+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aprendendo MIKROTIK

    Pessoal, saudações.

    Eu atualmente estou trabalhando como analista de sistemas em uma grande empresa de software aqui no Brasil. Já a algum tempo tenho vontade de voltar a trabalhar com o segmento de redes e internet como já trabalhei em outros tempos.

    Conversando com um cliente ele começou a me falar sobre o MIKROTIK e em pesquisas na internet achei interessante.

    Não tenho nenhum embasamento na ferramenta e o que gostaria nesse post é um direcionamento para que eu possa ver a viabilidade de se fazer um investimento.

    Onde encontro materiais?
    Como funciona o licenciamento?
    Ceritifcações?

    Alguém pode me dar uma direção?

  2. #2

    Padrão Re: Aprendendo MIKROTIK

    Boa noite amigo tudo bom? ja que queres se aprofunda um pouco se prepare para no inicio como qualquer outra coisa te muita do de cabeça, mais e facil de entende isso so vai depende de vc, são varios curso os principais são esses,
    ISP/MTCNA:
    Programa de nível intermediário/avançado abordando diversas funcionalidades do Mikrotik RouterOS com especial enfase para redes de provedores de acesso. O programa capacita os participantes para o exame MTCNA (Mikrotik Certified Network Associate) da Mikrotik.
    MTCWE:
    Programa de nível avançado abordando as funcionalidades de redes sem fio do Mikrotik. O programa capacita os participantes ao exame MTCWE (Mikrotik Certified Wireless Engineer)
    MTCRE:
    Programa de nível avançado abordando as funcionalidades de roteamento estático e dinamico do Mikrotik. O programa capacita os participantes ao exame MTCRE (Mikrotik Certified Routing Engineer)
    MTCTE:
    Programa de nível avançado abordando controle de tráfego e QoS no Mikrotik. O Programa capacita os participantes ao exame MTCTE (Mikrotik Certified Traffic Control Engineer)
    MTCUME:
    Programa de nível avançado abordando gerenciamento de acesso às redes no Mikrotik. O programa capacita os participantes ao exame MTCUME (Mikrotik Certified User Management Engineer)
    tem muita empresas boa dando curso mais a melhor e a www.mdbrasil.com.br onde fiz o meu, desde ja muita boa sorte e vai fundo que e bom o negocio...

  3. #3
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Aprendendo MIKROTIK

    Antes de fazer qualquer curso, procure se aprofundar um pouco sobre o assunto, pois em todos os cursos os tutores utilizam termos técnicos que precisamos saber do que estão falando. Siga o link abaixo já dá um bom início, as apostilas são em pdf. Te recomendo comprar uma rb750 que é a mais em conta de 5 portas para fins de praticar as configurações, se precisar de ajuda posta ai suas dúvidas e todos te ajudarão.
    Boa sorte e seja bem vindo.
    http://www.michigan.com.br/downloads...20Mikrotik.htm

  4. #4

    Padrão Re: Aprendendo MIKROTIK

    Bom material pra começo

    https://under-linux.org/entry.php?b=2948

    Datas dos Curso oficiais com Certificação

    http://www.mikrotik.com/training/

    outra ferramenta de pesquisa muito boa é a wiki do mikrotik

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Main_Page

  5. #5

    Padrão Re: Aprendendo MIKROTIK

    Algo Interessante é saber sobre o mercado? Tem um bom retorno investir em certificações como essas?
    normalmente vejo mikrotik sendo falado e valorizado por nichos de mercado pequenos. Comumente o perfil do Gerenciador é na maioria das vezes alguém que trabalhava em provedor de Acesso, ou iniciou o seu Proprio.

    Em grande parte das oportunidades de emprego os que pedem mikrotik são provedores de acesso buscando funcionários.

    De restante, a maioria é Cisco. O mercado corporativo utiliza muito o padrão Cisco como referencia em seus Técnicos de rede e Roteamento.

    Eu sei que com um CCNA básico vc consegue espaço no mercado. Melhor ainda com um ingles e cursando um superior.

    mas e com o Mikrotik? eis a questão.

  6. #6

    Padrão Re: Aprendendo MIKROTIK

    bem vou dar minha experiência o MK é uma boa alternativa de roteamento com um baixo custo, mas ele ainda não está pronto para o uso no mercado corporativo.
    por exemplo: pelo que li no wiki deles o balanceamento de carga por roteamento não é eficiente. e especialmente se os link forem de diferente larguras.
    fora outras funcionalidades que o cisco tem com uma implementação superior.

  7. #7

    Padrão Re: Aprendendo MIKROTIK

    Saudações pessoal estou pesquisando sobre mikrotic e estou me encantando com as suas funcionalidades e facilidades, mas me surgiu uma duvida. O RouterOS realiza "Roaming" / "handoff" ?

  8. #8

    Padrão Re: Aprendendo MIKROTIK

    Se você quiser tenho este post com videos sobre Mikrotik,
    https://under-linux.org/showthread.php?t=163344

  9. #9

    Padrão Re: Aprendendo MIKROTIK

    Ronaldopatrick, desde já meu muito obrigado pela cooperação e os links que você postou, vou baixar o material pra ter um melhor entendimento sobre o funcionamento do Roaming. E se você tiver mais algum material sobre o assunto eu quero sim.