Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: CPE WOM 5000 Antena de Péssima Qualidade

    Amigo Roberto21, acho esse assunto, setorização, muito interessante... acho essa solução muito mais viável e segura do que montar torre imensas tentando alcançar de uma só vez uma área extensa.

    Setorizando, pode ter melhor qualidade, pq não tudo centralizado e não há risco de parar tudo de uma só vez, facilitando a resolução de problemas.

    E tb resolve o problema de falta de visada, que é o meu caso... aqui onde moro, tem vários sobrados e as vezes deixo de instalar internet em clientes relativamente próximos mas, pela falta de visada, não se torna possível...

    Roberto21, como você faz em relação a instalação de um novo ponto para um pop? Você aluga o espaço na laje do imóvel de alguém? Se é feita dessa forma, você combina um valor ou apensa cede um ponto de internet em troca do espaço?

    Estou vendo que a setorização (micro-células) pra mim vai ser a melhor saída no meu caso... as suas considerações e experiências sobre o assunto serão de grande valia.

    Abraço.

  2. #42

    Padrão Re: CPE WOM 5000 Antena de Péssima Qualidade

    Olá amigo do Under. Vou relatar aqui minha experiência como instador de antenas, que é um serviço que presto atualmente para um provedor de minha cidade. O fato é que esse antena WOM 5000 da Intelbras é uma porcaria e mentirosa com relação ao sinal que recebe no cliente, pois muitas vez no cliente marca que está chegando -70 e no mikrotik, que está no provedor, informa -80....-85, ai no momento da instalação, no cliente, você acho que fez uma boa instalação com relação ao sinal que recebi, no entanto você está arrebentando o provedor do outro lado. A intelbras, assim que lançou este equipamento era péssimo a recepção nos clientes e logo depois lançamento outro firmware que corrigiu esse problema, no entanto eles só mascararam o defeito, ou seja, no cliente melhorou aparentemente o sinal, no entanto no mikrotik, continuou a mesma porcaria. Por este motivo o provedor aqui de minha cidade proibiu instalações deste equipamento. O fato que ninguem vende um produto ruim, cabo ao consumidor final, tirar suas conclusões. Esta é minha experiência, não quer dizer que eu seja o dono da razão, sou novo por aqui, e totalmente aberto a novos conhecimentos.

  3. #43

    Padrão Re: CPE WOM 5000 Antena de Péssima Qualidade

    Olá, bom dia!

    Sim procuro ver os pontos de maior altura dentro da região onde trabalho, geralmente casas de primeiro andar ou pequenos edifícios de até 4 andares. Nas casas faço uma troca, o ponto pela internet, nos edifícios faço parcerias tipo, desconto de 50% para os moradores do prédio (dependendo da ocasião até não cobro) e pago a conta de luz do condomínio.

    No prédio coloco uma base (50CM) e de um a dois módulos de 2 metros, dependendo da ocasião, fecho o enlace com nanobridge de 22dbi (minha rede é uma estrela) Não uso mais bridge, mas também não se enquadra exatamente como uma rede 100% roteada.

    Começo os pop's com antenas baratas Tipo a WOM 5000 como ap, porém não ultrapasso 15 clientes em nenhuma, quando isso acontece (chegar próximo aos 15 clientes) já substituo por basestaion 18 dbi da intelbras, aqui está o link da antena:

    http://www.intelbras.com.br/Produtos...8-dBi-MiMo-2x2

    Começo o pop com antenas baratas por que as vezes o ponto não é o que você esperava, e não capta clientes o suficiente para começar com basestation, cada basestation custa R$ 900.00, e cada WOM 5000 R$160 , então ao invés de gastar 3000 inicialmente gasto em média 800 em cada pop novo.

    Bom existem outros detalhes mais, porém isso é um resumo de como trabalho, essa semana já tenho mais 3 pontos para colocar células, duas caixas de água (fechado parceria com as caixas de água de uma determinada região com a companhia de água do município)e mais um prédio de 3 andares.

    Fazendo assim não tenho problemas de espécie algum com meus clientes relacionado a sinal, e até minha vida administrando o provedor é super tranquila, me sobra tempo para eu fazer o que eu quiser.

  4. #44

    Padrão Re: CPE WOM 5000 Antena de Péssima Qualidade

    Amigo Roberto21, obrigado pelas ótimas informações... outro detalhe... você faz algum tipo de contrato (por escrito) com os donos do imóvel que cedem o espaço?

    Alguma coisa que lhe dê alguma garantia e deixe claro, por exemplo, que caso o cliente queira desistir de deixar usar o ponto na laje de seu imóvel, deverá ser comunicado dado um prazo de 3 meses para retirada da estrutura.

    Se o amigo ou alguém do fórum tiver algum contrato e puder disponibilizar, será de grande valia pra todos nós.

    Abraço.

  5. #45
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: CPE WOM 5000 Antena de Péssima Qualidade

    Comprei algumas unidades do CPE WOM 5000 e bom até o exato momento nenhuma reclamação está funcionando que é uma beleza. Mais cada caso é um caso, aqui ao menos sei que está valendo o investimento que em comparação a Ubiquiti seria mais elevado, em relação custo x beneficio p mim está sendo ótimo...

  6. #46

    Padrão Re: CPE WOM 5000 Antena de Péssima Qualidade

    aqui o wom 5000 ta uma maravilha. depois que comesei a colocalo grassas a deus nao tive reclamaçao. 3 nonos stations na tore e em cliente wom5000.aqui eu estou cobrando 100reais para trocar grade com radio do cliente para wom so para mudar.

  7. #47
    Avatar de latelecom
    Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Florianópolis, Santa Catarina
    Posts
    58

    Thumbs up Re: CPE WOM 5000 Antena de Péssima Qualidade

    O desempenho e a estabilidade dos equipamentos Intelbras é surpreendente, além do retorno sobre o investimento ser imbatível. Tenho um POP com 4 APC 5M-90 e mais de 40 clientes em cada, com APC 5M-18 e WOM 5000 funcionando ininterruptamente a mais de 6 meses e isso não acontece com a parte da minha rede que é Ubiquiti. Mas, cada caso é um caso e precisei de muita ajuda até aprender as diferenças entre os equipamentos. Espero ter ajudado. J.C.

  8. #48
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: CPE WOM 5000 Antena de Péssima Qualidade

    Como o amigo falou, precisa entender a diferença entre os equipamentos, mais realmente cada caso é um caso, porém aqui não tenho o que reclamar sobre os msm, tudo funcionando perfeitamente, nada como alguns teste em bancada sempre alterando as config p assim chegar em um de melhor uso para determinada situação. Como já dito cada caso é um caso, uso e recomendo...

  9. #49

    Padrão Re: CPE WOM 5000 Antena de Péssima Qualidade

    Estou pesquisando a meses,e é a uma das poucas queixas que vi a respeito do equipamento,mais
    ainda sim vou comprar,e testar,tenho um amigo que tem 40 wow5000 na rede dele,em produção,
    dis que roda,bem meu questionamento,é o seguinte trabalho com bandas altas aqui me meu provedor
    e minha preocupação é que essa banda seja entregue,planos de 5 a 15mb,não sei se é seu caso mais qual
    equipamento você usa,nas pop's.
    mais é bom que mais pessoas compartilhem,esse tipo de informação ao forum,tenho certeza que sera de grande
    ajuda a outros users.

  10. #50
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: CPE WOM 5000 Antena de Péssima Qualidade

    Citação Postado originalmente por oswaldo Ver Post
    Estou pesquisando a meses,e é a uma das poucas queixas que vi a respeito do equipamento,mais
    ainda sim vou comprar,e testar,tenho um amigo que tem 40 wow5000 na rede dele,em produção,
    dis que roda,bem meu questionamento,é o seguinte trabalho com bandas altas aqui me meu provedor
    e minha preocupação é que essa banda seja entregue,planos de 5 a 15mb,não sei se é seu caso mais qual
    equipamento você usa,nas pop's.
    mais é bom que mais pessoas compartilhem,esse tipo de informação ao forum,tenho certeza que sera de grande
    ajuda a outros users.
    Amigo só p você ter noção de quanto o equipamento é bom, mais lembrando cada caso é um caso, quando se trata de RF tudo pode acontecer, porém aqui em Pau Amarelo-PE temos assim em alguns caso, Wom 500 enviando como AP em 11n (5Ghz) é assim que tem na config, de todos os modos que eu testei achei esse o melhor, tenho um ptp usando um Wom 5000 enviando e um Won 5000 recebendo em um condomínio a quase 1Km da torre, e tenho no mesmo 11 clientes conectados cada um com planos entre 4 e 8mb utilizando normalmente onde os clientes mesmo dizem que a internet é muito rápido, chego a lhe dizer que fiquei sem acreditar no resultado, até porque além dos 4 ou 8mb que os clientes consome do meu link externo eu ofereço o serviço de "IPTV/VOD/DLNA" e os clientes consegue se conectar sem nenhum problema, e ainda ofereço Wi-fi grátis nos planos acima de 6MB ai os clientes aproveita mesmo, not, celular, tablet e etc... em fim Wom 5000 é top e o seu investimento é baixo eu recomendo com toda certeza, em caso de dúvidas só falar estou aqui p ajudar... Abraços!

  11. #51

    Padrão Re: CPE WOM 5000 Antena de Péssima Qualidade

    Citação Postado originalmente por oswaldo Ver Post
    Estou pesquisando a meses,e é a uma das poucas queixas que vi a respeito do equipamento,mais
    ainda sim vou comprar,e testar,tenho um amigo que tem 40 wow5000 na rede dele,em produção,
    dis que roda,bem meu questionamento,é o seguinte trabalho com bandas altas aqui me meu provedor
    e minha preocupação é que essa banda seja entregue,planos de 5 a 15mb,não sei se é seu caso mais qual
    equipamento você usa,nas pop's.
    mais é bom que mais pessoas compartilhem,esse tipo de informação ao forum,tenho certeza que sera de grande
    ajuda a outros users.
    Para você ter mais garantia na entrega dessa banda, use o APC 5M 18. Agora assim, em muitos casos (eu vejo isso pois somos distribuidores da Intelbrás), com a própria WOM chega-se a 10Mb (num raio médio de 2Km).

    Nome:      LOGO PLANTEC DISTR.jpg
Visitas:     386
Tamanho:  12,0 KB