! Sucesso!

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida na Montagem de Provedor

    Prezados, obrigado pela pronta ajuda...sei que posso contar com vcs e quero dividir experiência que farei no decorrer dessa empreitada, pois pretendo realizar algumas implementações dentro dessa rede e almejo atingir o nível de AS.

    Mas pelo meu conhecimento em rede, se eu deixar o tráfego aberto da torre para meu concentrador(Prédio) via PTP os clientes chegarão com bandas livres até bater no mikrotik RB1100ahx2(Filtro) e isso será um problema de broadcast e lentidão na rede...se eu colocar a RB450G para controlar a banda ainda na torre e só passar a banda contratada pela Bridge Dish 5g30 eu terei mais vida útil de link(Pendurar mais clientes) e throughput real a clientela e bandas contratadas....

    Nas partes perto da Torre, cerca de 1KM de raio, vou descer no cabo...atender clientes via cabo.

    Amigos, sou novo com o Mikrotik, mas gostaria que analisassem esse meu ponto de vista, pois poderemos ajudar muitos outros provedores que talvez sofram com um problema simples que se pensado poderia ser resolvido sem necessidades de subir mais uma torres explorando ao máximo a tecnologia que as caixinhas oferecem.... Mas claro, como falei sou novo com Mikrotik, por isso peço a ajuda e análise de vcs.

    Para contribuir nesse fórum, estarei postando em outro momento..conceitos de OSPF e Implantação com rotas estáticas flutuantes...vou dar uma luz para quem precisa de convergência....

    Até o momento agradeço a ajuda de todos!!



  5. #5

    Thumbs up Re: Dúvida na Montagem de Provedor

    Atualmente noto que todos os provedores estão muito preocupados com suas redes lógicas e equipamentos, mas ainda esquecem de cuidar da infra estrutura de suas bases e POPs, ou seja, o primordial para o funcionamento de TUDO ainda é energia elétrica, baterias, temperatura dentro dos sites, etc....

    No Brasil temos a Sensorbox que é uma empresa que desenvolve soluções para cuidar claramente desse tópico, ou seja, permitir que os provedores tomem conhecimento de como está a base de tudo e possam fazer correções antes de acontecerem perdas de equipamentos ou paradas nos serviços. Os equipamentos funcionam com uma Plataforma on line, que dá acesso e envia alertas para os usuários.

    Resumindo, imaginem que um provedor tenha 20 pontos estratégicos de concentração e distribuição em uma região, e ocorre a falta de luz, nesse momento saberão do fato e podem acompanhar o estado das baterias, de forma a enviar equipes aos pontos críticos, otimizando recursos e sendo mais acertivos.

    Hoje possuem equipamentos instalados em alguns provedores, orgãos públicos, e grandes operadoras de Celular, que enfrentam o mesmo problema de desconhecer esses fatos.

    Fica a dica: www.sensorbox.com.br

    Eng. Carlos Eduardo P. Sarcinelli