+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cpe oiw 2415 - cliente wisp

    Olá Pessoal , Bom Dia

    Indo direto ao ponto , os clientes usam a CPE OIW 2415 para receber o sinal do meu provedor , onde o a CPE recebe o meu sinal via a interface wlan e joga para a LAN ,onde nesta ponta esta conectado um access point que espalha o sinal em casa e apartir daqui o cliente acessa através do Access point ou seja:

    MEU PROVEDOR >>>>>> ------sinal------- <<<CPE_OIW_2415----cabo-----ACCESS POINT TPLINK>><<Computador cliente

    O Problema é o seguinte , não quero deixar em Bridge por uma série de problemas que isso pode causar

    Então todos estão como cliente WISP , porém eu gostaria de ter acesso a rede do cliente , PRINCIPALMENTE ao access point.

    A Interface Wan ou Wlan da CPE esta recebendo o Ip do meu provedor via DHCP e a interface LAN , esta enviando um endereço dhcp da própria rede do cliente , por exemplo

    Endereço Wlan da CPE:10.20.20.27
    Endereço Lan da CPE 10.80.80.1 , sendo a rede do cliente no range 10.80.80.10 ~ 10.80.80.150

    Vale salientar , que estou fazendo varias melhorias no provedor , e por ser muitos clientes , não queria toda vez que eu mudar qualquer coisa , ter que ir na casa do cliente mudar também

    Alguém ai pode me ajudar..caso precisem de mais informações , me avisem


    Obrigado
    Última edição por didism2; 26-08-2013 às 08:49. Razão: Titulo errado

  2. #2

    Padrão Re: Cpe oiw 2415 - clinte wisp

    Qual seria o motivo pelo qual precisaria acessar o roteador interno do cliente?
    Eu só vejo uma situação onde o roteador do cliente está no mesmo canal ou muito próximo do canal do painel de onde ele recebe o sinal. Daí remotamente você troca o canal do roteador dele.
    Rede interna é rede interna e o mais desejável seria não termos acesso remoto, até para evitar qualquer ação por parte do assinante. Vai que ele alega que você está monitorando o tráfego dele...? Por melhor das boas intenções que tenhamos, tem gente que não vai perder oportunidade para complicar com a gente..

  3. #3

    Padrão Re: Cpe oiw 2415 - clinte wisp

    Bom dia , Amigo

    Tudo bem com você?

    Bom , todos os equipamentos da rede do cliente são cedidos por min em regime comodato , o serviço de acesso a internet e a rede é controlado por min , ou seja , tenho que ter a ciência de qual equipamento esta navegando na rede ou não..

    Mas o real motivo pelo qual preciso ter acesso ao access point que eu coloquei no cliente , é para poder liberar ou bloquear o acesso de equipamentos no mesmo....

    Além disso , se nós (provedores) ,não prestarmos atenção nisso....pro cliente tentar compartilhar os nossos serviços sem agente saber...é facil , facil...

    Então justamente por esse motivo preciso ter acesso no access point que eu coloquei , para poder liberar equipamentos , ja que uso o método de venda por equipamento na casa do cliente + Plano de internet....se não fosse isso o cliente poderia até montar uma Lan House que eu não iria saber...rsrsrs , brincadeira , mas pode acontecer...

    Além do Access point , gostaria de ter acesso ao equipamento do usuario via VNC , quando liberado pelo mesmo , apenas para suporte acordado com o cliente

    O que posso fazer ???

  4. #4

    Padrão Re: Cpe oiw 2415 - clinte wisp

    Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post
    Bom dia , Amigo

    Tudo bem com você?

    Bom , todos os equipamentos da rede do cliente são cedidos por min em regime comodato , o serviço de acesso a internet e a rede é controlado por min , ou seja , tenho que ter a ciência de qual equipamento esta navegando na rede ou não..

    Mas o real motivo pelo qual preciso ter acesso ao access point que eu coloquei no cliente , é para poder liberar ou bloquear o acesso de equipamentos no mesmo....

    Além disso , se nós (provedores) ,não prestarmos atenção nisso....pro cliente tentar compartilhar os nossos serviços sem agente saber...é facil , facil...

    Então justamente por esse motivo preciso ter acesso no access point que eu coloquei , para poder liberar equipamentos , ja que uso o método de venda por equipamento na casa do cliente + Plano de internet....se não fosse isso o cliente poderia até montar uma Lan House que eu não iria saber...rsrsrs , brincadeira , mas pode acontecer...

    Além do Access point , gostaria de ter acesso ao equipamento do usuario via VNC , quando liberado pelo mesmo , apenas para suporte acordado com o cliente

    O que posso fazer ???
    O fato do compartilhamento é uma questão complicada pois nem mesmo as grandes telecons conseguem administrar isso, logo também visto que no compartilhamento o único que é prejudicado na integra é o cliente pois se você faz controle de banda, controle de conecções simultâneas em seu servidor, entrega ao cliente uma conecção via pppoe este fator é irrelevante pra você, pois em questão do bloqueio em pppoe você bloqueia o usuário e o ip dele, fator consumo de link, com controle de banda e conecções simultâneas não irá alterar em nada na sua base desde que tenha link disponível. Por isso aqui cobro o mesmo valor que as operadoras de telefonia cobram e faço os controles todos no meu centralizador e não me preocupo muito com o compartilhamento, só que quando o cliente reclama de velocidade baixa na rede dele e faço levantamento de log e consigo visualizar o uso de compartilhamento deixo ele atento, que a lentidão se dar por causa disto e que minha rede está tudo ok e consigo provar o que falo fazendo testes com um único pc conectado, as vezes até ganho uns ups de planos. se você se preocupar muito com estes quesitos já imaginou um provedor com mais de 500 usuários você preocupado em conectar remotamente um a um sua cabeça ficará doida, se você entregar um ip fixo para cada usuário via pppoe e fizer a autenticação no primeiro rádio é so marcar a opção de conectar remoto via wan no segundo rádio daí fica fácil demais ligar os dois caso precise

  5. #5

    Padrão Re: Cpe oiw 2415 - clinte wisp

    Pois é...

    Mas acredito que as operadoras , não tenham feito isso , por algum outro motivo , ja que nós (provedores) , podemos até não ser grandes como eles , mas juntos agente faz muito barulho ,e acredito que se eles fizessem o devido controle , não existiríamos e com certeza isso aumentaria a renda deles..

    Aproveitando que ainda consigo ter controle , gostaria de fazer isso...por mais que isso me dê trabalho no inicio , é uma pratica que vou ter que me acostumar..

    Quando comecei a criar o provedor aqui , tinha poucos provedores na região , mas tinham...tentei ir fazer o mesmo preço ,e fingir fechar os olhos pra essas coisas , mas mesmo assim não deu certo , então eu resolvi ganhar em cima de quantidade , oferendo qualidade... , meu acesso é bem mais barato do que os outros provedores aqui , porém é limitado e controlado , além dos investimentos que faço bimestral para garantir qualidade e segurança..

    E mesmo sendo um processo trabalhoso , preciso criar algum processo que permita eu ter acesso ao access point do cliente , e caso eu venha mudar algum ip do meu provedor , não precise ir na casa do cliente , ter que mudar tudo denovo.

    No Mikrotik , usando como cliente , tem como fazer o apontamento de rotas através de interface

    Mas na CPE OIW 2415 , acredito que o equipamento faz um nat automatico , e o apontamento é feito apenas por IP...

    Nem que seja por rotas ou redirecionamento de portas , sabe me dizer o que devo fazer ?

  6. #6

    Padrão Re: Cpe oiw 2415 - clinte wisp

    Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post
    Pois é...

    Mas acredito que as operadoras , não tenham feito isso , por algum outro motivo , ja que nós (provedores) , podemos até não ser grandes como eles , mas juntos agente faz muito barulho ,e acredito que se eles fizessem o devido controle , não existiríamos e com certeza isso aumentaria a renda deles..

    Aproveitando que ainda consigo ter controle , gostaria de fazer isso...por mais que isso me dê trabalho no inicio , é uma pratica que vou ter que me acostumar..

    Quando comecei a criar o provedor aqui , tinha poucos provedores na região , mas tinham...tentei ir fazer o mesmo preço ,e fingir fechar os olhos pra essas coisas , mas mesmo assim não deu certo , então eu resolvi ganhar em cima de quantidade , oferendo qualidade... , meu acesso é bem mais barato do que os outros provedores aqui , porém é limitado e controlado , além dos investimentos que faço bimestral para garantir qualidade e segurança..

    E mesmo sendo um processo trabalhoso , preciso criar algum processo que permita eu ter acesso ao access point do cliente , e caso eu venha mudar algum ip do meu provedor , não precise ir na casa do cliente , ter que mudar tudo denovo.

    No Mikrotik , usando como cliente , tem como fazer o apontamento de rotas através de interface

    Mas na CPE OIW 2415 , acredito que o equipamento faz um nat automatico , e o apontamento é feito apenas por IP...

    Nem que seja por rotas ou redirecionamento de portas , sabe me dizer o que devo fazer ?
    Bom volto a mencionar que compartilhamento realmente é quase que impossível controlar, pois a partir do momento que você cede um ip mesmo que não sendo válido esta dando brecha para alguém mascarar ele e compartilhar isso é obvio, só se controla se for no olhometro mesmo controlando o pessoal olho a olho e falando para não fazer que isso pode prejudicar, ou forçando isso manualmente no seu ap colocando na lan ip/30 e colocando uma senha de administrador diferente da original. Mas pra te ajudar vou descrever o que podes fazer para ter acesso ao ap do cliente, se usas dhcp no teu concentrador amarra um ip ao mac e deixa o ap do teu cliente recebendo sempre o mesmo ip, claro que teus clientes tem que estar sempre no mesmo range de ips do teu servidor da tua rede, dai se tu usa pppoe amarra um ip ao usuário e autentica o cliente direto no primeiro ap, no segundo o que vai entregar wifi para o usuário coloca a lan dele em /30 só conseguirá um ip por cliente agora se alguém for lá e resetar o ap já era. Pode também autenticar direto no segundo ap e colocar o primeiro em bridge seguindo a rota da rede, esta seria a forma mais eficaz pois ai conseguiria acesso aos dois aps e ainda conseguirá controlar a lan do cliente com mascara /30 se alguém der uma de esperto e resetar vai ter que configurar tudo de novo e na pratica terão que acionar o suporte para isso.