+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Ponto a ponto TP-Link CPE 5.8 caindo sinal

    OLÁ AMIGOS! FIZ UM PONTO A PONTO USANDO 2 CPE's TP-LINK TL-WA7510N 5.8. CONF. UMA AP E CLIENTE NORMAL NA DISTÂNCIA DE 1.8Km, E DEFINI UM CANAL MANUAL. CONECTOU NORMAL, MAIS O ESTRANHO É QUE NO OUTRO DIA JÁ PELA MANHÃ JÁ NÃO CONECTA MAIS COM O CANAL QUE EU TINHA DEFINIDO. AI TENHO QUE ESTAR OPTANDO EM DEIXAR O CANAL EM AUTO.

    ALGUÈM JÁ PASSOU POR ALGUM PROBLEMA PARECIDO???

    JÁ DEFINI NAS DUAS A DISTÂNCIA MANUAL BEM REAL ENTRE ELAS, MAIS NAO TIVE MUITO SUCESSO,

    AONDE POSSO ESTAR ERRANDO?

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a ponto TP-Link CPE 5.8 caindo sinal

    Citação Postado originalmente por danilo.csilva Ver Post
    OLÁ AMIGOS! FIZ UM PONTO A PONTO USANDO 2 CPE's TP-LINK TL-WA7510N 5.8. CONF. UMA AP E CLIENTE NORMAL NA DISTÂNCIA DE 1.8Km, E DEFINI UM CANAL MANUAL. CONECTOU NORMAL, MAIS O ESTRANHO É QUE NO OUTRO DIA JÁ PELA MANHÃ JÁ NÃO CONECTA MAIS COM O CANAL QUE EU TINHA DEFINIDO. AI TENHO QUE ESTAR OPTANDO EM DEIXAR O CANAL EM AUTO.

    ALGUÈM JÁ PASSOU POR ALGUM PROBLEMA PARECIDO???

    JÁ DEFINI NAS DUAS A DISTÂNCIA MANUAL BEM REAL ENTRE ELAS, MAIS NAO TIVE MUITO SUCESSO,

    AONDE POSSO ESTAR ERRANDO?
    Desconheço sobre a CPE da Tp-link mais se for parecida com a da Ubnt tenta setar a frequência do canal na opção list.

    EX: Ap com canal 5300 na antena "Cliente" Voce vai na opção list e marca o canal 5300, outra opção é atualizar os firmares. Abraços

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Ponto a ponto TP-Link CPE 5.8 caindo sinal

    Amigo,
    segue guia de configuração da mesma.
    lembrando que as duas unidades devem estar atualizadas com a ultima firmware disponivel.
    http://www.tp-link.com.br/Resources/...User_Guide.pdf

    Lembre de usar canais entre 5725 e 5830, potencia baixa e um canal que não esteja sendo utilizado.
    voces poder ver qual canal utilizar dando um scan no lado "CLIENTE" nas frequencias citadas .

    basico:

    fonte poe no maximo a 20m do equipamento;
    cabos de rede blindados da fonte poe até o equipamento;
    Alinhamento 100% (sinal deve ficar entre -50 a -68 (acima disso não ficara 100%).
    tente setar o MCS como AUTO e veja se mantem a conexão. senão, sete um MCS mais baixo
    conforme o nivel de sinal .
    pra MCS 15 por exemplo terás que ter um sinal forte -50 a -65 .

    Se precisar de mais alguma ajuda fico a disposição.
    Att,

  4. #4

    Post Re: Ponto a ponto TP-Link CPE 5.8 caindo sinal

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Amigo,
    segue guia de configuração da mesma.
    lembrando que as duas unidades devem estar atualizadas com a ultima firmware disponivel.
    http://www.tp-link.com.br/Resources/...User_Guide.pdf

    Lembre de usar canais entre 5725 e 5830, potencia baixa e um canal que não esteja sendo utilizado.
    voces poder ver qual canal utilizar dando um scan no lado "CLIENTE" nas frequencias citadas .

    basico:

    fonte poe no maximo a 20m do equipamento;
    cabos de rede blindados da fonte poe até o equipamento;
    Alinhamento 100% (sinal deve ficar entre -50 a -68 (acima disso não ficara 100%).
    tente setar o MCS como AUTO e veja se mantem a conexão. senão, sete um MCS mais baixo
    conforme o nivel de sinal .
    pra MCS 15 por exemplo terás que ter um sinal forte -50 a -65 .

    Se precisar de mais alguma ajuda fico a disposição.
    Att,

    Valeu pela informações!

    Por enquanto estou deixando em AUTO o canal (mais irei definir). Observei que o canal manual ou auto caem perdendo pacotes sempre que o tempo fecha o tempo caindo chuvas. to usando a maior potência 27 nas duas, vc acha melhor eu abaixar pra 23 ou 20 dbm? também estou definindo em trans. 20mhz (65mbps) e não em 40mhz (150mbps)...

    é muito estranho o sinal estar legal no canal manual e uns dias depois estar baixo...

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Ponto a ponto TP-Link CPE 5.8 caindo sinal

    Citação Postado originalmente por danilo.csilva Ver Post
    Valeu pela informações!

    Por enquanto estou deixando em AUTO o canal (mais irei definir). Observei que o canal manual ou auto caem perdendo pacotes sempre que o tempo fecha o tempo caindo chuvas. to usando a maior potência 27 nas duas, vc acha melhor eu abaixar pra 23 ou 20 dbm? também estou definindo em trans. 20mhz (65mbps) e não em 40mhz (150mbps)...

    é muito estranho o sinal estar legal no canal manual e uns dias depois estar baixo...

    Boa tarde danilo,
    Então, pra ter 100% estabilidade , os rádios devem trabalhar na potência recomendada pra cada MCS,ok.
    PRa usar o MCS14 ou 15, terás que usar no máximo 21dbm. assim o algoritimo consegue entregar máxima performance sem degradação no enlace. máxima performance é definida por alguns fatores , dentre eles:

    1- Zero interferência;
    2- Potência baixa (porém suficiente para os rádios fecharem a 100% o ccq);
    3- Firmware atualizada;
    4- Line of sight perfeito (não adianta achar que tem visada, tem que ser 100% confirmado) senão.. é problema.

    Respeitando distâncias x tamanho de antenas, você terá um bom enlace por muito tempo.
    Se tens problemas com fadding ou desvainecimento, recomendo usares antena maior e fechada (com radome ou radome shield), assim o sinal em dias de chuva não irá degradar tanto no feeder da antena.

    De resto é alinhamento 110%.
    Abraço.

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a ponto TP-Link CPE 5.8 caindo sinal

    só p/ constar ou caso vc tenha solucionado e possa me ajudar tbm.

    bom vou deixar meu registro.

    2 tp-link tl-wa7510n para um PTP.

    distancia 1.5 km
    visada perfeita (link fecha tranquilo com o mesmo radio em 2.4)
    sinal 30 db de acordo com o medidor do próprio produto aparece 100% cheio

    bom tentei configurar em vertical horizontal antena externa e nada, falei com o suporte da tp-link e fui informado q nao podem me informar nada pq o aparelho nao é homologado ainda no brasil, mas o cara adiantou q 30 db era um excelente sinal e deveria navegar muito bem.

    no meu caso o sinal é constante mas nao passa nem 1 Mb de trafego p/ ser mais realista quando tento navegar o sinal cai e quando nao cai passa apenas 100kbps isso mesmo 100k.

    instalei esse aparelho 6 dias atras e todos os dias tento algo novo mas ja cheguei a conclusão q um deles esta com defeito, o vendedor falou q vai me fornecer um aparelho p/ eu fazer teste e identificar o aparelho que apresenta defeito.

    se alguem puder ajudar ou tiver algum relato deste aparelho vamos compartilhar tenho grande interesse.

  7. #7

    Thumbs up Re: Ponto a ponto TP-Link CPE 5.8 caindo sinal

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Boa tarde danilo,
    Então, pra ter 100% estabilidade , os rádios devem trabalhar na potência recomendada pra cada MCS,ok.
    PRa usar o MCS14 ou 15, terás que usar no máximo 21dbm. assim o algoritimo consegue entregar máxima performance sem degradação no enlace. máxima performance é definida por alguns fatores , dentre eles:

    1- Zero interferência;
    2- Potência baixa (porém suficiente para os rádios fecharem a 100% o ccq);
    3- Firmware atualizada;
    4- Line of sight perfeito (não adianta achar que tem visada, tem que ser 100% confirmado) senão.. é problema.

    Respeitando distâncias x tamanho de antenas, você terá um bom enlace por muito tempo.
    Se tens problemas com fadding ou desvainecimento, recomendo usares antena maior e fechada (com radome ou radome shield), assim o sinal em dias de chuva não irá degradar tanto no feeder da antena.

    De resto é alinhamento 110%.
    Abraço.
    Leandro, já testou o dd-wrt em algum CPE TP-LINK

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Ponto a ponto TP-Link CPE 5.8 caindo sinal

    Citação Postado originalmente por williampcc Ver Post
    Leandro, já testou o dd-wrt em algum CPE TP-LINK

    Ainda não william.
    Mas acredito que se for compativel com o chipset, fica 100% melhor.
    tenho outros equipamentos com firmware dd-wrt e nunca me arrependi.

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Ponto a ponto TP-Link CPE 5.8 caindo sinal

    Citação Postado originalmente por medeiros64 Ver Post
    só p/ constar ou caso vc tenha solucionado e possa me ajudar tbm.

    bom vou deixar meu registro.

    2 tp-link tl-wa7510n para um PTP.

    distancia 1.5 km
    visada perfeita (link fecha tranquilo com o mesmo radio em 2.4)
    sinal 30 db de acordo com o medidor do próprio produto aparece 100% cheio

    bom tentei configurar em vertical horizontal antena externa e nada, falei com o suporte da tp-link e fui informado q nao podem me informar nada pq o aparelho nao é homologado ainda no brasil, mas o cara adiantou q 30 db era um excelente sinal e deveria navegar muito bem.

    no meu caso o sinal é constante mas nao passa nem 1 Mb de trafego p/ ser mais realista quando tento navegar o sinal cai e quando nao cai passa apenas 100kbps isso mesmo 100k.

    instalei esse aparelho 6 dias atras e todos os dias tento algo novo mas ja cheguei a conclusão q um deles esta com defeito, o vendedor falou q vai me fornecer um aparelho p/ eu fazer teste e identificar o aparelho que apresenta defeito.

    se alguem puder ajudar ou tiver algum relato deste aparelho vamos compartilhar tenho grande interesse.


    Revisa tua fonte de alimentação...pode estar faltando potencia no radio. se usas cabo acima de 10metros, pior ainda.
    Revisa quanto está chegando na ponta do cabo .

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Ponto a ponto TP-Link CPE 5.8 caindo sinal

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Revisa tua fonte de alimentação...pode estar faltando potencia no radio. se usas cabo acima de 10metros, pior ainda.
    Revisa quanto está chegando na ponta do cabo .
    Pegas as CPE´s e coloca a 5m uma da outra com cabo curto até o POE.
    se trafegar perfeito , é o teu cabo de rede que está detonado .
    Geralmente é isso ou o POE que fumou.

  11. #11

    Padrão Re: Ponto a ponto TP-Link CPE 5.8 caindo sinal

    entao amigo, ja solucionei sim.

    na realidade os aparelhos no meu ponto de vista nao sao tao bons p/ ponto a ponto mas como a distancia é curta achei q funconaria.

    troquei os aparelhos e apenas melhorou mas nada significativo então desci as antenas mais abaixo na torre, nada e fui subindo trocando de lugar até q em um lugar estranho pegou o sinal em 20db achei q iria piorar mas funcionou e passa uns 12MB nao é la grande coisa rs mas funciona bem e o ping é de 1 ms varia p/ 3 as vezes.

    bom acho q o medidor da antena nao conseguia medir o sinal ou sei la qual foi, mas assim q troquei o aparelho e vi q nao mudou fui trocando de lugar quando o zé alves deu a dica.

  12. #12

    Padrão Re: Ponto a ponto TP-Link CPE 5.8 caindo sinal

    ola amigo tive um problema parecido com um CPE deste 5.8 da tp link ai entrei em contato com o fabricando e a solução foi colocar um em AP e o outro em Repetidor Universal, ja faz mais de um ano que estão funcionando beleza, de vez emquando da um travada no que esta em modo AP mais e so reiniciar que volta ao normal
    qualquer coisa e so falar ok

  13. #13

    Padrão Re: Ponto a ponto TP-Link CPE 5.8 caindo sinal

    Citação Postado originalmente por G1NET Ver Post
    ola amigo tive um problema parecido com um CPE deste 5.8 da tp link ai entrei em contato com o fabricando e a solução foi colocar um em AP e o outro em Repetidor Universal, ja faz mais de um ano que estão funcionando beleza, de vez emquando da um travada no que esta em modo AP mais e so reiniciar que volta ao normal
    qualquer coisa e so falar ok

    o meu ja deu uma travada dessas, ai ativei a opção wat thedog acho q é isso e coloquei p/ reiniciar caso algum dos 2 trave os 2 reinicia