Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    relaxem amigos.... a base nao esta pronta, ainda falta alguns detalhes no pé dela que vou fazer esta semana... vou postar as fotos novas aqui para vcs entenderem que a coisa é segura sim!

  2. #22

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Base de torre com estaios é somente para suportar o peso... ja que os estaios que fazem o trabalho pesado.. de segurar ela no 'prumo' ...

  3. #23

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por topatudo Ver Post
    os estaios são importantes- o prumo é importante - tudo é importante - mas prumo parceiro só funciona com uma boa base - pois se tem uma pequena base o solo irá cedendo e com certeza ficará fora de prumo o correto é correto - teria sido melhor amarrar ela nestas árvores kkkkkkkkkkkkkkkk
    isto aqui sim é uma bela de uma fundação https://under-linux.org/showthread.php?t=139711
    Estamos chegando num ponto em comum.

    Esta torre que o Kleber postou é uma autoportante. Inegavelmente precisa de uma superbase. E como ele disse, calculado por
    engenheiro.

    Nós levantamos uma autoportante de 20metros e fizemos também uma base reforçada, com orientação de engenheiro. Ficou muito bom. Você está correto ao dizer que o solo irá ceder e deixar fora de prumo se não houver uma boa base. Por isso fazem com boa largura e profundidade.

    A torre que o Nalvo postou é uma estaiada. A estaiada só vai fazer esforço lateral na base se os estaios soltarem. Senão o esforço será só o vertical, do peso da torre.
    Torcer, nesta altura de 20metros que o Nalvo citou e com toda aquela ferragem de cantoneira, duvido que aconteça. E inclinar não vai porque os estaios não deixarão.

    E como o Alex falou. quando a coisa pega mesmo, fica complicado. Tenho lido alguns projetos de torre onde os cálculos são feitos para ventos de X km/hora. Normalmente falam em 100, 120km/h
    Na nossa região a coisa é muito mais. O Alex deve ter sentido na 4ª feira passada o tufão que passou pelo RS, não Alex?
    9hs da manhã, passou feio. Algumas regiões não ficou casa com telhado. Torres de energia no chão.
    Felizmente passamos incólume.
    E algumas tempestades tem uma característica de ventos que circulam. Estes torcem até árvores. e as derrubam muitas vezes.
    Então uma torre estaiada, com perfil que faz menos resistência aos ventos às vezes sofre menos que uma autoportante, que deve ter sido o caso relatado pelo Alex.

  4. #24

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    só tenho que desejar sorte - pra mim deve ter uma boa fundação assim como um ótimo estaiamento .

  5. #25

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Agora fiquei mais tranquilo vendo essa torre do Nalvo, pois tava preocupado com a minha de 15m, pois fiz uma base de concreto de 1x1m e já estava com medo de cair.

  6. #26

    Thumbs up Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Ótima torre amigo, tem energia ae perto ?
    Amigo a cantoneira da torre é de 1"x 3/16 ?

  7. #27

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    1929 me referia ao temporal de 7 de setembro a 4 anos atras, essa torre que eu tinha ainda esta em pé.

  8. #28
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por Angelo NHS Ver Post
    Ótima torre amigo, tem energia ae perto ?
    Amigo a cantoneira da torre é de 1"x 3/16 ?
    1" Angelo!... cara, baixou o santo engenheiro na galera aqui..rsrsrsrsr.... to me divertindo!!!!

    Esqueci de citar um detalhe.... essa torre esta localizada do "topo" do "topo" de uma montanha, a exatos 990 metros de altitude, onde as rajadas de vento são intensas... ainda bem que eu caprichei... senao eu ia correr risco!!!!!!!

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por Angelo NHS Ver Post
    Ótima torre amigo, tem energia ae perto ?
    Amigo a cantoneira da torre é de 1"x 3/16 ?
    Esqueci de falar... Tem energia a uns 300 metros....

  9. #29

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    1" Angelo!... cara, baixou o santo engenheiro na galera aqui..rsrsrsrsr.... to me divertindo!!!!

    Esqueci de citar um detalhe.... essa torre esta localizada do "topo" do "topo" de uma montanha, a exatos 990 metros de altitude, onde as rajadas de vento são intensas... ainda bem que eu caprichei... senao eu ia correr risco!!!!!!!

    - - - Atualizado - - -



    Esqueci de falar... Tem energia a uns 300 metros....
    Nalvo a torre que eu coloquei toda chumbada na pedra com massa epóxi industrial foi condenada por 4 "engenheiros" do forum
    imagino o que não vão dizer desse projeto. Condenaram até a elétrica pois puxei 800 mts de cabo PP 2,5 mm com somente uma emenda e tá lá tudo funcionando redondo sem problemas.

    Bom projeto e boa sorte nas próximas empreitadas

  10. #30
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por saporuga Ver Post
    Nalvo a torre que eu coloquei toda chumbada na pedra com massa epóxi industrial foi condenada por 4 "engenheiros" do forum
    imagino o que não vão dizer desse projeto. Condenaram até a elétrica pois puxei 800 mts de cabo PP 2,5 mm com somente uma emenda e tá lá tudo funcionando redondo sem problemas.

    Bom projeto e boa sorte nas próximas empreitadas
    Obrigado parceiro!!! Eu acho super divertido esse forum, os debates são interessantes, e sempre há algumas divergencias.... mas é assim mesmo, ninguem pensa igual o outro... mas sempre tirei muito proveito daqui... mesmo as ideias nao batendo... acho super bacana!!!

  11. #31

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Acho legal postar coisas diferentes aqui no UNDER, porque todo mundo aqui é engenheiro e sabe tudo sobre tudo!!!

    Eu tenho torre identica a essa que esta em pé a mais de 10 anos, utilizei a mesma técnica...

    Fora as minhas, eu ja ajudei a levantar mais de 20, com a mesma tecnica, e até hoje nunca caiu...

    AGORA: EU TO FALANDO DE COISA BEM FEITA.... TORRIZINHA DE GATONET FININHA E MAL FEITA... ESSAS CAI MESMO PESSOAL!!!!!
    Verdade amigo!!!

    Engenheiros existem vários, cada um formado em faculdades renomadas.... cada um sabe onde senta... e onde vai doer mais....

    Para esse tipo de serviços não pode ser qualquer estrutura.... o ponto primordial é as junção (parafusos)....
    Com todo esse peso, com toda a tração sobre a estrutura e não abalou seu alinhamento... podemos dizer que a mesma está bem feita.....

    Cada ambiente poderá ter sua técnica de instalção... Nesse locais que vc usou existem vários pontos de ancoragem para puxar essa criança....

    Eu ja vi de tudo.... Mais digo par vc.... para eu subir numa torre sem conhecer.... sua fundação e fria.... srsrs Todos os poste, arvores, torre existem seu pondo de equilíbrio... a ancoragem (estaio) e para oferecer melhor segurança...
    As sapata permitem isso.. no caso da torre.. de for muito úmido ou arenoso o terreno. de não deixar essa estrutura sair do local onde tem um maior campo de apoio...

    Bom.. Sucesso mais eu que constumo subir.. sei o que estou dizendo.. RSS
    Já montei torre modulo de 2m....com cambão gasteis algumas horas.. achei rápido... pois aqui uso 4 estaio....

  12. #32

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    vou aproveitar o topico para divulgar meus produtos:


    Pessoal, que estiver cabeando e precisar de soluções com custo reduzido, entra no meu site: www.nvxequipamentos.com.br

    To com muita coisa boa la... inclusive estou lançando um produto novo, a FONTE NVX-02:
    Anexo 45938


    Eu sou o único no mercado a produzir esta fonte pessoal.

    Tamanho super reduzido, ela tem 24v/1A de um lado para alimentar seu radio, e do outro lado tem 160V para alimentar sua rede cabeada. Já estou produzindo em série. Se alguem precisar entra no site la...

    Grande Abraço!
    Me passa teu numero por MP .

  13. #33

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    vou aproveitar o topico para divulgar meus produtos:


    Pessoal, que estiver cabeando e precisar de soluções com custo reduzido, entra no meu site: www.nvxequipamentos.com.br

    To com muita coisa boa la... inclusive estou lançando um produto novo, a FONTE NVX-02:
    Anexo 45938


    Eu sou o único no mercado a produzir esta fonte pessoal.

    Tamanho super reduzido, ela tem 24v/1A de um lado para alimentar seu radio, e do outro lado tem 160V para alimentar sua rede cabeada. Já estou produzindo em série. Se alguem precisar entra no site la...

    Grande Abraço!
    poe de 160v para alimentar rede cabeada? esses 160v e ac ou dc? tem como clarear?

  14. #34

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    mais esses 160v DC vai alimentar qual equipamento?

  15. #35

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    160VDC alimenta praticamente qualquer fonte chaveada do mercado feita pra uso AC. As fontes chaveadas retificam a tensão de entrada (Os 4 diodos na entrada), 110V AC * 1,44 = 158V DC, se uma fonte chaveada opera com 110V AC e tem retificação na entrada (Todas as chaveadas que ví até hoje tem, trabalho com eletronica desde 1998), operará muito bem com 160V DC.

    A vantagem de 140 a 160V DC é essa, tem fonte pronta aos montes no mercado pra chegar a qualquer tensão. Trabalhar com digamos 48V complica, precisará conversor DC-DC específico que não tão simples de achar.

    Ruim é que o choque de 160V DC dói bem mais que um de 110V AC...

  16. #36

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por kfdigital Ver Post
    mais esses 160v DC vai alimentar qual equipamento?
    Não vai alimentar equipamento algum em 160v amigo, foi retificado a 160v para que possa percorrer longas distancias a energia pelo cabo de rede, quando chegar na próxima caixa e ou equipamento (a 80, 100 metros), ela é retificada para 12v ou 24v conforme exigências dos equipamentos. Estes 160v DC é somente para transporte da energia pela rede, pois não tem como você jogar 24v a 80 metros, pois não vai chegar nem 8v na outra ponta.

  17. #37

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Eu iria dizer que o solo se fosse um pouquinho barrento com uma chuva forte poderia ceder,mas se vai ter concreto em vigas na fundação ta bonito! =)

    nalvo parabens pelos equipamentos bem legal,se tiver estoque a pronta entrega posta ai que vou tentar implementar na cabeça do pessoal aqui na empresa rsrs...

    Abs.

  18. #38

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Qualquer torre que seja estaiada a unica preocupação deve ser em construir uma base que não permita a torre afundar, geralmente larga e rasa (ao contrario de uma portante que seria estreita e funda). Porém os arranques do cabo de aço que vão no chão esses sim devem ser bem pesados e profundos pois eles que serão tracionados numa rajada de ventos fortes, a utilização de cordoalha galvanizada ao invés de cabo de aço também estabiliza ainda mais a torre. Um outro detalhe é na questão de onde a torre entra em contato com o concreto, pois ali geralmente apodrece por conta de água empossada, e por esse motivo prefiro sempre que o primeiro modulo que vai "enterrado" seja construído com uma cantoneira muito mais grossa que as demais para amenizar a corrosão. Belo trabalho o do amigo, gostei!

  19. #39

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Everton, expressou muito bem aquilo que eu queria dizer.

    A segurança maior da estaiada está na ancoragem dos cabos.

  20. #40

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Fiquei mesmo preocupado com as árvores que vcs derrubaram, aehuaehuaehuaeh
    Se o Greanpeace ver isso, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk