+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de banda

    Necessito fazer controle de banda, mas não sei exatamente o que seria melhor para a minha situação. O controle de banda do SQUID me atenderia? Estou utilizando o Debian e pensei em fazer isso com Shaperd, mas como também necessito do proxy transparente, não sei se dará certo. Na máquina (roteador) terei SQUID3/proxy transparente, OpenVPN (Matriz/Filiais), Openfire, ProFTPD, Apache2, PHP5 e MySQL Server. Grato e aguardo qualquer orientação.

  2. #2

    Padrão Re: Controle de banda

    tc htb

  3. #3

    Padrão Re: Controle de banda

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    tc htb
    Olá, o que o colega quis dizer com "tc" o "htb" deu para entender. Falando de HTB... o mesmo se aplicaria bem para o meu caso? O mesmo é muito complexo de implementar? Grato e aguardo o seu comentário.

  4. #4
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Controle de banda

    Você pode sim utilizar o shaperd (CBQ) ou o HTB. Já o delay do squid, não aconselho. Fique atento as regras do iptables e da sua VPN.

    https://under-linux.org/showthread.p...=HTB+no+Fedora

  5. #5

    Padrão Re: Controle de banda

    Citação Postado originalmente por MDdantas Ver Post
    Você pode sim utilizar o shaperd (CBQ) ou o HTB. Já o delay do squid, não aconselho. Fique atento as regras do iptables e da sua VPN.

    https://under-linux.org/showthread.p...=HTB+no+Fedora
    Olá,

    Mas não fica complicado de implementar o HTB com o SQUID? Pergunto porque de uma certa forma necessito dos dois. Agora, porque que o colega não aconselha o uso do delay do squid? Falando do HTB: Com ele posso colocar todas as máquina do 10% do link e outra dois máquinas com 100% sem a necessidade de criar um "regra" para cada máquina/IP?

    Grato e aguardo seu comentário.

  6. #6
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Controle de banda

    Aprendiz,

    1. O delay pools do squid não faz o controle de banda e sim um retardo na conexão de acordo com o tempo (delay) o qual foi programado. E isso "poderá" causar problemas no seu cacheamento. Arquivos "podem" ficar corrompidos.

    2. Prefiro a tela preta e ir programando do que uma interface gráfica, mas cada um tem sua maneira de trabalho. Você poderá instalar o WEBMIN, que é uma interface gráfica e poderá configurar o CBQ ou HTB sem muitas complicações. poderá criar um grupo e colocar os ips para um controle de 10% da banda e os outros dois para 100%.

    3. Agora não quiser trabalho nenhum, utilize o PFsense, baseado em FreeBSD ou mikrotik em paralelo com o debian que é mais fácil o controle de banda.


    www.webmin.com (interface gráfica)

    Pacotes *.rpm (Fedora, CentOS, Red Hat, SUSE...)
    Pacotes *.deb (Debian, Ubuntu e Derivados...)

  7. #7

    Padrão Re: Controle de banda

    Citação Postado originalmente por aprendiz_ce Ver Post
    Olá,

    Mas não fica complicado de implementar o HTB com o SQUID? Pergunto porque de uma certa forma necessito dos dois. Agora, porque que o colega não aconselha o uso do delay do squid? Falando do HTB: Com ele posso colocar todas as máquina do 10% do link e outra dois máquinas com 100% sem a necessidade de criar um "regra" para cada máquina/IP?

    Grato e aguardo seu comentário.
    Olá, Para mim tanto faz se vou fazer isso na mão ou com alguma ferramenta de apoio. Sou como você... prefiro a "telinha preta" também, mas como no meu caso eu nunca fiz controle de banda e a coisa já está "rodando", necessito de algo prático e rápido para não causa possíveis parada demoradas/longas para implementar isso. Outra coisa: Eu não gostaria de criar uma script para cada máquina/estação na rede, pois sempre que aparecer uma estação nova terei que criar um script para a mesma. Queria algo genérico, que eu pudesse definir quem "anda a 100%" e quem "anda a 10%", só isso. Seguindo a sua orientação e usando GRUPOS tipo grupo A (100%) e grupo B (10%) ficaria como eu necessito? Muito obrigado pela sua valiosa atenção e aguardo seu comentário.