+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Redundancia na rede Cabeada usando Ubnt

    Olá, possuo uma torre com RB (servidor PPPOE) + Rocket + Setorial que distribui o sinal para alguns pontos ondem tenho de 50 a 200 clientes cabeados, todos autenticam pppoe na RB da torre.
    Sendo que na rede cabeada de 200 clientes sempre arrebenta um cabo e ficam pedaços isalados sem acesso até o reparo ser feito.
    Estava pensando em colocar um nano em cada ponta da rede cabeada + 1 no meio pra essa rede cabeada de 200 clientes ter uma redundância, será que se eu Habilitar o STP no menu NETWORK do ubiquiti eu poderei fazer isso sem problemas q os clientes irao sair pelos 3 NANOS??

    Alguem tem alguma sugestão?

  2. #2

    Padrão Re: Redundancia na rede Cabeada usando Ubnt

    Citação Postado originalmente por Delvalle Ver Post
    Olá, possuo uma torre com RB (servidor PPPOE) + Rocket + Setorial que distribui o sinal para alguns pontos ondem tenho de 50 a 200 clientes cabeados, todos autenticam pppoe na RB da torre.
    Sendo que na rede cabeada de 200 clientes sempre arrebenta um cabo e ficam pedaços isalados sem acesso até o reparo ser feito.
    Estava pensando em colocar um nano em cada ponta da rede cabeada + 1 no meio pra essa rede cabeada de 200 clientes ter uma redundância, será que se eu Habilitar o STP no menu NETWORK do ubiquiti eu poderei fazer isso sem problemas q os clientes irao sair pelos 3 NANOS??

    Alguem tem alguma sugestão?
    O melhor seria usar OSPF..

  3. #3

    Padrão Re: Redundancia na rede Cabeada usando Ubnt

    OSPF sem duvida

  4. #4

    Padrão Re: Redundancia na rede Cabeada usando Ubnt

    Adoraria usar OSPF, mais o probl. é minha topologia.
    Código :
            Servidor PPPOE + Rocket M5 + Setorial
                            / \
    N=NANO BRIDGE         /     \
    S=SWITCH            /         \
                      /             \
                    /                 \
                  /                     \
                N-S-S-S-S-S-S-S-S-S-S-S-S-N
    Sera que existe alguma solução??

  5. #5

    Padrão Re: Redundancia na rede Cabeada usando Ubnt

    Citação Postado originalmente por Delvalle Ver Post
    Olá, possuo uma torre com RB (servidor PPPOE) + Rocket + Setorial que distribui o sinal para alguns pontos ondem tenho de 50 a 200 clientes cabeados, todos autenticam pppoe na RB da torre.
    Sendo que na rede cabeada de 200 clientes sempre arrebenta um cabo e ficam pedaços isalados sem acesso até o reparo ser feito.
    Estava pensando em colocar um nano em cada ponta da rede cabeada + 1 no meio pra essa rede cabeada de 200 clientes ter uma redundância, será que se eu Habilitar o STP no menu NETWORK do ubiquiti eu poderei fazer isso sem problemas q os clientes irao sair pelos 3 NANOS??

    Alguem tem alguma sugestão?
    Conforme a Resolução 506 de 1 de julho de 2008 (Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita)
    No seu Capitulo II, diz:
    CAPÍTULO II
    DAS CONDIÇÕES GERAIS
    Art. 3º As estações de radiocomunicação, que fizerem uso de equipamentos de radiação restrita caracterizados por este Regulamento, estão isentas de cadastramento ou licenciamento para instalação e funcionamento.

    Parágrafo único. Quando a atividade de telecomunicações desenvolvida pela estação de radiocomunicação extrapolar os limites de uma mesma edificação ou propriedade móvel ou imóvel, e as estações de radiocomunicações fizerem uso de equipamentos definidos nas Seções IX e X deste Regulamento, aplicam-se as seguintes disposições:
    I - quando o funcionamento dessas estações estiver associado à exploração do serviço de telecomunicações de interesse coletivo, será necessária a correspondente autorização do serviço, bem como o licenciamento das estações que se destinem à:a) interligação às redes das prestadoras de serviços de telecomunicações; ou
    b) interligação a outras estações da própria rede por meio de equipamentos que não sejam de radiação restrita;
    II - quando o funcionamento dessas estações servir de suporte à rede de telecomunicações destinada a uso próprio ou a grupos determinados de usuários, será dispensada a obtenção da autorização de serviço, devendo ainda, caso as estações estejam operando em conformidade com as alíneas a ou b do inciso I deste artigo, ser cadastradas no banco de dados da Agência;

    Fonte: http://legislacao.anatel.gov.br/reso...-resolucao-506

    Em outras palavras, interligou seus POP por cabo.... já era.... Vai precisar licenciar cada um dos POP.
    Te aconselho a fazer redundância somente via Wireless OU pode correr o risco de logo logo sofrer um belo de um PADO.
    E quando digo Belo, me refiro a milhares de reais perdidos.

  6. #6

    Padrão Re: Redundancia na rede Cabeada usando Ubnt

    Eu sei que se jogar por fibra terei q registrar td com a tia ana, mais o que eu quero é fazer uma redundancia por wireless, pra quando um ponto qualquer do meio da rede por ventura vier a cair a rede nao parar.

  7. #7

    Padrão Re: Redundancia na rede Cabeada usando Ubnt

    Citação Postado originalmente por Delvalle Ver Post
    Eu sei que se jogar por fibra terei q registrar td com a tia ana, mais o que eu quero é fazer uma redundancia por wireless, pra quando um ponto qualquer do meio da rede por ventura vier a cair a rede nao parar.
    No proprio UBNT tem o STP testa ativar, e uma alternativa.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UBNT STP.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	47,3 KB
ID:      	45461

  8. #8

    Padrão Re: Redundancia na rede Cabeada usando Ubnt

    Citação Postado originalmente por Delvalle Ver Post
    Eu sei que se jogar por fibra terei q registrar td com a tia ana, mais o que eu quero é fazer uma redundancia por wireless, pra quando um ponto qualquer do meio da rede por ventura vier a cair a rede nao parar.
    Amigo,

    Você disse inicialmente que tem uma rede cabeada, logo somente pode fazer a redundância por cabo.
    Do mesmo jeito se você tivesse uma rede wireless, somente pode ser feita via wireless.
    Se EM QUALQUER PONTO DA REDE houve interligação mista, de cabo para wireless ou vice-versa.... você terá que registrar cada um desses pontos.
    Exemplo:
    - Chegar no POP por cabo, e dali atender clientes por Wireless.
    - Interligar os POP por wireless, e dali sair cabo para atender os cliente....
    você terá que registrar cada um desses pontos.

    Isso significa pagar quase R$ 1000,00 por ano por cada ponto OU correr o risco de tomar um belo PADO

  9. #9

    Padrão Re: Redundancia na rede Cabeada usando Ubnt

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Amigo,

    Você disse inicialmente que tem uma rede cabeada, logo somente pode fazer a redundância por cabo.
    Do mesmo jeito se você tivesse uma rede wireless, somente pode ser feita via wireless.
    Se EM QUALQUER PONTO DA REDE houve interligação mista, de cabo para wireless ou vice-versa.... você terá que registrar cada um desses pontos.
    Exemplo:
    - Chegar no POP por cabo, e dali atender clientes por Wireless.
    - Interligar os POP por wireless, e dali sair cabo para atender os cliente....
    você terá que registrar cada um desses pontos.

    Isso significa pagar quase R$ 1000,00 por ano por cada ponto OU correr o risco de tomar um belo PADO
    Não estou me referindo a parte legal, pq não cuido disso, quem cuida disso é o responsável da firma junto com a CG & Consultores.
    Eu so queria saber se existe uma solução melhor que STP, depois da solução ser testada e aprovada em nosso laboratório, ai sim entregarei na mão do responsavel pra ser documentado e executado, não cuido dessa parte de anatel, só cuido da rede.

  10. #10

    Padrão Re: Redundancia na rede Cabeada usando Ubnt

    Estive pensado aqui e acho que cheguei numa solução e antes de testar no aqui bancada gostaria da opinião de voces.

    Estive pensando em unir as 2 redes q estao bem proximas, fazer uma bridge com rstp e fechar o anel usando wifii ou ate mesmo fibra, isso ainda sera orçado, mais gostaria de saber se eu obteria um bom resultado, lembrando que nao cadastramos os clientes nas rb´s e sim no mkauth. Segue anexo de como minha rede esta e de como pretendo colocá-la.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         und_atual.jpg
Visualizações:	203
Tamanho: 	26,2 KB
ID:      	45598Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         und_solucao.jpg
Visualizações:	210
Tamanho: 	27,4 KB
ID:      	45599