+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda - Equipamentos para um novo provedor.

    Olá, bom dia a todos! Nessa última semana dei entrada na minha ortoga SCM, pois estou de uma vez por todas, disposto a abrir um provedor de acesso na minha cidade. É uma cidade pequena, 15 mil habitantes(zona urbana), aqui já tem 2 provedores, um é mais ou menos, o outro só vejo reclamações rsrs, sem falar na velox, que é uma verdadeira BO$5TA. Como podem ver, quero algo de qualidade, a princípio já quero ir e 5.8 ghz. Pois vejo falar muito, que com ela, vou ter menos do de cabeça, e sem falar nos benefícios. Então, logo de início vou atender clientes corporativos, e orgãos públicos, só depois, é que eu quero expandir para clientes comuns. ESTRUTURA: 1. Já possuo uma torre de 20 M; 2. O link dedicado da internet, vou trazer via rádio, pois um provedor de uma cidade vizinha possui uma torre a uns 2KM de onde vou montar a minha, pretendo trazer de inicio 6 MB FULL. PERFIL DOS CLIENTES: Como bem falei, no começo irei atender apenas clientes corporativos, tipo, em um prédio vou liberar 2MB, onde nele, possa atendar cerca de 15 computadores, isso, numa sub-red, recebendo o sinal por nano loco M5 ou por uma CPE, e jogando o SINAL por todo o prédio via wiriless por um roteador. Seria mais ou menos isso mesmo? alguem me aconselha outra maneira, caso eu esteja errado? Haa, vale lembrar, que nesses departamentos, eu pretendo fazer controle de MAC e Banda, isso fora de minha rede, tipo, eu librei 2 MB pra esse departamento, la, eles se viram com essa banda, pra dividir entre as maquinas, isso seria feito pela nano loco m5/CPE ou pelo roteador, onde que jogaria o sinal wi fi ? Um Amigo, me recomendou os seguintes equipamentos para a torre: 3 Antena Setorial Basestation Airmax 20 Dbi 90º Ubiquiti 3 Ubiquiti Rocket M5 Airmax 500mw 5,8ghz 1 Switch 3com 24 Gigabit Gerenciável Spf 3cr17661-91 1 Mikrotik- Routerboard Rb 450g Licença Nível 5 1 Nobreak Sms Net4+ 1400va Bivolt C/ Engate P/ Bateria Externa 1 Bateria Automotiva 60amp PS: Tive pesquisando tb, e vi esse produto:http://www.computechloja.com.br/prod...MIMO-Rocket-M5 Oque vcs me dizem? dá pra substituir as setoriais + rockets m5? Sobre o rotedor para jogar o sinal internamente, com o cabo plugado vindo da nano loco m5 ou CPE, qual vcs me recomendam? Bem, é basicamente isso, espero que eu possa ser ajudado! Abraços a todos!

  2. #2

    Smile Re: Ajuda - Equipamentos para um novo provedor.

    Citação Postado originalmente por pedropsantos Ver Post
    Olá, bom dia a todos! Nessa última semana dei entrada na minha ortoga SCM, pois estou de uma vez por todas, disposto a abrir um provedor de acesso na minha cidade. É uma cidade pequena, 15 mil habitantes(zona urbana), aqui já tem 2 provedores, um é mais ou menos, o outro só vejo reclamações rsrs, sem falar na velox, que é uma verdadeira BO$5TA. Como podem ver, quero algo de qualidade, a princípio já quero ir e 5.8 ghz. Pois vejo falar muito, que com ela, vou ter menos do de cabeça, e sem falar nos benefícios. Então, logo de início vou atender clientes corporativos, e orgãos públicos, só depois, é que eu quero expandir para clientes comuns. ESTRUTURA: 1. Já possuo uma torre de 20 M; 2. O link dedicado da internet, vou trazer via rádio, pois um provedor de uma cidade vizinha possui uma torre a uns 2KM de onde vou montar a minha, pretendo trazer de inicio 6 MB FULL. PERFIL DOS CLIENTES: Como bem falei, no começo irei atender apenas clientes corporativos, tipo, em um prédio vou liberar 2MB, onde nele, possa atendar cerca de 15 computadores, isso, numa sub-red, recebendo o sinal por nano loco M5 ou por uma CPE, e jogando o SINAL por todo o prédio via wiriless por um roteador. Seria mais ou menos isso mesmo? alguem me aconselha outra maneira, caso eu esteja errado? Haa, vale lembrar, que nesses departamentos, eu pretendo fazer controle de MAC e Banda, isso fora de minha rede, tipo, eu librei 2 MB pra esse departamento, la, eles se viram com essa banda, pra dividir entre as maquinas, isso seria feito pela nano loco m5/CPE ou pelo roteador, onde que jogaria o sinal wi fi ? Um Amigo, me recomendou os seguintes equipamentos para a torre: 3 Antena Setorial Basestation Airmax 20 Dbi 90º Ubiquiti 3 Ubiquiti Rocket M5 Airmax 500mw 5,8ghz 1 Switch 3com 24 Gigabit Gerenciável Spf 3cr17661-91 1 Mikrotik- Routerboard Rb 450g Licença Nível 5 1 Nobreak Sms Net4+ 1400va Bivolt C/ Engate P/ Bateria Externa 1 Bateria Automotiva 60amp PS: Tive pesquisando tb, e vi esse produto:http://www.computechloja.com.br/prod...MIMO-Rocket-M5 Oque vcs me dizem? dá pra substituir as setoriais + rockets m5? Sobre o rotedor para jogar o sinal internamente, com o cabo plugado vindo da nano loco m5 ou CPE, qual vcs me recomendam? Bem, é basicamente isso, espero que eu possa ser ajudado! Abraços a todos!
    Bom dia amigo. Bom para quem está iniciando quero dar os parabéns pois está preocupado em iniciar legalmente falando corretamente. para que possamos dar uma opinião melhor seria interessante conhecer melhor a localidade onde estará instalando seus equipamentos, pois é meio complicado dizer que iniciar em 5.8 é a solução pra todos os problemas pois está frequência também tem suas desvantagens, para funcionar perfeito tem que ter visada limpa totalmente e o alinhamento perfeito. Se sua cidade for muito montanhosa ou com prédios muito altos isto pode ser um problema, no entanto pode-se criar micro células no lugares mais distantes e onde você quiser colocar roteadores para compartilhamento dos clientes pode colocar roteador 2.4 mesmo, mas como você fala que é cliente empresarial, eu faria cabeada tipo cliente recebe via rádio e o compartilhamento cabeado, assim evitando de ter perdas na entrega do cliente final. Quanto aos painéis de 20 db dependendo muito de onde vá atender não é muito legal usar painéis com tanto ganho, as soluções da computech atendem muito bem tanto para perto quanto para um pouco distante se você levar em consideração que vai montar células na sua cidade não precisa de tanto ganho assim logo quanto menos "potencia" melhor, volto a dizer seria interessante se detalhasse melhor o seu ambiente.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda - Equipamentos para um novo provedor.

    Citação Postado originalmente por pedropsantos Ver Post
    Olá, bom dia a todos! Nessa última semana dei entrada na minha ortoga SCM, pois estou de uma vez por todas, disposto a abrir um provedor de acesso na minha cidade. É uma cidade pequena, 15 mil habitantes(zona urbana), aqui já tem 2 provedores, um é mais ou menos, o outro só vejo reclamações rsrs, sem falar na velox, que é uma verdadeira BO$5TA. Como podem ver, quero algo de qualidade, a princípio já quero ir e 5.8 ghz. Pois vejo falar muito, que com ela, vou ter menos do de cabeça, e sem falar nos benefícios. Então, logo de início vou atender clientes corporativos, e orgãos públicos, só depois, é que eu quero expandir para clientes comuns. ESTRUTURA: 1. Já possuo uma torre de 20 M; 2. O link dedicado da internet, vou trazer via rádio, pois um provedor de uma cidade vizinha possui uma torre a uns 2KM de onde vou montar a minha, pretendo trazer de inicio 6 MB FULL. PERFIL DOS CLIENTES: Como bem falei, no começo irei atender apenas clientes corporativos, tipo, em um prédio vou liberar 2MB, onde nele, possa atendar cerca de 15 computadores, isso, numa sub-red, recebendo o sinal por nano loco M5 ou por uma CPE, e jogando o SINAL por todo o prédio via wiriless por um roteador. Seria mais ou menos isso mesmo? alguem me aconselha outra maneira, caso eu esteja errado? Haa, vale lembrar, que nesses departamentos, eu pretendo fazer controle de MAC e Banda, isso fora de minha rede, tipo, eu librei 2 MB pra esse departamento, la, eles se viram com essa banda, pra dividir entre as maquinas, isso seria feito pela nano loco m5/CPE ou pelo roteador, onde que jogaria o sinal wi fi ? Um Amigo, me recomendou os seguintes equipamentos para a torre: 3 Antena Setorial Basestation Airmax 20 Dbi 90º Ubiquiti 3 Ubiquiti Rocket M5 Airmax 500mw 5,8ghz 1 Switch 3com 24 Gigabit Gerenciável Spf 3cr17661-91 1 Mikrotik- Routerboard Rb 450g Licença Nível 5 1 Nobreak Sms Net4+ 1400va Bivolt C/ Engate P/ Bateria Externa 1 Bateria Automotiva 60amp PS: Tive pesquisando tb, e vi esse produto:http://www.computechloja.com.br/prod...MIMO-Rocket-M5 Oque vcs me dizem? dá pra substituir as setoriais + rockets m5? Sobre o rotedor para jogar o sinal internamente, com o cabo plugado vindo da nano loco m5 ou CPE, qual vcs me recomendam? Bem, é basicamente isso, espero que eu possa ser ajudado! Abraços a todos!
    Olá meu amigo boa sorte nesse mundo de provedor de internet, vamos lá a receita do bolo, hoje a solução mais barata e muito boa é a combinação de ubnt com o gerenciamento mikrotik, se quiser trabalhar com tudo homologado ta feio a coisa porque as melhores basestation ubnt a de 16 e 17 dbi não são homologadas, o superPop computech é homologado só na faixa 5,8 ghz , perde-se o resto de faixa faixas de 5,4 até 5,7 ghz, ai tem os nano-M5 é homologado a desvantagem é a abertura dele que é em torno de 40º precisa de uns 8 pra fechar o 360º mais fora isso é bom como Ap. Agora se vc não se preocupa com equipamento homologado ou não, vai de basestation de 16 dbi a angulação dela é 120º para vc que ta começando é melhor essa, depois pode colocar as 17 dbi de 90º para aumentar a cartela de clientes, radio rocket m5 , enlaces nanobridge se possível com radome, as antenas da computech são ótimas o kit superpop ou os kit enlaces deles são padrão o problema é o preço, no sistema de alimentação eu iria de nobreak dc + patch painel de 10 da http://www.ccn-ind.com.br/ ou http://www.volt.ind.br/ e 2 baterias fazendo 24v. Nobreaks normal só da dor de cabeça e a autonomia pequena. espero ter ajudado.

    Se ajudei, clique na *Estrelinha*, isso incentiva.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda - Equipamentos para um novo provedor.

    olá amigo, também estou entrando com outorga pela licença scm, depois de muito pesquisar, decidi e não volto atrás, que meus aps serão da computech, antena totalmente blindada com shild, não gera nada de interferência, vou usar superpop com rocket, pois minha rede é 100% ubiquiti, espero ter ajudado

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda - Equipamentos para um novo provedor.

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    olá amigo, também estou entrando com outorga pela licença scm, depois de muito pesquisar, decidi e não volto atrás, que meus aps serão da computech, antena totalmente blindada com shild, não gera nada de interferência, vou usar superpop com rocket, pois minha rede é 100% ubiquiti, espero ter ajudado

    Com certeza amigo as antenas da computech são muito boas, o luciano é um profissional muito inteligente, sigo muito as instruções dele, só que as antenas superpop ta homologada na faixa 5,8 ghz , sendo que nessa orientação https://under-linux.org/showthread.php?t=147398 , nois perdemos as faixas de 5,4 a 5,7 , então se o cara quiser fazer tudo no correto as superpop deixa a desejar nessa parte. As basestation de 16 e 17 dbi também não são homologadas e todo mundo usa. Só que se a tia ana quiser empombar de vc usar uma frequência que não ta homologada eles podem.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda - Equipamentos para um novo provedor.

    debritto, eu acho que mesmo a faixa de frequencia das antenas da computech sendo "pequena", com poucos canais homologados ainda sairemos no lucro, tire um exemplo dos ponto-a-pontos com radome shild, são perfeitos, essas antenas também podem ser assim, eu vou arriscar