+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Ola amigos do fórum Under-Linux !
    sempre estou por aqui ajudando o pessoal a tirarem suas duvidas mas agora é hora de me ajudarem a tirar a minha duvida hehe..
    Amigos profissionais da área meu problema é: Throughput !
    Estou com um link de fibra de 20 megas de download e 1 mega de upload ou seja não é FULL DUPLEX e sim HALF DUPLEX mas este link ira aumentar para 100 megas de download e 3 megas de upload !
    Com duas AirGrid m5, Nanos M5, Nanobridge M5 etc... por exemplo eu passo os 20 megas na boa pois meu enlace é apenas 1KM com visão Limpa !!!

    O grande problema é que agora serão 100 megas ! Mesmo que não chegue os 100 megas que chegem 95 megas sera que eu passo estes 95 megas do ponto A para o B utilizando soluções básicas como UBIQUITI ?
    DESCARTE: passar fibra entre os pontos
    utilização de AIRFIBER
    utilização de rádios Microondas
    UTILIZAÇÃO SERA DE: Rocket M5 ou outros ubiquiti que passem toda esta banda (por favor me digam quais)
    INTELBRAS desde que o custo de cada ponta não extrapole R$ 1.200,00
    Qualquer outra solução que me passe os 95 megas de download neste 1km !

    Preciso bastante das respostas de vocês amigos ok fico no aguardo desde já Obrigado !

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Bom dia, eu acho meio difícil vc passar esta banda com Ubitiqui como relatou que o valor que vai gastar é de 1.200,00, neste 1 KM opção também radio da Intelbras o APC-M5 com rocket, ou a melhor solução seria de Mikrotik.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    vai de apc-5m18 ou sexant-g para este de 1 km ou apc-5m ou rb912g com rocket dish

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Mikrotik SX, vai passar bem perto do que você precisa.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Caro amigo, vai de mini router com antenas da computech de 28 db com radome e shield, montei aqui em 4 km passou 94 megas isso que nem fiquei testando canal direito dei um scan e frequence usage e mandei fogo pois é meu link então não podia ficar off por muito tempo esta UP a 44 dias o enlace e a rb tb desde a instalação.
    Vai gastar esse valor que ta querendo e ainda é tudo homologado.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Vai de mikrotik, porque o grande problema dos ubnt é com a quantidade de pacotes, principalmente com um link grande como esse, a sextand G é uma boa pedida, já tem porta giga e tudo, ou também as soluções intelbras que todo mundo ta falando bem, seria isso. flow !

    Se te ajudei clica na estrelinha !!!

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Citação Postado originalmente por netgalileu Ver Post
    vai de apc-5m18 ou sexant-g para este de 1 km ou apc-5m ou rb912g com rocket dish
    Mas ela chegará proximo dos 100 megas ? aqui nao tenho problemas com interferencia, possuo visao limpa e é apenas 1km chega os 100 megas de download ? Obrigado amigo.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Acho difícil passar isso com Rocket M5. Se aceitar a sugestao de rádio "barato", pode tentar com o Rocket M5 Titanium com antena de 34 dBi e de preferência com shield. Pode tentar também o APC-5M que já te sugereram. Acho difícil também uma solucao MK passar essa banda toda. O único rádio "barato" que eu conheco e que promete passar isso é o Radwin 2000C em alguma das múltiplas versoes dele.

    O pessoal vai te sugerir mais rádios, mas a 1 Km de distância eu faria o esforco e investiria numa fibra ótica, deve sair até mais barato. Aqui no Perú um metro de fibra sai a USD 1.12.

    Uma coisa que notei é que para passar toda essa banda, talvez nem sature o rádio, consiga até fechar o enlace passando 100 Mbps, mas o processamento deve ir para a casa do chapéu nesse enlace.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Acho difícil passar isso com Rocket M5. Se aceitar a sugestao de rádio "barato", pode tentar com o Rocket M5 Titanium com antena de 34 dBi e de preferência com shield. Pode tentar também o APC-5M que já te sugereram. Acho difícil também uma solucao MK passar essa banda toda. O único rádio "barato" que eu conheco e que promete passar isso é o Radwin 2000C em alguma das múltiplas versoes dele.

    O pessoal vai te sugerir mais rádios, mas a 1 Km de distância eu faria o esforco e investiria numa fibra ótica, deve sair até mais barato. Aqui no Perú um metro de fibra sai a USD 1.12.

    Uma coisa que notei é que para passar toda essa banda, talvez nem sature o rádio, consiga até fechar o enlace passando 100 Mbps, mas o processamento deve ir para a casa do chapéu nesse enlace.
    A fibra eu vou passar do ponto B em diante...
    Mas do ponto A até o ponto B eu vou precisar passar com 5.8 mesmo, eu tava pensando em duas nanobridge M5 cada uma fazendo com 50 Megas oque acha ? 50 por 50 sera que assim chega os 100 limpo ? pois neste caso eu jogo os dois links na rb750g e faço o BONDING Mikrotik e ta tudo certo..

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    A RB750G aguentaria, mas a RB750GL, que é a que agora está disponível, não.

    Me parece mais simples usar um rádio que aguenta essa demanda... alguma das duas pontas é estação licenciada ?

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Citação Postado originalmente por aiomar2013 Ver Post
    A fibra eu vou passar do ponto B em diante...
    Mas do ponto A até o ponto B eu vou precisar passar com 5.8 mesmo, eu tava pensando em duas nanobridge M5 cada uma fazendo com 50 Megas oque acha ? 50 por 50 sera que assim chega os 100 limpo ? pois neste caso eu jogo os dois links na rb750g e faço o BONDING Mikrotik e ta tudo certo..
    Creio que passe essa banda com dois rádios fazendo o bonding, só fique atento a usar antenas com shield, pode usar as antenas da Algcom por exemplo, para diminuir a interferência dos rádios.

  12. #12
    Avatar de flacknet
    Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    136

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Pessoal, com as antenas que estão sugerindo a eles usar, ele terá que configurar o radio com potencia de 1 db, pois só o ganho da antena vai gerar interferência nele mesmo.

    Aqui tenho um enlace de 1.5 Km, estou usando 2 Rockets M5 com 2 Antenas antiga da ZIROK de 40cm, se não me engano de 20 dbi.

    Esta passando entre 70 e 99 Mb de Down e 40 Mb de up.

    Os radio estão com 10 dbi de potencia.

    Outra, por este motivos:
    A antena esta bem fora de nível.
    A Rb daqui debaixo é um RB 750 e a que esta na torre é uma RB 450.

    Olhe as imagens abaixo
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mik.jpg
Visualizações:	222
Tamanho: 	157,0 KB
ID:      	48438Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rock.jpg
Visualizações:	197
Tamanho: 	114,1 KB
ID:      	48439

    - - - Atualizado - - -

    Esqueci, vou trocar este enlace por 2 Intelbras APC-5M-18

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Citação Postado originalmente por flacknet Ver Post
    Pessoal, com as antenas que estão sugerindo a eles usar, ele terá que configurar o radio com potencia de 1 db, pois só o ganho da antena vai gerar interferência nele mesmo.

    Aqui tenho um enlace de 1.5 Km, estou usando 2 Rockets M5 com 2 Antenas antiga da ZIROK de 40cm, se não me engano de 20 dbi.

    Esta passando entre 70 e 99 Mb de Down e 40 Mb de up.

    Os radio estão com 10 dbi de potencia.

    Outra, por este motivos:
    A antena esta bem fora de nível.
    A Rb daqui debaixo é um RB 750 e a que esta na torre é uma RB 450.

    Olhe as imagens abaixo
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mik.jpg
Visualizações:	222
Tamanho: 	157,0 KB
ID:      	48438Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rock.jpg
Visualizações:	197
Tamanho: 	114,1 KB
ID:      	48439

    - - - Atualizado - - -

    Esqueci, vou trocar este enlace por 2 Intelbras APC-5M-18

    Amigo cheguei a uma conclusão !!!

    Vou utilizar:


    ENLACE CURTO 1KM A 3KM:
    APC 5M 18 INTELBRAS


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         APC 5M 18.jpg
Visualizações:	185
Tamanho: 	10,5 KB
ID:      	48455


    ENLACE MÉDIO E GRANDE ACIMA DE 3KM:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ROCKET DA INTELBRAS.jpg
Visualizações:	1234
Tamanho: 	165,2 KB
ID:      	48456

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         APC 5M DUPLA.jpg
Visualizações:	198
Tamanho: 	9,4 KB
ID:      	48457

    APC 5M MIMO 2X2 COM ANTENA EXTERNA DE DUPLA POLARIZAÇÃO

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    A RB750G aguentaria, mas a RB750GL, que é a que agora está disponível, não.

    Me parece mais simples usar um rádio que aguenta essa demanda... alguma das duas pontas é estação licenciada ?
    Nenhuma delas, ambas são BRIDGE..

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Amigo tenho uma situação igual a sua aqui e uso Nano Bridge M5 com antena de 22 e te falo já fiz vários testes usando mikrotik de um lado e do outro e consigo chegar a 95mb que é o limite da interface de rede dele. Segue tela captura de teste de velocidade que acabei de fazer para você ver usando mikrotik.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste trafego nano bridge m5.jpg
Visualizações:	316
Tamanho: 	77,5 KB
ID:      	48495

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Citação Postado originalmente por araojr Ver Post
    Amigo tenho uma situação igual a sua aqui e uso Nano Bridge M5 com antena de 22 e te falo já fiz vários testes usando mikrotik de um lado e do outro e consigo chegar a 95mb que é o limite da interface de rede dele. Segue tela captura de teste de velocidade que acabei de fazer para você ver usando mikrotik.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste trafego nano bridge m5.jpg
Visualizações:	316
Tamanho: 	77,5 KB
ID:      	48495

    Vai me dizer que com NANOBRIDGE M5 eu consigo passar 95 megas da ponta A para a ponta B ???
    Se for ganhei o DIA !!!!!!!!!! rsrsrsrsrs

    Fico no aguardo para saber mais sobre este enlace... , outra coisa esse ai é um teste na firmware da propria nanobridge teria como me enviar umas fotos do teste sendo feito no mikrotik ? pra min ver os 95 megas passando ? obrigado amigo vlw

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Mas eu postei mostrando tráfego que passa nesse link.... Usando mk de um lado e do outro.... o teste é da banda que passou usando os nano bridge para chegar do ponto A para o ponto B entendeu?

    Mas se quer ver no mikrotik deixa comigo daqui a pouco eu posto aqui.

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    segue telas capturadas com os testes pedidos... Primeiro com o link em funcionamento com os clientes sem o teste. Depois com os clientes e o teste rodando. Observe a velocidade final ok ? ? ?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         consumo mkt com o teste.jpg
Visualizações:	201
Tamanho: 	120,5 KB
ID:      	48509Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         consumo mkt sem o teste.jpg
Visualizações:	237
Tamanho: 	92,1 KB
ID:      	48510Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         consumo nano bridge com o teste.jpg
Visualizações:	272
Tamanho: 	87,4 KB
ID:      	48511Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         consumo nano bridge sem o teste.jpg
Visualizações:	228
Tamanho: 	86,2 KB
ID:      	48512

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Citação Postado originalmente por araojr Ver Post
    segue telas capturadas com os testes pedidos... Primeiro com o link em funcionamento com os clientes sem o teste. Depois com os clientes e o teste rodando. Observe a velocidade final ok ? ? ?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         consumo mkt com o teste.jpg
Visualizações:	201
Tamanho: 	120,5 KB
ID:      	48509Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         consumo mkt sem o teste.jpg
Visualizações:	237
Tamanho: 	92,1 KB
ID:      	48510Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         consumo nano bridge com o teste.jpg
Visualizações:	272
Tamanho: 	87,4 KB
ID:      	48511Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         consumo nano bridge sem o teste.jpg
Visualizações:	228
Tamanho: 	86,2 KB
ID:      	48512
    Amigo só mais um detalhe, qual a distancia desse enlace ? quanto KM ?
    Pois o meu será de 1 KM..

  19. #19

    Padrão Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas

    Citação Postado originalmente por aiomar2013 Ver Post
    Amigo só mais um detalhe, qual a distancia desse enlace ? quanto KM ?
    Pois o meu será de 1 KM..

    O meu aqui é de 1KM também.