+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Bom dia pessoal.
    Venho sofrendo com problemas com meus clientes voips.
    Minha rede é formada basicamente de mikrotik e Ubiquti, e na sua maioria é 5.8.
    Meus ATAs estão apresentando o seguinte problema:

    ATA registra corretamente e em um primeiro momento recebe e faz chamadas normalmente, apos um período de tempo, aproximadamente 5 minutos (as vezes varia) ele passa a não receber chamadas.
    Neste ponto ele ainda faz chamadas normalmente, e o mais interessante é que quando uma chamada é feita e terminada ele passa a receber as ligações em um período de tempo aproximadamente 5 minutos (as vezes varia).

    Oque vocês acham?

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Citação Postado originalmente por Jacksonjm Ver Post
    Oque vocês acham?
    Altere o valor de "Register Expires", que originalmente está em 3600, para 120.

    Seu problema estará solucionado

  3. #3

    Padrão Re: Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Amigo Trober, em qual arquivo altero essa opção? sip_nat.conf? sip_general_custom.conf?
    Grato

  4. #4

    Padrão Re: Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Ola Goplex, o Trober esta falando de um parâmetro interno do Pap2 o "Register Expires" ainda não testei mais creio que não seja isso pois já alterei eles certa vez com o valor de 600 e ainda persistiram os problemas. Vou testar amanha a noite.

  5. #5

    Padrão Re: Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Você entra com o link no ATA e depois joga internet pro cliente ou como que é?

  6. #6

    Padrão Re: Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Tenho um mikrotik que libera acesso a internet atravez de PPPOE para os clientes.
    Os clientes autenticam com roteadores ou radios Ubiquiti, e ganham um ip valido.
    Ai este roteador libera DHCP para os aparelhos internos, e entre eles o ATA PAP2T.
    Esse ata ganha acesso a rede pelo DHCP e autentica no provedor sip.

  7. #7

    Padrão Re: Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Citação Postado originalmente por Jacksonjm Ver Post
    Tenho um mikrotik que libera acesso a internet atravez de PPPOE para os clientes.
    Os clientes autenticam com roteadores ou radios Ubiquiti, e ganham um ip valido.
    Ai este roteador libera DHCP para os aparelhos internos, e entre eles o ATA PAP2T.
    Esse ata ganha acesso a rede pelo DHCP e autentica no provedor sip.

    Tive alguns problemas assim a anos atrás...resolvi deixando nesses clientes o rádio em bridge e autenticando o PPPOE no ATA do cliente

  8. #8

    Padrão Re: Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Também ja pensei nisso com alguns atas que tem roteamento interno, mais o PAP2 não tem, não consigo autenticar ele com PPPoE, se não me engano ele só tem ip estatico ou por DHCP.

  9. #9

    Padrão Re: Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Citação Postado originalmente por Jacksonjm Ver Post
    Também ja pensei nisso com alguns atas que tem roteamento interno, mais o PAP2 não tem, não consigo autenticar ele com PPPoE, se não me engano ele só tem ip estatico ou por DHCP.

    Pior que é verdade....mas tentou criar tipo uma DMZ pra esse ATA nesse roteador?

  10. #10

    Padrão Re: Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Uma DMZ, essa ainda não tinha tentado, e pode dar certo, se for q de alguma forma esteja perdendo o caminho para retornar a requisição de chamada, isso pode dar um caminho limpo até o ATA. Amanha a noite vou testar isso tbm, depois coloco os resultados aqui no forum.

  11. #11

    Padrão Re: Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Acredito q o ATA autenticando resolvera seu problema! Aqui passei por isso.
    No meu caso ainda estou tendo problemas, mas utilizo asterisk!
    Grato

  12. #12

    Padrão Re: Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Citação Postado originalmente por goplex Ver Post
    Acredito q o ATA autenticando resolvera seu problema! Aqui passei por isso.
    No meu caso ainda estou tendo problemas, mas utilizo asterisk!
    Grato

    A questão é que basta ele apontar o ip para o ata...ou autenticando via PPPOE direto no ATA ou pode crizar uma DMZ...pois ela vai apontar ele direto.

  13. #13

    Padrão Re: Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Citação Postado originalmente por goplex Ver Post
    Amigo Trober, em qual arquivo altero essa opção? sip_nat.conf? sip_general_custom.conf?
    Grato
    A configuração que informei é client side, ou seja, a ser feita no ATA. Desde que foi alterado o parâmetro, o problema foi resolvido.

  14. #14

    Padrão Re: Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Resolvi meus problemas com a DMZ no aparelho que disca o usuário PPPoE, direcionado ao ata, testei durante 2 dias e todas a ligações tocavam corretamente.

  15. #15

    Padrão Re: Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Citação Postado originalmente por Jacksonjm Ver Post
    Ola Goplex, o Trober esta falando de um parâmetro interno do Pap2 o "Register Expires" ainda não testei mais creio que não seja isso pois já alterei eles certa vez com o valor de 600 e ainda persistiram os problemas. Vou testar amanha a noite.
    Já testou? Funcionou a modificação do parâmetro "Register Expires"? O valor que sugeri era de 120, não 600.

    Citação Postado originalmente por Jacksonjm Ver Post
    Resolvi meus problemas com a DMZ no aparelho que disca o usuário PPPoE, direcionado ao ata, testei durante 2 dias e todas a ligações tocavam corretamente.
    E se o seu cliente precisar da DMZ apontada para outro ativo da rede interna? Se o ATA for um Sipura 3102 ou GrandStream 486 tem como resolver com "Double NAT", mas não é uma solução apropriada.

    O problema se agrava se o seu cliente tiver um ATA sem provisionamento de roteamento e NAT (ou seja, com uma só interface LAN, sem WAN), não possibilitando "Double NAT" (NAT behind NAT).

    Recomendo fazer o teste com Register Expires em 120, sem apontamento de DMZ. Fiz isso e não mais tive os problemas que está tendo aí.

  16. #16

    Padrão Re: Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik

    Testando hoje a noite.

  17. #17
    Avatar de vasquinho
    Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    14

    Wink Quero colocar voip na minha rede oque devo fazer eo material que devo usar no voip alguem pode me ajuda

    tenho uma rede cabeada com 300 cliente mais ou menos queria coloca VoIP na rede alguém pode me ajuda como fazer e o material que preciso

  18. #18

    Padrão Re: Quero colocar voip na minha rede oque devo fazer eo material que devo usar no voip alguem pode me ajuda

    Citação Postado originalmente por vasquinho Ver Post
    tenho uma rede cabeada com 300 cliente mais ou menos queria coloca VoIP na rede alguém pode me ajuda como fazer e o material que preciso
    Amigo me add no skype; posso te auxiliar

    [email protected]!

    Sucesso!