+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Relatório de Log de Conexões e Novos Recursos

    Com a atualização do Serviço de SCM, a nova resolução 614/2013 de 28/05/2013, no Art. 53 prevê que o provedor deve guardar o registro de log dos assinantes pelo prazo de no mínimo 1 ano. Felizmente baixaram de 5 para 1 ano.

    Muitos gerenciadores já estão se adequando a esta exigência, mas vou me ater a um que conheço e uso.
    Nós usamos o Webmikrotik já faz pelo menos 3 anos.
    Tivemos muitos percalços no início do caminho. Eles ficaram algum tempo sem apresentar melhorias que eram sugeridas pelos usuários com a alegação de que iria sair uma versão totalmente nova inclusive no nome: widemanager.

    Mas durante este tempo muitos continuaram insistindo nas melhorias. E uma delas era o log de conexões com contabilização de consumo. Eu mesmo uma vez ameacei de desistir por não ter este tipo de log.
    Não por exigências legais, mas porque este log pode ser uma grande ferramenta de avaliação de desempenho do assinante.
    Era muito comum o cliente reclamar que não tinha internet, mas era visto navegando pelo winbox. Então ficava a palavra do cliente contra a palavra do provedor, pois o log antigo só tinha data e hora.
    Agora não: quem reclamar, vamos poder analisar com segurança a realidade da reclamação.
    Um crescimento de qualidade muito grande do gerenciador.

    Vamos todos nós usuários do Webmikrotik continuar na luta sadia pela melhora constante do gerenciador.
    Duas novas reivindicações que eu particularmente acho importante são:

    1 - Inclusão de mais uma opção de mensagem ao assinante. Atualmente são duas. Pendência e Bloqueio.
    Mas se faz necessário uma opção de mensagem desvinculada do financeiro para casos onde o provedor precisa fazer um contato com o assinante.
    Casos de manutenção, ou de força maior poderiam ser publicados por exemplo, a todos ou por repetidora.
    Quando o desenvolvedor Webmikrotik precisa enviar mensagem aos seus clientes, este é o canal mais eficiente. Porque não termos o mesmo recurso nas nossas instalações?

    2 - Não é o meu caso, mas retornar a opção de contratar o gerenciador para uso com servidor local. Eu particularmente acho mais simples e seguro termos o gerenciador em nuvem. Raramente ficamos sem acesso e quando acontece normalmente é anunciado pelo próprio gerenciador ao abri-lo. Não me preocupo com máquina e nem com sua manutenção. Antigamente isso era um problemão, pois ninguém está livre deste tipo de problema e parar tudo.
    Mas há quem prefira manter isso sob controle local. E mesmo assim, com servidor local, parando o servidor o serviço não para pois o mikrotik trabalha independentemente do webmikrotik trabalhar ou não.
    O que o gerenciador faz é escrever as regras no mikrotik. Para parar só se o mikrotik para. Ou seja ele trabalha em paralelo com o mikrotik mas um não depende do outro para o cliente conectar.

    Cadastro, financeiro, ordens de serviço, e os outros trâmites administrativos o sistema atende muito bem. Boletos bancários e carnet são bem eficientes. Baixa de boletos pelo arquivo de banco, etc etc
    Central de atendimento online que realmente funciona. Das vezes que precisei, fui prontamente atendido e não era problema de execução do gerenciador, mas deficiência operacional de nossa parte. Nos ensinaram como proceder e ficou tudo resolvido.
    Emissão de Nota Fiscal 21 e 22 são outros recursos que foram implementados já faz algum tempo.

    Alguns tem reclamado a respeito de lentidão ao acessar o gerenciador. Tínhamos este tipo de problema quando usávamos adsl balanceado com dedicado.
    Com o uso só do dedicado isso desapareceu. Por isso fica aqui a pergunta a quem ainda tem reclamação a respeito. Está usando adsl?

    A conclusão é: temos um bom gerenciador em mãos, mas que pode crescer mais ainda.. Existem muitos outros que com certeza também irão cumprir com os objetivos.
    Que os usuários do webmikrotik façam suas reivindicações pois um dia sai o recurso.
    Antes que alguém diga, não ganho nada com isso. Só quero que o gerenciador que depositamos confiança continue cada vez melhor. E como no passado fui muito crítico dele, agora venho prestar este elogio.

  2. #2

    Padrão Re: Relatório de Log de Conexões e Novos Recursos

    buenas ...
    soh que assim entendo o que vc tah me dizendo soh que assim o webmikrotik nao vai fazer isso por que ele nao faiz controle das conexoes nesse casso vc teria que ter um squid por exemplo com ele sim daria de guarda isso ai para vc ...
    o problema eh quando o provedor precisa fazer nat ai acaba dando essa situações ....

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Relatório de Log de Conexões e Novos Recursos

    Citação Postado originalmente por Pupa Ver Post
    buenas ...
    soh que assim entendo o que vc tah me dizendo soh que assim o webmikrotik nao vai fazer isso por que ele nao faiz controle das conexoes nesse casso vc teria que ter um squid por exemplo com ele sim daria de guarda isso ai para vc ...
    o problema eh quando o provedor precisa fazer nat ai acaba dando essa situações ....

    Abraço
    Oi Pupa,

    Sim, o webmikrotik está fazendo o log de conexões completinho. ip, dia/hora, e vai mais além, consumo de up e download.
    Com nat vai ficar complicado provar alguma coisa em casos de solicitação pela justiça, pois o que aparece é o log de conexões e o ip privado. Mas para a justiça aparece é o ip público do provedor.
    Para contornar isso, já está em fase final um outro log: histórico de WEB. Nem citei esta melhoria pois por enquanto só está aparecendo o menu, mas não está pronto.
    Este log de histórico da web é que poderá, ao ser cruzado com o log de conexões provar alguma coisa na justiça. Este vai ser preciso guardar a sete chaves, pois se chega a vazar pode ferir a questão da invasão de privacidade. Mas judicialmente nós vamos poder fornecer este também. Vai ser mais um ponto para o webmikrotik

    Quando o gerenciador se comunica com autenticação radius com o mikrotik todos estes dados são facilmente recolhidos.
    Porém o webmikrotik não usa radius e por isso segundo eles tiveram que usar outros meios para recolher as informações.
    Mas o importante é que finalmente eles estão ouvindo os usuários e melhorando substancialmente o gerenciador.
    E por não usar radius é que ele não interfere na execução do mikrotik. Podem trabalhar independentes.
    Por ex, se você vai viajar pode acompanhar o dia/dia do provedor pela web.

  4. #4

    Padrão Re: Relatório de Log de Conexões e Novos Recursos

    entendo seu carlos o que vc me diz na verdade vc tem um historico de conexao na verdade eles soh exporta essa opção do mikoritik pois ele jah faiz isso
    mais historico de web isso nao sei nao acho que soh com squid mesmo para consequir fazer isso ate hj nunca vi outro meio


    abraço

  5. #5

    Padrão Re: Relatório de Log de Conexões e Novos Recursos

    uso aqui o mikrotik + maracache + mk-auth, gostaria de guardar os logs dos clientes conforme a nova resolução qual seria a melhor solução para resolver

  6. #6