+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor DHCP + Anel redundante com RSTP, e o arp ?

    Bom, a algum tempo atras fiz um tópico falando sobre a redundância em uma rede bridge usando RSTP que esta aqui > https://under-linux.org/showthread.php?t=165267 ,enfim, a redundância ficou funcionando perfeitamente e os clientes autenticam em PPPoE no concentrador central normalmente, porem surgiu 1 probleminha que vou explicar a seguir...

    Alguns clientes usam o cabo que vem do poste conectado diretamente ao computador e usamos um discador no micro para fazer a autenticação, porem, quando plugado o cabo no micro do cliente, aparecia a mensagem de "Conexão nula ou limitada" no computador, então para não aparecer mais isso nós deixamos um servidor dhcp rodando junto com o concentrador PPPoE, esses ips são inavegaveis e só servem para não ficar aparecendo a mensagem de conexão nula ou limitada..

    Pois bem, após implantado o anel com RSTP surgiu um problema, alguns clientes não conseguem obter o ip do servidor DHCP e aparece a mensagem de conflito de ip, coloquei um roteador em um cliente para obter ip e o mesmo não conseguia também, ele me apontava um erro que dizia que o endereço tinha respondido um ARP e não podia pegar aquele ip do servidor DHCP. ( eu acho que era mais ou menos isso que o erro dizia )

    Enfim, estou estudando arp e não consigo entender direito o que tem na nossa rede que não deixa o cliente pegar esse ip "inavegavel". O que eu tenho que fazer no arp das rb's que estão em bridge para que os clientes atras delas consigam pegar o ip do servidor dhcp que esta lá na ponta do concentrador ?

  2. #2

    Padrão Re: Servidor DHCP + Anel redundante com RSTP, e o arp ?

    alguma confgi errada no r/stp ai .. por padrao o stp desliga a porta 'backup' ..

    ative o r/stp somente nas portas que fazem o anel...