+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Especificação de PC para rodar servidor MikroTik

    boa noite galera eu to usando uma 450g mais n ta dando conta queria montar um pc dai eu queria saber uma configuracao ideal pra roda uns 80 a 100 on lembrado que ela vai ser so gerenciar os clientes so isso o link entra la faz o gerenciamento e joga pro cliente e pronto nao vai ter balance nem nada desde ja agradeço

  2. #2

    Padrão Re: Especificação de PC para rodar servidor MikroTik

    amigo se precisar de um servidor da uma olhada neste https://under-linux.org/showthread.p...218#post683218
    inclusive tem uma foto do servidor com 412 clientes online, acho que vai lhe atender muito bem

  3. #3

    Padrão Re: Especificação de PC para rodar servidor MikroTik

    Amigo vc tem que analizar primeiro serviços que vai rodar no servidor, hotspot, PPPoe Server, outros. Se vai ter muitas regras de firewall, etc. Aí sim dá pra ter uma ideia melhor. Hoje tenho num pop uma rb 450G com PPPoe Server com 90 users online em horário de pico e não passa de 40% de processamento. Lembrando que essa rb não faz nat e não tem nenhuma regra de firewall.
    Acredito que uma máquina com um processador bom, com uns 2 Gigas de memorias e placas de redes boas é o suficiente.

  4. #4

    Thumbs up Re: Especificação de PC para rodar servidor MikroTik

    Uma RB 1000 ou até mesmo uma RB 1200, é uma solução pronta e que se vc tiver um rack vai ficar apresentável.

  5. #5

    Padrão Re: Especificação de PC para rodar servidor MikroTik

    pra esse volume baixo de clientes vai de 1100 ou 1200.......com uma RB1100AHx2 vai uns 400 clientes sem nat.....mas com esse volume ela chega ao gargalo...alem da vantagem das portas vc fica com uma solução mais apresentavel e profissional.



    com X86 da Dell R210 com CPU e3-1230 ou e3-1245 da pra chegar a uns 1000 clientes por maquina...
    fazendo PPPoE

  6. #6

    Padrão Re: Especificação de PC para rodar servidor MikroTik

    Eu com 1000 clientes conectados simultaneamente eu compraria um router da cisco.

  7. #7

    Padrão Re: Especificação de PC para rodar servidor MikroTik

    Citação Postado originalmente por cristianoribeiro Ver Post
    Eu com 1000 clientes conectados simultaneamente eu compraria um router da cisco.

    eita....pra que cisco...voltar pro modelo dinossaurico de linha de comando...nanana.....

    tenho varios x86 desses empilhados pra atender meus clientes.....nao gosto de centralizar a rede em um equipamento.

    tu achou 1000 clientes muito pra uma maquina!?

  8. #8

    Thumbs up Re: Especificação de PC para rodar servidor MikroTik

    Citação Postado originalmente por Mephisto Ver Post
    eita....pra que cisco...voltar pro modelo dinossaurico de linha de comando...nanana.....

    tenho varios x86 desses empilhados pra atender meus clientes.....nao gosto de centralizar a rede em um equipamento.

    tu achou 1000 clientes muito pra uma maquina!?
    Não é isso, mas se eu tenho 1000 clientes conectados simultaneamente, vale a penas eu investir.

  9. #9

    Padrão Re: Especificação de PC para rodar servidor MikroTik

    Citação Postado originalmente por cristianoribeiro Ver Post
    Não é isso, mas se eu tenho 1000 clientes conectados simultaneamente, vale a penas eu investir.

    ops..foi mal..nao tinha entendido.
    :-/

  10. #10

    Padrão Re: Especificação de PC para rodar servidor MikroTik

    Citação Postado originalmente por Mephisto Ver Post
    tenho varios x86 desses empilhados pra atender meus clientes.....nao gosto de centralizar a rede em um equipamento.
    Concordo com o colega.
    Minha preferência também é por não centralizar somente em um equipamento.
    Trabalho com RB1100AHX2 com media de 200 a 250 clientes simultâneos, PPPoE, com tráfego médio de 30Mbps.
    O processamento fica tranquilo e em caso de problemas em uma delas a quantidade de clientes afetados será menor....
    alem de conseguir "mover" o tráfego destes clientes para outro roteador enquanto soluciona o problema...

  11. #11

    Padrão Re: Especificação de PC para rodar servidor MikroTik

    Citação Postado originalmente por lgnix Ver Post
    Concordo com o colega.
    Minha preferência também é por não centralizar somente em um equipamento.
    Trabalho com RB1100AHX2 com media de 200 a 250 clientes simultâneos, PPPoE, com tráfego médio de 30Mbps.
    O processamento fica tranquilo e em caso de problemas em uma delas a quantidade de clientes afetados será menor....
    alem de conseguir "mover" o tráfego destes clientes para outro roteador enquanto soluciona o problema...
    entao..essa que é a blz da coisa.....vc poder jogar com o trafego...dessa forma eu nao tenho mais do que 1000 clientes com problema......e sempre tenho um servidor SPARE pronto pra entrar em ação quando precisar.....mas ca entre nos..com um hardware bom e uma estrutura bem montada com aterramentos, boas praticas...refrigeração e monitoramento pelo NOC da rede, é muito dificil dar problema...tanto em routerboards como em x86s de qualidade.

    Eu optei por x86 mesmo sacrificando as portas extras...mas ja tive varias AHx2 segurando pppoe em POP novo ou em qq emergencia.