+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão EOIP, IP TUNNEL, VLAN ou Roteamento Estático

    Ola gente.
    Minha rede é toda em bridge. Estou comecnaod usar pppoe nos clientes, tá muito bom. Porém quero melhor os ptp entre as rb.

    Me falaram em usar ip tunnel (faria um tunnel do serevidor até a torre) mas nao consegui fazer funcionar.

    To pensando em colocar filter nas bridge e implantar algum protocolo.

    O que me recomendam? (lembrando que tenho 4 redes q passsam pelas torres)

    Abracao galera

  2. #2

    Padrão Re: EOIP, IP TUNNEL, VLAN ou Roteamento Estático

    1) Você pode fazer um filtro na Bridge para passar apenas o protocolo PPPoE nas interfaces, sendo assim você ja vai melhorar bastante o desempenho

    2) Criar Vlan nos P-T-P

    3) Criar Tunel EOIP, mas aqui você fica amarrado ao Mikrotik, ou seja, amanha ou depois se você quiser trocar os equipamentos de uma das pontas necessariamente teré de ser Mikrotik..... mas funciona bem.
    Teoricamente é simple de implementar, vc precisa que os 2 lados se "pinguem", com isso adiciona o túnel através da aba interfaces e identifica os 2 lados com o mesmo ID.

    Eu iria de VLan.

  3. #3

    Padrão Re: EOIP, IP TUNNEL, VLAN ou Roteamento Estático

    Citação Postado originalmente por ManoDW Ver Post
    Ola gente.
    Minha rede é toda em bridge. Estou comecnaod usar pppoe nos clientes, tá muito bom. Porém quero melhor os ptp entre as rb.

    Me falaram em usar ip tunnel (faria um tunnel do serevidor até a torre) mas nao consegui fazer funcionar.

    To pensando em colocar filter nas bridge e implantar algum protocolo.

    O que me recomendam? (lembrando que tenho 4 redes q passsam pelas torres)

    Abracao galera
    Troca a rede pra ospf e faz os tuneis nas rbs de borda, bridge hoje só nos enlaces
    vai ficar mais rápido e mais estável.

  4. #4

    Padrão Re: EOIP, IP TUNNEL, VLAN ou Roteamento Estático

    Alguem tem uns tutorial de tuneis e ospf. To estudando ospf mas ta dificil aki.

    Abracao

  5. #5

    Padrão Re: EOIP, IP TUNNEL, VLAN ou Roteamento Estático

    Antes de implementar aqui efetuamos alguns laboratórios de MPLS e VPLS, utilizamos o GNS3 para emular os nodos com RouterOS. Ficou bem bacana, mitigamos e muito os riscos na implantação e esta funcionando.
    O problema maior que surge aqui com a VPLS é o MTU que nas RB4xx é limitado e possuímos diversos PTP com essa RB, consigo fazer os túneis apenas com MTU 1490. Até se alguém tiver alguma solução para esse tipo de hardware, agradeço.

  6. #6

    Padrão Re: EOIP, IP TUNNEL, VLAN ou Roteamento Estático

    Estou tentando implantar em testes aki. Mas ta dando uns erros. Alguem tem um tutorial aew?