+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Base de Conhecimento VoIP Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash

    Este tópico visa compartilhar experiências, Base de Conhecimento em VoIP, Asterisk, TrixBox, Elastix, Disc-OS, PBX In A Flash, URA, IVR, Call Center e sistemas similares.
    Esclarecer dúvidas, postar experiências, manuais em PDF, configurações, hardware, softwares, etc...
    Bem Vindo !

  2. #2

    Lightbulb Re: Base de Conhecimento VoIP Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash

    Bom dia, comecei minha experiência com VOIP na parte de PABX IP com uma CIP 850 da Intelbras com 2 placas FXO com 2 entradas cada, olha a parte de hardware funciona, a parte de software é que foi o problema, veio com um versão antiga cheia de bugs, inclusive neste momento ela esta na assistência da Intebras fazendo a atualização do firmware "detalhe interessante o firmware tem e seu núcleo Asterisk com sua versão web idêntica ao Disc-OS", quando a mesma voltar reporto como ficou. A bem pouco tempo atrás fiz um curso na Tecnoponta em SP "não faça curso lá" onde investi mais de 1000,00 reais, tempo, etc. a troco de informações que podemos colher em qualquer site de pesquisa e o foco do curso que é PABX IP foi ministrado em um software arcaico que é o Disc-OS, cheio de bugs, fraco de drivers e sem chance de correção pois o projeto Disc-OS foi descontinuado pelos seus desenvolvedores quer dizer aprendi em cima de uma plataforma que não serve pra nada lixo eletrônico, que inclusive foi o que meu dinheiro virou lixo. Agora estou com Elastix que é outro mundo, a coisa funciona, alta qualidade em tudo, show, mas nem tudo é perfeito, estou tendo dificuldade com a documentação, tudo em inglês , e meu inglês não é lá aquelas coisas, e para estudar uma tecnologia nova pra mim em uma língua não fluente, atrasa bastante para obter o conhecimento, procurei muito e não achei nada, somente material incompleto com tradução errôneas, gostaria de saber se existe alguma documentação digital em português, alguém conhece? agradeço, obrigado Cristiano Lippert

  3. #3

    Padrão Re: Base de Conhecimento VoIP Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash

    Bom amigos

    Minha experiencia também começou com CIP 850 ate mesmo porque nossa empresa trabalha com PABX Intelbras,conclusão é de que a CIP não é uma central confiável com 18 meses já é a segunda vez na manutenção todas com problemas na placa de rede.
    Quanto ao DISC _ OS a Intelbras ate pouco tempo desenvolvia o mesmo.
    Instalei uma maquina com Elastix esta me atendendo bem,transporto linhas fixas,tenho ramais fora de meu escritório,mas preciso de mais conhecimento.
    Neste momento me surgiu a necessidade de implantar uma linha de cada operadora(chip)ai vem a duvida :Gateway GSm,placa GSM o que usar para que todas estas linhas estejam integradas no servidor.
    Caso algum de vocês tenha experiencia com gateway GSm por favor relatem.
    Vai ter um curso online desta empresa www.innovus.com.br ,Alguém conhece?
    No mais parabéns pela iniciativa vamos trocar experiencias que já é a base do conhecimento para dominarmos telefonia IP.

  4. #4

    Lightbulb Re: Base de Conhecimento VoIP Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash

    Olá, bom dia, são cenários bem parecidos TCF, no nosso casa optamos pela Intelbras também pelo fato de termos uma PABX analógico do mesmo fabricante, e como não tínhamos problemas com a Intelbras a anos resolvemos continuar com o mesmo, grande desilusão, fiquei preocupado agora, quer dizer que a CIP850 tem problemas de hardware também é?! É eu também estava sem acesso a porta eth, simplesmente parou de responder após uma alteração em um conta SIP, fiz todos os procedimentos de reset juntamente com o pessoal do suporte da Intelbras mas sem sucesso, enviei para a autorizada em SP, gastei 80 reais de sedex ida e volta e ontem perguntei qual era o problema com a CiP e o que eles tinham trocado a resposta que recebi foi que fizeram somente a atualização do software, agora recebo sua informação do mesmo problema com o eth! Será um problema crônico de fabrica na porta de rede da CIP850? Brincadeira um equipamento de quase 2000 mil reais com problema na placa de rede, ninguém merece. TCF, chegou a fazer a atualização do firmware da CIP? Qual o versão que você esta agora? Disc-OS, não sabia que a Intelbras desenvolvia o mesmo! Eles devem ter parado devido os desenvolvedores abandonarem o projeto, sabe dizer se vão continuar com este software na CIP? No seu cenário GSM, dependera da disponibilidade do seu hardware, do custo em investimento, e da quantidade de linhas , se no seu server tiver uma pci livre e na sua necessidade 4 linhas gsm te atende a solução de placa GSm lhe atendera melhor, a solução onde o Asterisk comando tudo é melhor. Agora se for a necessidade for outra o interessante é fazer as contas e ver qual lhe atende melhor e pelo menor custo. Tenho um amigo que se deu melhor com a placa com elastix do que o gateway gsm, agora tem q estudar, cada caso é um caso. Achei interessante o curso on-line, mas no portal da innovus tem informações referente aos cursos do ano passado! Esta bem desatualizado! Será que é uma empresa séria? Vou ligar para lá e te reporto depois. Não achei ninguém falando mal! Se ajudar tenho um livro em pdf com mais de 200 pagina ensinando passo a passo como fazer instalação do Asterisk do zero, rodando em ambiente texto, ótimo para saber com as coisas funcionam atrás da parte gráfica ou atrás da web... além disso fala de vários outros pontos como hardware, placas de telefonia etc etc, todo em português, se tiver alguma coisa direcionada ao elastix agradeço. abraço. Cristiano Lippert

  5. #5

    Arrow Re: Base de Conhecimento VoIP Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash

    Clippert, obrigado pelas dicas.
    Se puder envie a apostila para [email protected] .
    Fico muito grato, e se quiser disponibilizo pelo Google Docs e coloco o link aqui.
    Abraço !

  6. #6

    Padrão Re: Base de Conhecimento VoIP Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash

    Duh, boa tarde, vou mandar umas coisa legais que tenho aqui e pode compartilhar sim, estão indo por e-mail as apostilas do asterisk, uma pequena mas em português do Elastix, outra do Disc-os, uma sobre voip, sobre trocar os sons, as musicas e alguns manuais de PABX analógico que podem ajudar o pessoal, grade abraço.

    - - - Atualizado - - -

    Mandei também uma calculadora voip é bem interessante pra saber quanto cada codec consome de sua rede quando usados ao mesmo tempo, bem legal

  7. #7

    Padrão Re: Base de Conhecimento VoIP Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash

    Olha só, referente ao pessoal da www.innovus.com.br, eles terão um curso on-line de Elastix em setembro, por telefone a atendente me informou que é o mesmo curso presencial e que tem um custo médio de 800 pratas que pode ser dividido no cartão, ficaram de enviar o email com mais informações mas até o momento este email não chegou, o site deles anda meio desatualizado, não sei dizer se vale a pena o investimento... se alguém fez por favor reportar.... abraços

  8. #8

    Padrão Re: Base de Conhecimento VoIP Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash

    Boa tarde
    Se possível me envie também este material.

    - - - Atualizado - - -

    Boa tarde
    Se possível me envie também este material.

  9. #9

    Wink Re: Base de Conhecimento VoIP Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash

    Citação Postado originalmente por Clippert Ver Post
    Duh, boa tarde, vou mandar umas coisa legais que tenho aqui e pode compartilhar sim, estão indo por e-mail as apostilas do asterisk, uma pequena mas em português do Elastix, outra do Disc-os, uma sobre voip, sobre trocar os sons, as musicas e alguns manuais de PABX analógico que podem ajudar o pessoal, grade abraço.

    - - - Atualizado - - -

    Mandei também uma calculadora voip é bem interessante pra saber quanto cada codec consome de sua rede quando usados ao mesmo tempo, bem legal
    Caro Clippert,
    recebi seu ótimo material e coloquei para download público no Google Docs:
    O link é o seguinte:

    Clique aqui para acesso e download dos manuais enviados por Clippert

    Abraco a todos que estao colaborando!

  10. #10

    Talking Re: Base de Conhecimento VoIP Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Olá!


    Boa tarde, em anexo as apostilas e manuais, achei também uma bem resumida de Elastix em português que vai ajudar os iniciantes, e tem outras coisa legais ai que o pessoal vai gostar.


    Abraço.


    Cristiano Lippert
    Sistema da Informação
    Universidade Estácio de Sá
    24-33716249 cel 24-98360919



    • Elastix_User_Manual_Portuguese_0.9-alpha.pdf 2154K
    • manual_cip_850_bilingue_01_13_site.pdf 2063K
    • Manual_do_usuario_Corp_16000.pdf 1400K
    • Livro Asterisk Curso Completo.pdf 3440K
    • Manual-DISC.pdf 2132K
    • VoIP.pdf 1786K
    • calculadora-voip.htm 20K
    • Músicas voip.pdf 57K

    Caro Clippert,
    recebi seu ótimo material e coloquei para download público no Google Docs:
    O link é o seguinte:

    Clique aqui para acesso e download dos manuais enviados por Clippert

    Abraço a todos que estão colaborando!

  11. #11

    Padrão Re: Base de Conhecimento VoIP Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Caro Clippert,
    recebi seu ótimo material e coloquei para download público no Google Docs:
    O link é o seguinte:

    Clique aqui para acesso e download dos manuais enviados por Clippert

    Abraço a todos que estão colaborando!
    Olá DUHbnu, o tópico deu uma parada??? Alguma novidade? Andei fazendo testes com o Disc-Os, Meucci-BE e também com Elastix, mas pelo que tô vendo nos últimos tempos, tá todo mundo migrando pra Elastix, alguma nova?

    Abraços.

  12. #12

    Wink Re: Base de Conhecimento VoIP Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash

    Olá tudo bem amigos.
    Estou mudando de Blumenau para Bombinhas, por isso dei uma parada nas atividades com Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash ; mas seria muito bom o pessoal ir postando suas experiências.
    Sei que a Cisco esta lançando uma nova linha para micro e pequenas empresas.
    Abraços!

  13. #13

    Padrão Re: Base de Conhecimento VoIP Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash

    se puder me mande tbm sou novato na área tenho o elastix se pudar manda r no [email protected] obrigado
    Citação Postado originalmente por Clippert Ver Post
    Duh, boa tarde, vou mandar umas coisa legais que tenho aqui e pode compartilhar sim, estão indo por e-mail as apostilas do asterisk, uma pequena mas em português do Elastix, outra do Disc-os, uma sobre voip, sobre trocar os sons, as musicas e alguns manuais de PABX analógico que podem ajudar o pessoal, grade abraço.

    - - - Atualizado - - -

    Mandei também uma calculadora voip é bem interessante pra saber quanto cada codec consome de sua rede quando usados ao mesmo tempo, bem legal

  14. #14

    Padrão Re: Base de Conhecimento VoIP Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash

    Amigos, sou do ramo de Telecom (Provedor de Internet) trabalho fornecendo internet em zona Rural com PTP Wireless. Gostaria de oferecer aos meus clientes na zona rural um Serviços de Telefonia GSM, então gostaria de saber qual o sistema iria me atender com preço baixo.

    Obs: Gostaria de levar o sinal GSM atraves da minha rede wireless. Aguardo Idéias para desenvolver esse projeto.

  15. #15

    Padrão Re: Base de Conhecimento VoIP Asterisk TrixBox Elastix Disc-OS PBX In A Flash

    GSM através do Wireless (WI-FI)???
    Nunca ouvi falar .
    Você pode usar interfaces para converter em voz e depois passar para VoIP.