+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Gvt, net,oi saiba explorar...

    E ai galera sempre que passo pelo fórum me deparo com algum administrador de provedor reclamando sobre as grandes Telecom então resolvi falar um pouquinho do que faço pra manter meus clientes. Tenho o média de 280 clientes a net,oi,gvt "invadiu" a minha região, acho que perdi uns 10 clientes apenas, o resto ainda continua, nos pequenos provedores temos que saber explorar as falhas das grandes Telecom ex: fidelidades, mensalidades variantes e muitas vezes abusivas, muitas vezes o cliente não quer 15 megas por 59,90 + telefone, e mensalidades que oxila bastante, sendo que ele só vai acessar videos e redes sociais. Então estou vendendo 1.5 MB por 49,90, com está velocidade o cara consegue fazer o mesmo que as Telecom oferece, com mensalidade fixa e com um suporte excelente. Já teve clientes que hoje está comigo e já foi clientes da Gvt usando 25 megas e hoje usa 2 megas e estão satisfeitos. Resumindo... para se obter o sucesso nesta área vc tem que ser organizado, não iludir seu cliente com velocidades que não possa entregar, ter um bom suporte, e principalmente seja "amigo" do seu cliente, o que custa você ir na casa de um cliente fazer uma manutenção, e chegar lá ter 1 milhão de programas indesejados instalados como aqueles babylons etc... o que custa vc tirar 5 minutos do seu tempo e fazer uma "limpezinha" no pc do cara! garanto que os técnicos da Oi,Gvt, Net nem pensam em fazer isso, então vamos explorar estas pequenas falhas, o cliente muitas vezes e conquistado com pequenas coisas ao em vez de grandes velocidades. Se você tem conhecimento em Informática faz ai uma promoção em formatação para cliente de internet, sei lá tem tantos meios que possamos usar, então galera usa a cabeça. Abraço !

  2. #2

    Talking Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    kra, fiz isso hj..
    a mulher nem queria internet "ela ja tinha velox"
    só fui fazer uma manutenção, em poucos minutos de conversa ela cancelou o velox e fechou comigo..
    nada melhor que um bom relacionamento com o cliente!!

  3. #3

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    o que custa você ir na casa de um cliente fazer uma manutenção, e chegar lá ter 1 milhão de programas indesejados instalados como aqueles babylons etc... o que custa vc tirar 5 minutos do seu tempo e fazer uma "limpezinha" no pc do cara! garanto que os técnicos da Oi,Gvt, Net nem pensam em fazer isso, então vamos explorar estas pequenas falhas, o cliente muitas vezes e conquistado com pequenas coisas ao em vez de grandes velocidades. Se você tem conhecimento em Informática faz ai uma promoção em formatação para cliente de internet, sei lá tem tantos meios que possamos usar, então galera usa a cabeça. Abraço !
    Infelizmente não posso concordar com isso. Se você realmente quer prestar serviço de informática, deve cobrar para tal. Pois muitos clientes, sem escrúpulos, no primeiro defeito que a máquina apresentar, vão culpar quem "mexeu" na máquina e não deveria.

    Por esta razão, os técnicos das grandes operadoras são proibidos de tocar nos equipamentos dos clientes.

    Da mesma forma, o que você acha de todo técnico em informática, que já enfrenta uma concorrência danada, e mais a sua agora, resolver montar um provedor, só pra ser amigo dos clientes deles e fornecer internet gratuita?

  4. #4

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    Concordo com você. É muito complicado mexer na máquina do cliente. Ele não sabe diferenciar entre uma ajuda e uma responsabilidade técnica.
    Aos poucos estamos também evitando mexer em máquina de cliente. Já fizemos praticamente de tudo. Mas a verdade é que quanto mais procuramos agradar, mais ficam exigentes.
    Então o melhor é profissionalizar a coisa. Uma idéia é acertar com um bom técnico, estabelecido com oficina própria. Daí numa filtragem do problema pelo suporte do provedor, indicar o serviço técnico, caso o cliente não tenha alguém já de confiança.
    Só que o suporte precisa também ser competente para identificar o problema e não transferir o problema quando é da sua alçada. Senão isso vai dar descrédito ao provedor. Por outro lado o técnico deve trabalhar em acordo com o provedor. Já vi técnico que ao mexer na máquina, aproveita para criticar o provedor, e ainda desconfigurar a rede. Daí o equipamento volta da oficina e não funciona. Novamente o suporte tem que ir lá na casa e vai constatar que a placa de rede está até com ip da operadora adsl. Sem cabimento.

    Mas em resumo é isso: evitar mexer na máquina do cliente. Mas não é fácil resistir.

  5. #5

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    Entendo perfeitamente seu pensamento Reinan,mas infelizmente não podemos ser bonzinhos demais e não estou generalizando,mas existem clientes que se aproveitam de tal bondade e nós somos profissionais,temos que cobrar pelo serviço efetuado/solicitado.
    Para vcs terem uma idéia...As operadoras aqui cobram em média R$ 60,00(acho barato) se constatarem que o problema é interno,ou seja,na máquina do cliente e quando efetuamos o mesmo serviço e cobramos um valor menor o cliente ainda acha caro.
    O cara não leva em consideração que você saiu de casa no seu transporte,gastando gasolina,pneu,tempo e o escambal.
    Resumindo...Só mexa no PC do cliente se ele solicitar,porque por mais bonzinhos que sejamos ,sempre haverá alguém insatisfeito.
    Abraços!

  6. #6

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    A ideia é nobre mas acaba prejudicando a nós mesmos,pensa só vai ser mais um motivo pra aquele cliente que nao sabe diferenciar a internet do sistema operacional da sua maquina ligar no suporte e ocupar um atendente que poderia estar resolvendo um problema de quem realmente esteja sem acesso.
    E alem disso vc fará um favor pro cliente e vc será cobrado como se fosse um serviço pago caso nescessite de novo...

  7. #7

    Wink Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    Entendo o pensamento de vocês, mais tem que saber explicar para o cliente, a diferença de um para o outro até hoje levei assim, e nunca me senti "explorado" por nenhum cliente, faço, pq muitas vezes o cliente acha até que é a internet que está ruim quando abre aquele monte de troços na barra de navegação, e custa abrir as paginas, eu não cobro por este serviço de remover estes benditos software. Como citei faço isso quando já estou na casa do cliente pra fazer algum tipo de manutenção, mais cada caso é um caso, e como tenho uma boa experiencia em informática sei o que posso ou na remover para não danificar de alguma forma o computador do cliente, e por incrível que se pareça foi esse um dos maiores motivos para eu não ter perdido os meus clientes para as grandes telecons que chegaram invadindo tudo na minha cidade. Então ao meu vêr foi bem mais vantagens trabalhar desta forma. Abraços !

  8. #8

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    Infelizmente não posso concordar com isso. Se você realmente quer prestar serviço de informática, deve cobrar para tal. Pois muitos clientes, sem escrúpulos, no primeiro defeito que a máquina apresentar, vão culpar quem "mexeu" na máquina e não deveria.

    Por esta razão, os técnicos das grandes operadoras são proibidos de tocar nos equipamentos dos clientes.

    Da mesma forma, o que você acha de todo técnico em informática, que já enfrenta uma concorrência danada, e mais a sua agora, resolver montar um provedor, só pra ser amigo dos clientes deles e fornecer internet gratuita?
    Concordo e descordo, no entando além de provedor tenho a loja de informática, não formato o pc do cliente de graça, nem troco peças de graça etc...apenas faço digamos alguns "ajustes" para melhorar as coisas para o cara e isso não me toma tempo, afinal da pra fazer com 5 minutinhos, quanto a gasolina ? como falei eu faço isso quando já estou na casa do cara pra fazer algum tipo de manutenção, e se tudo tem um risco... e se vc formata o pc do cara e cobra,depois de 7 dias o HD queima ele tbm pode te culpar... Da mesma forma vc vai na casa do cara pra instalar a internet, de alguma forma vc tem que mecher no pc do cara, e se nesta meia hora acontecer algo, tipo a fonte queimar ou sei la, ele tbm poderá te culpar então tudo é risco...
    e de alguma forma eu prefiro correr esse risco e ter 300 clientes pagando certinho, do que eu fazer de outra forma e sair perdendo clientes para operadoras que fornece até 25 megas + tv + telefone por 139,90. Está é minha forma de trabalhar e cada um tem a sua. Abraços !

  9. #9

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    Neste caso voce tem razão. Também temos que fazer isso. Mas aos poucos estamos procurando sair fora. Se já estamos lá e é pouca coisa não custa mesmo resolver o problema.
    Já notamos que quase sempre são os mesmos clientes. E eles acabam não colocando a culpa na má navegação, ou falta de cuidado ao abrir sites ou instalar porcarias. Fica sempre a imagem que nós fomos lá e fizemos a internet ficar boa de novo.
    São muito poucos que reconhecem a realidade do que está acontecendo. Mas não nos negamos de agir nestes casos pequenos.

    Mas por experiencia já senti que isso não é o que segura o cliente.
    Quando ele recebe um contato da OI por ex prometendo "mundos e fundos", o cara te abandona. Nem que alguns meses depois ele volte por não ter aguentado a conta. Mas o prejuízo a operadora já causou.

  10. #10

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    Exatamente 1929! Já ocorreu comigo de 2 clientes cancelarem a internet e irem para oi e gvt,após 6 meses retornaram.
    Reinan...Agora vc explicou melhor sua maneira de trabalhar e acredito que realmente não custa nada vez por outra uma visitinha,afinal aqui todos os clientes que tenho foram por indicações dos próprios clientes.

  11. #11

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    E isso ai se eu não posso concorrer com elas em velocidade, procuro outros meios...

  12. #12

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    O amigo Reinan falou com muita propriedade quando se refere a "saber explorar as falhas das grandes Telecom"... precisamos de um diferencial em nosso trabalho e isso está além de um bom serviço prestado, que a meu ver é obrigação de quem se compromete a fazê-lo...

    Sempre deixo claro para o cliente que não estou competindo com as grandes teles, mesmo pq a propaganda delas é bem agressiva, e sim, dando um opção de qualidade a ele...

    O fato de ser técnico traz maior credibilidade ao meu trabalho, pq eu não instalo simplesmente a internet para o cliente e dou as costas... eu pergunto ao cliente se posso verificar as condições seu computador e fazer uma espécie de revisão...

    O cliente pergunta: quanto isso vai custar? Eu explico que se trata de uma verificação para eliminar qualquer inconsistência, para evitar confundir a lentidão do pc com uma suposta lentidão na internet... e deixo claro que faz parte da instalação como cortesia.

    É incrível como uma "limpezinha" no pc do cara, como disse o amigo Reinan, faz uma grande diferença e conquista o cliente... já ouvi de vários clientes a frase: "Quero ver se a Oi ou a NET ia ter esse cuidado todo que você tem..."

    Pequenos gestos que fazem uma grande diferença... mas sempre deixo claro para o cliente o serviço de internet e separado do serviço de manutenção em computador e nunca tive problema quanto a isso... e outro ponto que tb acaba sendo um diferencial é permitir ao assinante do provedor pagar o serviço de formatação parcelado junto com a mensalidades...

    Falo com orgulho de clientes que já receberam ligações da Oi informando que o serviço de banda larga já está disponível em sua linha mas que recusaram dizendo q já possuem e estão satisfeitos com o serviço...

    O cliente já está cansado de ser destratado pelas operadoras, de contratar serviços que, ou não funcionam ou funcionam pessimamente mal... e quando tentam reclamar são deixados por tediosos minutos na linha sendo passados de setor pra setor até serem atendidos poo alguém que no final da conversa diz: "O sr(a) precisa chamar um técnico pq o problema está em seu computador..."

    O atendimento ao cliente é fundamental... uma rede bem feita, muito raramente dá algum problema... quando um cliente diz que está "sem internet" em quase 100% é um problema localizado, na própria casa do cliente que vai desde a placa de rede que foi desativada até linha de pipa que cortou o cabo de rede...

    E desde que não seja nada sério de exija uma formatação ou envolva troca de algum componente defeiutoso no pc do cliente, vale a pena fazer uma visita e resolver o problema sem cobrar nada... aparetemente pode parecer que se está perdendo, mas na verdade se está ganhando... a recolocação de um conector num cabo pode ser considerado um direito que o cliente conquistou, até pq seria ridículo, a meu ver, que um sistema nunca vá precisar de um reparo.

    Eu já falei antes e volto a repetir... não se pode descartar o fator humano... o cliente tem sentimentos e se magoa com facilidade, portanto, estar próximo dele é muito importante... ele percebe o seu empenho e dedicação no que faz e sente orgulho em "fazer sua propaganda" dizendo que o técnico que faz manutenção em seu pc é extremamente cuidadoso, competente e atencioso. A frase é antiga, surrada, mas é muito certa: A melhor propaganda... é o boca a boca.


    Abraço e prosperidade a todos.

  13. #13

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    Concordo plenamente com nosso amigo reinan, é isso mesmo temos que explorar a falha dos grandes, eu ainda faço na minha cidade além das cortesias que o reinan faz, eu tenho uma promoção que o cliente de internet tem 50% de desconto nas manutenções, não peças é claro e ainda fiz uma promoção de quem indica ganha, a cada cliente indicado pelo nosso já cliente ele ganha um mês grátis após o pgt da 1º parcela do cliente indicado, simplesmente show de bola isso, o cliente gosta de ganhar uma mensalidade de graça e com isso aumento minha propaganda do provedor.

  14. #14

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    O amigo Reinan falou com muita propriedade quando se refere a "saber explorar as falhas das grandes Telecom"... precisamos de um diferencial em nosso trabalho e isso está além de um bom serviço prestado, que a meu ver é obrigação de quem se compromete a fazê-lo...

    Sempre deixo claro para o cliente que não estou competindo com as grandes teles, mesmo pq a propaganda delas é bem agressiva, e sim, dando um opção de qualidade a ele...

    O fato de ser técnico traz maior credibilidade ao meu trabalho, pq eu não instalo simplesmente a internet para o cliente e dou as costas... eu pergunto ao cliente se posso verificar as condições seu computador e fazer uma espécie de revisão...

    O cliente pergunta: quanto isso vai custar? Eu explico que se trata de uma verificação para eliminar qualquer inconsistência, para evitar confundir a lentidão do pc com uma suposta lentidão na internet... e deixo claro que faz parte da instalação como cortesia.

    É incrível como uma "limpezinha" no pc do cara, como disse o amigo Reinan, faz uma grande diferença e conquista o cliente... já ouvi de vários clientes a frase: "Quero ver se a Oi ou a NET ia ter esse cuidado todo que você tem..."

    Pequenos gestos que fazem uma grande diferença... mas sempre deixo claro para o cliente o serviço de internet e separado do serviço de manutenção em computador e nunca tive problema quanto a isso... e outro ponto que tb acaba sendo um diferencial é permitir ao assinante do provedor pagar o serviço de formatação parcelado junto com a mensalidades...

    Falo com orgulho de clientes que já receberam ligações da Oi informando que o serviço de banda larga já está disponível em sua linha mas que recusaram dizendo q já possuem e estão satisfeitos com o serviço...

    O cliente já está cansado de ser destratado pelas operadoras, de contratar serviços que, ou não funcionam ou funcionam pessimamente mal... e quando tentam reclamar são deixados por tediosos minutos na linha sendo passados de setor pra setor até serem atendidos poo alguém que no final da conversa diz: "O sr(a) precisa chamar um técnico pq o problema está em seu computador..."

    O atendimento ao cliente é fundamental... uma rede bem feita, muito raramente dá algum problema... quando um cliente diz que está "sem internet" em quase 100% é um problema localizado, na própria casa do cliente que vai desde a placa de rede que foi desativada até linha de pipa que cortou o cabo de rede...

    E desde que não seja nada sério de exija uma formatação ou envolva troca de algum componente defeiutoso no pc do cliente, vale a pena fazer uma visita e resolver o problema sem cobrar nada... aparetemente pode parecer que se está perdendo, mas na verdade se está ganhando... a recolocação de um conector num cabo pode ser considerado um direito que o cliente conquistou, até pq seria ridículo, a meu ver, que um sistema nunca vá precisar de um reparo.

    Eu já falei antes e volto a repetir... não se pode descartar o fator humano... o cliente tem sentimentos e se magoa com facilidade, portanto, estar próximo dele é muito importante... ele percebe o seu empenho e dedicação no que faz e sente orgulho em "fazer sua propaganda" dizendo que o técnico que faz manutenção em seu pc é extremamente cuidadoso, competente e atencioso. A frase é antiga, surrada, mas é muito certa: A melhor propaganda... é o boca a boca.


    Abraço e prosperidade a todos.

    Fiquei até emocionado rsrs, brincadeira... mais é isso ai pequenas coisas para nós que sabemos um pouco da área parece não ser nada, mas a maioria dos clientes é meio leigo, então qualquer coisinha que vc faz que aumente o desempenho do pc dele, pra ele é muita coisa, e para aquele cliente que é super, hiper, mega viciado, vc será o ídolo dele rsrs abraços !

  15. #15

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    A idéia do amigo, Debritto de proporcionar um mês grátis ao assinante q indicar alguém que venha a se tornar tb um assinante do provedor é muito boa... eu a usei no início mas tive q parar pq estava aparecendo muito cliente novo dessa forma e estava ficando sem capital pra comprar equipamentos novos... estou pensando em voltar com essa promoção quando solicitar um aumento de link.

    Abraço.
    Última edição por Poemander; 18-07-2013 às 07:31.

  16. #16

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Concordo com você. É muito complicado mexer na máquina do cliente. Ele não sabe diferenciar entre uma ajuda e uma responsabilidade técnica.
    Aos poucos estamos também evitando mexer em máquina de cliente. Já fizemos praticamente de tudo. Mas a verdade é que quanto mais procuramos agradar, mais ficam exigentes.
    Então o melhor é profissionalizar a coisa. Uma idéia é acertar com um bom técnico, estabelecido com oficina própria. Daí numa filtragem do problema pelo suporte do provedor, indicar o serviço técnico, caso o cliente não tenha alguém já de confiança.
    Só que o suporte precisa também ser competente para identificar o problema e não transferir o problema quando é da sua alçada. Senão isso vai dar descrédito ao provedor. Por outro lado o técnico deve trabalhar em acordo com o provedor. Já vi técnico que ao mexer na máquina, aproveita para criticar o provedor, e ainda desconfigurar a rede. Daí o equipamento volta da oficina e não funciona. Novamente o suporte tem que ir lá na casa e vai constatar que a placa de rede está até com ip da operadora adsl. Sem cabimento.

    Mas em resumo é isso: evitar mexer na máquina do cliente. Mas não é fácil resistir.
    Bom dia Grando amigo!

    Eu aqui tenho feito exatamente isso tanto que ja estou abrindo uma asistencia técnica para agregar valor aos nossos serviços e estou contratando um tecnico somente para atender esses pcs dos clientes cheio de bug etc,
    Os 2 tecnicos de suporte do provedor identificam o problema e indicam ao cliente irem em uma assitencia técnica, informam que se forem na nossa tem desconto de 20% no serviço realizado. isso aqui ja tem dado certo!

    Grande Abraço!

  17. #17

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    Aconteceu conosco hoje.
    Cliente brabo que tinha feito formatação e tal. Já ameaçando com procon porque não abria nem navegador e tinha posto dinheiro fora com a formatação.

    Como demos ordem para não formatar maquina de cliente, estranhei.
    O funcionário foi lá e era computador totalmente "bichado". Fomos ver, outro funcionário, desobedecendo ordens levou para casa para fazer um 'bico' fora de hora. Isso em início de abril ainda...
    Agora explicamos que não era nem com a internet nem com a formatação. E pedimos a assinatura do cliente na Ordem de Serviço, incluindo a data que foi feito a formatação e explicações de como ele pode se proteger.
    Com cliente assim tem que levar tudo assinado senão ele te bota bem direitinho.

  18. #18

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    Olá Reinan, sempre ofereci este tipo de serviço aos meus clientes (cobro um preço diferenciado para cobrir os custos com meu funcionário), pois desde o começo percebi que mantendo a minha rede limpa de vírus e spywares o trafego na rede é bem menor, e de quebra não perco os meus clientes para nenhuma telecom.

  19. #19

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    A idéia do amigo, Debritto de proporcionar um mês grátis ao assinante q indicar alguém que venha a se tornar tb um assinante do provedor é muito boa... eu a usei no início mas tive q parar pq estava aparecendo muito cliente novo dessa forma e estava ficando sem capital pra comprar equipamentos novos... estou pensando em voltar com essa promoção quando solicitar um aumento de link.

    Abraço.
    Eu para não ficar muito pesado para mim, eu só dou o bônus após receber a 1ª mensalidade do cliente indicado, assim não fica tão pesado e consigo fazer o giro. valeu .

  20. #20

    Padrão Re: Gvt, net,oi saiba explorar...

    Melhor solução para evitar esse tipo de manutenção e provar que o problema esta na maquina do cliente, leve o notebook encaixe o cabo de rede ou wifi seja o que for, pronto ta provado que a maquina do cliente esta ruim. Agora fica ao seu critério se arruma maquina do cliente ou indica pra um profissional de sua confiança.