+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Qual comprar RB751G-2HnD ou RB493G?

    Boa tarde amigos.
    Venho acompanhando o forum ja faz alguns meses mais nunca me passou pela cabeça montar um pequeno servidor MK.
    Tenho uma ADSL de 10MB em casa, e pintou a oportunidade de dividi-la com alguns amigos via wireless, comprei um roteador aprouter, mais ele esta travando muito com alguns amigos conectados.
    Estou pensando em comprar uma routerboard para que esse pequeno problema pare.

    Estive olhando uma RB751G-2HnD ou uma 493G, qual comprar?

    Pelo que vi, a 751G me atenderia, mais como vou ligar minha Omini 17DBi nela??

    Aguardo a ajuda da galera ai.

  2. #2

    Padrão Re: Qual comprar RB751G-2HnD ou RB493G?

    OLha uma coisa eu te falo, testamos umas 3 493g aqui e sempre dão problemas nas portas, a 493ah e 493 normal não dão pau facil não mas a G, é tiro no pe.

  3. #3

    Padrão Re: Qual comprar RB751G-2HnD ou RB493G?

    Me respondam uma coisa, se eu comprar um RB751G-2HnD, ela ja vem com uma saida wireless é isso? So preciso ligar minha omini nela?

  4. #4

    Padrão Re: Qual comprar RB751G-2HnD ou RB493G?

    Citação Postado originalmente por maumauns Ver Post
    Me respondam uma coisa, se eu comprar um RB751G-2HnD, ela ja vem com uma saida wireless é isso? So preciso ligar minha omini nela?
    Sim, ela tem 1 saída.
    Tu vai precisar de um pigtail pra poder ligar ela na tua omni (tem que ver qual conector tem nela e na omni).
    E isso é a resposta simples.

    A mais complexa é que uma omni de 17dbi tem abertura vertical muito pequena (além de ser gigante em comprimento), então todas as antenas tem que ficar niveladas em relação as outras (mesma altitude). E se tu tem um adsl de 10Mb quer dizer que tu não ta num lugar remoto, então devem ter muitos outros sinais wireless na vizinhança. Portanto uma omni passa a ser problemática (pois pega ruido de todos os lados, além de atrapalhar os provedores da região).

    Quanto a modelo, a 951G-2HND é bem mais potente (processador e memória).

  5. #5

    Padrão Re: Qual comprar RB751G-2HnD ou RB493G?

    Citação Postado originalmente por dmknob Ver Post
    Sim, ela tem 1 saída.
    Tu vai precisar de um pigtail pra poder ligar ela na tua omni (tem que ver qual conector tem nela e na omni).
    E isso é a resposta simples.

    A mais complexa é que uma omni de 17dbi tem abertura vertical muito pequena (além de ser gigante em comprimento), então todas as antenas tem que ficar niveladas em relação as outras (mesma altitude). E se tu tem um adsl de 10Mb quer dizer que tu não ta num lugar remoto, então devem ter muitos outros sinais wireless na vizinhança. Portanto uma omni passa a ser problemática (pois pega ruido de todos os lados, além de atrapalhar os provedores da região).

    Quanto a modelo, a 951G-2HND é bem mais potente (processador e memória).
    Certo, estive pensando em pegar uma RB493G por isso mesmo, dai comprava 2 minipci e colocaria nela, que dai ela me daria 4 saidas, que dai eu comprava 4 loco e fazia um 360 graus com elas, melhorando bastante o sinal eu acho.

    Mais meus amigos estao bem perto de mim, sinal mais distante da uns 200mtrs em linha reta.
    Se eu pegar uma 450G e ligar junto ao meu roteador sem fio que ja tenho, aprouter WR254, deixaria o WR254 so para distribuir o sinal wireless, e faria o controle dos usuarios na 450G, daria certo??

  6. #6

    Padrão Re: Qual comprar RB751G-2HnD ou RB493G?

    Citação Postado originalmente por maumauns Ver Post
    Certo, estive pensando em pegar uma RB493G por isso mesmo, dai comprava 2 minipci e colocaria nela, que dai ela me daria 4 saidas, que dai eu comprava 4 loco e fazia um 360 graus com elas, melhorando bastante o sinal eu acho.

    Mais meus amigos estao bem perto de mim, sinal mais distante da uns 200mtrs em linha reta.
    Se eu pegar uma 450G e ligar junto ao meu roteador sem fio que ja tenho, aprouter WR254, deixaria o WR254 so para distribuir o sinal wireless, e faria o controle dos usuarios na 450G, daria certo??
    O mais distante a 200 metros?
    Tem Omnitik com 2 antenas de 7.5db e 5 portas lan (com suporte a PoE) por preço bem legal.
    Da pra deixar tudo rodando nela (o controle das conexões dos teus amigos).
    Nos clientes, coloca a SXT Lite (também tem preço bom), ela e bem direcional e também de polarização dupla. Tem que ficar muito bom nessas distâncias, vai poder deixar a Omnitik com a potência lá em baixo.
    Omnitik
    SXT Lite 5

  7. #7

    Padrão Re: Qual comprar RB751G-2HnD ou RB493G?

    Opa amigo,
    Aqui montei uma rede com ADSL de 10MB. Usei uma omnitik e 5 nano loco M5. A nano mais distante, está a uns 250 metros. Ficou show de bola e o gasto foi baixo. De quebra o pessoal ainda joga counter strike e outros FPS em rede, pois o ping é perfeito. Claro tudo com visada limpa e a menor potência possível.
    Eu acredito que omni mais é atrapalhada do que atrapalha. Pois o pessoal que usa bases, continua poluindo em 360 graus, mas polui em um espectro muito maior, pela necessidade de usar múltiplos canais.
    É uma alternativa ao combo mikrotik. Você não usa os protocolos proprietários, mas para algo pequeno acredito que 802.11n seja mais do que o suficiente.