Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Pessoal, Boa Noite.

    De olho da crescente demanda por velocidade de acesso, para me permanecer no mercado, acredito que devo fornecer cada vez mais velocidades para os clientes, visto que a cada dia as páginas da web se tornam mais dinâmicas e consequentemente mais pesada.

    Pois bem analisando bastante o mercado cheguei a conclusão que melhor solução para longo prazo será o cabeando, principalmente quando se coloca em cena a possibilidade de fornecer outros serviços além da internet, caso em que o 5.8ghz fica inviável.

    Pois bem estou com algumas dúvidas sobre quais soluções em cabeamento usar, excluir a HPNA, estou na dúvida entre montar uma rede CABEADA UTP ETHERNET ou um Rede fibra óptica monomodo.

    Em relação a rede cabeada UTP, pretenderia usar lógico cabos apropriados para uso externo, e já adiantando como pretendo solução para um futuro obviamente essa rede seria GIGALAN (pelo menos na rede principal) já o cabo que chegaria ao cliente poderia ser Fast Lan 100Mbs. Com relação aos pontos positivos e negativos em se tratando de comparação com a fibra temos o seguinte: No cabo a instalação ficara bem mais barata para o cliente visto que todos os dispositivos possuem porta LAN, ou caso queiram um simples roteador já prover até uma rede wi-fi interna.
    Na fibra obviamente uma solução mais profissional, com relação ao custo de implantação praticamente sairia o mesmo preço da rede ethernet porém o problema é o equipamento de acesso ao cliente que são mais caros.

    Vejo como vantagem também o cabo no quesito de complexidade que é bem inferior a fibra que é mais difícil de se trabalhar.

    Puxando duas, três, ou quatro famificações ethernet para direções diferentes da cidade terei um total de 4Gigas de rede,
    é possível fazer também um up de acesso nos clientes no futuro podendo entregar até mais de 100mbs, já que a maioria dos computadores atuais já possuem portas gigalan. Tem no mercado um switch com duas portas lan gigabit que podem ser usadas uma como entrada e a outra seguimento rede e 8 portas 100mbs (acesso aos clientes).
    Mesmo que não tenha grande link atualmente para chegar perto dessas velocidades, mais um BELO CACHE na rede cabeada poderia fazer o cliente navegar em extrema velocidade pois a capacidade é infinitamente maior do que uma rede wireless, pois poderia deixa até o cache ilimitado. ou limitado a uma velocidade alta como 50mbs.


    Gostaria de comentários e opiniões.

  2. #2

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Vou acompanhar pois estou pensando seriamente em fazer o mesmo.

  3. #3

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Pessoal, Boa Noite.

    De olho da crescente demanda por velocidade de acesso, para me permanecer no mercado, acredito que devo fornecer cada vez mais velocidades para os clientes, visto que a cada dia as páginas da web se tornam mais dinâmicas e consequentemente mais pesada.

    Pois bem analisando bastante o mercado cheguei a conclusão que melhor solução para longo prazo será o cabeando, principalmente quando se coloca em cena a possibilidade de fornecer outros serviços além da internet, caso em que o 5.8ghz fica inviável.

    Pois bem estou com algumas dúvidas sobre quais soluções em cabeamento usar, excluir a HPNA, estou na dúvida entre montar uma rede CABEADA UTP ETHERNET ou um Rede fibra óptica monomodo.

    Em relação a rede cabeada UTP, pretenderia usar lógico cabos apropriados para uso externo, e já adiantando como pretendo solução para um futuro obviamente essa rede seria GIGALAN (pelo menos na rede principal) já o cabo que chegaria ao cliente poderia ser Fast Lan 100Mbs. Com relação aos pontos positivos e negativos em se tratando de comparação com a fibra temos o seguinte: No cabo a instalação ficara bem mais barata para o cliente visto que todos os dispositivos possuem porta LAN, ou caso queiram um simples roteador já prover até uma rede wi-fi interna.
    Na fibra obviamente uma solução mais profissional, com relação ao custo de implantação praticamente sairia o mesmo preço da rede ethernet porém o problema é o equipamento de acesso ao cliente que são mais caros.

    Vejo como vantagem também o cabo no quesito de complexidade que é bem inferior a fibra que é mais difícil de se trabalhar.

    Puxando duas, três, ou quatro famificações ethernet para direções diferentes da cidade terei um total de 4Gigas de rede,
    é possível fazer também um up de acesso nos clientes no futuro podendo entregar até mais de 100mbs, já que a maioria dos computadores atuais já possuem portas gigalan. Tem no mercado um switch com duas portas lan gigabit que podem ser usadas uma como entrada e a outra seguimento rede e 8 portas 100mbs (acesso aos clientes).
    Mesmo que não tenha grande link atualmente para chegar perto dessas velocidades, mais um BELO CACHE na rede cabeada poderia fazer o cliente navegar em extrema velocidade pois a capacidade é infinitamente maior do que uma rede wireless, pois poderia deixa até o cache ilimitado. ou limitado a uma velocidade alta como 50mbs.


    Gostaria de comentários e opiniões.
    Acredito que sua dúvida é a mesma de todos nós, mesmo quem já tem a rede cabeada como eu por exemplo, porém, acho que em relação a velocidade, devido a muitas regiões no Brasil, não possuírem, sequer uma velocidade de 1mb, não precisamos nos preocupar com tanta velocidade no momento, e em relação aos cabos e aparelhos, sabemos que temos de trocar de tempos e tempos, devidos a vários fatores, inclusive a Órgãos reguladores, aqui por exemplo a empresa de energia elétrica quer que mudemos os tipos de cabos e caixas (pelo o menos é um boato forte!), imagine vc ter de investir em um tipo de cabo de alta qualidade e vc derre pente ter de mudar tudo? Seria um caos! Recomendo que faça sua rede com o básico porém bom e reserve uma grana para o futuro, para quando as exigências definitivas chegarem vc estará preparado!

  4. #4

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Citação Postado originalmente por SAULOURLONGE Ver Post
    Acredito que sua dúvida é a mesma de todos nós, mesmo quem já tem a rede cabeada como eu por exemplo, porém, acho que em relação a velocidade, devido a muitas regiões no Brasil, não possuírem, sequer uma velocidade de 1mb, não precisamos nos preocupar com tanta velocidade no momento, e em relação aos cabos e aparelhos, sabemos que temos de trocar de tempos e tempos, devidos a vários fatores, inclusive a Órgãos reguladores, aqui por exemplo a empresa de energia elétrica quer que mudemos os tipos de cabos e caixas (pelo o menos é um boato forte!), imagine vc ter de investir em um tipo de cabo de alta qualidade e vc derre pente ter de mudar tudo? Seria um caos! Recomendo que faça sua rede com o básico porém bom e reserve uma grana para o futuro, para quando as exigências definitivas chegarem vc estará preparado!
    A sua companhia de energia não tinha um manual de normas técnicas para orientar o projeto inicial?
    Aqui por exemplo, é obrigatório o uso de cordoalha de sustentação para os cabos e equipamentos. Não pode fixar nada nos postes a não ser o suporte da cordoalha. Caixas de equipamentos tem que ser fixadas na cordoalha pelo menos a 60cm do poste.
    Isso é para facilitar uma eventual troca de poste. E vantagem para o provedor também, pois numa troca de poste, seu serviço não para. Já o tipo de equipamento e caixas, quem vai decidir é o seu projeto. Eles não estão nem aí, desde que não leve energia de corrente alternada.
    O pior não é isso, mas sim colocar uma rede onde já está cheio de gambiarras da OI.

  5. #5
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Saudações amigos, minha rede esta 99% cabeada, e sem problemas.

    Devido ao alto custo com a compra de equipamentos, criei a minha propria forma de trabalhar com alimentação correndo nos cabos.

    Utilizando de meus conhecimentos na área de eletronica desenvolvi uma linha de equipamentos, que segue abaixo:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fonte_NVX01.jpg
Visualizações:	728
Tamanho: 	82,9 KB
ID:      	47953Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fonte_NVX01_PoE.jpg
Visualizações:	964
Tamanho: 	85,6 KB
ID:      	47954Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Switch_Poe160.jpg
Visualizações:	646
Tamanho: 	162,7 KB
ID:      	47955Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FonteNVX02.jpg
Visualizações:	409
Tamanho: 	51,4 KB
ID:      	47956
    Última edição por nalvo; 06-09-2013 às 08:19. Razão: Faltou Anexos

  6. #6

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Prezado Amigo,

    para rede cabeada UTP, a MPT tem a maior linha de soluções :

    Cabo de 2 pares CMX - Interno
    Cabo de 4 pares:
    • CMX - Interno
    • CM - Interno
    • CM - Interno/Externo(com proteção UV)
    • Blindado Dupla Capa - Externo
    • Dupla Capa - Externo
    • Dupla Capa - Auto sustentável - Externo
    • Blindado - Interno
    • Cat6

    Todos cabos são homologados e absolutamente dentro das normas. Se precisar de maiores detalhes sobre cada um deles, estarei a disposição.

    Marcos Fidelis
    [email protected]
    Tel.:
    • (19) 3579-7431
    • (19) 9690-9144(Vivo)
    • (19) 8139-7667(Tim)
    • (19) 9359-0145(Claro)

  7. #7

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Antes de definir a solução que será utilizada, você deve correr atras das questões legais / burocráticas.

    As cias. de eletricidade exigem SCM, a partir dai você entra com o projeto (aqui você deverá ter decidido a tecnologia para poder apresentar).

    Esse processo é um pouco demorado, mas não impossível.

    Agora voltando a questão da tecnologia a ser utilizada:

    Se tiver disponibilidade financeira, sem dúvidas vá de fibra... é realmente fantástico o desempenho.
    Mas como sabemos a situação da maioria dos provedores é complicada, se o provedor fizer uma rede UTP bem estruturada eu acredito que consigo oferecer um bom serviço.

    Resumindo:

    Selecione a área que você pretende atender;
    Faça um dimensionamento bem detalhado;
    Faça Orçamento das 2 tecnologias;
    Consulte sua disponibilidade financeira;
    DECIDA e parta pro abraço.

  8. #8

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Somos clientes da MPT e, afirmo que é só alegria...


    Citação Postado originalmente por marcosfidelis Ver Post
    Prezado Amigo,

    para rede cabeada UTP, a MPT tem a maior linha de soluções :

    Cabo de 2 pares CMX - Interno
    Cabo de 4 pares:
    • CMX - Interno
    • CM - Interno
    • CM - Interno/Externo(com proteção UV)
    • Blindado Dupla Capa - Externo
    • Dupla Capa - Externo
    • Dupla Capa - Auto sustentável - Externo
    • Blindado - Interno
    • Cat6

    Todos cabos são homologados e absolutamente dentro das normas. Se precisar de maiores detalhes sobre cada um deles, estarei a disposição.

    Marcos Fidelis
    [email protected]
    Tel.:
    • (19) 3579-7431
    • (19) 9690-9144(Vivo)
    • (19) 8139-7667(Tim)
    • (19) 9359-0145(Claro)

  9. #9

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Saudações amigos, minha rede esta 99% cabeada, e sem problemas.

    Devido ao alto custo com a compra de equipamentos, criei a minha propria forma de trabalhar com alimentação correndo nos cabos.

    Utilizando de meus conhecimentos na área de eletronica desenvolvi uma linha de equipamentos, que segue abaixo:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fonte_NVX01.jpg
Visualizações:	728
Tamanho: 	82,9 KB
ID:      	47953Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fonte_NVX01_PoE.jpg
Visualizações:	964
Tamanho: 	85,6 KB
ID:      	47954Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Switch_Poe160.jpg
Visualizações:	646
Tamanho: 	162,7 KB
ID:      	47955Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FonteNVX02.jpg
Visualizações:	409
Tamanho: 	51,4 KB
ID:      	47956
    Amigo Nalvo esse swith seu funciona em 160v? quanto fica esse equipamento? teria como desenvolve-lo em cima de um switch escolhido por mim por exemplo um com Vlan fixa para evitar conflitos na rede, ou em um switch gerenciável?

    Aqui estava pretendendo mantar a rede GIGALAN, usando um cabo no mercado que possui 8 vias, + o mensageiro, + um par para condução de eletricidade, mais essa sua solução me atende perfeitamente em uma rede 100mbs onde poderia usar 2 pares para a energia o swtich com duas pois poderia ser uma de entrada e uma de seguimento de dados e energia?

  10. #10

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Olha pessoal eu também estou com a mesma dúvida, tenho que entregar velocidades maiores de até 20 mb e agora oque fazer, tem vários provedores que dizem que estão vendendo velocidades de 1 a 20 megas por rádios 5,8 e estão se saindo muito bem será que isso é verdade?. Fico com muitas dúvidas se isso é realmente correto, se tem alguém que realmente está vendendo velocidades de 1 a 20 mb por rádio de sua contribuição ai ou a solução é a rede cabeada mesmo?.

  11. #11

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Amigos esse tópico é muito produtivo, inumeras vezes esse assunto aparece aqui, eu se tivesse condiçoes irira de fibra e DSLAM, ou DSLAM e UTP, DSLAM e Radio..
    Usando o DSLAM voce elimina o problema da distancia do cliente ateh o switch, ja que o mesmo pode conectar clientes até 5km, claro com velocidade reduzida.. clientes até 2km passa 15-20 Mega!
    O problema seria o custo por porta! DSLAM de 48 portas hoje custa em torno de R$ 4.500!
    Um dia.. logo menos.. ainda implemento! rs

  12. #12
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Amigo Nalvo esse swith seu funciona em 160v? quanto fica esse equipamento? teria como desenvolve-lo em cima de um switch escolhido por mim por exemplo um com Vlan fixa para evitar conflitos na rede, ou em um switch gerenciável?

    Aqui estava pretendendo mantar a rede GIGALAN, usando um cabo no mercado que possui 8 vias, + o mensageiro, + um par para condução de eletricidade, mais essa sua solução me atende perfeitamente em uma rede 100mbs onde poderia usar 2 pares para a energia o swtich com duas pois poderia ser uma de entrada e uma de seguimento de dados e energia?
    Saudações parceiro,

    Sim meus switchs já vão prontos para 160v direto no conector de rede (PoE), podendo ser 02, 03 ou até 04 portas PoE.

    Já tenho switchs Vlan (intelbras), com esse mesmo PoE direto na placa.

    Não fiz nenhum switch gerenciavel ainda.

    No caso das redes com switch Giga, vc teria q trabalhar assim mesmo, com um cabo espefico ou mais um cabo (FE) para o transporte de energia.

    Se precisar de fontes, switchs, ou outros equipamentos entre em contato:

    email: [email protected]
    skype: nalvoje

  13. #13

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Saudações parceiro,

    Sim meus switchs já vão prontos para 160v direto no conector de rede (PoE), podendo ser 02, 03 ou até 04 portas PoE.

    Já tenho switchs Vlan (intelbras), com esse mesmo PoE direto na placa.

    Não fiz nenhum switch gerenciavel ainda.

    No caso das redes com switch Giga, vc teria q trabalhar assim mesmo, com um cabo espefico ou mais um cabo (FE) para o transporte de energia.

    Se precisar de fontes, switchs, ou outros equipamentos entre em contato:

    email: [email protected]
    skype: nalvoje
    Por quanto ficaria o switch intelbras vlan com 2 POE e com 3 POE
    e a fonte NVX-1000?

    Uma dúvida esses switch usam as fontes originais? no caso elas são ac 100-220v pode ser ligado em uma rede 160dc?

  14. #14
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Por quanto ficaria o switch intelbras vlan com 2 POE e com 3 POE
    e a fonte NVX-1000?

    Uma dúvida esses switch usam as fontes originais? no caso elas são ac 100-220v pode ser ligado em uma rede 160dc?
    Switch Vlan.......: 89,00
    Switch Simples...: 62,00
    Fonte 160v........: 149,00
    Fonte 160v PoE..: 189,00

    Obs: todos os switchs vão com 02, 03 ou 04 Portas PoE. O cliente que decide. Não influencia no preço.


    Sobre a sua duvida:
    O Segredo dos meu switchs PoE esta ai mesmo, na fonte e na ligação dos conectores.
    Eu faço uma alteração na fonte, e a partir dai ela aceita corrente continua, e funciona com voltagem entre 70 e 240v.

    Qualquer duvida, estou aqui!

    Nalvo

  15. #15
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Solução com Bateria:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         propaganda007.jpg
Visualizações:	296
Tamanho: 	82,3 KB
ID:      	47972

  16. #16
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Projeto simples, eficiente e economico para quem quer cabear:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto001.jpg
Visualizações:	370
Tamanho: 	139,7 KB
ID:      	47975

  17. #17

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    qual fonte POE suportaria uns 50 switchs? a nvx-1000?

    - - - Atualizado - - -

    qual fonte POE suportaria uns 50 switchs? a nvx-1000?

  18. #18
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    qual fonte POE suportaria uns 50 switchs? a nvx-1000?

    - - - Atualizado - - -

    qual fonte POE suportaria uns 50 switchs? a nvx-1000?
    Essa propria fonte NVX-01 suportaria. Desde que vc partisse com mais de uma rede saindo da fonte. Exemplo: 20 switchs para um lado e 20 switchs para o outro lado da fonte.

    Se foce colocar a fonte no meio da rede você pode colocar mais de 40 switchs com apenas uma fonte.

  19. #19

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    nalvo seus equipamentos tem homogação?

  20. #20
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Criação de Rede Cabeada (soluções)

    nao precisa de homologação para fontes...