Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Salve amigos do Under...

    Deixei pronta mais uma torre para meus enlaces aqui... e ao contrario do que todos fazem, eu levantei uma torre de 20 metros inteira, de uma vez só... sem base de concreto, com apenas os fixadores de cabo ja chumbados!

    Se alguem tiver vontade de fazer a mesma coisa, e precisar de alguma ideia, me fala que estou aqui para ajudar!

    Segue algumas fotos!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img01.jpg
Visualizações:	2796
Tamanho: 	92,0 KB
ID:      	45906Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img02.jpg
Visualizações:	3570
Tamanho: 	90,8 KB
ID:      	45907Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img03.jpg
Visualizações:	2251
Tamanho: 	84,1 KB
ID:      	45908Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img04.jpg
Visualizações:	1919
Tamanho: 	82,2 KB
ID:      	45909Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img05.jpg
Visualizações:	1659
Tamanho: 	62,9 KB
ID:      	45910Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img06.jpg
Visualizações:	1612
Tamanho: 	27,7 KB
ID:      	45911Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img07.jpg
Visualizações:	1574
Tamanho: 	48,2 KB
ID:      	45912Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img08.jpg
Visualizações:	1800
Tamanho: 	71,1 KB
ID:      	45913Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img09.jpg
Visualizações:	1497
Tamanho: 	29,9 KB
ID:      	45914

  2. #2

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Olha amigão deu mais trabalho levantar ela assim do que levantar por modulo, é muito arriscado fazer assim, pois vi que ela é feita de cantoneira e é uma pouca pesada

  3. #3
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    Olha amigão deu mais trabalho levantar ela assim do que levantar por modulo, é muito arriscado fazer assim, pois vi que ela é feita de cantoneira e é uma pouca pesada
    Sei nao... eu gastei 02 horas para deixar de pé!!!

  4. #4

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Sei nao... eu gastei 02 horas para deixar de pé!!!

    com todo respeito, so vamos pedir a Deus que essa torre nao venha ao chão em tempo rapido como ela subiu, com um funcionario como ocorreu com o rapaz e seu pai. la na torre da OI. ,, sei la. acho que a imprudencia e a causa de provedores ainda serem considerado gatonet. infelizmente a economia nao se compara a uma vida que amanha pode nao tem mais a oportunidade de retornar para casa andando e sim num caixao. pois subira em algo que nem base tem.. valew. que Deus guarde o funcionario que sem conhecimento ira subir depois em quanto o patrao ficara andando de carrão.. isso me revolta......

  5. #5

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Com 20 Mts de altura e inteiriça ela deveria estar com um fundação de pelo menos 2 Mts de fundura por 2 metros quadrados parceiro - na boa - pela foto - vc fez um buraco raso de + e como disse o parceiro acima reze mas reze muito pra ela não vir ao chão pois não há um asteamento adequado que segure esta torre com este peso e com esta fundação.
    Quero sua ajuda não rsrsrsrsrs !

  6. #6

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    É muita Corda e coragemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    mais corajoso ainda quem for subir =]

  7. #7

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Quadrada com cantoneiras mais ou menos grossas, não é fácil dobrar ela enquanto sobre se puxar também pelo meio.

    "Antigamente", antes de ter tanto provedor wifi, pra telefonia rural e radio (PX e cia) geralmente se subia torres inteiras mesmo, mas era esse mesmo sistema de torre quadrada com cantoneia grossa. Com torre triangular e ferro liso 3/8 ou tubular 1" ou nunca arriscaria isso.

    Ví muito caminhão munck erguer torre de 15m, acontecia de dobrar as vezes devido a não puxar na ponta, mas geralmente se desfazia a *agada com o proprio munck desentortando a torre inteira. Muita torre montada desse jeito em 1985 está em pé até hoje.

    Quanto a base, no meio do mato o vento é mínimo, mato de quase 20m de altura é bem comum no brasil, não tem muitos meses ví numa fazenda uma antena de celular sobre 15m de tubos 2" só com 1 estaio em cima (1 lado, não 1 jogo de 3 estaios), nunca caiu porque as arvores barram quase todo vento.

    Alias, tem estrutura de telhado em galpões com menos ferro que essas torres, estrutura que fica na horizontal segurando telhado, não uma viga de 20m, mas 8m já ví algumas, não é tão simples dobrar isso.
    (Já se fosse triangular com ferro liso fino, ou se tivesse 60m, a estória seria outra)

  8. #8

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Quadrada com cantoneiras mais ou menos grossas, não é fácil dobrar ela enquanto sobre se puxar também pelo meio.

    "Antigamente", antes de ter tanto provedor wifi, pra telefonia rural e radio (PX e cia) geralmente se subia torres inteiras mesmo, mas era esse mesmo sistema de torre quadrada com cantoneia grossa. Com torre triangular e ferro liso 3/8 ou tubular 1" ou nunca arriscaria isso.

    Ví muito caminhão munck erguer torre de 15m, acontecia de dobrar as vezes devido a não puxar na ponta, mas geralmente se desfazia a *agada com o proprio munck desentortando a torre inteira. Muita torre montada desse jeito em 1985 está em pé até hoje.

    Quanto a base, no meio do mato o vento é mínimo, mato de quase 20m de altura é bem comum no brasil, não tem muitos meses ví numa fazenda uma antena de celular sobre 15m de tubos 2" só com 1 estaio em cima (1 lado, não 1 jogo de 3 estaios), nunca caiu porque as arvores barram quase todo vento.

    Alias, tem estrutura de telhado em galpões com menos ferro que essas torres, estrutura que fica na horizontal segurando telhado, não uma viga de 20m, mas 8m já ví algumas, não é tão simples dobrar isso.
    (Já se fosse triangular com ferro liso fino, ou se tivesse 60m, a estória seria outra)
    dobrar é claro que não dobra parceiro - mas não precisa de muito vento para derrubar uma estrutura destas por conta da base dela - é como se tivesse uma árvore de 20 mts de altura com raízes cutas .

  9. #9

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    As fotos nos contaram muito.
    Ao levantar não houve um arqueamento da torre, mostrando que a estrutura está bem feita.

    Quanto ao concreto na base, não há necessidade de muita coisa não. Uma estrutura dessas é só dar o peso para um engenheiro civil e ele calcula o esforço. E pelo que entendi o Nalvo não usou nem base de concreto.

    Só fiquei curioso para saber o que ficou como base. Só na terra creio que não, pois aí sim o peso pode aos poucos ir afundando a torre e afrouxar os estaios.

    Lembrem-se que o que segura uma torre estaiada não é o concreto embaixo, mas os estaios. O concreto é só para absorver o peso da torre. E me pareceu ter bastante estaios pelas fotos.
    Agora, a ancoragem dos estaios esta sim precisa ser reforçada, pois na ventania, é ali que o esforço vai se manifestar.

  10. #10
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Acho legal postar coisas diferentes aqui no UNDER, porque todo mundo aqui é engenheiro e sabe tudo sobre tudo!!!

    Eu tenho torre identica a essa que esta em pé a mais de 10 anos, utilizei a mesma técnica...

    Fora as minhas, eu ja ajudei a levantar mais de 20, com a mesma tecnica, e até hoje nunca caiu...

    AGORA: EU TO FALANDO DE COISA BEM FEITA.... TORRIZINHA DE GATONET FININHA E MAL FEITA... ESSAS CAI MESMO PESSOAL!!!!!

  11. #11
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    As fotos nos contaram muito.
    Ao levantar não houve um arqueamento da torre, mostrando que a estrutura está bem feita.

    Quanto ao concreto na base, não há necessidade de muita coisa não. Uma estrutura dessas é só dar o peso para um engenheiro civil e ele calcula o esforço. E pelo que entendi o Nalvo não usou nem base de concreto.

    Só fiquei curioso para saber o que ficou como base. Só na terra creio que não, pois aí sim o peso pode aos poucos ir afundando a torre e afrouxar os estaios.

    Lembrem-se que o que segura uma torre estaiada não é o concreto embaixo, mas os estaios. O concreto é só para absorver o peso da torre. E me pareceu ter bastante estaios pelas fotos.
    Agora, a ancoragem dos estaios esta sim precisa ser reforçada, pois na ventania, é ali que o esforço vai se manifestar.
    Salve Moderador 1929,

    Obrigado pelo apoio!

    Mas to assustado com as criticas do pessoal aqui...rsrsrs...

    Vamos a alguns detalhes: O Buraco tem 50cm de fundura, e no fundo tem 15cm de concreto.
    os fixadores estao muito bem chumbados, e eu tenho ali 8 cabos de aço, e mesmo assim vou colocar mais 4.
    eu vou terminar de preencher esse buraco com concreto, e ao redo do pé da torre vou fazer 4 colulas para baixo, e travar o pé dela com ferragem, e ao redor disso tudo terminar de encher de concreto.

    Os nossos amigos inexperientes ai estão me condenando por essa prática, mas deve ser por falta de experiencia...

    Corremos tanto risco, que subimos ela batendo papo e contanto piada!!!!

  12. #12

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    ainda bem que vcs não são engenheiros e não moro e nenhum prédio que vcs construíram rsrsrsr - kkkk - base não é importante kkkkk - da licença .

  13. #13
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    agora eu fiquei com medo!!!! o apartamento que eu moro o projeto do prédio é meu!!!! será que vai cair????rsrsrs

  14. #14

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    na boa, eu não teria coragem de montar assim
    mais cada um monte da forma que achar melhor

  15. #15

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por topatudo Ver Post
    ainda bem que vcs não são engenheiros e não moro e nenhum prédio que vcs construíram rsrsrsr - kkkk - base não é importante kkkkk - da licença .

    Mas lógico. Estamos falando de estaiada. Se fosse autoportante aí a coisa muda de figura e não me aventuraria a sugerir algo.

    Uma base de 50cm normalmente segura uma torre de 20m. É o que usamos aqui.

    Só não sei o peso total da torre do Nalvo, pois ela é bem reforçada, com todos os travamentos também em cantoneira. Se o terreno é bem firme, não vai enfiar a base para mais fundo com o peso da torre. Base é só para isso.

    A base não vai segurar uma situação de torção da torre. Ela é só para suportar o peso próprio da torre.
    Pode fazer uma base de 10m x 10m x 10m de fundura. Se torcer, vem ao chão do mesmo modo.

    O Rubem citou radioamador. Era assim mesmo que nós usavamos no passado.
    Tem até alguns exemplos na net, com base pivotante. Monta tudo no chão e levanta calçado no eixo pivotante em um dos lados da torre.

  16. #16

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    agora eu fiquei com medo!!!! o apartamento que eu moro o projeto do prédio é meu!!!! será que vai cair????rsrsrs
    estaia ele tb kkkkkkk

  17. #17

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas lógico. Estamos falando de estaiada. Se fosse autoportante aí a coisa muda de figura e não me aventuraria a sugerir algo.

    Uma base de 50cm normalmente segura uma torre de 20m. É o que usamos aqui.

    Só não sei o peso total da torre do Nalvo, pois ela é bem reforçada, com todos os travamentos também em cantoneira. Se o terreno é bem firme, não vai enfiar a base para mais fundo com o peso da torre. Base é só para isso.

    A base não vai segurar uma situação de torção da torre. Ela é só para suportar o peso próprio da torre.
    Pode fazer uma base de 10m x 10m x 10m de fundura. Se torcer, vem ao chão do mesmo modo.

    O Rubem citou radioamador. Era assim mesmo que nós usavamos no passado.
    Tem até alguns exemplos na net, com base pivotante. Monta tudo no chão e levanta calçado no eixo pivotante em um dos lados da torre.
    moderador estamos falando de peso em queda livre e não torcer - claro que uma torre destas de cantoneira não irá torcer inclusive por ser inteiriça porém uma queda livre sim devido a base - inclusive se a base está assim - já pensou aonde estão ancorados os cabos estaiados rsrsrsrsr crem DEUS PAI kkkkkkkkkkkkkkk.

  18. #18

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Citação Postado originalmente por topatudo Ver Post
    moderador estamos falando de peso em queda livre e não torcer - claro que uma torre destas de cantoneira não irá torcer inclusive por ser inteiriça porém uma queda livre sim devido a base - inclusive se a base está assim - já pensou aonde estão ancorados os cabos estaiados rsrsrsrsr crem DEUS PAI kkkkkkkkkkkkkkk.
    Eu comentei a respeito da ancoragem dos estaios. Elas devem ser mais robustas do que a própria fixação da torre ao solo.
    Esta queda livre que você se refere, seria o caso de uma torre começar a balancear e sair do prumo? Se isso acontecer é porque os estaios cederam.

    E se cedeu estaio, não tem base por mais robusta que seja que segure a torre em pé? Se acha que cedendo os estaios a torre continuará de pé por ter uma base maior, então não precisaria dos estaios e seria uma autoportante.
    Pelo menos é o que eu penso.

  19. #19

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    Uma torre bem a prumo e com boa base, não cai, mesmo que esteja sem estaios, a 60 km daqui cortaram os estaios de duas torres, e não cairam eram de cantoneira de 30m mts e ficaram de pé. mesmo con carga grande em cima delas.
    por tanto, dimencionar bem é preciso, mas exagera quem quer, 50cm ja é suficiente. tinha uma de 15 metros em cima de uma casa com parafuso passante aguentou um furacão aqui, e caiu uma de 60 mts autoportada.

  20. #20

    Padrão Re: Como levantar uma torre de 20 metros em apenas uma etapa.

    os estaios são importantes- o prumo é importante - tudo é importante - mas prumo parceiro só funciona com uma boa base - pois se tem uma pequena base o solo irá cedendo e com certeza ficará fora de prumo o correto é correto - teria sido melhor amarrar ela nestas árvores kkkkkkkkkkkkkkkk
    isto aqui sim é uma bela de uma fundação https://under-linux.org/showthread.php?t=139711