+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Quantos clientes consigo atender com 300Mbps dedicado e qual é melhor, Hotspot ou PPPoE ?

    Com 300 Mbps quantos clientes consigo atender com planos de 1 e 2 Mbps? Geralmente utilizamos CPE NanoLoco M5 porém pretendemos utilizar a CPE MaxxStation com firmware da UBNT.

    Temos cerca de 6 mil clientes ativos, o servidor de cache esta em fase de implantação.

    Outra duvida, qual serviço é melhor PPPoE ou Hotspot ?

    Desculpas se estiver algo errado, sou iniciante aqui.

  2. #2

    Padrão Re: Quantos clientes consigo atender com 300Mbps dedicado e qual é melhor, Hotspot ou PPPoE ?

    e ai amigo eu atualizou a sua max station para ubnt me add ai no skype djdanilooliver

  3. #3

    Padrão Re: Quantos clientes consigo atender com 300Mbps dedicado e qual é melhor, Hotspot ou PPPoE ?

    Citação Postado originalmente por Fillipe Dayvid Ver Post
    Com 300 Mbps quantos clientes consigo atender com planos de 1 e 2 Mbps? Geralmente utilizamos CPE NanoLoco M5 porém pretendemos utilizar a CPE MaxxStation com firmware da UBNT.

    Temos cerca de 6 mil clientes ativos, o servidor de cache esta em fase de implantação.

    Outra duvida, qual serviço é melhor PPPoE ou Hotspot ?

    Desculpas se estiver algo errado, sou iniciante aqui.
    Recomendo pppoe, mais pra isso vc tem que ter um bom hardware para seu servidor, pois em pppoe consome bem mais processamento, que hotspot, e com essa quantidade de clientes que vc quer atender acredito que em hotspot não é viável, quanto a quantidade de clientes que pretende atender é meio complexo de se definir pois isso se baseia no perfil dos seus clientes. no meu caso tenho 300 clientes e tenho 100 mb com planos de 1 mb até 4mb em horários de pico chega a conectar até 198 clientes com consumo de mais ou menos 30 a 45 megas.

  4. #4

    Padrão Re: Quantos clientes consigo atender com 300Mbps dedicado e qual é melhor, Hotspot ou PPPoE ?

    Citação Postado originalmente por Brasileiro Ver Post
    e ai amigo eu atualizou a sua max station para ubnt me add ai no skype djdanilooliver
    Opa! Amigo obrigado pela resposta e por me add no skype... vamos lá, atualmente tenho problemas com algumas nano loco m5, elas encontram a minha célula com sinal bom porém não associa o mac de maneira alguma, já atualizei, resetei e nada.

    Algumas estão conectadas funcionando blz e do nada para de conectar, isso ta me deixando de cabelos em pé, pelo o que vi pode ser uma nano pirada hehe!

    Comprei 5 unidades da MaxxStation pra homologar na empresa, deve de chegar na próxima semana, caso seja positivo pretendo comprar 300 unidades de inicio.

    Você já utilizou essa CPE e foi positivo o resultado? Funciona com AIRMAX ?

  5. #5

    Padrão Re: Quantos clientes consigo atender com 300Mbps dedicado e qual é melhor, Hotspot ou PPPoE ?

    Reinan, obrigado pelo interesse em ajudar.

    Atualmente possuo planos de 600k, 1M e 2M, todos em 5GHz, em horários de pico chego a ter 2700 clientes conectados.

    Todos os nossos clientes rodam em Hotspot, temos 2 servidores Dell rodando o radius e nas principais rpts utilizamos RB 1100 como concentrador hotspot, porém a autenticação é no dell.

    A nossa rede roda em ospf e como eu disse dentro de alguns dias devemos rodar o servidor de Cache dedicado.

    Tenho um problema no atual cenário devido a fragilidade, fiz um levantamento de tenho uma grande quantidade de clientes que utilizam a mesma senha em vários pontos, estou olhando com a empresa elite soft que nos forneceu o radius pra bloquear mais de uma seção.

  6. #6
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Quantos clientes consigo atender com 300Mbps dedicado e qual é melhor, Hotspot ou PPPoE ?

    Basicamente existem 3 formas de se trabalhar. IPxMAC - PPPoE - HOtSPOT. Não existe melhor. Apenas o que me se adapta a cada realidade.

  7. #7

    Padrão Re: Quantos clientes consigo atender com 300Mbps dedicado e qual é melhor, Hotspot ou PPPoE ?

    Felipe, sobre os radios 5.8 qual vc esta usando? tanto nas torres quantos nos clientes?

    grato
    Rafael
    Citação Postado originalmente por Fillipe Dayvid Ver Post
    Reinan, obrigado pelo interesse em ajudar.

    Atualmente possuo planos de 600k, 1M e 2M, todos em 5GHz, em horários de pico chego a ter 2700 clientes conectados.

    Todos os nossos clientes rodam em Hotspot, temos 2 servidores Dell rodando o radius e nas principais rpts utilizamos RB 1100 como concentrador hotspot, porém a autenticação é no dell.

    A nossa rede roda em ospf e como eu disse dentro de alguns dias devemos rodar o servidor de Cache dedicado.

    Tenho um problema no atual cenário devido a fragilidade, fiz um levantamento de tenho uma grande quantidade de clientes que utilizam a mesma senha em vários pontos, estou olhando com a empresa elite soft que nos forneceu o radius pra bloquear mais de uma seção.

  8. #8

    Padrão Re: Quantos clientes consigo atender com 300Mbps dedicado e qual é melhor, Hotspot ou PPPoE ?

    Citação Postado originalmente por rfferraz Ver Post
    Felipe, sobre os radios 5.8 qual vc esta usando? tanto nas torres quantos nos clientes?

    grato
    Rafael

    Opa! desculpa pela demora, tive um problema nesse meio tempo e tive que afastar um pouco.

    Más vamos lá, utilizamos Rocket M5 com basestation 90º ou 120º e nos clientes NanoLoco M5 até 1,5Km, LocoStation M5 até 2KM e até 2,5Km utilizamos AirGrid M5HP.

    Não utilizamos em distancia maior.

    Agora estamos pensando em abandonar UBNT, tem dado muito problema, queima demais, perde potencia e por ai vai.

    O que tenho testado é a linha Intelbras.

    Abraços.