+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tempo de resposta alto

    Olá pessoal, estou com um problema que vem me incomodando que é o alto tempo de resposta, estou trabalhando com duas RB 750 sendo uma fazendo load balance e na frente uma fazendo o controle de clientes e em cima uma 433 com 3 cartões mini pci xr2 e 3 antenas setoriais de 120°, o que eu sabia fazer tentei, mas até agora não consigo diminuir o tempo de resposta, as vezes o ping chega de 1000 a 3000, peço ajuda por favor.

    Desde já Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Tempo de resposta alto

    Esses xr2 são os piores cartões a se usar, são extremamente sensiveis. Creio q vc esta usando a potencia maxima deles. Aconselho colocar em 8dbi e testar. Isso ai é interferencia e/ou fonte fraca!!

  3. #3

    Padrão Re: Tempo de resposta alto

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Esses xr2 são os piores cartões a se usar, são extremamente sensiveis. Creio q vc esta usando a potencia maxima deles. Aconselho colocar em 8dbi e testar. Isso ai é interferencia e/ou fonte fraca!!
    Pra falar a verdade eu estou usando ele na potencia de 20mhz e ele vai se eu não me engano até 40 ou 50, e eu ja fiz os testes sobre fontes, antes eu estava usando só a entrada POE, ai coloquei uma fonte, só que persiste o problema, como faço para colocar em 8dbi?

  4. #4

    Padrão Re: Tempo de resposta alto

    Citação Postado originalmente por Firmo Ver Post
    Pra falar a verdade eu estou usando ele na potencia de 20mhz e ele vai se eu não me engano até 40 ou 50, e eu ja fiz os testes sobre fontes, antes eu estava usando só a entrada POE, ai coloquei uma fonte, só que persiste o problema, como faço para colocar em 8dbi?
    Pela sua resposta ja vi que esta perdido e entende pouco de rede sem fio. São Inúmeros fatores que pode esta ocasionando, como esta os ccq nos clientes? todos bons? um cliente ruim pode prejudicar toda rede. A largura do canal deixa em 20Mhz, a potencia deixa a minima possivel

  5. #5

    Padrão Re: Tempo de resposta alto

    Verdade, ele está misturando os parâmetros de configuração na cabeça.
    mhz mede a largura do canal.

    potencia mede em Dbm. Vai na aba TX Power e seleciona o modo de potencia em "all rates fixed" e logo abaixo seleciona os dbm que deseja.

    Antes vai em Status e vê quanto de ruido está aparecendo em 'noise floor'. Lembrando que quanto mais baixo este número é porque está tendo menor ruído. Só que -98 é maior que -105 dbm pois são números relativos.

    Depois então muda a potencia para menor e vê se baixou o ruido. Se não baixou o noise floor é porque não era com a potencia o problema.
    Ruído alto é um dos causadores de latência, mas não o único.
    Mesmo com ruido relativamente alto, clientes com sinal bom vão navegar normalmente, pois o que mais interessa é a relação sinal x ruído, o chamado SNR, que você vê na aba registration. Ali vai mostrar como cada usuário está chegando. Todos os clientes que chegam acima de -75 são os que dão mais problemas aqui. Se tiver um noise floor de -100 e clientes com -75, o SNR será de 25, o que é muito pouco. Mas para o cliente com -65 o snr já fica em 35 o que altamente favorável.
    Porém este cliente com snr baixo vai prejudicar os outros.

    Fica muito difícil achar logo de cara o problema, principalmente porque você tem pouca experiencia até para informar as configurações e nós de longe nem sempre "sentimos" sua rede.
    Mas aos poucos quem sabe se acha o real motivo.

    Você disse que está usando uma RB com 3 cartões. Sinceramente eu nunca consegui entender porque fizeram uma rb dessas. Com estes cartões encostadinhos um no outro, mesmo em canais distantes é complicado. Só entendo o uso no caso de usar um cartão em 2.4 e outro em 5.8.

  6. #6

    Padrão Re: Tempo de resposta alto

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Verdade, ele está misturando os parâmetros de configuração na cabeça.
    mhz mede a largura do canal.

    potencia mede em Dbm. Vai na aba TX Power e seleciona o modo de potencia em "all rates fixed" e logo abaixo seleciona os dbm que deseja.

    Antes vai em Status e vê quanto de ruido está aparecendo em 'noise floor'. Lembrando que quanto mais baixo este número é porque está tendo menor ruído. Só que -98 é maior que -105 dbm pois são números relativos.

    Depois então muda a potencia para menor e vê se baixou o ruido. Se não baixou o noise floor é porque não era com a potencia o problema.
    Ruído alto é um dos causadores de latência, mas não o único.
    Mesmo com ruido relativamente alto, clientes com sinal bom vão navegar normalmente, pois o que mais interessa é a relação sinal x ruído, o chamado SNR, que você vê na aba registration. Ali vai mostrar como cada usuário está chegando. Todos os clientes que chegam acima de -75 são os que dão mais problemas aqui. Se tiver um noise floor de -100 e clientes com -75, o SNR será de 25, o que é muito pouco. Mas para o cliente com -65 o snr já fica em 35 o que altamente favorável.
    Porém este cliente com snr baixo vai prejudicar os outros.

    Fica muito difícil achar logo de cara o problema, principalmente porque você tem pouca experiencia até para informar as configurações e nós de longe nem sempre "sentimos" sua rede.
    Mas aos poucos quem sabe se acha o real motivo.

    Você disse que está usando uma RB com 3 cartões. Sinceramente eu nunca consegui entender porque fizeram uma rb dessas. Com estes cartões encostadinhos um no outro, mesmo em canais distantes é complicado. Só entendo o uso no caso de usar um cartão em 2.4 e outro em 5.8.
    Olá, Obrigado pelas informações, eu reconfigurei a rb e ficou blz. Não entendo muito desse assunto, mas estou tentando aprender, pra falar a verdade me arrependi com essa rb e os cartões, pois esperava mais desse sistema, qual sistema vocês me indicam para usar?

  7. #7

    Padrão Re: Tempo de resposta alto

    Como ficaram as informações na aba Status? Os 3 últimos, CCQ, distance ou ack e o noise floor.

    Se a latência ainda estiver alta, com indicação de Status boa nestes 3 itens, seu problema pode estar noutra parte e não necessariamente na RB. Esta RB é boa. Só não gosto particularmente de colocar 3 cartões na mesma RB.

    Você tem 3 RBs e mais as setoriais onde podem surgir também o problema.
    Mas se tudo se resolveu, melhor.