+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    Prezados,

    Tenho percebido que várias RB2011L[1] estão congelando, e tomando uma postura Fail-Safe[2]. No entanto, se este ativo está entrando no estado Fail-Safe, este comportamento não está documentado[3][4].

    Basicamente, na ocorrência do congelamento, mesmo que o ativo esteja configurado como um roteador de 10 interfaces ethernet, não agrupadas (bridged), ao entrar no estado Fail-Safe, a RB2011L vira um switch.

    Apresentado isso, tenho as seguintes dúvidas:

    1) Quando em Fail-Safe, formam-se dois switchs, sendo um entre as 5 interfaces gigabit e outro entre as 5 interfaces fast ethernet, já que não um switch de 10 portas?

    2) Há documentação disponível sobre o comportamento de "Fail-Safe", na RB2011L?

    3) Alguém mais já detectou este comportamento, não só na RB2011L, mas em outras Routerboards?

    Agradeço desde já pelos relatos.

    [1] http://routerboard.com/RB2011L
    [2] http://en.wikipedia.org/wiki/Fail-safe
    [3] http://i.mt.lv/routerboard/files/rb2011L-qg.pdf
    [4] http://i.mt.lv/routerboard/files/rb2011L.pdf

    Saudações,

    Trober

  2. #2

    Padrão Re: MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    Oi, não deve estar documentado porque não creio que seja uma postura "fail-safe". Já vi isso acontecer em RB450G, RB750(G,L e GL), RB1100 (também em uma AH) e também numa RB2011LS. A questão de funcionar como switch está ligado a construção dela com grupos de switch. Na 2011 e nas 1100 são 2 grupos. Já na 450g é um grupo só e nas 750 um grupo que vai da porta 2 até a 5. Interessante também que nos casos que observei isso acontecer, elas ficavam acessível via mac-telnet o que possibilitou que desse um reboot nelas. Enfim, acredito então que seria simplesmente um crash na camada 3... Resolvi atualizando para a 5.25.

    Veja o diagrama de sua 2011
    http://i.mt.lv/routerboard/files/Block-RB2011.pdf

  3. #3

    Padrão Re: MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    provavel que as que possuem 2 switch-chip .. viram 2 switchs..

    - - - Atualizado - - -

    acabei esquecendo.. isso pode ser uma feature do chipset ...

  4. #4
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    Bom dia,

    Já aconteceu comigo na RB2011LS-IN.

    Depois que aconteceu pela segunda vez, troquei por uma RB1100.

    Havia comprado ela por causa do MTU, já que a 450G tem um limite de 1520.

    Abraço

  5. #5

    Padrão Re: MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    Citação Postado originalmente por carlos.fernando Ver Post
    Já vi isso acontecer em RB450G, RB750(G,L e GL), RB1100 (também em uma AH) e também numa RB2011LS.
    Carlos, grato pelo testemunho. Até agora só vi acontecer na família RB2011*.

    Citação Postado originalmente por carlos.fernando Ver Post
    Resolvi atualizando para a 5.25.
    Já estou na versão 5.25.

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    ...Já aconteceu comigo na RB2011LS-IN.

    Depois que aconteceu pela segunda vez, troquei por uma RB1100.

    Havia comprado ela por causa do MTU, já que a 450G tem um limite de 1520.
    Grato Gabriel.

    O cliente optou por usar um switch, em caráter temporário. Acredito que a RB1100AH será uma boa alternativa, visto que até agora não ocorreu este problema, nesta série.

    Grato a todos.

  6. #6

    Padrão Re: MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    Já tive problema parecido na minha RB2011L RouterOS 5.23, atualizei para a 5.25 e continuou não passava 2 dias sem congelar, atualizei o RouterOS para a 6.1 e atualizei também o firmware para 3.08 e parece que resolveu esta a quase 1 mês sem nenhum problema.
    Ahh estava com 2 com o mesmo comportamento uma delas estabilizou com RouterOS 5.25 e firmware 3.07.

  7. #7

    Padrão Re: MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    Tenho um par usando a porta sfp, 5 portas giga configuradas para um trunk vlan pela fibra, e as 5 portas 100mb configuradas com router, usando a versão 6.1, a uma semana sem problemas.

    - - - Atualizado - - -

    Tenho um par usando a porta sfp, 5 portas giga configuradas para um trunk vlan pela fibra, e as 5 portas 100mb configuradas com router, usando a versão 6.1, a uma semana sem problemas.

  8. #8

    Padrão Re: MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    Olá pessoal, não sei se posso postar meu problema aqui, já aproveitando pois o assunto tratado é parecido c/ o meu problema.

    Minha RB2011L-RM pelo menos uma vez por dia (tem dias que acontece mais de uma vez), do nada as portas que estão conectadas caem, simplesmente dão "link down", e depois volta "link up".

    Estou usando 6 das 10 portas dela, e essas 6 que estão em uso caem.

    Atualizei p/ a versão 6.2, mas não resolveu.

    Abraço e agradeço a ajuda de todos.

  9. #9

    Padrão Re: MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Atualizei p/ a versão 6.2, mas não resolveu.
    Não tive mais problemas depois que atualizei para MikroTik RouterOS 6.2. O firmware está na versão 3.08.

  10. #10

    Padrão Re: MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Não tive mais problemas depois que atualizei para MikroTik RouterOS 6.2. O firmware está na versão 3.08.
    Certo. Desculpe mas 6.2 é somente a versão do mikrotik, correto ? Já o firmware não tem nada haver c/ a versão 6.2

    Abraço...

  11. #11

    Padrão Re: MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Certo. Desculpe mas 6.2 é somente a versão do mikrotik, correto ? Já o firmware não tem nada haver c/ a versão 6.2

    Abraço...
    Dentro do arquivo NPK, do MikroTik RouterOS 6.2, está também disponível, implicitamente, a atualização do firmware do hardware. Se não estou enganado, o firmware para a RB2011L, com MikroTik RouterOS 5.25, era o 3.07.

    Os procedimentos de atualização estão descritos no wiki[1] oficial, e a aplicação corrige problemas passados. A atualização do firmware é um procedimento que não deve ser ignorado.

    [1] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Upgrading_RouterOS

  12. #12

    Padrão Re: MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Dentro do arquivo NPK, do MikroTik RouterOS 6.2, está também disponível, implicitamente, a atualização do firmware do hardware. Se não estou enganado, o firmware para a RB2011L, com MikroTik RouterOS 5.25, era o 3.07.

    Os procedimentos de atualização estão descritos no wiki[1] oficial, e a aplicação corrige problemas passados. A atualização do firmware é um procedimento que não deve ser ignorado.

    [1] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Upgrading_RouterOS
    Sim, concordo. Mas na questão do mikrotik, acho que não estou entendendo, pois eu achava que quando atualizo por exemplo uma rb p/ a versão 6.2 do mikrotik, tambem já atualizava o firmware, não é isso que ocorre ?

  13. #13

    Padrão Re: MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Sim, concordo. Mas na questão do mikrotik, acho que não estou entendendo, pois eu achava que quando atualizo por exemplo uma rb p/ a versão 6.2 do mikrotik, tambem já atualizava o firmware, não é isso que ocorre ?
    Não, a atualização do firmware é um processo manual.

    Conforme consta na documentação[1], o firmware não atualiza junto com o software, apesar do firmware estar contido no pacote NPK.

    [1] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Bootloader_upgrade

  14. #14

    Padrão Re: MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Não, a atualização do firmware é um processo manual.

    Conforme consta na documentação[1], o firmware não atualiza junto com o software, apesar do firmware estar contido no pacote NPK.

    [1] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Bootloader_upgrade
    Certo, então é aquele processo atraves do comando, system routerboard upgrade.

  15. #15

    Padrão Re: MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Certo, então é aquele processo atraves do comando, system routerboard upgrade.
    Isso

    Seguido de uma reinicialização, respondendo sim ("y") para ambos:

    Código :
    /system routerboard upgrade
    /system reboot

  16. #16

    Padrão Re: MikroTik Routerboard RB2011L - Comportamento Fail-Safe não documentado

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Isso

    Seguido de uma reinicialização, respondendo sim ("y") para ambos:

    Código :
    /system routerboard upgrade
    /system reboot
    Ok, obrigado. Agora amanhã vou ficar de olho pra ver se vai continuar caindo as portas que estão em uso.

    Uma outra RB2011L-RM que uso p/ o balance, também dá o mesmo problema. Tenho 5 links entrantes e uma saida, as portas ether1 até ether5 que são as entradas.

    A ether6 é saida, porém as ethers não cai, e sim os PPPOEs das adsl que caem, e só voltam se reiniciar a RB.

    Abraço.