+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Internet + clientes na mesma interface

    Bom dia, estou necessitando trafegar "Internet + Clientes" em determinado trecho da rede. Conforme figura anexa, estamos desabilitando o trecho em "verde musgo" indicado pela seta na cor roxa (por onde atualmente temos saída para internet).
    Pretende-se desviar tráfego INTERNET considerando instalações de novos equipamentos pela rota indicada pela seta em amarelo e atendemos clientes nas bridges em azul ao longo do trecho indicado pela seta em verde. Ocorre que em determinados pontos haverá tráfego de "Internet + clientes". Como solução penso em habilitar uma VLAN entre o #ROTEADOR# e o #SERVIDOR#. É isso?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede ATUS ajustada.jpg
Visualizações:	86
Tamanho: 	66,0 KB
ID:      	47494  

  2. #2

    Question Re: Internet + clientes na mesma interface

    Citação Postado originalmente por tadeusantos Ver Post
    Bom dia, estou necessitando trafegar "Internet + Clientes" em determinado trecho da rede. Conforme figura anexa, estamos desabilitando o trecho em "verde musgo" indicado pela seta na cor roxa (por onde atualmente temos saída para internet).
    Pretende-se desviar tráfego INTERNET considerando instalações de novos equipamentos pela rota indicada pela seta em amarelo e atendemos clientes nas bridges em azul ao longo do trecho indicado pela seta em verde. Ocorre que em determinados pontos haverá tráfego de "Internet + clientes". Como solução penso em habilitar uma VLAN entre o #ROTEADOR # e o #SERVIDOR #. É isso?
    Com alguma dificuldade aqui para fazer acontecer a VLAN.
    No #SERVIDOR #:
    - adiciono vlan10 na mesma interface que atende aos clientes
    - atribuo o ip 10.10.10.1 a vlan10
    - altero o ip (a.b.c.238/29) da eth link antigo para a eth clientes
    No #ROTEADOR #:
    - adiciono vlan10 na ether que segue para dentro da rede
    - atribuo o ip 10.10.10.2 a vlan10
    - altero o ip (a.b.c.233/29) da eth link antigo para a eth da nova rota.
    Apenas isso não seria suficiente ao funcionamento do serviço?

  3. #3

    Padrão Re: Internet + clientes na mesma interface

    Considere o meio por onde as vlans vao se propagar, tem algum router, ou totalmente em bridge?? Lembrando q a Vlan, as interfaces devem se enxergarem, para ser dessa forma como vc disse.
    Exemplo
    Vlan1(Id10) ------------------------------ Vlan1(id10)
    IP - xxx.1/30 ---------------------------- xxx.2/30
    Havera comunicacao entre elas.
    Agora se o que vc quer e duas portas fisicas - Crie uma bridge e adicione as portar + a Vlan.

    Nao conheco muito, posso estar errado. Fica ai a minha contribuicao.