+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda com omni 2.4 + painel setorial 180º

    Colegas estou precisando de um painel setorial 180º em vertical mais não estou achando homologado para comprar!

    Estava pensando se eu pegar uma omni vertical da OIW e colocar uma chapa de ferro nas costa dela será que vou conseguir fazer apenas 180º?

    Essa região tem poucos clientes e já tenho problema com uns piratas que estão em 2.4 e eles vão ficar nas costas dessa omni.

    Vou usar a omni oiw vertical + bullet 2hp.

    Tambem posso colar papel alumínio nas costa da omni e tentar fazer os 180º.

    Tenho preferência mesmo é pela chapa 16 de ferro soldada no suporte onde vai a omni e colocando o mais próximo possível.

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com omni 2.4 + painel setorial 180º

    Citação Postado originalmente por RadioNet Ver Post
    Colegas estou precisando de um painel setorial 180º em vertical mais não estou achando homologado para comprar!

    Estava pensando se eu pegar uma omni vertical da OIW e colocar uma chapa de ferro nas costa dela será que vou conseguir fazer apenas 180º?

    Essa região tem poucos clientes e já tenho problema com uns piratas que estão em 2.4 e eles vão ficar nas costas dessa omni.

    Vou usar a omni oiw vertical + bullet 2hp.

    Tambem posso colar papel alumínio nas costa da omni e tentar fazer os 180º.

    Tenho preferência mesmo é pela chapa 16 de ferro soldada no suporte onde vai a omni e colocando o mais próximo possível.

    amigo ao invez de fazer essas gambiarras bizarras, por que não compra 2 paineis de 90º pelo preço que se compra hoje, vale apena nem perder tempo postando essas coisas toscas que aparece

    compre pela antenas betel, ou outras por ai 3 paineis de 120, ou 4 de 90, se isso é maneira de vc ganhar dinheiro vendendo internet, melhor forma é vc pelo menos investir um pouco não acha? dinheiro faz dinheiro

  3. #3
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com omni 2.4 + painel setorial 180º

    acha que colocando uma chapa atraz da omni vai trazer beneficio maior? tem que estudar sobre radio frequência, lóbulo irradiado, uma empresa investe muita grana para desenvolver um material, para funcionar bem,e acha que adicionando gambiarras no projeto principal, vai trazer melhoria?

    de uma lida sobre radio frequência, isso que esta fazendo é somente uma maneira de falar "vamos afundar mais ainda o nome dos provedores via radio"

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com omni 2.4 + painel setorial 180º

    veja essa imagem de uma instalação boa

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rmm3.jpg
Visualizações:	2135
Tamanho: 	56,1 KB
ID:      	48862

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com omni 2.4 + painel setorial 180º

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    amigo ao invez de fazer essas gambiarras bizarras, por que não compra 2 paineis de 90º pelo preço que se compra hoje, vale apena nem perder tempo postando essas coisas toscas que aparece

    compre pela antenas betel, ou outras por ai 3 paineis de 120, ou 4 de 90, se isso é maneira de vc ganhar dinheiro vendendo internet, melhor forma é vc pelo menos investir um pouco não acha? dinheiro faz dinheiro
    Não é questão de falta de dinheiro e sim falta de canal 2.4 nessa célula!

    Atualmente tenho 2 painel setorial computech homologados e estão funcionando muito bem!

    Estou com problema de canal e todos os clientes não passam de 800mt da torre o que inviabiliza levanta outra torre para atender os mesmo!

    Preciso é desocupar o máximo de canal possível e estou trocando 6 Nano Station M2 por 3 Base Station M2 120º.

    Preciso tirar pelo menos mais 2 paineis setorial 2.4 da rede G antiga pois está serio o problema de canal e os 2 que estou pensando em tirar não atende mais de 16 clientes.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com omni 2.4 + painel setorial 180º

    Paineis simples de 120° (Os citados da Betel, um biquad dentro) não emitem apenas em 120°, é só olhar o diagrama de irradiação, eles tem angulo tipo 180° com ganho de uns 6dB. O nome "12dB 120°" é porque em apenas 120° o ganho é maior, eles poderiam ser vendidos (Alguns, não sei se o Betel) como "14dB 90°".

    Dá uma olhada no diagrama de irradiação dos modelos 120° que encontrar, os Wavelan (Computech) tem chapas cortadas a laser então o diagrama de irradiação deles é diferenciado, eles realmente tem algum restrito, mas os UBNT e os 120° mais baratos tem algulo bem aberto.

    Se vai colocar só 1, seria o caso de caprichar, tem as Betel de slot de uns 130°, de 20dB, mais pro lado, na casa dos 170°, tem uns 8 ou 9dB de ganho.

    Outra opção é usar 2 antenas 90° lado-a-lado com um divisor (T), quando se faz isso com antenas pra lados distintos as perdas são demais, pra se colocar elas bem proximas isso não deve atrapalhar tanto. Eu faria isso ao invez de omni com refletor.

    E veja se as slot de 150° da EMCTEST estão homologadas (Parece que eles nunca homologaram nada de wifi), eles tem um belo ganho nos 180°, se tiver homologação digo que é a melhor opção, slot é uma maravilha.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com omni 2.4 + painel setorial 180º

    180º eu nunca vi. Essas antenas betel são ótimo custo beneficio. Antes de usar rocket+basestation eu usei elas com sucesso.

  8. #8
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com omni 2.4 + painel setorial 180º

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    180º eu nunca vi. Essas antenas betel são ótimo custo beneficio. Antes de usar rocket+basestation eu usei elas com sucesso.

    Para 2.4 melhores antenas são as da Betel, sem sombra de duvidas

  9. #9
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com omni 2.4 + painel setorial 180º

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Se você trocou a combinação Rocket + Basestation por essa antena, qual rádio você usou?

    Estou vendo muito sobre cartões Routerboard Mini PCI R52, são bons? O desempenho é relativo ao Airmax?
    Recomendavel r52hn, são ótimos, temos ptp usando eles e antenas drish, alguns clientes colocamos painel basestation com estes cartões, toda gerencia do mk

    tem tb os superpops da Computech que são otimos tanto em 2.4 quanto em 5.8

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com omni 2.4 + painel setorial 180º

    Bom dia à todos, se voce usar o painel slot da Betel, basta voce tirar os defletores dos lados que ele fica com 180°, o que limita o angulo dele em 120° são os defletores laterais, falo por experiencia propria , pois uso aqui deste jeito.

    Wlw

  11. #11
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com omni 2.4 + painel setorial 180º

    Citação Postado originalmente por Alanonline Ver Post
    Bom dia à todos, se voce usar o painel slot da Betel, basta voce tirar os defletores dos lados que ele fica com 180°, o que limita o angulo dele em 120° são os defletores laterais, falo por experiencia propria , pois uso aqui deste jeito.

    Wlw

    Melhor usar paineis, setorizando a portadora