Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Meu intuito com este tópico tentar esclarecer com minha opinião de uma vez por todas este assunto polêmico sobre um Provedor de Internet poder ou não poder usar link Adsl , deixando claro que como existem interpretações e interpretações esta é apenas minha opinião.

    Comecemos então :

    NORMA 004/95
    USO DE MEIOS DA REDE PÚBLICA DE TELECOMUNICAÇÕES
    PARA ACESSO À INTERNET


    5.2. O Provedor de Serviço de Conexão à Internet pode, para constituir o seu serviço, utilizar a seu critério e escolha, quaisquer dos Serviços de Telecomunicações prestados pela EESPT.(Entidades Exploradoras de Serviços Públicos de Telecomunicações)

    fonte : http://www.anatel.gov.br/hotsites/Di...950531_148.pdf

    Esta norma acima citada concede o direito do Provedor escolher qualquer serviço prestado pela EESPT , sendo assim o Link Adsl está dentro desta norma.

    Existe uma outra norma no regulamento SCM que é citada por alguns para também citar a proibição de uso do Link Adsl , porém cabe à interpretações diferentes , vamos à ela e vejamos o porque :

    CAPÍTULO II


    Das Definições

    Art. 4º Para os fins deste Regulamento, aplicam-se as seguintes definições:

    V - Interconexão: ligação entre redes de telecomunicações funcionalmente compatíveis, de modo que os usuários de serviços de uma das redes possam se comunicar com usuários de serviço de outra ou acessar serviços nelas disponíveis;


    Em minha opinião esta norma não procede para a proibição do uso de Link Adsl desde que os Provedores possam prover por exemplo um acesso VPN ao usuário que requisitar , não deixando o mesmo sem uma interconexão , pois sabemos que hoje temos vários recursos para isto , e um fato ainda muito importante sobre norma ,é que , ela somente poderia ser questionada se o Provedor usasse apenas Link Adsl , porém se o provedor estiver usando por exemplo um Load Balnce unificando Adsl e Dedicado , o Dedicado fará perfeitamente esta interconexão .

    Bom pessoal está aí minha opinião , para mim é perfeitamente legal o uso de Link Adsl por Provedores de Internet, apenas todos devem distinguir as situações e fatos .
    O que realmente a Anatel cobra de um Provedor é a qualidade com que ele provém o serviço e não a qualidade do serviço que ele compra .
    Sabemos perfeitamente que um link Dedicado é infinitamente superior à um link Adsl , mas cabe a cada um , ou seja a cada Provedor escolher e prover o que decidir ser correto , pois só quem tem a ganhar ou perder é o mesmo.

    Muitos ligam o fato de Provedores que não tem SCM usarem Link Adsl , lembrem-se que assunto SCM e Link ADSL não tem nada haver um com o outro , são assuntos totalmente distintos.

    Esta é minha opinião.

    Grande Abraço à Todos !

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Citação Postado originalmente por Cnexão Ver Post
    Meu intuito com este tópico tentar esclarecer com minha opinião de uma vez por todas este assunto polêmico sobre um Provedor de Internet poder ou não poder usar link Adsl , deixando claro que como existem interpretações e interpretações esta é apenas minha opinião.

    Comecemos então :

    NORMA 004/95
    USO DE MEIOS DA REDE PÚBLICA DE TELECOMUNICAÇÕES
    PARA ACESSO À INTERNET


    5.2. O Provedor de Serviço de Conexão à Internet pode, para constituir o seu serviço, utilizar a seu critério e escolha, quaisquer dos Serviços de Telecomunicações prestados pela EESPT.(Entidades Exploradoras de Serviços Públicos de Telecomunicações)

    fonte : http://www.anatel.gov.br/hotsites/Di...950531_148.pdf

    Esta norma acima citada concede o direito do Provedor escolher qualquer serviço prestado pela EESPT , sendo assim o Link Adsl está dentro desta norma.

    Existe uma outra norma no regulamento SCM que é citada por alguns para também citar a proibição de uso do Link Adsl , porém cabe à interpretações diferentes , vamos à ela e vejamos o porque :

    CAPÍTULO II


    Das Definições

    Art. 4º Para os fins deste Regulamento, aplicam-se as seguintes definições:

    V - Interconexão: ligação entre redes de telecomunicações funcionalmente compatíveis, de modo que os usuários de serviços de uma das redes possam se comunicar com usuários de serviço de outra ou acessar serviços nelas disponíveis;


    Em minha opinião esta norma não procede para a proibição do uso de Link Adsl desde que os Provedores possam prover por exemplo um acesso VPN ao usuário que requisitar , não deixando o mesmo sem uma interconexão , pois sabemos que hoje temos vários recursos para isto , e um fato ainda muito importante sobre norma ,é que , ela somente poderia ser questionada se o Provedor usasse apenas Link Adsl , porém se o provedor estiver usando por exemplo um Load Balnce unificando Adsl e Dedicado , o Dedicado fará perfeitamente esta interconexão .

    Bom pessoal está aí minha opinião , para mim é perfeitamente legal o uso de Link Adsl por Provedores de Internet, apenas todos devem distinguir as situações e fatos .
    O que realmente a Anatel cobra de um Provedor é a qualidade com que ele provém o serviço e não a qualidade do serviço que ele compra .
    Sabemos perfeitamente que um link Dedicado é infinitamente superior à um link Adsl , mas cabe a cada um , ou seja a cada Provedor escolher e prover o que decidir ser correto , pois só quem tem a ganhar ou perder é o mesmo.

    Muitos ligam o fato de Provedores que não tem SCM usarem Link Adsl , lembrem-se que assunto SCM e Link ADSL não tem nada haver um com o outro , são assuntos totalmente distintos.

    Esta é minha opinião.

    Grande Abraço à Todos !
    Bom dia, esta questao esta mais que desgastada e como voce citou a anatel realmente nao descrismina isto, mas um detalhe tem ser observado o seu contrato com a operadora para usar este link adsl para prover, entao se o contrato que voce tem com a operadora esteja bem claro que vc pode prover este link nao vejo problema de uso por parte dos provedores.

  3. #3

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Acho que esse assunto já deu né, ainda mais com essas novas regras da Anatel.

  4. #4

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Com certeza esse assunto já esta massante, mais somente para complementar o assunto as adsl pelo menos da oi está previsto no contrato que não pode compartilhar a mesma, mais temos ainda uma solução mais barata que o link dedicado são os ip profissionais da oi, que no contrato não é mencionado que não pode compartilhar, é um pouco mais caro que as adsl, sendo assim esse link seria o ideal para se ter no provedor para somar com o link dedicado.

    Se ajudei, clique na *Estrelinha*, isso incentiva.

  5. #5

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Amigo já liguei na anatel e é permitido sim, a melhor forma de saber se pode ou não é ligando la, perante o contrato com a operadora vc não pode compartilhar, mas pela anatel pode

  6. #6

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Sei que a Oi não ta nem ai, a GVT quando os técnicos vão instalar em algum lugar que tem torre, os mais puxa-sacos falam que tem de ir no armário e não voltam mais, já a NET, em caso de suspeita ou denuncia, eles fazem uma visita ao local e fazem barraco, quando a Anatel foi no meu data center e viu aquele monte de modem pendurados, perguntei se tinha algum problema, e me disseram o seguinte: armaria, o troço ta fei, deram nem bola, só viraram as costas e foram fiscalizar outras coisas. Resumindo, só da problema se for com a NET, o resto e tranquilo.

  7. #7

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Citação Postado originalmente por Cnexão Ver Post
    Meu intuito com este tópico tentar esclarecer com minha opinião de uma vez por todas este assunto polêmico sobre um Provedor de Internet poder ou não poder usar link Adsl , deixando claro que como existem interpretações e interpretações esta é apenas minha opinião.

    Comecemos então :

    NORMA 004/95
    USO DE MEIOS DA REDE PÚBLICA DE TELECOMUNICAÇÕES
    PARA ACESSO À INTERNET


    5.2. O Provedor de Serviço de Conexão à Internet pode, para constituir o seu serviço, utilizar a seu critério e escolha, quaisquer dos Serviços de Telecomunicações prestados pela EESPT.(Entidades Exploradoras de Serviços Públicos de Telecomunicações)

    fonte : http://www.anatel.gov.br/hotsites/Di...950531_148.pdf

    Esta norma acima citada concede o direito do Provedor escolher qualquer serviço prestado pela EESPT , sendo assim o Link Adsl está dentro desta norma.

    Existe uma outra norma no regulamento SCM que é citada por alguns para também citar a proibição de uso do Link Adsl , porém cabe à interpretações diferentes , vamos à ela e vejamos o porque :

    CAPÍTULO II


    Das Definições

    Art. 4º Para os fins deste Regulamento, aplicam-se as seguintes definições:

    V - Interconexão: ligação entre redes de telecomunicações funcionalmente compatíveis, de modo que os usuários de serviços de uma das redes possam se comunicar com usuários de serviço de outra ou acessar serviços nelas disponíveis;


    Em minha opinião esta norma não procede para a proibição do uso de Link Adsl desde que os Provedores possam prover por exemplo um acesso VPN ao usuário que requisitar , não deixando o mesmo sem uma interconexão , pois sabemos que hoje temos vários recursos para isto , e um fato ainda muito importante sobre norma ,é que , ela somente poderia ser questionada se o Provedor usasse apenas Link Adsl , porém se o provedor estiver usando por exemplo um Load Balnce unificando Adsl e Dedicado , o Dedicado fará perfeitamente esta interconexão .

    Bom pessoal está aí minha opinião , para mim é perfeitamente legal o uso de Link Adsl por Provedores de Internet, apenas todos devem distinguir as situações e fatos .
    O que realmente a Anatel cobra de um Provedor é a qualidade com que ele provém o serviço e não a qualidade do serviço que ele compra .
    Sabemos perfeitamente que um link Dedicado é infinitamente superior à um link Adsl , mas cabe a cada um , ou seja a cada Provedor escolher e prover o que decidir ser correto , pois só quem tem a ganhar ou perder é o mesmo.

    Muitos ligam o fato de Provedores que não tem SCM usarem Link Adsl , lembrem-se que assunto SCM e Link ADSL não tem nada haver um com o outro , são assuntos totalmente distintos.

    Esta é minha opinião.

    Grande Abraço à Todos !

    Acho que a Anatel invés de "prostituir" a área de SCM com registro de R$400,00, deveriam era facilitar a aquisição de links dedicados com preços mais acessíveis. Agora uma pessoa paga 400 conto no registro começa a vender link adsl a preço de banana e os provedores que tem link dedicado(Caríssimo) quebram as pernas porque não dão conta de competir com planos dos "adsl". Legal hein Anatel?

  8. #8

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    Sei que a Oi não ta nem ai, a GVT quando os técnicos vão instalar em algum lugar que tem torre, os mais puxa-sacos falam que tem de ir no armário e não voltam mais, já a NET, em caso de suspeita ou denuncia, eles fazem uma visita ao local e fazem barraco, quando a Anatel foi no meu data center e viu aquele monte de modem pendurados, perguntei se tinha algum problema, e me disseram o seguinte: armaria, o troço ta fei, deram nem bola, só viraram as costas e foram fiscalizar outras coisas. Resumindo, só da problema se for com a NET, o resto e tranquilo.
    O técnico que embaçar com isso é um zé ruela, isso sim, ele tem que instalar o modem e pronto, mais realmente tem uns seres humanos que não vale o ar poluído que respiramos, eu sou técnico ADSL da Oi e já instalei modens e modens para provedores, e muita das vezes ainda ganha uma grana dando consultoria de MK para eles, não ganho nada denunciando e nem perco, então para que prejudicar.

  9. #9

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Citação Postado originalmente por Carlosaps Ver Post
    Acho que a Anatel invés de "prostituir" a área de SCM com registro de R$400,00, deveriam era facilitar a aquisição de links dedicados com preços mais acessíveis. Agora uma pessoa paga 400 conto no registro começa a vender link adsl a preço de banana e os provedores que tem link dedicado(Caríssimo) quebram as pernas porque não dão conta de competir com planos dos "adsl". Legal hein Anatel?
    Não vejo isso como problema...

    A qualidade sempre prevalece. Se você tem um sinal de qualidade e trabalha com qualidade o cliente continua na base.

    Agora se sua qualidade for baixa o cliente vai ir pra concorrencia com certeza.

    Normalmente provedor que cobra barato demais acaba quebrando logo pois tenta entregar muita banda confiando somente no ADSL e não se atentando as requisições, capacidade do equipamento e por ai vai...

  10. #10

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Não vejo isso como problema...

    A qualidade sempre prevalece. Se você tem um sinal de qualidade e trabalha com qualidade o cliente continua na base.

    Agora se sua qualidade for baixa o cliente vai ir pra concorrencia com certeza.

    Normalmente provedor que cobra barato demais acaba quebrando logo pois tenta entregar muita banda confiando somente no ADSL e não se atentando as requisições, capacidade do equipamento e por ai vai...
    Desculpa amigo, mais influencia sim e muito, não sou contra SCM barato, porem deveria ser mais rigoroso.

    Na minha cidade tinha 3 provedor, 1 grande e 2 pequenos, ambos vivia tranquilo e cada um tinha sua $$ por mês, ai entro um maluco com 10 ADSL de 10mb vendendo planos de 2mb por 29,90 e sem fidelidade, pronto, geral foi para la, no começo tava uma maravilha pois tinha pouca gente, mais em questão de 3 mês ele tava com 700 clientes e a net uma merda, para não perder tantos clientes os outros provedores teve que baixar o preço e no final ferrou geral. OBS: minha cidade tem 20mil hab.

  11. #11

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Justamente o que eu disse se confirmou em suas palavras...

    Ele vendeu mais barato mas depois não conseguiu segurar a qualidade de serviço...

    Gente o foco tem que ser na qualidade...se não tem qualidade ele se quebra por si só

  12. #12

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Justamente o que eu disse se confirmou em suas palavras...

    Ele vendeu mais barato mas depois não conseguiu segurar a qualidade de serviço...

    Gente o foco tem que ser na qualidade...se não tem qualidade ele se quebra por si só
    amigo diga isso a esses 700 clientes que saíram dos outros provedores e foi para essa net gato, pois o problema é que o brasileiro não ta nem ai para a qualidade, acha que pagando menos é vantagem e nem sempre é assim que funciona, o provedor grande onde eu trabalhava manteu o preço porque atendia outras cidades e aguentou a queda, agora os outros 2 pequenos ou baixava o preço ou fechava as portas, ou seja, um cidadão que quer começar pode sim começar com ADSL e ir melhorando seus serviços, porem vem um mané que se acha o bichão e ferra com a vida de geral.

    OBS: Na minha opinião acredito que SCM deveria ser igual para tirar AS, ser rigoroso e mostrar o porque, assim acabaria com essa questão.

  13. #13

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    concordo plenamente, adsl é show, mais no caso de uma visitinha da tia Ana, chame um bom advogado para que "ele(a)" possa dizer isso aos agentes federais.
    kkk...

  14. #14

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Citação Postado originalmente por RickBrito Ver Post
    amigo diga isso a esses 700 clientes que saíram dos outros provedores e foi para essa net gato, pois o problema é que o brasileiro não ta nem ai para a qualidade, acha que pagando menos é vantagem e nem sempre é assim que funciona, o provedor grande onde eu trabalhava manteu o preço porque atendia outras cidades e aguentou a queda, agora os outros 2 pequenos ou baixava o preço ou fechava as portas, ou seja, um cidadão que quer começar pode sim começar com ADSL e ir melhorando seus serviços, porem vem um mané que se acha o bichão e ferra com a vida de geral.

    OBS: Na minha opinião acredito que SCM deveria ser igual para tirar AS, ser rigoroso e mostrar o porque, assim acabaria com essa questão.
    Assino embaixo Rick! Chega de hipocrisia por aqui. O povo preocupa mais com preço do que com qualidade. O facebook estando funcionando é o que importa.

  15. #15

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Afinal em 2016 agora posso passar Adsl pra meus clientes, ou sou obrigado a ter um link dedicado

    se eu passar a Anatel nã lacra nossos Equipamentos

  16. #16

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Afinal em 2016 agora posso passar Adsl pra meus clientes, ou sou obrigado a ter um link dedicado

    se eu passar a Anatel nã lacra nossos Equipamentos

  17. #17

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Citação Postado originalmente por Gasparnet Ver Post
    Afinal em 2016 agora posso passar Adsl pra meus clientes, ou sou obrigado a ter um link dedicado

    se eu passar a Anatel nã lacra nossos Equipamentos
    ADSL por contrato é pra usuário final. Pode ser residencial ou comercial com garantias de bandas diferenciadas, mas ainda é e sempre será uma conexão compartilhada e é considerada assim pela Anatel. A Anatel considera que você está compartilhando o já compartilhado.

    Então você tem um ADSL, que por regra da Anatel tem que ter garantia de velocidade média de 80%... E redivide esse ADSL... Então pela conta da Anatel você nunca vai conseguir atingir 80% no seu cliente e te considera automaticamente fora de padrões. Fora o fato de que usar ADSL como link não tem nada de profissional.

    Você pode usar ADSL como um balance e dizer pra Anatel que é uma linha de monitoramento, canal de autenticação, etc... Mas dizer pra tia Ana que é link jamais vai rolar.

    Quanto a sua resposta é sim... a Anatel vai lacrar...justamente porque você não está trabalhando como provedor.... Compartilhar ADSL até minha tia faz... Ser profissional e buscar a conectividade cada vez mais próxima dos principais backhauls nacionais.. Isso é ser profissional.

  18. #18
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Compartilhar adsl acredito seje uma situação transitória, no meu caso estou a procura de um dedicado bom de preço, q aqui gira em torno de 280~500 o mega, não compensa. Mas tem provedores com link dedicado e não são profissionais. É relativo amigo.

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App

  19. #19

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Citação Postado originalmente por SanchezMT Ver Post
    Compartilhar adsl acredito seje uma situação transitória, no meu caso estou a procura de um dedicado bom de preço, q aqui gira em torno de 280~500 o mega, não compensa. Mas tem provedores com link dedicado e não são profissionais. É relativo amigo.

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App
    Justamente por isso que eu citei profissionalidade como a busca pela qualidade e a integração do provedor junto aos principais BackHauls, dando velocidade, integração,fluidez e estabilidade.

    Mas reafirmo... compartilhar ADSL é até ati-profissional, já que você estará compartilhando o compartilhado. Qual a garantia de qualidade? Se precisar de reparo o ADSL é sem garantia de prazo para execução de serviço. Já imaginou seus clientes ficarem sem internet, 2 dias...? 1 semana? Por um cabo rompido ou por falta de técnico? (Se for ADSL da Oi você pode ficar de 1 mês até a eternidade sem reparo em caso de cabo rompido)

    Link dedicado pra provedor tem garantia de reparo, por contrato, de no máximo 24 horas no pior fornecedor...

    Então ADSL não é transitório amigo... é lambança!

    Link dedicado é necessidade de provedor sério e profissional, que tem por objetivo o cliente! Se o provedor não tem essa condição é porque foi pouco profissional em seu planejamento... Podem dizer o que for...

  20. #20

    Padrão Re: Link ADSL é permitido e legal para uso em Provedores de Internet perante a Anatel

    Não existe nada de especifico na regulamentação da anatel que trata o link dedicado ou compartilhado. Na verdade na relação de fiscalização da anatel nem consta a vistoria do link, independente de qual seja. O que eles querem saber é se a banda contratada esta chegando ao cliente.