+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Problema com gerenciamento

    Pessoal estou com um problemão aqui!

    Tenho um MK funcionando beleza aqui em uma torre minha, mas o problema e que comprei outro MK e fiz uma torre para distribuir em outro bairro e queria fazer assim:

    (MK - Torre 1) > Antena > (MK- Torre 2)

    Sei que está meio confuso mais vamos lá! Eu ja configurei tudo na antena e está recebendo net normal na Torre 2, o problema e que eu quero gerenciar o MK da torre 2 com o hotspot da torre 1! Ai está assim lá: Quando uma pessoa loga todos conseguem usar como se estivesse liberado. Ex: Fulano 1 entrou o Fulano 2 pode usar liberado sem pedir o hotspot!

    Basicamente eu quero que o MK da Torre 2 funcione como um swtich(não sei se está certo o nome)!

    Talvez hoje eu ainda consiga passar a vocês a configuração da torre 2!

    Me ajudem!

  2. #2

    Padrão Re: Problema com gerenciamento

    Se entendi vc quer q a torre 2 seja brigde,se for isso mesmo é simples.Coloque todos aps em brigde e o ptp entre as duas torres tem q estar como wds.

  3. #3

    Padrão Re: Problema com gerenciamento

    Citação Postado originalmente por edmilson2709 Ver Post
    Pessoal estou com um problemão aqui!

    Tenho um MK funcionando beleza aqui em uma torre minha, mas o problema e que comprei outro MK e fiz uma torre para distribuir em outro bairro e queria fazer assim:

    (MK - Torre 1) > Antena > (MK- Torre 2)

    Sei que está meio confuso mais vamos lá! Eu ja configurei tudo na antena e está recebendo net normal na Torre 2, o problema e que eu quero gerenciar o MK da torre 2 com o hotspot da torre 1! Ai está assim lá: Quando uma pessoa loga todos conseguem usar como se estivesse liberado. Ex: Fulano 1 entrou o Fulano 2 pode usar liberado sem pedir o hotspot!

    Basicamente eu quero que o MK da Torre 2 funcione como um swtich(não sei se está certo o nome)!

    Talvez hoje eu ainda consiga passar a vocês a configuração da torre 2!

    Me ajudem!
    Bom dia amigo.

    • Coloque os rádios que estão nas torres em modo bridge.
    • Configure um servidor para fazer a função de firewall e também de servidor de autenticação.

  4. #4

    Padrão Re: Problema com gerenciamento

    Se for fazer faça direito.

    Esquece Bridge, pois conforme sua rede for crescendo a qualidade do seu serviço vai caindo!

    Estude um pouco sobre OSPF, MPLS com VPLS e MTU.

    Procure por estes assuntos no forum garanto que você não irá se arrepender!

    abraços!

  5. #5

    Cool Re: Problema com gerenciamento

    Citação Postado originalmente por caicarabruno Ver Post
    Se for fazer faça direito.

    Esquece Bridge, pois conforme sua rede for crescendo a qualidade do seu serviço vai caindo!

    Estude um pouco sobre OSPF, MPLS com VPLS e MTU.

    Procure por estes assuntos no forum garanto que você não irá se arrepender!

    abraços!
    O fazer direito, nem sempre é viável.
    Como o nosso colega esta começando agora e torço para que faça sua rede sozinho, sem precisar de gastar grana com consultoria. Indico que faça em modo bridge até dominar melhor o assunto. Depois que estiver em condições de fazer roteamento ai sim pode partir para outras camadas. Fica a dica.

  6. #6

    Padrão Re: Problema com gerenciamento

    Caro, o meu conceito de "certo" não é onerar ($$$) nosso amigo e sim indicar um caminho ao qual ele poderá colher
    os frutos do conhecimento e da estabilidade e ainda do crscimento ordenado da rede e não inchasso com é o BRIDGE.

    Onde para mim e para ele que esta espandindo sua rede o "melhor" é fazer roteamento, ao fazer bridge a rede dele morrerá por excesso de "broadcast" e consequente instabilidades.


    Assista aos videos do mum[1], leia os materiais que o disponibilizaram em PDF[2], ótimo tópico no forum onde o amigo Trober literalmente da a receita de bolo para OSPF[3] e os videos no amigo Allan Caldas que lhe darão uma aula de roteamento[4].

    [1] http://www.tiktube.com/?language=3
    [2] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Events
    [3] https://under-linux.org/showthread.p...ghlight=trober
    [4] http://www.youtube.com/user/allacmc
    Bônus http://www.tiktube.com/video/LGdl3jl...vKqHwolpoqoHn=

    Quer ser grande, faça como os grandes! Ainda não sou mas estou a caminho!

  7. #7

    Padrão Re: Problema com gerenciamento

    Vou pela solução mais simples que é comprar um swtich mesmo e deixar a Mk(RB493) de lá como reserva para caso de erro no MK da torre 1(RB493AH) uso ela. Muito obrigado a todos pelas respostas!

  8. #8
    Avatar de wildes
    Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    46

    Padrão Re: Problema com gerenciamento

    do contrario que meus colegas acham, tenho uma filosofia diferente relacionado a topologia complexas.
    não concordo a filosofia adatoda por todos os mikrotikeiros existens nesse mercado de provedores,
    usar roteadores em toda a rede usando ospf é pura loucura, voce acaba retendo o trafego da rede e aumentando os custos ( latencia ) porem mesmo trabalhando com a rede toda usando recursos l2 pode ser prejudicial a gerencia e podem acarregar problemas de layer 2 quando se trata de enlaces ponto a ponto em layer 2 .
    No entanto um estudo de inteligência pode ser feito para se equilibrar os dois ponto .

    1 : usar mpls para proteger serviços relacionados a enlace l2 .
    2 : usar rede backbone toda em layer 2 usando vlans .
    3 : caso a rede seja interestadual use mpls ou seguidamente em um novo router usando novo pool de vlans .

    não considero melhores praticas em redes pequenas usar quantidades absurdas de roteadores, use switchs e vlans para separar o dominio de broadcast, diferente do termo usado pelos mikrotikeiros usar switchs na rede não quer dizer que a rede seja uma grande bridge, porem se usar switchs basta saber qual o mais eficiente ( sugiro switchs DC para o uso de retificadores -48 gerenciaveis )
    uso de shelters em linhas de backbone .

    os pontos positivos de topologia usando vlans é que melhora o desempenho, voce consegue gerenciar com mais facilidade,
    consegue trabalhar com numeração de circuito para mapear suas redes ou seus clientes ex .
    usando código de cidade e o numero da vlan depois da sigla da cidade .
    RJO403 .
    RJO se tratar do estado do rio de janeiro, 403 trata-se da vlan 403 .

    com a rede segmentada em vlan facilita o gerenciamento isso é um fato .

    pontos negativos .

    switchs de boa qualidade tem nomenclatura wire-speed nas portas geralmente esses switchs são mais caros .

    requer segurança eletrica AC de boa capacidade ou inversores -48 para 127 muitos provedores não gostam de investir nesse tipo de segurança .

    nescessita de shelters externos para abrigar equipamentos .



    a grande realidade é que redes baseadas em mikrotik são redes de baixo custo e com isso as dificuldades aumentam e a medida
    que o isp cresce duas coisas tem que mudar, uma delas é a cultura, deva-se analisar melhor a infra criada pra que ela esteja realmente preparada para o crescimento, acredito que a forma mais saudável e mais segura é pagar uma consultoria, acredito que te colocara no caminho mais rápido e facilitará demais a sua vida, na verdade é mais facil enxergar o caminho quando alguém te fala onde ele esta .