Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural

    Mas tipo, eu não preciso meio que direcionar o GPS para mais ou menos onde vai estar a outra torre não neh? Outra coisa, no próprio tem alguma aba ou menu que eu vá escrever essas coordenadas?

  2. #22
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    As coordenadas tira do chão mesmo, exatamente onde ficará a torre.
    Para uma precisão maior, deixe o gps por 15minutos no local.

    Att,
    leandro.
    Fase 2 eh direciona o link ae sao outros 50.
    abraço.

  3. #23

    Padrão Re: Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Amigo,
    indico que tenhas no minimo 12m no lado CASA.
    segue calculo com antenas de 30dbi mimo dupla polaridade.Anexo 48983
    Tem que ter visada full pra cidade para teres o máximo de performance.
    Ou terás que ter uma torre de 30m no lado 2.
    Quanto a banda passa tranquilo os 15MB ou 35MB, enfim.
    Abraço.
    Leandro,

    Um par de Antenas Ubiquiti RD-5G30 Rocket Dish 5GHZ 30DBI + par de Ubiquiti Airmax Rocket M5 GPS (RM5-GPS) Mimo ficaria bom? Será que funciona sem torre colocando a antena no telhado da casa? Pretendo comprar uma torre de 15 metros em breve.

    Obrigado!

  4. #24

    Padrão Re: Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Sobre o Rocket M5 GPS, tem isso aqui mesmo no Fórum, mas já é um tópico antigo.


    Vlw!

  5. #25

    Padrão Re: Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural

    Esses dias estarei erguendo uma torre nova, e a torre velha vou colocar na casa de um amigo meu que fica a uns 5 a 10 km daqui de casa, estou com duas nanobridge de 22Dbi creio que deve servir. Vou ver como faço pra achar as coordenadas porque não sei como fazer isso pelo earth e meu cel lumia 620 parece que não apresenta as coordenadas.

  6. #26

    Padrão Re: Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural

    Pessoal, qual é melhor para meu enlace de 42Km, Ubiquiti Rocket M5 Mimo ou Mikrotik 912UAG-5HPND-OUT?

    Obrigado

  7. #27

    Padrão Re: Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Estou discutindo o mesmo que você, veja no tópico abaixo.



    Acho que vou de Rocket M5 mesmo.

    Vlw Arthur!

  8. #28

    Padrão Re: Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Como vou fazer um enlace de 80~100km +/- e preciso trafegar uns 100 megabytes, me recomendaram usar Algcom blindada e Mikrotik, por conta do processamento.

    Vlw Junior!
    Esse é o primeiro enlace que vou montar, espero que funcione hehe...
    Então, vc que é mais experiente, qual software de apontamento de antena e medidor de intensidade de sinal vc recomenda?
    Onde encontro mapas da minha região para rodar no Radio Mobile? Não estou conseguindo baixar pelo programa, um mapa que baixei no site da embrapa SRMT não rodou. Preciso ver certinho como vai ficar a zona de Fresnel para calcular a altura da torre da minha casa.

    Abraço

  9. #29

    Padrão Re: Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Amigo, sou tão iniciante quanto você!! Sou também curioso e tenho vontade de aprender, mas vou nessa empreita junto contigo.
    Blz Arthur,

    Boa sorte pra nós!

  10. #30

    Padrão Re: Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural

    Alguém poderia me dizer a diferença entre MIMO 2x2 e 1x1? Estou pensando em comprar o Mikrotik RB Metal 5SHPN (1x1) por ter mais que o dobro de potência do Rocket M5 (2x2). A Ubiquiti não tem antena de 30dbi 1x1?

    Estou montando um enlace na minha casa na zona rural de 42 Km, a zona de Fresnel está um pouco comprometida, acho que mais potência seria melhor, até mesmo para não cortar alguns galhos de árvores pelo caminho.

    Obrigado!

  11. #31

    Padrão Re: Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural

    Citação Postado originalmente por Junior Prestes Ver Post
    Alguém poderia me dizer a diferença entre MIMO 2x2 e 1x1? Estou pensando em comprar o Mikrotik RB Metal 5SHPN (1x1) por ter mais que o dobro de potência do Rocket M5 (2x2). A Ubiquiti não tem antena de 30dbi 1x1?

    Estou montando um enlace na minha casa na zona rural de 42 Km, a zona de Fresnel está um pouco comprometida, acho que mais potência seria melhor, até mesmo para não cortar alguns galhos de árvores pelo caminho.

    Obrigado!
    1x1 > polariazação horizontal ou vertical, depende da antena;
    2x2 > Polarização horizontal e vertical.

  12. #32

    Padrão Re: Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Fase 2 eh direciona o link ae sao outros 50.
    abraço.
    Leandro, olha só.
    Bem, eu utilizei aqui o google earth para tentar fazer um posicionamento aqui e vamos lá o que consegui.

    Torre A: 3°47'09.13"S 38°35'37,60"O elev 18m altitude do ponto de visão 70mTorre B: 3°46'56.41"S 38°35'16.18"O ele 36m altitude do ponto de visão 191m

    Bem, só pra constar que o que quero fazer é um enlace da casa de um amigo que tem GVT de 35Mega para minha torre, na casa dele irei armar uma torre de 12 metro ou 15 sei lá, enquanto na minha casa estou montando uma torre de 20 metros. Sendo que a Torre A é a que fica na minha casa e claro que a Torre B fica na casa dele. Bom como o google earth não assim tão 100% acima ficam os dados que obtive usando ele aqui. Só quero saber o que faço para concluir o posicionamento das nanobridge já que vai ficar uma na minha casa e outra nanobridge na casa dele.

  13. #33
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural

    Citação Postado originalmente por vanci27 Ver Post
    Leandro, olha só.
    Bem, eu utilizei aqui o google earth para tentar fazer um posicionamento aqui e vamos lá o que consegui.

    Torre A: 3°47'09.13"S 38°35'37,60"O elev 18m altitude do ponto de visão 70mTorre B: 3°46'56.41"S 38°35'16.18"O ele 36m altitude do ponto de visão 191m

    Bem, só pra constar que o que quero fazer é um enlace da casa de um amigo que tem GVT de 35Mega para minha torre, na casa dele irei armar uma torre de 12 metro ou 15 sei lá, enquanto na minha casa estou montando uma torre de 20 metros. Sendo que a Torre A é a que fica na minha casa e claro que a Torre B fica na casa dele. Bom como o google earth não assim tão 100% acima ficam os dados que obtive usando ele aqui. Só quero saber o que faço para concluir o posicionamento das nanobridge já que vai ficar uma na minha casa e outra nanobridge na casa dele.
    Bom Dia.
    Bom verificando pelo simulador de enlace, existe radiovisada para estes pontos com torre de 12m Ponto A e 18m a 20m no ponto B.
    Precisas verificar apenas se um galpão que existe no meio do caminho não irá bloquear a visada direta.isso precisa ser verificado no local com binóculo,ok.
    A principio como não existem prédios no trajeto, dá pra passar os 35MB tranquilo.
    Não esquece de usar um canal limpo, potência baixa e alinhamento fino nos dois lados.
    Abraço.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         foto 2.jpg
Visualizações:	117
Tamanho: 	63,5 KB
ID:      	49247Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torre A.jpg
Visualizações:	134
Tamanho: 	176,9 KB
ID:      	49248Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torre B.jpg
Visualizações:	117
Tamanho: 	187,8 KB
ID:      	49249
    Verifica se são esses pontos conforme imagem.

  14. #34

    Padrão Re: Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural

    Ess galera é muito show mesmo viu rsrs, olha as imagens conferem sim, quanto ao galpão que você citou ele não interfere em nada não. Bem no caso é subir direcionar a nanobridge ou precisa colocar algo mais? tipo percebi que no software da nanobridge que tem alguma coisa sobre latitude e longitude, preciso informar algo lá ou só aponta uma pra outra e ser feliz?

  15. #35
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural

    Citação Postado originalmente por vanci27 Ver Post
    Ess galera é muito show mesmo viu rsrs, olha as imagens conferem sim, quanto ao galpão que você citou ele não interfere em nada não. Bem no caso é subir direcionar a nanobridge ou precisa colocar algo mais? tipo percebi que no software da nanobridge que tem alguma coisa sobre latitude e longitude, preciso informar algo lá ou só aponta uma pra outra e ser feliz?
    Blz! ESTOU aqui pra ajudar mesmo ok.esse é o espirito do forum.
    Pega pelo google earth a direção primaria....pega alguns pontos de referencia como telhados de casas etc...
    depois pelo software nas nanobridge tu roda um ping entre elas...tem que ficar em <1ms ou até 3ms.
    O CCQ tem que ser 100% OK.
    POTENCIA sempre a menor possivel e use canais entre 5745 e 5825. escolha uum canal que ninguem esteja utilizando.
    para varrer as frequencias que o software da ubnt AIRVIEW disponivel nos equipamentos.
    Abraço.
    Se quiser dar uma estrela ae na reputação fica a vontade.