+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede cabeada CCN e VOLT, sistema legal ou gato melhorado?

    Bom dia pessoal estou com uma grande duvida sobre a legalidade do sistema de cabeamento UTP, estou todo legalizado com SCM, Dedicado e toda parte jurídica em dia, hoje toda minha rede é wireless e estamos com necessidade de crescimento e aumento de banda para o cliente final e com wireless não esta dando mais devido as limitações que todos conhecemos, a grande duvida é a seguinte, com sistema CCN, VOLT ou similar a esses com saída de energia entre 160 e 175vdc alguém já conseguiu homologação de projeto junto alguma Cia de Energia sendo que muitos dizem que a permissão máxima é de 60 a 90vdc?? Pois pra mim homologar falando que usa 60vdc no projeto e colocar 160vdc na rede é gato do mesmo jeito e tudo que fez de certo passa a ser errado, pois qualquer problema vai passar a responder por isso. Se ninguém conseguiu homologar por que as empresas não fazem algo dentro da realidade das Cia de energia???

    OBS: Muitos vão falar para esquecer UTP e ir de fibra, fora de cogitação, valor final para cliente e absurdamente alto.

  2. #2

    Padrão Re: Rede cabeada CCN e VOLT, sistema legal ou gato melhorado?

    Cara também estou estou neste mesmo dilema...

  3. #3

    Padrão Re: Rede cabeada CCN e VOLT, sistema legal ou gato melhorado?

    amigão, realmente utp e switch sai mais barato,
    mas sobre esse problema se fosse no meu caso, eu seguiria a tendência que grandes operadoras o realizam.

    levar até o bairro na fibra Optica, ou alguma mídia de longa distância. ai vc setoriza o Bairro. em cada sub região ao invés de levar 110v para a "redestribuidora" vc deixa um relógio registrado alimentando o equipamento. e desse equipamento vc leva em média 48v dc para alimentar os switchs. Acho que vc já deve ter visto sistemas proprietários para isso que foram desenvolvidos no Brasil.

    Então resumindo.
    levando até os núcleos de distribuição via mídia de longa distância vc pode localmente alimentar com relógios seus núcleos e daí levando via DC no máximo 48v para sub setores.

    daí vc pode resolver o problema de alimentar longas distâncias com a mesma linha de energia. o que não recomendo, pois centralizar tudo pode ser ruim em algumas ocasiões.

  4. #4

    Padrão Re: Rede cabeada CCN e VOLT, sistema legal ou gato melhorado?

    E alias, essas fontes DC, o que elas tem além de uma retificação e filtragem? Elas são isoladas da rede AC mesmo? Não consigo acesso a uma pra ver melhor. Me parece que não tem isolamento (Não são chaveadas). A implicação legal disso é indireta, os contratos de compartilhamento provavelmente não falarão nada sobre isso (Depto jurídico geralmente escreve "voltagem", imagina o nível de conhecimento medio nessa area...), mas dia que um funcionario de terceiro levar um belo choque e se machucar devido a fiação fina (Cabo UTP comum é ridículo de fragil, auto-sustentados melhoram mas seu custo faz fibra ou coaxial parecer barato), e a contratante deste requerer ressarcimento, aí vai ficar claro o custo jurídico desse tipo de instalação.

    Qual o problema de levar 40 a 50VDC? Nenhum. Perdas: Baixíssimas se usar elevador de tensão no trajeto.
    Qual o problema de usar cabo coaxial com digamos 50VAC isolados da rede? Vai ter ruído nos cabos, se usar cabo cat6e a coisa melhora, mas denovo, o custo desses cabos aumenta demais.

    Só porque não tem aparelho comercial no mercado pra uma determinada opção não quer dizer que essa opção é ruim, até algum tempo atras não tinha no mercado nobreak DC ou fonte 160VDC, essas opções eram ruins e de repente ficaram ótimas? Os fabricantes não atendem a demandas pequenas, só porque hoje alguém resolveu lançar fonte 160VDC não quer dizer que seja a opção universal, ainda faltam equipamentos pra muuuuuuitas opções no mercado.
    (Faltam elevadores de tensão baratos e prontos, aquelas porqueimas com LM2577... faltam cabos coaxiais com 2 pares anexos, falta cabo 2 pares 24AWG + 1 par 20AWG, e etc... são muitas as opções, os fabricantes fabricam o que acham que terá demanda, não fazem estudos de caso no país todo pra determinar o que seria perfeito pra todo mundo, e a meu ver fonte de 160VDC é a pior opção (2ª pior... só perdendo pra rede AC direto nos cabos) pra quase todo mundo. Isso não devia ser tratado como roupa, comprar e usar porque está na moda, tem que fazer um estudo técnico do cenário pra escolher, e não escolher com base no que o primo do amigo do cachorro do vizinho usa, ou no que um vendedor chato insistiu pra você adotar)

    160VDC é perfeito pra fiação em local onde só você (Sua empresa) meche, é uma opção que gera pouco ruído, tem poucas perdas nos cabos, mas tem um belo perigo onde outros zé-oreia de outras empresas mechem, invariavelmente alguém mete a pata onde não devia, por isso o PROJETO de compartilhamento dos postes as vezes não é aceito, não duvido que algumas operadoras não aceitem qualquer forma da POE, o risco de meter um alicate no fio, ele ficar em curto e lentamente ir aquecendo até derreter e pegar fogo existe dependendo do tipo de cabo, pra não ter que ficar olhando pra esses detalhes acham mais facil não aceitar o projeto, simples.

  5. #5

    Padrão Re: Rede cabeada CCN e VOLT, sistema legal ou gato melhorado?

    Eu pelo que entendi na pergunta do tópico, a preocupação maior é com a aprovação do projeto perante a concessionária

    Hoje está em moda falar em fibra. etc etc.

    Mas os custos finais não compensam. Já com UTP, alguém tem projeto aprovado por concessionária? Será que estas concessionárias também não estão contaminadas pela opção fibra? E daí, invariavelmente rejeitam projetos com UTP?

  6. #6

    Padrão Re: Rede cabeada CCN e VOLT, sistema legal ou gato melhorado?

    "Legalidade" a meu ver não tem relação com os detalhes técnicos do projeto, mas enfim... realmente tem companhia falando claramente em varios pontos da minuta de compartilhamento de postes em "cabo optico", parece uma preferencia velada por fibra, MAS ao mesmo tempo detalham pontos que uma rede de fibra não teria, como a necessidade de proteção contra sobretensão e alto consumo na fiação e nos circuitos (Uma fonte CCN ou Volt no começo do cabeamento a meu ver é bem menos seguro nesse ponto que caixas a cada 100m), e necessidade de aterramento do guia (Instalado com o torque correto), da fiação e do circuito. Ora, fibra não tem necessidade disso, só precisaria aterrar a cordoalha.

    Outras minutas falam em fios FE, são provavelmente do tempo em que só telefonia ocupada poste. Prefiro então ignorar essas preferencias veladas.

    Mas o que mais me intriga é varias falarem em necessidade do projeto eletronico da fonte anexo ao projeto, para não haver paralelismo e para aumentar a proteção. É uma terminologia meio estranha, mas dá a entender que 120V AC nos cabos não é aceito (Com toda razão).

    Mas no fim das contas tudo depende da praxe da cia eletrica e de quem fizer analise do projeto, porque nalguns cantos as vezes vemos redes horríveis, como isso de 127VAC em cabo UTP... não sei que projeto eletronico de fonte colocaram nisso, ou se simplesmente omitiram essa informação e correm o risco de ter serios problemas, mas... projeto aceito.

    Eu enviaria o projeto antes de ficar conjecturando, em contato com a cia local, a Rede, me garantiram que POE com 40-50VDC em cabo UTP não teria problema pra eles, o que incomoda pra eles são os detalhes da instalação nos postes, o tipo de cinta que arrebenta quando a escada se apoia, tipo de cordoalha que não pode pisar, caixas incomodando a subida, esses detalhes que o projeto não contempla (Qualidade do material e da instalação).

  7. #7

    Padrão Re: Rede cabeada CCN e VOLT, sistema legal ou gato melhorado?

    Exatamente isso, a grande dívida é se alguém já conseguiu aprovação de alguma Cia elétrica, especificando exatamente a corrente de 165vdc usada nas fontes Volt e CCN sem tirar nem por, sem outras soluções ou adaptações, para em caso de acidentes ou problemas em rede de terceiros esta amparada pela lei, ou seja, da forma que o projeto foi aprovado também foi executado em campo.




    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu pelo que entendi na pergunta do tópico, a preocupação maior é com a aprovação do projeto perante a concessionária

    Hoje está em moda falar em fibra. etc etc.

    Mas os custos finais não compensam. Já com UTP, alguém tem projeto aprovado por concessionária? Será que estas concessionárias também não estão contaminadas pela opção fibra? E daí, invariavelmente rejeitam projetos com UTP?

  8. #8

    Padrão Re: Rede cabeada CCN e VOLT, sistema legal ou gato melhorado?

    Só pra constar, antes de abrir o tópico entrei em contato com a parte técnica da Cia de energia e o pessoal me deixou bem claro que cabos de linha de transmissão para telecom não podem ser energizados por medida de seguraça, salvo os cabos de telefonia pois o sistema ja é bem antigo e trabalham em STFC e no momento do enlace fechado ou seja na hora que alguém liga e a outra atende gera um corrente de 48vdc, e quem já trabalhou com telefonia sabe que no momento que alguém liga se você ta segurando no par metálico ou na ponta do FE desencapado toma uma cacetada boa, daí me pediram para mandar o projeto com todas normas técnicas e equipamentos passivos e ativos que iriam analisar, só que o problema é que qualquer projeto dessa natureza tem que ser feito e assinado por um engenheiro responsável e o pessoal cobra em media 20 a 25 reais por poste e o engenheiro não quer saber se vai ser aprovado ou não ele que receber por seu serviço, por isso essa questão se alguém já conseguiu aprovação com esses equipamentos especificamente.

  9. #9
    Avatar de flacknet
    Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    136

    Padrão Re: Rede cabeada CCN e VOLT, sistema legal ou gato melhorado?

    Aqui no Rio a empresa AMPLA, ela aprova sim, só que não permite nenhum tipo de energia alta no cabo, o que ela aceita é você passar o cabo no poste e aonde terá switch, você pede um ponto de energia, que eles te fornecem e cobram por isso.

    O problema esta ai, as vezes a rede fica meio maluca e você vai na sua central e desliga toda a rede externa e depois liga, volta tudo ao normal, agora do que eles permite, terá que ficar subindo em escada e desligando 1 por 1.

  10. #10

    Padrão Re: Rede cabeada CCN e VOLT, sistema legal ou gato melhorado?

    Alguem ja usou e sabe me dizer qual a melhor rede? CNN ou VOLT, é mais vantajoso do que rede wireless?

  11. #11

    Padrão Re: Rede cabeada CCN e VOLT, sistema legal ou gato melhorado?

    A que distâncias quer chegar com cabo UTP?
    Qual o tipo de proteção que os pares de transmissão/recepção tem em caso de energização externa?
    Falo em contato no próprio cabo UTP, um esmagamento por exemplo, ou contato com cabo da rede de energia elétrica.
    Em um caso destes se a energia passar direto o estrago nos equipamentos da rede vai ser feio.

  12. #12

    Padrão Re: Rede cabeada CCN e VOLT, sistema legal ou gato melhorado?

    vc tem rede cabeada ? e dono de provedor caso seja olha essa novidade Gigabit aqui