+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Primeiro Enlace, 20.9km vizada 10megas

    boa tarde a todos, estou querendo fazer um enlace de 20.9km.
    quero usar 2 Parabólica Aquário Mm-5829os com Bullet M5.

    no meu caso é assim. tenho uma torre de 32metros onde tem marcado Nh3 ponto mais alto...
    no ponto antena tenho uma torre de 24metros
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlaces.jpg
Visualizações:	343
Tamanho: 	182,0 KB
ID:      	47362
    alguém saberia se dar certo, quanto de sinal será q dar? alguém já fez algo parecido?

    Aguardo opiniões.

  2. #2

    Padrão Re: Primeiro Enlace, 20.9km vizada 10megas

    Boa tarde amigo, se a visada for realmente limpa, com essas antenas e bullet consegue alcançar 10mb tranquilamente. O sinal para algo aceitável deve ser de no mínimo -65 e o ccq deve ficar entre 95% a 100%. Vlw.

  3. #3

    Padrão Re: Primeiro Enlace, 20.9km vizada 10megas

    Citação Postado originalmente por Agner Vainer Ver Post
    Boa tarde amigo, se a visada for realmente limpa, com essas antenas e bullet consegue alcançar 10mb tranquilamente. O sinal para algo aceitável deve ser de no mínimo -65 e o ccq deve ficar entre 95% a 100%. Vlw.
    valeu parceiro, vou comprar as antenas, outra pergunta. qual seria melhor?

    Antena Parabólica Aquário Mm-5829os Off Set 5.8ghz 29dbi
    ou
    Antena Miniparabólica Aquário Mm-5825 5.8 Ghz 25 Dbi


    por lógica eu vou na de 29dbi, porem nao sei nem como alinhar essa antena parabólica...
    então, tou no aguardo nos relatos de alguem q usa ou ja usou;;;

  4. #4

    Padrão Re: Primeiro Enlace, 20.9km vizada 10megas

    Olá
    Pega a de 29dbi, para alinhar não tem segredo, configura os dois equipamentos na bancada, testa tudo certinho, deixa 100% funcionando em laboratorio o ptp, pra alinhar só tu ligar os dois pontos e tentar fazer o melhor apontamento possível, alinha um lado primeiro depois o outro e vai acompanhando o nível de sinal dentro do equipamento, quando o sinal e o ccq chegar a algo pareçido com o que descrevi a cima tá blz. Vlw.

  5. #5

    Padrão Re: Primeiro Enlace, 20.9km vizada 10megas

    Citação Postado originalmente por Agner Vainer Ver Post
    Olá
    Pega a de 29dbi, para alinhar não tem segredo, configura os dois equipamentos na bancada, testa tudo certinho, deixa 100% funcionando em laboratorio o ptp, pra alinhar só tu ligar os dois pontos e tentar fazer o melhor apontamento possível, alinha um lado primeiro depois o outro e vai acompanhando o nível de sinal dentro do equipamento, quando o sinal e o ccq chegar a algo pareçido com o que descrevi a cima tá blz. Vlw.
    amigao so pegando carona aqui. este quite ai antena aquario e bullet seria menhor que uma nanobridg25?

  6. #6

    Padrão Re: Primeiro Enlace, 20.9km vizada 10megas

    Se vc tem os equipamentos blz,caso não tenha eu iria logo de rocket disc 30dbi.

  7. #7

    Padrão Re: Primeiro Enlace, 20.9km vizada 10megas

    Citação Postado originalmente por isaquias Ver Post
    amigao so pegando carona aqui. este quite ai antena aquario e bullet seria menhor que uma nanobridg25?
    100mil vezes amigo, tem um maior alcance e uma qualidade muito superior no link, nos horários de pico.

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Primeiro Enlace, 20.9km vizada 10megas

    Citação Postado originalmente por Allan Araujo Ver Post
    valeu parceiro, vou comprar as antenas, outra pergunta. qual seria melhor?

    Antena Parabólica Aquário Mm-5829os Off Set 5.8ghz 29dbi
    ou
    Antena Miniparabólica Aquário Mm-5825 5.8 Ghz 25 Dbi


    por lógica eu vou na de 29dbi, porem nao sei nem como alinhar essa antena parabólica...
    então, tou no aguardo nos relatos de alguem q usa ou ja usou;;;

    Allan, bom dia.
    Bom, se queres alinhamento preciso , sem dor de cabeça, e rápido, usa antenas de dupla polaridade normais (29, 30 ou 34dbi).
    Para alinhar antenas Off-set, que são ótimas de sinal tbm, deves colocar as mesmas em +ou- 70graus na torre. ela fica com a parte do disco meio virado pra baixo...e tem que ir alinhando conforme o outro lado (altura).
    Veja as fotos e vc entenderá como alinhar.
    Aperte bem os parafusos pois o vento neste tipo de antena costuma tirar elas de posição.
    Se o seu ponto 2 estiver mais baixo que o ponto 1, a antena ficará mais pra baixo ainda do que os 70° iniciais de alinhamento.
    Qualquer dúvida nos consulte.
    Abraço.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         alinhamento offset.jpg
Visualizações:	247
Tamanho: 	4,2 KB
ID:      	47417 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images.jpg
Visualizações:	193
Tamanho: 	5,1 KB
ID:      	47418
    OBS>> no feeder da antena.....cabo apontando pra baixo ou pra cima é polarização vertical.....e o inverso, polarização horizontal.
    Última edição por leandrolopeswifi; 13-08-2013 às 14:00.

  9. #9

    Padrão Re: Primeiro Enlace, 20.9km vizada 10megas

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Allan, bom dia.
    Bom, se queres alinhamento preciso , sem dor de cabeça, e rápido, usa antenas de dupla polaridade normais (29, 30 ou 34dbi).
    Para alinhar antenas Off-set, que são ótimas de sinal tbm, deves colocar as mesmas em +ou- 70graus na torre. ela fica com a parte do disco meio virado pra baixo...e tem que ir alinhando conforme o outro lado (altura).
    Veja as fotos e vc entenderá como alinhar.
    Aperte bem os parafusos pois o vento neste tipo de antena costuma tirar elas de posição.
    Se o seu ponto 2 estiver mais baixo que o ponto 1, a antena ficará mais pra baixo ainda do que os 70° iniciais de alinhamento.
    Qualquer dúvida nos consulte.
    Abraço.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         alinhamento offset.jpg
Visualizações:	247
Tamanho: 	4,2 KB
ID:      	47417 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images.jpg
Visualizações:	193
Tamanho: 	5,1 KB
ID:      	47418
    umm muito boa esta esplicaçao. amigo tenho certeza que vai ajudar nao so o noso amigo com muita gente aqui no topico

  10. #10

    Padrão Re: Primeiro Enlace, 20.9km vizada 10megas

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Allan, bom dia.
    Bom, se queres alinhamento preciso , sem dor de cabeça, e rápido, usa antenas de dupla polaridade normais (29, 30 ou 34dbi).
    Para alinhar antenas Off-set, que são ótimas de sinal tbm, deves colocar as mesmas em +ou- 70graus na torre. ela fica com a parte do disco meio virado pra baixo...e tem que ir alinhando conforme o outro lado (altura).
    Veja as fotos e vc entenderá como alinhar.
    Aperte bem os parafusos pois o vento neste tipo de antena costuma tirar elas de posição.
    Se o seu ponto 2 estiver mais baixo que o ponto 1, a antena ficará mais pra baixo ainda do que os 70° iniciais de alinhamento.
    Qualquer dúvida nos consulte.
    Abraço.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         alinhamento offset.jpg
Visualizações:	247
Tamanho: 	4,2 KB
ID:      	47417 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images.jpg
Visualizações:	193
Tamanho: 	5,1 KB
ID:      	47418
    OBS>> no feeder da antena.....cabo apontando pra baixo ou pra cima é polarização vertical.....e o inverso, polarização horizontal.
    Boa tarde, amigo, muito bom mesmo, tenho certeza q agora vai dar tudo certo, esperando as antenas chegarem, quando chegar, posto os resultados para ajudar outros membros... isso q é o bom do fórum.

  11. #11

    Padrão Re: Primeiro Enlace, 20.9km vizada 10megas

    Bom saber, estou comprando uma antena mini parabólica 25dbi da aquário mas ao invés de usar um bullet M5 nela, vou usar uma RB 433AH com um cartão, acho que vai ficar bom. e uma nanobridge também de 25dbi mais uma powerbeam de 30dbi, vou fazer um ponto a ponto com elas mandando de uma torre para uma segunda torre e mandando o link para a terceira torre em outro bairro próximo espero que consiga. Depois posto o resultado aqui.