+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik deixando a rede lenta

    Boa noite pessoal vamos ver se vcs conseguem me dar uma ajuda pois já tentei tudo que achei possivel.
    vamos lá tenho uma RB 1100AHx2 recebendo meu link de ips validos classe /28 essa Rb so tem essa configuração recebo o ip Wan na ether1 na ether2 em diante jogo os ips validos na rede ate aqui blz .... dessa RB1100AH sai um cabo da ether 3 para outra RB 1100AH na ether1 dessa RB chogo um ip valido e masquerede na porta ... blz a algum tempo estou percebendo o seguinte quando navego pela segunda RB por pppoe que é minha autenticação pra redde toda, minha conexao não bate a velocidade correta, chogo na prineira RB um limite de banda de 40 MB, e esses 40 MB direto pro meu pppoe e nao bate nem 3 megas de velocidade so lembrando as rb's não tem nem um tipo de controle no firewall mangle e filter, so a configuração basica, ja troquei cabos de rede, ja troquei de portas, já coloquei um PC com processador i3 co mikrotik licenciado e nada continua a mesma coisa, e quando coloko o ip valido direto na outra rb com o ip valido liberado bate a velociade normal! alguem tem uma luz ?

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik deixando a rede lenta

    Teu roteamento esta certo?

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik deixando a rede lenta

    Com o link da operadora esta sim ... desde de quando instalei meu link essa routerboar esta funcionando normal, foi o proprio pessoal da ctbc que configurou, o problema ta aparecendo na segunda RB que sai pros clientes... so tem no maximo 100 pppoe de clientes conectados e fica lenta ... ja troquei de tudo esta ate nessa momento em um pc i3 pra ver se nao era a RB que tava com problema, ja troquei de portas ... esta agora com cabos blindados e nada ! continua dando lentidão ... e o firewall so tem o marcarede da porta.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik deixando a rede lenta

    Citação Postado originalmente por gustavosimoes Ver Post
    Com o link da operadora esta sim ... desde de quando instalei meu link essa routerboar esta funcionando normal, foi o proprio pessoal da ctbc que configurou, o problema ta aparecendo na segunda RB que sai pros clientes... so tem no maximo 100 pppoe de clientes conectados e fica lenta ... ja troquei de tudo esta ate nessa momento em um pc i3 pra ver se nao era a RB que tava com problema, ja troquei de portas ... esta agora com cabos blindados e nada ! continua dando lentidão ... e o firewall so tem o marcarede da porta.
    Cara bem complicado isso, não tem porque acontecer isso se tudo estava ok ... porque você usa uma rb para receber o link e outra para distribuir aos clientes? experimenta uma coisa que é bem simples, elimina uma rb, põe o link para chegar direto na segunda rb onde autentica seus clientes, pois nesta sua distribuição de ips validos pode ter algum roteamento que não esta batendo ... Um abraço ... Rodrigo

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik deixando a rede lenta

    fala amigo agatangelos, cara esta opção e complicado de fazer na minha rede, pois onde chega as 2 classes de ips validos nessa RB, sai para outros 2 provedores, a rede deles estão ok, somente na minha rede interna que apresenta esse problema, como pode ver demorei pra responder que estou de cabelo em pé tentando achar o problema.

    Vamos lá pra quem não entendeu direito meu problema.
    Router 1- Recebe a classes de ips validos da ctbc, ether2 dessa RB sai um cabo ligado direto na minha RB2 onde faço a NAT e Sai a rota default do OSPF.
    ROuter2- recebe 1 ip valido na ether1 da Router1, e as demais Ethers sai para os radios.
    Tenho um total agr de 15 torres, somente 2 delas então ainda em bridge, mais ja eliminei por um tempo essa torres para ver se o problema nao era nelas, mesmo desativando continua o problema, outra coisa que acontece, quando faço um teste de velocidade bate por ex: 10MB quando faço download nao passa de 2 megas. e so torcar pra qualquer ip valido que funciona perfeitamente.
    ja troquei cabos, routers, switch, fontes de alimentação, conectores parte fisica troquei tudo já.

  6. #6
    Avatar de wildes
    Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    46

    Padrão Re: Mikrotik deixando a rede lenta

    companheiro, verifica se existe algum qos para rede global, de qualquer forma me adciona no skype . ( Raionet.com ) que agente desenrrola melhor .

    abraços .

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik deixando a rede lenta

    Bom pessoal demorei mais vim dizer que resolvi o problema, caso alguem passe pelo mesmo vai ter uma luz... o problema estava na opção so Simple queue onde faz o controle de banda, na segunda opção "advanced" em queue type estava como default-small, foi somente trocar para default que ficou tudo ok ! isso so aconteceu na versão 6.4 nas outras tambem vem defaut-small mais nunca tinha apresentado problema.... ! Valeuuu

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik deixando a rede lenta

    Citação Postado originalmente por gustavosimoes Ver Post
    Bom pessoal demorei mais vim dizer que resolvi o problema, caso alguem passe pelo mesmo vai ter uma luz... o problema estava na opção so Simple queue onde faz o controle de banda, na segunda opção "advanced" em queue type estava como default-small, foi somente trocar para default que ficou tudo ok ! isso so aconteceu na versão 6.4 nas outras tambem vem defaut-small mais nunca tinha apresentado problema.... ! Valeuuu
    Gustavo, eu uso a versão 6.2, e a unica diferença do default-small para o default é o "queue size packets" no meu o default-small esta em 10 e o do default esta em 50? como esta o seu? como eu autentico via radius ele entra automático como default-small e não tenho como mudar ... Atenciosamente ... Rodrigo

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik deixando a rede lenta

    Amigos, estou passando pelo mesmo problema, trabalho 100% pppoe e de uns tempos pra cá a coisa ta feia.
    Nunca dá a velocidade contratada, rede pesada, alguns sites abrem de boa, mas videos ficam travando.
    Se coloco meu login sem controle, trafego de 15 a 20 mega no medidor, se travo em 4Mega não dá nem 3.
    Tbm uso via radius, então essa opção já vem dinâmico.

    Como resolver isso heinn...

    Estou testando o valor de 50 packets para "default-small" já que não consigo mudar para "default" apenas.

    No momento parece que melhorou.

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik deixando a rede lenta

    Amigo,

    Essas RBs estão com as mesmas versões do RouterOS?

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik deixando a rede lenta

    Citação Postado originalmente por nilsonpvh Ver Post
    Amigo,

    Essas RBs estão com as mesmas versões do RouterOS?
    Temos várias versões, 6.19, 6.23, 6.15...

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik deixando a rede lenta

    Em Queues / Queue Types? Como esta sua configuração?

    Dá uma verificada aqui:

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Queue#Queue_Types
    Última edição por faelldantas; 02-06-2015 às 17:24. Razão: Adicionar mais informações

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik deixando a rede lenta

    Normal, do jeito que vem o padrão, unica coisa que alteramos foi o valor do "Queue Size" do "Default-Small" de 10 para 50.

    Aqui resolveu.

    Hoje fizemos os testes de velocidade e navegação, tudo ok.

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik deixando a rede lenta

    tou com o mesmo problema testei com o sfq vou testar agora alterando o valor default-small e vê como se sai alguém mais para da alguma dica?... Se for só isso mesmo venho postar o resultado.