+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Rio de Janeiro - interior
    Posts
    29

    Post Olá, por meio deste topico irei mostrar como virtualizar o Mikrotik. Com ênfase em teste, como load balance, pppoe, hotspot, raadius, etc.

    Olá, este fórum já me ajudou muito e venho mostrar a usuários iniciantes como virtualizar o Mikrotik para teste.
    Eu precisava testar um PCC(load balance com 2 link's) porém não tinha router e pc disponível, então virtualizei.

    * OBS. NÃO UTILIZE ESTE TÓPICO PARA CONECTAR SEUS CLIENTES, APENAS PARA TESTAR CONFIGURAÇÕES

    Programa: VirtualBox, Mikrotik 5.20, Windows 7.

    Iº Com virtualbox aberto: Clique em Arquivos > Preferências ou Ctrl+g
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.jpg
Visualizações:	239
Tamanho: 	27,1 KB
ID:      	48055

    IIº Vá até o menu "REDE" e adicione 9 placas de redes. Para adicionar é só clicar no desenho de uma placa de rede com símbolo de um mais - apesar de adicionar 9 eu só utilizo 3 ou 4.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.jpg
Visualizações:	232
Tamanho: 	23,2 KB
ID:      	48056

    IIIº Agora crie uma maquina virtual - caso não saiba, tem diversos vídeos no YouTube - e instale o Mikrotik, coloque o nome nesta maquina de mikrotik. - por enquanto não mexa nela.

    IVº Crie outra maquina virtual e instale de novo o mikrotik, e coloque o nome de mikrotik PPPOE.

    Vº Crie outra maquina virtual e Instale o windows 7 ou XP.

    Ficará assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         03.jpg
Visualizações:	429
Tamanho: 	26,3 KB
ID:      	48057

    VIº Agora vem o ponto que perdi meu dia inteiro tentando descobrir. Clique com botão direito na maquina Windows que vc instalou, e em seguida em rede>adapatador 4 e deixe a configuração como está no print.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         04.jpg
Visualizações:	348
Tamanho: 	129,9 KB
ID:      	48058

    VIº Clique com botão direito na maquina mikrotik que vc instalou, e em seguida em rede>adapatador 1,2 e 3 e deixe a configuração como está no print.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         05.jpg
Visualizações:	280
Tamanho: 	123,2 KB
ID:      	48059 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         06.jpg
Visualizações:	289
Tamanho: 	138,0 KB
ID:      	48060 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         07.jpg
Visualizações:	296
Tamanho: 	133,7 KB
ID:      	48061

    OBS. na ether 4 da maquina windows, eu defini o adapartador 3.
    na ether3 do mikrotik eu definei o adapator 3. Assim eles se comunicam somente atraves desta "interface".

    VIIº Clique com botão direito na maquina mikrotik PPPOE que vc instalou, e em seguida em rede>adapatador 1,2 e 3 e deixe a configuração como está no print. Está é maquina que tera acesso a internet através do seu adapatador real de rede. Obs. No adaptador 3 o nome é diferente, o nome é da minha placa de rede. Então observe, pois o seu pode ser diferente.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         08.jpg
Visualizações:	273
Tamanho: 	128,4 KB
ID:      	48062 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         09.jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	126,5 KB
ID:      	48063 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         10.jpg
Visualizações:	272
Tamanho: 	129,3 KB
ID:      	48064

    OBS. percebeu que na ether 1 e 2 do mikrotik ppppoe, eu escolhia interface 1 e 2, a mesma que eu escolhi no mikrotik.

    VIIº Agora no mrikotik pppoe, agora adicione a regra para liberar o acesso a internet,a regra está a baixo. E crie um servidor PPPOE na interface ether1 e outro na ether2. Caso não saiba criar, tem um tópico no fórum excelente.
    Agora com winbox aberto, ainda no mikrotik ppppoe, clique em IP>DHCP-CLIENT> Sinal de mais e escolhar ether3.
    /ip firewall nat
    add action=masquerade chain=srcnat disabled=no
    VIIIº Agora no mikrotik é só configurar o PCC ou qualquer outra coisa... No caso, a ether1 e ether2 tem de ter um discador pppoe client, que se conectara ao mikrotik pppoe. Na ether3 é onde fconectara os clientes.

    Segue um print.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         11.jpg
Visualizações:	282
Tamanho: 	161,1 KB
ID:      	48065

    Eu tentei ser o mais simples possível, pois uma pessoa que não tenha uma base não entendera, eu pretendia fazer uma vídeo mais a minha voz não é muito boa.

    Caso precise de hotspot, PCC(assimetrico ou simetrico), etc. Me contrate!
    https://under-linux.org/showthread.p...306#post677306

    * Iria postar os link para baixar o win 7 e o MK 5.20. Porém seria antiético, hoje eu participei de um debate longo no pré-v.... sobre ética e acho que as regras do fórum não permite, as maquinas virtuais que irei posta daqui a pouco, eu irei deixar somente até segunda, pois o servidor não é meu.
    Eu estou enviando as maquinas para um servidor de meu cliente. Logo postarei elas, com todas as configurações, incluseve o PCC que está perfeito rodando em um grande rede, sem nenhum problemas com bancos, vídedos, etc.

  2. #2

    Talking Re: Olá, por meio deste topico irei mostrar como virtualizar o Mikrotik. Com ênfase em teste, como load balance, pppoe, hotspot, raadius, etc.

    Olá, LU32xT !



    Gostei do seu tópico e estou estudando por ele. Mas achei que você poderia complementar algumas informações.
    Principalmente o do porque você vez as configurações assim, já que o objetivo não é apenas copiar o que foi feito e sim entender.

    Mas sei que sua intenção foi boa e de muta ajuda para muitos, então vai o meu...

    Muuuuuuuuito obrigado.

  3. #3

    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Rio de Janeiro - interior
    Posts
    29

    Padrão Re: Olá, por meio deste topico irei mostrar como virtualizar o Mikrotik. Com ênfase em teste, como load balance, pppoe, hotspot, raadius, etc.

    Ok! agora estou indo para o curso, mas amanhã eu detalho melhor e gravo um vídeo da configuração.