+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda em OSPF

    galera eo seguinte, gostaria de tirar uma duvida, na minha torre central sai um enlace com rocket M5 para o ponto B, do ponto B sai 3 enlaces com rocket's para outras bases, minha duvida eo o seguinte do ponto B eu faço a rota pro ponto C e do C para o D e assim vai ...

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda em OSPF

    Se estiver em bridge essa rede, basta criar as redes IP na interface do mikrotik que sai para a primeira torre por exemplo rede 10.10.10.0/30 para o OSPF A 10.10.20.0/30 para o OSPF B e 10.10.30.0/30 para o C. Não precisa criar nenhuma rota não... Na RB principal irá ficar as 3 redes e nas pontas somente a rede correspondente. De resto é seguir a Wiki do Mikrotik... é muito simples de subir esse serviço...

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda em OSPF

    essa era minha duvida muito obrigado, agora ficou mais claro pra mim valeu !
    Última edição por gustavosimoes; 04-07-2013 às 09:30.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda em OSPF

    Boa tarde a todos, gostaria de implantar o OSPF aqui na minha rede, alguem poderia me ajudar nisso?

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda em OSPF

    Citação Postado originalmente por jeffparre Ver Post
    Boa tarde a todos, gostaria de implantar o OSPF aqui na minha rede, alguem poderia me ajudar nisso?
    Recomendo um post[1] que contém descrição detalhada de implementação de roteamento dinâmico OSPF. Também recomendo a leitura de outro post[2], para que não repita os erros dos outros, quanto à implementação de OSPF.

    Faça muito teste em bancada[3], para evitar que implementações erradas afetem seu ambiente de produção.

    Espero ter ajudado.

    [1] https://under-linux.org/showthread.p...154#post618154
    [2] https://under-linux.org/showthread.p...420#post640420
    [3] https://under-linux.org/showthread.p...696#post640696

    Saudações,

    Trober

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda em OSPF

    Vlw, ja estou lendo e ja to entendo bem melhor, vou montar em bancada aqui.

    Mas...tenho uma duvida, com enlaces usando equipamento ubiquiti, como que eu faria essas implementacoes?

    Abracos

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda em OSPF

    Citação Postado originalmente por jeffparre Ver Post
    Vlw, ja estou lendo e ja to entendo bem melhor, vou montar em bancada aqui.

    Mas...tenho uma duvida, com enlaces usando equipamento ubiquiti, como que eu faria essas implementacoes?

    Abracos
    Já está detalhado num dos links que passei, mas não é problema informar novamente

    Você usará uma rede de 29 bits, possibilitando assim acesso aos seus ativos Ubiquiti, que, atualmente, de forma nativa, não suportam roteamento dinâmico.

    Código :
    [RB1100AHx2-A]-----[NanoBridge-B]--'\/\/\/\/\/\/\/\/'--[NanoBridge-C]-----[RB1100AHx2-D]

    No diagrama (textual) acima, os roteadores de sufixo A e D estão executando MikroTik RouterOS 5.25, com o serviço OSPF habilitado. Já os ativos B e C, executam Ubiquiti AirOS 5.5.6. Todos dentro de uma rede lógica /29.

    Funciona muito bem

    Espero ter ajudado.

    Saudações,

    Trober

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda em OSPF

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede-1.jpg
Visualizações:	180
Tamanho: 	88,4 KB
ID:      	46720

    Pessoal surgiu outra duvida me descupem pelo desenho mais acho que vão conseguir entender, bom e o seguinte do pop A consegui criar rodar o ospf junto com o ponto B, o ponto B ta funcionando legal com pppoe, até aqui blz, agora vem a questao do ponto B sai + um enlace para o ponto C, agora to perdido na config. do ponto C, e desse ponto C sai 3 enlaces para torres diferentes to meio perdido na configuração com mais pops saindo do mesmo ponto. acho que deu pra entender será que alguem pode me ajuda? valeuu

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda em OSPF

    Bom dia, estou pra migrar minha rede pra OSPF, hj estou trabalhando em bridge pura, gostaria de uma ajudinha de vc´s de como eu comecar a migrar devagar pra OSPF, gostaria de colocar 2 sites meu em OSPF e com o tempo ir mudando todos...

    Alguem aí pra me dar essa dica?

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda em OSPF

    Pessoal, vou me expressar melhor o meu ambiente aqui, pelo menos tentar.

    Vamos la:

    tenho 2 sites que quero comecar a migrar pra OSPF, vamos chamar de SITE-A e SITE-B.

    No SITE-A eu tenho:

    2 RB750GL
    1 ROCKET M5 que recebe o link pra esse site.
    1 ROCKET M5 que manda o link para o SITE-B
    1 Metal 5 em uma setorial
    1 Metal 2 em uma omni.

    No SITE-B
    1 RB750GL
    1 Rocket M5 que recebe o link do SITE-A
    1 BulletM2 em uma omni

    Aqui eu uso tudo conexao por PPPOE, nesses sites os clientes receber ip invalido e tambem ip valido, tudo por PPPOE

    Ja fiz os testes aqui na bancada com 3 RB750, funcionou legal o OSPF, e agora quero colocar em producao comecando por esses 2 sites.

    vlw