+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão linha telefonica analogica roteando para outra linha dentro do mikrotik?

    Olá pessoal.
    Estou cm uma idéia um pouco louca e incomum, mas gostaria de perguntar para o pessoal mais experiente se minha idéia é loucura ou possível no mikrtik.

    Bom, eu posso colocar uma placa de fax modem no mikrotik para receber ligações telefonicas e "rotear" ou transferir esta ligação para outro fax modem com outra linha telefonica?
    Acredito que o mikrotik não tem esta finalidade, mas seria possível algo deste tipo?

  2. #2

    Arrow Re: linha telefonica analogica roteando para outra linha dentro do mikrotik?

    FXS e FXO são as portas usadas por linhas de telefonia analógica (também conhecidas por POTS – Sistema de Telefonia Tradicional ).
    FXS - Foreign eXchange Station É a interface que fornece a linha analógica ao assinante. Em outras palavras, é o “plug na parede” que fornece o tom de discagem, corrente de energia e som.
    FXO - Foreign eXchange Office É a interface que recebe a linha analógica. É o plug no telefone ou aparelho de fax, ou o(s) plug(s) no seu sistema de telefonia analógica.
    Indica se o telefone está no gancho/fora do gancho (circuito fechado). Como a porta FXO está ligada a um dispositivo, tal como fax ou telefone, esse dispositivo é normalmente chamado de ‘dispositivo FXO’.
    FXO e FXS estão sempre em pares, de modo semelhante a um plug macho / fêmea.

    O gateway FXO
    Para conectar linhas telefônicas analógicas a um IP-PBX, você precisa de um gateway FXO. Isso permite que você conecte a porta FXO (do telefone analógico ou PABX) à porta do gateway, o que transforma uma linha telefônica analógica em uma ligação VoIP.
    -- Porque "Gateway FXO"? Sendo que quem origina o tom é a operadora através de uma porta FXS?
    Chama-se "Gateway FXO", porque, para o PABX IP, ele (o gateway) é um "Dispositivo FXO", pois pega o sinal que o telefone analógico não entende do PABX (como se fosse um dispositivo FXO pegando sinal de uma porta FXS) e converte para um sinal analógico. As portas de saída do "Gateway FXO" para o telefone analógico são FXS.
    O gateway FXS
    O gateway FXS é usado para conectar uma ou mais linhas de um PBX convencional a um sistema de telefonia VoIP ou a um provedor. É preciso um gateway FXS para conectar as portas FXO (que normalmente estão conectadas à companhia telefônica) à Internet ou a um sistema VoIP.

    Conexão
    Procedimentos FXS/ FXO – funcionamento técnico Se quiser saber mais detalhes técnicos sobre o funcionamento das portas FXS/ FXO, esta é a seqüencia exata:
    Ao realizar uma chamada:
    Tire o telefone do gancho (dispositivo FXO). A porta FXS detecta que o telefone está fora do gancho. Digite um número de telefone, que é transmitido à porta FXS em Tom Duplo de Multifrequência (DTMF).
    Ligação interna: A porta FXS recebe a ligação, e então envia um impulso tônico (som) ao dispositivo FXO anexado. O telefone toca. Assim que alguém atende, pode responder a chamada. Finalizando uma ligação – normalmente a porta FXS conta com qualquer dispositivo FXO conectado para finalizar a ligação.
    Nota: A porta FXS recebe uma tensão de aproximadamente 48 volts DC . É por isso que alguns sentem um ‘leve’ choque ao tocar numa linha telefônica conectada.


  3. #3

    Padrão Re: linha telefonica analogica roteando para outra linha dentro do mikrotik?

    Muito obrigado pela explicação! Mas seguindo este raciocínio, qual sería a forma para transferir esta ligação que eu estou recebendo através de outra "linha"? A sequencia seria: Recebe a ligação através de um tronco e a central disca para um numero especifico e roteia aquela primeira ligação recebida através desta segunda chamada feita através desta outra linha. Sei que tem centrais telefônicas que fazem isto, mas seria a unica forma?

  4. #4

    Lightbulb Re: linha telefonica analogica roteando para outra linha dentro do mikrotik?

    Você tem que ter uma placa FXO (local da linha) de um lado e uma FXS do outro (local remoto).
    O ideal é ter um micro rodando um IP PABX (http://www.3cx.com.br/) com um tronco e um ramal, tem umas versões reduzidas free.
    Não sei se o mikrotik roda alguma versão do Asterisk, se tiver pode ser uma solução.

  5. #5

    Padrão Re: linha telefonica analogica roteando para outra linha dentro do mikrotik?

    Muito obrigado diretor!!!! Vou olhar este material!!