+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Wink Re: Servidor de Filmes

    Vou dar uma ajudinha pra quem quer codificar em MP4 e ficar muito bom.

    Usando o Handbrake mais todos fazem a mesma coisa pois o encoders (que faz o trabalho pesado) normalmente é o ffmpeg ou mencoder. Esses programas são apenas frontend ou GUIs.

    MP4, WEBM, OGV na verdade são apenas containers ou seja ele "junta" os fluxos de video x264 e audio AAC ou MP3 em um arquivo de vídeo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Video.jpg
Visualizações:	388
Tamanho: 	76,2 KB
ID:      	47479
    Usando o Handbrake marque conforme a imagem acima, alterando o Avg Bitrate(kbps) conforme a qualidade e velocidade de planos que vc quer oferecer. A função 2-PassEnconding e Turbo first pass dobra o tempo de codificação mais melhora bem a qualidade.
    Exemplo: Irá fornecer video para clientes com plano 600Kbps, lembre-se de que a soma dos bitrates de video e audio não podem passar de 600kbps senão o video irá travar. Nos testes que realizei, lembrando isso é minha opinião, deixei uma folga de 10 a 15%, então o video fica com 560kbps final.
    Se for oferecer para clientes com Planos de 1mb ou acima aumente o bitrate. Videos com bitrates acima de 1000kbps ficam excelentes.
    IMPORTANTE: o H.264 Level deve ser 3.0 ou abaixo para manter compatibilidade com varios navegadores e smartphones.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         audio.jpg
Visualizações:	285
Tamanho: 	70,0 KB
ID:      	47480

    Na configuração do Audio o melhor codec é o AAC. Alguns sites especializados afirmam que um MP3 com 128kbps tem a mesma qualidade do audio original pois o ouvido humano não consegue perceber a diferença. Há comparações de que um AAC de 96kbps tenha a mesma qualidade de um MP3 de 128kbps. Fiz testes com 80 e 64kbps e eles perdem um pouco de qualidade mais se o cliente for usar caixas de som de computador dessas simples não faz diferença nenhuma.

    Bom essa é minha contribuição se for util de uma estrelinha

  2. #42

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Aqui eu uso o Any Video Converter Ultimate.

    Além da configuração avançada (como aumento do volume do audio, ajuste do video [redimensionamento], etc)... a configuração básica que uso para deixar o filme .mp4 em na resolução 480p (640x480) é essa:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mp4.jpg
Visualizações:	234
Tamanho: 	30,0 KB
ID:      	47481

    Para .webm é basicamente a mesma coisa.
    A unica diferença está no codec do áudio que é vorbis.

    Estava pensando em diminuir a taxa de transferência do áudio e aumentar a do vídeo.
    Mas notei que quando se diminuía o áudio, o tamanho do vídeo ficava maior.

  3. #43

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Quando codifica com o Any Video Converter Ultimate em mp4 puro da umas travadas mesmo pois esse arquivo não é otimizado para streaming. Por isso que no handbrake uso uma opção lá em cima que chama Web optimized.

    no
    Any Video Converter Ultimate tem uma codificação mp4 HTML5 que funciona bacana.

  4. #44

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Com relação ao áudio diminuiria de 128kbps para 64kbps e aumentaria no video esses 64kbps, vai fazer uma diferença em qualidade e em numero de passes (pass) coloca 2 pass pois melhora a qualidade bastante apesar de demorar mais.

    Na velocidade de projeção ou em algunas softwares chama-se framerates deixa sempre em original senão pode dar problema de sincronia de audio.

  5. #45

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Citação Postado originalmente por rodrigofonseca Ver Post
    Quando codifica com o Any Video Converter Ultimate em mp4 puro da umas travadas mesmo pois esse arquivo não é otimizado para streaming. Por isso que no handbrake uso uma opção lá em cima que chama Web optimized.

    no
    Any Video Converter Ultimate tem uma codificação mp4 HTML5 que funciona bacana.
    Citação Postado originalmente por rodrigofonseca Ver Post
    Com relação ao áudio diminuiria de 128kbps para 64kbps e aumentaria no video esses 64kbps, vai fazer uma diferença em qualidade e em numero de passes (pass) coloca 2 pass pois melhora a qualidade bastante apesar de demorar mais.

    Na velocidade de projeção ou em algunas softwares chama-se framerates deixa sempre em original senão pode dar problema de sincronia de audio.
    Sim, eu uso o mp4 html5 e acontece de dar umas travadas em alguns navegadores.
    ja com webm roda de boa.
    de qualquer forma, o próprio html5 cuida de enviar o vídeo compatível, assim tem funcionado de boa, sem travaremos.
    Em todo caso, vou testar esse outro conversor.

    com relação ao áudio,
    diminuir tanto assim nao vai ficar ruim o áudio?
    vou fazer uns testes aqui...

  6. #46

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Bom, realmente o audio em 64k não fica excelente mais video em 410k muito menos rsrs

  7. #47

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Andrio porque vc não codifica com uma qualidade melhor e aqueles clientes com planos mais baixos vc não cria uma regra tipo de cache full e passa uma banda maior pra eles?

  8. #48

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Citação Postado originalmente por rodrigofonseca Ver Post
    JonasMT tambem tenho um server desse rodando e só uso mP4. Dica bacana pra fazer rodar no Chrome, Mozila, Opera e ate na merd** do IE9 ou acima, quando for codificar em mp4 tem umas opções no codec que são "Profile" e "Level". Coloque em PROFILE=High e LEVEL=3.0 e pronto. seus videos vão rodar nesses navegadores em Android tambem roda, só não testei em Ipad, iphone pois não tenho rsrs.
    Na porcaria do IE 8 ou abaixo não roda mp4 de jeito nehum
    Poderia me passar o programa que esta usando para converter?

    mascaraapjsei das regras do forum, justamente por isso nao site fontes,licensas e afins

    Para nao disvirtuar o topico

    edit: Aqui cheguei a testar o audio em 64k mais a qualidade ficava terrivil, taxa de transferencia uso em 768

    Tbm uso o any para converter e mp4 nao roda em nenhum navegador de forma alguma, estou começando a achar que é tema que uso que nao aceita o bendito

  9. #49

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Citação Postado originalmente por rodrigofonseca Ver Post
    Bom, realmente o audio em 64k não fica excelente mais video em 410k muito menos rsrs
    Citação Postado originalmente por rodrigofonseca Ver Post
    Andrio porque vc não codifica com uma qualidade melhor e aqueles clientes com planos mais baixos vc não cria uma regra tipo de cache full e passa uma banda maior pra eles?
    os videos estão em 480p, otimizados para uma velocidade de 600kbps.

    Essa foi a configuração minima que encontrei para atender clientes com velocidade minima de 600k, ter o menor arquivo e ainda manter o vídeo com boa qualidade.

    somando ao áudio, o bitrate final fica em media em torno de 540kbps.
    Menos que isso a qualidade fica péssima.

    De qualquer forma, estarei fazendo uma área exclusiva para assinantes, onde será possível ver os filmes em HD 720p, otimizados para uma velocidade de 1500 kbps

    Sobre o CacheFull, não o vejo com bons olhos.
    Visto que qualquer outra regra de Banda sobrepõem o controle de banda do cliente.
    Em outras palavras, se o cliente tem 600k, e criamos um Cache full de 1mb.
    é o mesmo que o cliente ter 1600k (1mb do cache full + 600k dele).
    Não demora muito para o AP abrir o bico.

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Poderia me passar o programa que esta usando para converter?

    mascaraapjsei das regras do forum, justamente por isso nao site fontes,licensas e afins

    Para nao disvirtuar o topico

    edit: Aqui cheguei a testar o audio em 64k mais a qualidade ficava terrivil, taxa de transferencia uso em 768

    Tbm uso o any para converter e mp4 nao roda em nenhum navegador de forma alguma, estou começando a achar que é tema que uso que nao aceita o bendito
    eu uso o any video converter ultimate.

    sobre o mp4, não é problema de tema não.. pois já rodei ele em um html puro e apresentou os mesmos sintomas.

  10. #50

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    mascaraapj Aqui uso uma marcaçao para cache e outra para o media center por faixa de ip, E ja vou adiantar que filmes em 720p pelo que eu testei aqui precisa muito mais que 2mbps pra rodar liso.

  11. #51

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    mascaraapj Aqui uso uma marcaçao para cache e outra para o media center por faixa de ip, E ja vou adiantar que filmes em 720p pelo que eu testei aqui precisa muito mais que 2mbps pra rodar liso.
    Qual bitrate que você usou nos filmes 720p?

    Lembrando que a resolução dos vídeo para:
    480p = 640x480 para proporção 4:3 de tela ou 852x480 para proporção 16:9
    720p= 1280X720

    Aqui tenho usado as configurações acima apresentadas para deixar os filmes em 480p, otimizados para uma velocidade minima de 600 kbps

  12. #52

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Ja faz alguns meses que testei, nao lembro ao certo agora.

    Mas estou convertendo um conforme a screen a baixo para teste

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FILME 720.jpg
Visualizações:	270
Tamanho: 	46,9 KB
ID:      	47487

    Edit: Achei um video no media:
    980mb 41min
    1280x720
    audio em 160
    bitrat 1250
    Liberei 2mb e trava a todo instante

  13. #53

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Ja faz alguns meses que testei, nao lembro ao certo agora.

    Mas estou convertendo um conforme a screen a baixo para teste

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FILME 720.jpg
Visualizações:	270
Tamanho: 	46,9 KB
ID:      	47487

    Edit: Achei um video no media:
    980mb 41min
    1280x720
    audio em 160
    bitrat 1250
    Liberei 2mb e trava a todo instante
    é mp4 ou webm?
    aqui em mp4 trava a todo instante, já webm roda de boa.

    PS: referente a imagem que postou, a velocidade de projeção é 25 mesmo?
    mantenha a mesma velocidade de projeção do vídeo original, assim não temos surpresas com vídeo fora de sincronia.

  14. #54

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Poderia me passar o programa que esta usando para converter?

    mascaraapjsei das regras do forum, justamente por isso nao site fontes,licensas e afins

    Para nao disvirtuar o topico

    edit: Aqui cheguei a testar o audio em 64k mais a qualidade ficava terrivil, taxa de transferencia uso em 768

    Tbm uso o any para converter e mp4 nao roda em nenhum navegador de forma alguma, estou começando a achar que é tema que uso que nao aceita o bendito
    Uso Handbrake, Any e estou testando o Media Coder - esse ultimo em 3 passadas fica muito bom mais demora d+

    Edit

    No Any tem que usar MP4 HTML5 pois é especial para streaming de video

  15. #55

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    é mp4 ou webm?
    aqui em mp4 trava a todo instante, já webm roda de boa.

    PS: referente a imagem que postou, a velocidade de projeção é 25 mesmo?
    mantenha a mesma velocidade de projeção do vídeo original, assim não temos surpresas com vídeo fora de sincronia.
    Tem razao era tarde e com sono esqueci de baixar para 24, na configuraçao acima filme de 5.6gb fico com pouco mais de 800mb e rodando perfeito com 1.5mbps sem qualquer tipo de travada formato webm.

    Rodrigo, mesmo usando no any html5 mp4 nao vai legal como webm.

  16. #56

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Tem razao era tarde e com sono esqueci de baixar para 24, na configuraçao acima filme de 5.6gb fico com pouco mais de 800mb e rodando perfeito com 1.5mbps sem qualquer tipo de travada formato webm.

    Rodrigo, mesmo usando no any html5 mp4 nao vai legal como webm.
    Testa com o Handbrake não esquece de marcar Web optimezed

  17. #57

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Tem razao era tarde e com sono esqueci de baixar para 24, na configuraçao acima filme de 5.6gb fico com pouco mais de 800mb e rodando perfeito com 1.5mbps sem qualquer tipo de travada formato webm.

    Rodrigo, mesmo usando no any html5 mp4 nao vai legal como webm.
    Não vai legal como .webm ou .mp4?

  18. #58

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Não vai legal como .webm ou .mp4?
    Usando mp4, demora pra iniciar, trava mais que o webm mesmo usando uma configuraçao inferior.

    Rodrigo ja usei o hand e tbm nao aprovei, creio que vou continuar no webm apenas mesmo

  19. #59

    Padrão Re: Servidor de Filmes

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Usando mp4, demora pra iniciar, trava mais que o webm mesmo usando uma configuraçao inferior.

    Rodrigo ja usei o hand e tbm nao aprovei, creio que vou continuar no webm apenas mesmo
    De fato, o mp4 não roda legal no chrome, mozilla, entre outros...
    Contudo, trabalhar somente com webm não acho bacana.
    Visto que atualmente está virando febre os ipad, tablets, iphone e afins... e esses só rodam mp4.

    Se levar em consideração que um HD de 1 Tera custa uns R$ 300,00... e em cada HD desses cabe mais de 1 mil Video (em ambos os formatos).
    Não vejo porque não trabalhar com os 2 formatos.

    Converte nos dois formatos e deixa que o HTML5 escolha qual o melhor formato para entregar para o cliente.

  20. #60

    Padrão Re: Servidor de Filmes no seu Provedor

    Saindo um pouco da linha tecnica, onde vcs estao comprando filmes para serem exibidos por meio deste servidor?

    Me interessei pela ideia, mais pelo que vi, minha maior dificuldade inicial seria encontrar conteudo.