+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Omnitik 5HND TESTE EM CAMPO!

    Pessoal eu vi aqui da o relato sobre a Omnitik.
    OMNITIK como AP e no cliente TP LINK 5.8 a menos de 800m o sinal chega -70 e CCQ Variando muito. (40 e 70)
    Essa antena é ruim assim?
    Tem como melhorar isso??

  2. #2

    Padrão Re: Omnitik 5HND TESTE EM CAMPO!

    é amigo, já pesquisei bastante e não achei relatos bons.

  3. #3

    Padrão Re: Omnitik 5HND TESTE EM CAMPO!

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    Pessoal eu vi aqui da o relato sobre a Omnitik.
    OMNITIK como AP e no cliente TP LINK 5.8 a menos de 800m o sinal chega -70 e CCQ Variando muito. (40 e 70)
    Essa antena é ruim assim?
    Tem como melhorar isso??
    Pois é aqui foi mais ou menos isso mesmo, com nano loco m5 melhora um pouco. Mas nada que me faça usar ela como ap infelizmente

  4. #4

    Padrão Re: Omnitik 5HND TESTE EM CAMPO!

    Amigo uso aqui omni OIW 5.8ghz homologada em conjunto com bullet m5 hp homologado. Com uma airgrid de 27dbi recebendo consegui 10mega em 9.1km. sinal -76, mas foi só um teste, tenho clientes a 600metros com airgrid 23dbi -55dbm de sinal, e a 1km com -64dbm e ccq 97 a 100%, tambem com airgrid 23dbi. até 1,5 a 2km vai muito bem. No bullet uso potencia de 17dbm, e no cliente com airgrid altero conforme o nivel de sinal, variando entre 11 a 16dbm.

  5. #5

    Padrão Re: Omnitik 5HND TESTE EM CAMPO!

    Se for usar Ominitik (Mikrotik) pra ter um bom resultado terá que usar SXT (Mikrotik) para poder ativar o protocolo nv2.

    Tinha uma omnitik com nano/airgrid/nanobridge nos clientes com 15 clientes não funcionava mais, tive que colocar ubiquiti pra falar com ubiquiti.

    Agora nas outras torres minhas, tem ominitik que tem 30 clientes e tá lindo (porem todos clientes são sxt).

    Então diante disse cheguei a conclusão na prática, porque teoricamente realmente não é pra funcionar com todos os benefícios.

    AP Ubiquiti - Client Ubiquiti e AP Mikrotik - Client Mikrotik...

  6. #6

    Padrão Re: Omnitik 5HND TESTE EM CAMPO!

    Também temos que lembrar que OMNITIK não é feita pra longas distancias visto que possui uma antena com apenas 8dBi de ganho....

    ela é feita pra distancias curtas, ou seja se for operar em pequenas célular é uma escolha boa, dar preferencia ao protocolo NV2 também é mais plausível pois há ganho de desempenho pelo uso de TDMA....


    Abraços!

  7. #7

    Padrão Re: Omnitik 5HND TESTE EM CAMPO!

    Olivionet deve ter razao, com sxt deva funcionar bem.

    Pois testei com nano loco, airgrid e tplink c/ ddwrt nenhum com resultado satisfatorio nem mesmo a distancia de 300mts

  8. #8

    Padrão Re: Omnitik 5HND TESTE EM CAMPO!

    Amigos tenho uma aq na minha rede e realmente achei o desempenho bem abaixo dos paineis M5. Mas gostaria de verificar com vcs como faço pra ominitik usar o cash full de um server PCAP (mk) que está na outra ponta?

  9. #9

    Padrão Re: Omnitik 5HND TESTE EM CAMPO!

    O Fábio já definiu tudo. Não dá para comparar omnitik com o que voces já citaram.
    Não tem nada a ver com nv2 ou não. Ou com um ser mikrotik e outro ubiquiti.
    Mikrotik configurado como 802.11 puro, conversa sim com qualquer outra marca configurado como 802.11.
    Aí entra a questão dos protocolos que quando configurados e não compatíveis, daí sim dá cacacá.

    Um Nv2 não conversa com um airmax, apesar dos dois serem TDMA.
    Mas uma airgrid sem airmax deve conectar com um omnitik sem nv2. Mas dificilmente vai ficar bom pois o omnitik é 2x2 e a airgrid é 1x1. Vai ficar uma das polarizações do omnitik sem proveito.
    Porém se habilitar só uma das chain no omnitik e a polarização correspondente na airgrid vai rolar bem, levando sempre em consideração o baixo ganho do omnitik. Mas uma airgrid de 23 ou melhor ainda de 27 pode compensar o baixo ganho do omnitik.

    Já no sxt com mikrotik vai bem porque os dois são 2x2. Se ativar o nv2 nos dois melhor ainda. Pena que o sxt tem um ângulo de abertura do lóbulo bem grande. Se fosse um ângulo estreito daí sim ficaria perfeito.

    O que acontece é simplesmente questão de ganho. Com um AP com antenas de 8dbi não dá para querer comparar com os ganhos de outros produtos. Mas compensando o baixo ganho com maiores ganhos e com ângulos estreitos no cliente, isso pode ser superado.

    Também influi muito a questão de perto ou longe. Em princípio o protocolo 802.11 não foi feito para uso outdoor, mas sim para ambientes internos e próximos.
    Nós é que por sermos teimosos e sem outras opções acabamos cobrando dos fabricantes cada vez mais desempenho. E aos poucos alguma coisa vai melhorando. Então querer atender em multiponto a distancias maiores que 1km , a coisa já começa a ficar mais exigente. Por isso o sucesso das micro-células. Todo mundo perto. Se vai usar uma topologia omni ou setorial é outra decisão a ser tomada.