+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas - Projeto rede com ubiquiti

    Pessoal preciso fazer uma rede Ethernet via wireless, estou optando pelos equipamentos da ubitiqui abaixo segue um pdf de uma topologia simples para ele em que vou realizar alguns testes para uma possível ampliação do mesmo.

    Minha duvida principal é se o rocket m5 trabalha no modo cliente/bridge e que todos os outros equipamentos trabalhe em bridge, ou seja, fazendo parte de uma rede unica. E se a antena de omni de 13 dbi 360º da conta do recado nessa distancia e THROUGHPUT REAL DE 100 Mbit/s

    O projeto é para interligação de poços artesianos do sistema de agua potável do município e que as bombas serão acionada/desligadas/ligadas automaticamente por computador bem como trafego de outros dados.

    A torre "link" enviara alguns dados como internet dentre outros.
    A torre "torre 1 - principal" se comunicara com as outras torres.

    O cenário esta em anexo no link abaixo:

    http://www.apservidor.net.br/projeto.pdf
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos projeto under.pdf  

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvidas - Projeto rede com ubiquiti

    (THROUGHPUT REAL DE 100 Mbit/s)

    sem chance .

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas - Projeto rede com ubiquiti

    Citação Postado originalmente por aperigo Ver Post
    Pessoal preciso fazer uma rede Ethernet via wireless, estou optando pelos equipamentos da ubitiqui abaixo segue um pdf de uma topologia simples para ele em que vou realizar alguns testes para uma possível ampliação do mesmo.

    Minha duvida principal é se o rocket m5 trabalha no modo cliente/bridge e que todos os outros equipamentos trabalhe em bridge, ou seja, fazendo parte de uma rede unica. E se a antena de omni de 13 dbi 360º da conta do recado nessa distancia e THROUGHPUT REAL DE 100 Mbit/s

    O projeto é para interligação de poços artesianos do sistema de agua potável do município e que as bombas serão acionada/desligadas/ligadas automaticamente por computador bem como trafego de outros dados.

    A torre "link" enviara alguns dados como internet dentre outros.
    A torre "torre 1 - principal" se comunicara com as outras torres.

    O cenário esta em anexo no link abaixo:

    http://www.apservidor.net.br/projeto.pdf

    olá amigo, como ja foi dito, 100mbit/s é dificil, principalmente com uma omni.... mas vamos lá

    nao tem porque conectar uma rocket / dish de 30 dbi em uma antena omni, creio q ficaram muito mais em conta
    e funcional se vc optar por ponto a ponto, 3 antenas na torre principal enviando para da outras torres.

    utilize um par de nanobridge M5 22dbi em brigde wds para cada enlace pronto.

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas - Projeto rede com ubiquiti

    Mudei aqui o cenario dos radios conforme opiniao dos amigos ai, conferem e me retornem uma posicao sobre.
    Os radios trabalharao todos em bridge, no caso das 2 rocket m5 com antenas de 90º (para cobrir angulo de 180º) que ficara na torre 1 principal, ali na rj45 dos 2 rocket m5 eu posso liga-lo direto um radio no outro correto? (alias acho que devo..rrs)... no "Link" com uma Nanobridge M5 25 conecto em 1 das rocket m5 e compartilho para todas as torres (torre 1, 2 , 3), hava vista que o modo de configuracao vai ser configurado em bridge wds, com ou sem criptografia).

    postei novo anexo com as modificacoes abaixo e no link para avaliacao dos amigos aqui.
    se esta tudo correto, pelo menos no hardware, tirando a analise de visada que posteriormente farei, inclusive se possivel me indicar os softwares para tal, qual o throughput que consigo nesse cenario?
    OPTEI PELO MODO ACCESS POINT NA TORRE PRINCIPAL PELO FATO QUE COLOCAREI MAIS TORRES (UMAS 4 A MAIS DE MESMA DISTANCIA) DEVIDO A OUTROS POÇOS ARTESIANOS QUE NAO ESTAO NO CENARIO EM ANEXO, SENAO TEREI QUE COLOCAR PONTO A PONTO E TUDO COM AS NANOBRIDGE M5 25DBI. O SISTEMA SO ATENDERA ESSA COMUNICACAO COM OS EQUIPAMENTOS DOS POCOS ARTESIANOS, QUE É APENAS ENVIADO ALGUNS COMANDOS PARA LIGAR/DESLIGAR AS BOMBAS, E VISUALIZAÇÃO DE ALGUMAS INFORMACOES DE STATUS DO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA.

    http://www.apservidor.net.br/projeto.pdf

    Obrigado.
    Alessandro.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos projeto under.pdf  
    Última edição por aperigo; 25-09-2013 às 14:19.

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas - Projeto rede com ubiquiti

    Citação Postado originalmente por aperigo Ver Post
    Mudei aqui o cenario dos radios conforme opiniao dos amigos ai, conferem e me retornem uma posicao sobre.
    Os radios trabalharao todos em bridge, no caso das 2 rocket m5 com antenas de 90º (para cobrir angulo de 180º) que ficara na torre 1 principal, ali na rj45 dos 2 rocket m5 eu posso liga-lo direto um radio no outro correto? (alias acho que devo..rrs)... no "Link" com uma Nanobridge M5 25 conecto em 1 das rocket m5 e compartilho para todas as torres (torre 1, 2 , 3), hava vista que o modo de configuracao vai ser configurado em bridge wds, com ou sem criptografia).

    postei novo anexo com as modificacoes abaixo e no link para avaliacao dos amigos aqui.
    se esta tudo correto, pelo menos no hardware, tirando a analise de visada que posteriormente farei, inclusive se possivel me indicar os softwares para tal, qual o throughput que consigo nesse cenario?
    OPTEI PELO MODO ACCESS POINT NA TORRE PRINCIPAL PELO FATO QUE COLOCAREI MAIS TORRES (UMAS 4 A MAIS DE MESMA DISTANCIA) DEVIDO A OUTROS POÇOS ARTESIANOS QUE NAO ESTAO NO CENARIO EM ANEXO, SENAO TEREI QUE COLOCAR PONTO A PONTO E TUDO COM AS NANOBRIDGE M5 25DBI. O SISTEMA SO ATENDERA ESSA COMUNICACAO COM OS EQUIPAMENTOS DOS POCOS ARTESIANOS, QUE É APENAS ENVIADO ALGUNS COMANDOS PARA LIGAR/DESLIGAR AS BOMBAS, E VISUALIZAÇÃO DE ALGUMAS INFORMACOES DE STATUS DO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA.

    http://www.apservidor.net.br/projeto.pdf

    Obrigado.
    Alessandro.
    opa, agora melhor seu projeto, como vc tem intensão de aumentar usa as 2 rocket M5 + basestation, caso contrario seria mais viável ptp com nanobridge.


    nao intendi sua intenção de ligar as duas rocket uma na outra, por onde vc vai enviar e receber esses dados na torre principal ?

    quanto a criptografia use sempre a WPA2-AES, o mesmo usa um processamento a parte para processar a criptografia, assim vc nao eleva o processamento do radio.

    Quanto ao throughput se fosse ptp vc chegaria perto de uns 120mb/s (half), agora com o basestation uns 30 ou 40 mb/s... mas como vc falou q é apenas para enviar alguns comandos funciona tranquilo.

    para analisar a visada utilize o airlink da ubnt http://www.ubnt.com/airlink/

    boa sorte.

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas - Projeto rede com ubiquiti

    "nao intendi sua intenção de ligar as duas rocket uma na outra, por onde vc vai enviar e receber esses dados na torre principal ? "


    tipo, quero todo o sistema em bridge, no caso, se eu conectar a nanobridge da torre 3 (por exemplo ) em uma das antenas/rocket m5 de 90º (vamos dizer que seja a rocket nº 1).... e na torre 2 eu conectar na antena/rocket m5 de nº 2 (pq sao 2 para fechar os 180º) ... quero que haja comunicacao entre as nanobridge da torre 2 e 3, ficando assim na mesma rede. Entao eu teria que conectar as 2 rockets para que haja comunicacao entre as torres 2 e 3 . Ou seja, quero ligar (por o todo estar em bridge)...

    ta certo, agora eu entendi, se fizer o wds nas duas rocktes, ou seja, tudo em wds as nanobridges e as rocktes. nao seria necessario ligar nas rj45 (as duas rockets uma na outra)..seria isso sua linha de raciocinio?....

    Alessandro.

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas - Projeto rede com ubiquiti

    As torres 1, 2 e 3.. quero q haja comunicacao entre todas "pontas" a nanobridge "link" onde mantenho os servers bem como rede internet, que sera distribuida pelas torres tbm, enfim qualquer tipo de dados icmp/udp/tcp/ip. Ou seja, se esta tudo em bridge logicamente faz parte de uma unica rede, fazendo um misto de cabeado com wireless. Esses 30, 40 mbps é full ou half ?

    Alessandro.