+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Devo aterrar as duas ou somente uma das pontas?

    Pessoal, tenho um rack em uma guarita na parte de baixo da torre. Uso cabos de rede blindados. Na torre, existem caixas herméticas onde estão localizadas as fontes PoE, logo o que desce da torre para os equipamentos na guarita é o cabo LAN. Eu criei um terra com algumas hastes fincadas no solo e o utilizei para aterrar os equipamentos que estão na guarita, logo a ponta do cabo de rede que chegam nestes equipamentos (switchs e RBs) estão sendo aterradas. A minha dúvida é, com relação a ponta do cabo de rede lá em cima da torre, eu devo aterra-las ou não? Se sim, como? Subindo o meu terra da guarita ou usando o terra da própria torre?

  2. #2

    Padrão Re: Devo aterrar as duas ou somente uma das pontas?

    Citação Postado originalmente por dmagno Ver Post
    Pessoal, tenho um rack em uma guarita na parte de baixo da torre. Uso cabos de rede blindados. Na torre, existem caixas herméticas onde estão localizadas as fontes PoE, logo o que desce da torre para os equipamentos na guarita é o cabo LAN. Eu criei um terra com algumas hastes fincadas no solo e o utilizei para aterrar os equipamentos que estão na guarita, logo a ponta do cabo de rede que chegam nestes equipamentos (switchs e RBs) estão sendo aterradas. A minha dúvida é, com relação a ponta do cabo de rede lá em cima da torre, eu devo aterra-las ou não? Se sim, como? Subindo o meu terra da guarita ou usando o terra da própria torre?
    se ta usando cabo blindado e conector blindado e ta aterrado em baixo, ja ta tudo certo, so aterre tbm o pé da torre!

  3. #3
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Devo aterrar as duas ou somente uma das pontas?

    Amigo o aterramento serve para diminuir as chances de queima dos seus equipamentos, esse aterramento conduz qualquer descarga que chegue à sua torre até o solo, logo não faz sentido você aterrar apenas uma das pontas, tendo em vista que uma descarga pode atingir diretamente uma antena e logo em seguida passar pelo rádio. Para não haver diferença de potencial é aconselhável que o aterramento do cabo e da torre sejam o mesmo, nesse caso o aterramento deve ser completo, desde os cartões de rbs até o rack. Se tiver dúvidas e queira saber mais sobre o assunto procura no google sobre SPDA (Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas), isso pode fazer a diferença ao enfrentar uma tempestade. Espero ter ajudado.

  4. #4

    Padrão Re: Devo aterrar as duas ou somente uma das pontas?

    Minha preocupação maior não é nem com tempestades, e sim com interferência. Essa torre onde está os meus equipamentos possui equipamentos de TV e FM. Os meus rádios Rocket estão negociando a 10Mb na sua interface LAN com uma RB1000 que está no rack em baixo. Como disse, os injetores dos rádios estão em cima da torre dentro de uma caixa hermética, saindo de dentro desta caixa o cabo PoE (blindado) para os rádios próximos e as saídas LAN do injetor indo para baixo da torre (60m de cumprimento) chegando em um rack e ligado em uma RB1000. Já testei com diversos cabos (ubiquiti, MTP) o último agora foi um Furukawa cat6 blindado, mas não resolveu. Eu tenho um terra na guarita e aterrei os equipamentos com ele, na saída do no-break subi com os três fios (fase, neuto e terra) até a caixa hermética para alimentar os injetores na torre. Esse é o meu cenário atual. A torre já tem um terra próprio (que não uso). O que estou pensando em fazer agora é pegar o terra da torre (extraindo de uma parte metálica sua qualquer, próximo a caixa hermética) e unir ao meu terra que está chegando lá em cima, o que vocês acham?

  5. #5

    Padrão Re: Devo aterrar as duas ou somente uma das pontas?

    Dependendo do rádio, você aterra ele, e aterra também a ponta de baixo. Se for rádio com carcaça não condutora, você tem que aterrar a malha do cabo de rede, senão vai criar uma diferença de potencial entre as duas pontas, o que é pior que não aterrar.

    Sempre fiz desta forma, recomendado pelo pessoal da AsGa e Radwin.

    Abraços

  6. #6

    Padrão Re: Devo aterrar as duas ou somente uma das pontas?

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Dependendo do rádio, você aterra ele, e aterra também a ponta de baixo. Se for rádio com carcaça não condutora, você tem que aterrar a malha do cabo de rede, senão vai criar uma diferença de potencial entre as duas pontas, o que é pior que não aterrar.

    Sempre fiz desta forma, recomendado pelo pessoal da AsGa e Radwin.

    Abraços
    Opa! Os rádios que utilizo são os Rockets da Ubiquiti, a carcaça deles não é condutora, logo eles não fazem contato elétrico com a estrutura da torre. O cabo Poe que sai dele é blindado (o conector RJ45 também), este cabo vai até a saída poe do injetor, injetor este que está sendo alimentado pela fiação elétrica que subi da guarita até a torre (fase, neutro e terra), ainda assim eu preciso aterrar a ponta do cabo que está ligada no lado do rádio?

  7. #7
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Devo aterrar as duas ou somente uma das pontas?

    Citação Postado originalmente por dmagno Ver Post
    Opa! Os rádios que utilizo são os Rockets da Ubiquiti, a carcaça deles não é condutora, logo eles não fazem contato elétrico com a estrutura da torre. O cabo Poe que sai dele é blindado (o conector RJ45 também), este cabo vai até a saída poe do injetor, injetor este que está sendo alimentado pela fiação elétrica que subi da guarita até a torre (fase, neutro e terra), ainda assim eu preciso aterrar a ponta do cabo que está ligada no lado do rádio?
    Agora entendi sua colocação: nesse caso o aterramento já existe, pois se tem conector blindado, este já está em contato com a parte metálica do rocket (trilhas e carcaça metálica da placa), esta parte por sua vez faz contato com o conector (parte externa) da antena e esta por sua vez está em contato com a torre que já está aterrada, ou seja se pegar um multímetro e deixar no modo de resistência entre a malha do cabo de rede e a torre, este resultado deve ser menor que 5 Ohms, se isso ocorrer seu aterramento na parte de cima já está feito, se for maior que 5 ohms, basta fazer contato da malha com a torre, na própria abraçadeira que prende a antena à torre, lembre-se de descascar a tinta para ficar metal com metal.