+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    A grande pergunta é, alguém obteve sucesso com INTELBRAS em ptp entre 50 e 60 km?
    A pior e mais cruel duvida, alguém usou é aprovou o WON5000?
    Estou migrando toda a rede para 5.8, sei da ubiquiti, já uso em ptp e em 2.4, mas quem tem muito na rede pelo menos aqui na região sul tem perdas de quase 20% anuais com perdas de potencia, lan queimada etc. dai o preço final do equipamento na media já sobe, além disso, terei três ou 4 pop´s pequenos com máximo de 30 online a 1mb, a pergunta é.....
    Usar INTELBRAS, que é homologado, pode ser comprado com BNDS, ou Tp-Link que não é homologado e somente a vista (além de ser 1x1), que outra opção tenho que não seja UBNT.
    Ao mesmo tempo, pretendo colocar cientes a 14 km ate 20 km que hoje conectam em bases pelo interior tranquilo em 2.4, mas ai nesse caso, somente vejo airgrid como possiblidade viável, mas o que usar como ap??? uma omni com bullet nesses pop´s no interior?
    Por favor, relatem casos de sucesso é decepções, pois gostaria de investir certo, para evitar problemas e dor de cabeça

  2. #2

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    Alguém se habilita?

  3. #3

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    O Wom é 1x1 tbm e leva um surra de p* mole da tplink.

    Testei todos esses genericas da ubnt que tbm lança nenhum presta, infelizmente nao tem como fugir é ubnt ou mk.

    Eu uso na area rural omni ubnt em 2.4 a 5mhz c/ rocket m2 e atendo cliente a 5km com airgrid 16dbi visa bem comprometida sinal -73 e ccq sempre acima de 90% plano de 2mbps.

  4. #4

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    obrigado, no meu caso, com ubnt bullet m2 e omni aquario atendo clientes ate 20km com placas pcba e grade aquario de 20 sinal -75 maximo, planos 400 k tranquilo. eu falo de distancias de 20 km interior, já na cidade 4km sobra. o problema é um cpe barato, comfiavel, e HOMOLOGADO, so temos ubnt e intelbras..
    Última edição por alexsuarezferreira; 07-06-2013 às 08:31.

  5. #5

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    Pessoal.

    Estou testando os rádios da Intelbras e vou compartilhar aqui o que descobri até o momento. Não é muito, mas deve puxar a conversa.


    a) APC-5M (Rocket Killer)
    Estou testando o rádio 5GHz com antena integrada de 18 dBi (APC-5M-18) no meu enlace de 12 KM. Ainda falta alinhar corretamente, mas de cara superou os UBNT que eu usava.

    Não estou metendo pau na UBNT, o equipamento que usava antes me atendeu muito bem por dois anos sem interrupção ou queimas. O que senti de imediato com o upgrade foi que o tempo de resposta do link ficou bem mais rápido apesar de estar com sinal de -79. (Realmente tenho que ir lá e alinhar as antenas :-D). Quando tiver ajustado o enlace corretamente, abro um novo tópico só pra falar do APC-5M-18.

    Outra coisa que achei legal foi o fato do software ter controle automático de potência. Desta forma o usuário não "frita" com PTx em excesso.


    b) WOM-5000
    Não acredito que ele seja o equipamento ideal para os provedores que já migraram pra AirMAX e estão procurando opções de outros fabricantes.
    O WOM-5000 é comparável aos primeiros NanoStation de polarização simples. O nicho de mercado que este equipamento atende são as redes multimarcas. O WOM-5000 se qualifica para financiamento pelo BNDES.


    c) APC-5M-90
    É uma setorial com rádio APC-5M integrado. Gostei da área de cobertura da antena, bem definida e sem distorções.
    Em teste em campo até 2 KM ofereceu excelente intensidade de sinal em toda a área de cobertura da antena. O ângulo de elevação de 18 graus permite melhor cobertura para clientes próximos e distantes do POP.

    Por falta de espaço físico, não consegui distância maior de 2 KM que oferecesse visada adequada pra antena. Seria legal se alguém que já tem essas setoriais em utilização compartilhasse experiência com a gente.


    Importante: Os intelbras "APC" ainda não se qualificam para financiamento pelo BNDES porque são fabricados no exterior. A grande participação da Intelbras acontece no desenvolvimento do firmware, na legalização do produto pro mercado brasileiro, no suporte técnico local e na facilidade de RMA.


    Espero ter ajudado,

    ZéAlves

  6. #6

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    Te recomento Mikrotik para Ponto Multi Ponto e intelbras no Ponto a Ponto (enlaces)...

    aqui tenho enlaces com intembras que variam de 5Km até 67Km, utilizando o APM 5M com antenas Dish de 30 dbi e 34dbi.

    ótimo desempenho e estabilidade, só tem que ser minucioso na configuração, o que deve ser em qualquer radio pra enlace...

  7. #7

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    obrigado, no meu caso, com ubnt bullet m2 e omni aquario atendo clientes ate 20km com placas pcba e frade aquario de 20 sinal -75 maximo, planos 400 k tranquilo. eu falo de distancias de 20 km interior, já na cidade 4km sobra. o problema é um cpe barato, comfiavel, e HOMOLOGADO, so temos ubnt e intelbras..
    Olha cpe procurando economia va de tplink a 5.8 sai na casa de 160,00 e com firwmare ddwrt vira outra cpe abre espaçamento de 5 10 20 e 40mhz alem de nunca ter perdido uma "ja uso desde o lançamento"

    Minha experança era alguns distribuidor homologar a sxt lite, mas até pra comprar ta dificil quem dera homologar hehe.

    Granlabor

    Gostei do seu relato, tenho 2x ptp curto de coisa de 1.5km cada atualmente com airgrid m5 23 e nanob 25.
    Creio que aos pouco vou altera para apc 5m-18

  8. #8

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    bom, hoje li em outro post que o tp-link esta em faze de homologação, e pelo visto com firmware diferente do original, que é sofrivel por sinal.
    otima noticia.

  9. #9

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    tenho enlace de 63km com dish34 e apc5m passando 35mbfull muito estavel, estou testando o wom5000 e aprarentemente ate entao esta se comportando bem entre outra wom5000, vou colocar uns 20 clientes nela e analisar se da pra confiar, pois estou de saco cheio da ubnt, desde queimas constantes a fornecedores querendo se dar bem por estar em falta de equipamento...

  10. #10

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    testei o wom 5000, o q tenho a relatar é q o firmware é completamente instavel na versao 2.0, 2.1 e 2.2, só funcionou corretamente com o beta 3.0, nao ficava transparente em modo bridge e mudava as configuraçoes do nada, mas depois q instalei o 3.0beta funcionou, e aparentemente ate agora esta se comportando bem.. espero mesmo que seja bom pq quero me livrar de ubnt, nao aguento mais pagar caro por reparos ja que os fornecedores nao trocam equipamentos com a lan defeituosa..

  11. #11

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    bom, agora lembrando novamente, tp-link esta sendo homologado, acho que sera a saida 1x1 sem stress

  12. #12
    Avatar de latelecom
    Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Florianópolis, Santa Catarina
    Posts
    58

    Thumbs up Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    Tenho muitos WOM 5000 na minha rede... tive problemas no início, mas com a ajuda do suporte técnico da INTELBRAS e com as novas versões de firmware me sinto muito a vontade para indicar o equipamento, além disso com o preço de R$ 150,00 ele fica perfeito para clientes...

    J.C.

  13. #13

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    Aproveitando o tópico do amigo,após instalar 165 CPE TP – LINK, ultima compra veio 12 CPEs com mesmo MAC como controlo acesso ao radio por MAC estou tendo problemas,não sei se são falsificados ou não porque vieram do PY,alguém teve o mesmo problema,alguém mudou o MAC por TFTP?

  14. #14

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    Se vc resolveu fazer backup da configuraçao e sai jogando nelas, realmente elas ficao com a mesma mac.

    Reseta elas de fabrica, tenho certeza que vai dar geito na mac. Ou pode deixar ela ainda melhor instalando ddwrt

  15. #15

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    Bom dia
    Seguindo sua orientação resolvi as CPE TP-LINK obrigado pela informação.

  16. #16

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    Bom dia amigo. Como está o sinal e a latência desse enlace de 63km com tráfego? Você acha que dá pra passar mais que os 35mb? Fico grato pela informação

    Citação Postado originalmente por speedturbo Ver Post
    tenho enlace de 63km com dish34 e apc5m passando 35mbfull muito estavel, estou testando o wom5000 e aprarentemente ate entao esta se comportando bem entre outra wom5000, vou colocar uns 20 clientes nela e analisar se da pra confiar, pois estou de saco cheio da ubnt, desde queimas constantes a fornecedores querendo se dar bem por estar em falta de equipamento...

  17. #17

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    O sinal esta -63, latencia com trafego de 20Mbps 2~5ms.. Acredito que de pra passar mais banda com antenas de 1,2m


    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Bom dia amigo. Como está o sinal e a latência desse enlace de 63km com tráfego? Você acha que dá pra passar mais que os 35mb? Fico grato pela informação

  18. #18

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    Grande mestre Zé Alves... com vão os testes com o APC-5M-18? Vc disse q mesmo sem alinhar precisamente o desempenho dele se mostrou satisfatório... nos conte mais sobre esse rádio robusto da Intelbras...

    Abraço.

  19. #19

    Padrão Re: Alguém obteve sucesso usando INETLBRAS.

    Oi Poemander.

    Aqui no meu cenário ficou elas por elas, mas não quero ser injusto.
    Havia uma diferença enorme entre antenas, abertura do facho e VSWR das antenas, por isso, meu cenário não é o mais adequado pra fazer comparações.

    Sem dúvida a resposta do link ficou mais rápida com Intelbras, mas não resultou em maior throughput no meu cenário. A impressão que dá é que os UBNT estão com freio de mão puxado (sé é que posso dizer isto em um rádio kkkkkkk) e os APC-5M-18 têm a roda livre.

    Estou coordenando com um amigo, que tem um provedor, pra colocarmos o APC-5M em paralelo num link que hoje tem Rocket. Nossa idéia é segurar o tráfego existente naquele enlace do provedor e injetar tráfego pra ver como fica a banda total no canal e a latência (com UBNT e com INTELBRAS).

    Se o APC-5M já viesse de fábrica com o cabinho adaptador (N pra SMA) ficaria fácil interromper o link por alguns minutos pra tirar um rádio e instalar o outro, mas tem que comprar esse cabinho adaptador de outra empresa.

    A equipe do provedor está sobrecarregada de serviço atrasado por causa das chuvas e nós vamos ter que esperar um dia livre pra subir na torre, fazer a instalação e alinhamento das dish pra depois fazer os testes.

    Quando tiver material comparativo (na vida como ela é) eu publico aqui no fórum.


    Abraço,

    ZéAlves