+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Transportar link em - p.m.p - ajuda

    Olá pessoal estou com dificuldades para trazer um link através de uns ponto multi ponto... de uma forma eficiente

    segue imagem da minha estrutura, Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link.jpg
Visualizações:	129
Tamanho: 	63,5 KB
ID:      	48145

    andei lendo que com vlan ficaria bom, sei la... então coloquei duas RB para fazer as vlan... porem não sei como fazer.

    e tb não sei se isso vai ficar bom... pois todo o meu link vai vir de uma outra cidade, até no meu servidor, então preciso de algo realmente funcional.

    aqui na minha cidade não chega link dedicado, então tenho que ir buscar.

    se tiver alguém que tem algo neste sentido fico muito agradecido pela ajuda.

    Muito Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Transportar link em - p.m.p - ajuda

    Puxa, gente... ninguém pode me dar uma ajudinha?

  3. #3

    Padrão Re: Transportar link em - p.m.p - ajuda

    Todas essas nanos penso eu que está com visada e com sinal bom, eliminado isso, vamos as perguntas para poder te ajudar. Quanto é a banda que quer passar entre o seu link e seu servidor? Somente o link que vai passar por esses enlaces?

  4. #4

    Padrão Re: Transportar link em - p.m.p - ajuda

    Vamos por partes. Voce quer levar um link para uma certa distancia mas quer ao mesmo tempo utilizar as torres para ir atendendo clientes pelo caminho? É isso.
    Se for isso, separa o link dos clientes. rádio para link atende só o link e rádios para os clientes atende só os clientes.

  5. #5

    Padrão Re: Transportar link em - p.m.p - ajuda

    Então pessoal... sim atendo os clientes nestas torres.

    o detalhe, que o link vem da cidade vizinha... o que eu quero mesmo, é utilizar o enlaces que ja estão sendo usados para atender os clientes.

    mais de uma madeira que eu separe o link por uma vlan.

    para que não de colisão de dados, e que fique bom... as distancias são curtas... todos os enlaces, estão com CCQ em 99,5 a 100%

    dando 130mb com airmax ativado

    tem como eu utilizar estes enlaces?... ou vou ter que fazer um enlace separado para trazer este link para depois distribui-lo?

    se tiverem mais alguma duvida, eu respondo.

  6. #6

    Padrão Re: Transportar link em - p.m.p - ajuda

    Concordo com que o colega 1929 disse, links separados seria a melhor solução.

    Do contrario, ate que consiga estes links, penso que vlan seria a melhor opção, porem teus switchs teriam que dar suporte...

  7. #7

    Padrão Re: Transportar link em - p.m.p - ajuda

    Citação Postado originalmente por lgnix Ver Post
    Concordo com que o colega 1929 disse, links separados seria a melhor solução.

    Do contrario, ate que consiga estes links, penso que vlan seria a melhor opção, porem teus switchs teriam que dar suporte...
    ok, por este motivo... coloquei uma RB em cada ponta.

    para fazer as vlans

    alguém ai pode me ajudar a cria-las?

    os enlaces estão todos em modo Bridge. wds

  8. #8

    Padrão Re: Transportar link em - p.m.p - ajuda

    Citação Postado originalmente por eletromidia Ver Post
    ok, por este motivo... coloquei uma RB em cada ponta.

    para fazer as vlans

    alguém ai pode me ajudar a cria-las?

    os enlaces estão todos em modo Bridge. wds
    Para criar a Vlan é facil:
    Interfaces > Vlan > add ;
    Coloca o nome que desejar;
    escolhe sobre qual interface física ela estará [aquela que aponta para onde vai seu link]
    e escolhe um ID [deve ser um numero.. 100 por ex (usa algum numero alto)]
    Faz isso dos dois lados, com a mesma ID... como sua rede é em bridge deveria funcionar...
    Ai é que entra o porem dos switchs que estão no meio do caminho... ha muitos que não passam vlan...
    se isto acontecer teria que colocar switchs gerenciaveis ou RB em cada local...

  9. #9

    Padrão Re: Transportar link em - p.m.p - ajuda

    Citação Postado originalmente por lgnix Ver Post
    Para criar a Vlan é facil:
    Interfaces > Vlan > add ;
    Coloca o nome que desejar;
    escolhe sobre qual interface física ela estará [aquela que aponta para onde vai seu link]
    e escolhe um ID [deve ser um numero.. 100 por ex (usa algum numero alto)]
    Faz isso dos dois lados, com a mesma ID... como sua rede é em bridge deveria funcionar...
    Ai é que entra o porem dos switchs que estão no meio do caminho... ha muitos que não passam vlan...
    se isto acontecer teria que colocar switchs gerenciaveis ou RB em cada local...
    Ok, meu amigo...

    na interface onde vai ter a vlan.... tenho que por algum ip, na interface?... ou deixar apenas o IP na vlan.?

    da uma olhadinha no que eu fiz.

    /ip address
    add address=192.130.30.1/24 disabled=no interface=vlan1 network=192.130.30.0
    add address=192.168.89.70/22 disabled=no interface=REDE-VLAN-50 network=\
    192.168.88.0

    segue imagens: Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interfaces.jpg
Visualizações:	90
Tamanho: 	31,6 KB
ID:      	48375Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vlan.jpg
Visualizações:	104
Tamanho: 	39,2 KB
ID:      	48376

    na outra ponta fiz a mesma coisa.

    esta correto?

  10. #10

    Padrão Re: Transportar link em - p.m.p - ajuda

    Citação Postado originalmente por eletromidia Ver Post
    Ok, meu amigo...

    na interface onde vai ter a vlan.... tenho que por algum ip, na interface?... ou deixar apenas o IP na vlan.?

    da uma olhadinha no que eu fiz.

    /ip address
    add address=192.130.30.1/24 disabled=no interface=vlan1 network=192.130.30.0
    add address=192.168.89.70/22 disabled=no interface=REDE-VLAN-50 network=\
    192.168.88.0

    segue imagens: Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interfaces.jpg
Visualizações:	90
Tamanho: 	31,6 KB
ID:      	48375Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vlan.jpg
Visualizações:	104
Tamanho: 	39,2 KB
ID:      	48376

    na outra ponta fiz a mesma coisa.

    esta correto?
    o que vc vai utilizar é somente o IP que colocar na VLAN. Tendo ou não IP na interface física tanto faz..
    entenda que a vlan é como se vc tivesse duas portas físicas separadas... porem só utilizando um cabo.
    os IPs devem estar na mesma faixa.. utilizando seu ex: 192.130.30.1/24 em uma vlan e 192.130.30.2/24 na outra vlan [outro roteador].. [a propósito, não utiliza essa faixa, ela é valida e não pertence ao Brasil utilize 192.168.x.x ou qualquer outra que seja de uso privado]

    fazendo da forma que mostrou, ligando uma RB na outra devera haver comunicação entre as vlans...
    um teste básico é o ping de um roteador no outro, como esta iniciando seria bom um teste de bancada...
    quando colocar em produção, caso aconteça de não funcionar, voltamos a situação dos equipamentos que tem pelo caminho, principalmente os switchs... tem muitos que não passam vlans...

  11. #11

    Padrão Re: Transportar link em - p.m.p - ajuda

    Nobre lgnix, antes de mais nada quero agradecer a atenção que o amigo esta me dando.

    ok, fiz como esta descrito, porem não pingou, vou pegar 2 Rb 433 que tenho aqui parada e fazer uns teste aqui, para ver se pinga, na bancada.

    assim que eu tiver algum resultado venho postar, acredito que possa ajudar outra pessoa, tb.

    A proposito, como eu faço para descobrir qual IP é Valido ou não. para eu poder usar?

    Muito obrigado.

  12. #12

    Padrão Re: Transportar link em - p.m.p - ajuda

    Citação Postado originalmente por eletromidia Ver Post
    Nobre lgnix, antes de mais nada quero agradecer a atenção que o amigo esta me dando.

    ok, fiz como esta descrito, porem não pingou, vou pegar 2 Rb 433 que tenho aqui parada e fazer uns teste aqui, para ver se pinga, na bancada.

    assim que eu tiver algum resultado venho postar, acredito que possa ajudar outra pessoa, tb.

    A proposito, como eu faço para descobrir qual IP é Valido ou não. para eu poder usar?

    Muito obrigado.
    Isto mesmo amigo, testa em bancada, não tem erro.. em uma conexão direta é simples assim..

    Sobre os IPs é possível utilizar inúmeras calculadoras online ou mesmo instaladas em linux ou windows.
    Varias delas informam se um IP é publico ou privado ou reservado etc...
    Neste link ha uma tabela e mais informações, já da para ter uma noção....

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Endere%C3%A7o_IP