+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Opinião sobre mudança de topologia

    Seguinte galera, atualmente tenho a seguinte topologia em meu provedor

    Link->Mikrotik(BGP)->RB's Mikrotik Autenticando PPPOe->Clientes

    Recebo o link ele passa por uma rb mikrotik que faz o BGP, e em cada torre minha tenho uma outra RB fazendo a autenticação PPPoe, controle de banda, etc.

    Gostaria de mudar para essa topologia

    Link->Mikrotik(BGP)->Mikrotik Autenticando PPPOe->RB's em Bridge->Clientes

    Ou seja concentraria toda autenticação PPPoe em uma unica RB e deixaria as rbs das torres apenas para autenticação wireless.

    Minha duvida é se eu fizer isso perderei desempenho em minha rede? Melhoraria ou ficaria pior?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Opinião sobre mudança de topologia

    Esqueçe rede em bridge amigo bridge é gatonet, migra pra OSPF e seja feliz ai sim teus clientes vão sentir diferença. Vlw.

  3. #3

    Padrão Re: Opinião sobre mudança de topologia

    Olá amigo, usando OSPF eu consigo concentrar as autenticações em um unico lugar, ou ficara autenticando em cada torre?

  4. #4

    Padrão Re: Opinião sobre mudança de topologia

    Consegue sim, usa um servidor bom como autenticador pppoe em um único equipamento e as AP's ficam apenas para conectar a wireless.

  5. #5

    Padrão Re: Opinião sobre mudança de topologia

    Neste caso eu rodo ospf do bgp para o concentrador pppoe e do concentrador pppoe para as rbs?

  6. #6

    Padrão Re: Opinião sobre mudança de topologia

    Amigo, estabelece OSPF do concentrador até as rbs do pop.. (WAN)
    Dessa forma você pode ter contingência nos links...

    Cria uma núvem MPLS junto do concentrador e as rbs do pop..

    E dai separa a LAN dos clientes com VPLS (Painéis 2.4, Rocket M5 ou o que for que você use para atender os clientes).

    Dessa forma a tua WAN:
    Placa de rede do servidor até a RB que ta no POP ficam em bridge, mas os clientes tem um túnel direto com o concentrador.
    Você pode fazer 1 túnel por POP, 1 túnel por painél... fica tudo bem isolado e separado.

    Consome menos processador que rede roteada, e tem a segurança da mesma.

    Se você tem a possibilidade de fazer isso na sua rede: Faça.

    Só pense na limitação que o concentrador terá..
    Aqui já chegamos a conclusão que o melhor cenário de concentrador é:
    Dell R210 II com o processador de maior clock que conseguir (Não mais núcleos, mais CLOCK).
    E com ele, atendemos BEM 850/900 clientes.

    Pensando nisso já ve como ficará sua divisão de rede/concentradores.

  7. #7

    Padrão Re: Opinião sobre mudança de topologia

    Olá amigos,hj eu possuo um concentrador pppoe rb1100 e três torres em brigde.
    Funciona porem do nada vejo desconexões e isso me incomoda.
    Se eu colocar estas torres em osf pode melhorar?
    A rb1100 consegue segura 400 clientes pppoe?

  8. #8

    Padrão Re: Opinião sobre mudança de topologia

    os caras aprendem meia duzia de termo "OSPF" .. e fala que bridge eh gatonet ... tem q voltar pra escola mesmo... !!



    meiobit: voce pode encapsular o trafego dos clientes com vlan, vpls ou ate mesmo EOIP ou GRE até um concentrador principal onde autentica todo mundo... pode inclusive jogar o trafego em varios concentradores.. dividindo a carga entre eles... e tendo beneficio de fail-over... se um cair.. os clientes reconectam no(s) que fica(m) disponivel(is) !!

  9. #9

    Padrão Re: Opinião sobre mudança de topologia

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    os caras aprendem meia duzia de termo "OSPF" .. e fala que bridge eh gatonet ... tem q voltar pra escola mesmo... !!



    meiobit: voce pode encapsular o trafego dos clientes com vlan, vpls ou ate mesmo EOIP ou GRE até um concentrador principal onde autentica todo mundo... pode inclusive jogar o trafego em varios concentradores.. dividindo a carga entre eles... e tendo beneficio de fail-over... se um cair.. os clientes reconectam no(s) que fica(m) disponivel(is) !!

    Eu iria comentar sobre essas coisas agora, porque do jeito que o rapaz colocou acima, não entendi como o OSPF iria fazer a autenticação ocorrer em um local só. Como o alexandre já falou, vc continua com sua rede roteada, configura OSPF, e encapsula o trafego dos clientes até o concentrador, as opções estão ai. Aqui a rede é toda roteada e já uso OSPF, estou estudando direito o MPLS para poder criar uma nuvem e encapsular tudo com VPLS.