+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com o groove da mikrotik

    olá pessoal acabei de compra um Routerboard Groove A-2HN - 2.4Ghz 28dBm 630mW AP - 400Mhz 64Mb - Licença Nível 4

    configurei ele como AP-bridge recebendo internet através da porta lan que vem do servidor , e configurei o cartão dele .
    ate então ele funciona normal passa o dia todo ligado mas quando fica de noite sempre desliga ae tenho que tira da tomada e ligar novamente alguém me ajuda..
    tenho duvidas sobre as configuração que eu fiz no cartão por exemplo: card rates e tx power dele me ajudem também com essa duvida.

    name="wlan1" mtu=1500 mac-address=D4:CA:6D:2D:62:6D arp=enabled
    interface-type=Atheros 11N mode=ap-bridge ssid="casa"
    frequency=2432 band=2ghz-b channel-width=20mhz scan-list=default
    wireless-protocol=unspecified wds-mode=disabled wds-default-bridge=none
    wds-ignore-ssid=no bridge-mode=enabled default-authentication=no
    default-forwarding=no default-ap-tx-limit=0 default-client-tx-limit=0
    hide-ssid=no security-profile=default compression=no


    obs: ele esta ligado através do POE com um cabo de 14mts

  2. #2

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    A tua configuração de cartao nao nem nada anormal.
    Pode ser problema na energia... Quedas, picos... Talvez até mesmo o POE.

  3. #3

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    O grove e o metal são praticamente o mesmo rádio.
    Dá uma pesquisada aqui no forum e vai ver vários reclamando do metal, que ele sai do ar sem mais nem menos. Daí só reinciando.

    Não esquenta com as configurações, pois não é isso que faz travar. Se você cuidar, vai ver que some a emissão do SSID num site survey. As vezes quando acha logo, ainda permite um acesso remoto e reincia ele.
    Mas se passar algum tempo e voce não ver isso, ele vai acabar travando e daí só reiniciando localmente.

    E não é com energia como já foi sugerido em outros tópicos, pois mesmo alimentando com bateria e cabo curto ainda acontece.
    É imprevisível. Pode ficar muitos dias sem acontecer ou pode acontecer várias vezes no dia.
    Aproveita que não é homologado e aposenta o equipamento.

  4. #4

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    obrigado pessoal pela ajuda vou tenta coloca uma fonte de uma Rocket se por acaso não melhora irei mundar de equipamento

  5. #5

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    Citação Postado originalmente por L30nardo Ver Post
    olá pessoal acabei de compra um Routerboard Groove A-2HN - 2.4Ghz 28dBm 630mW AP - 400Mhz 64Mb - Licença Nível 4

    configurei ele como AP-bridge recebendo internet através da porta lan que vem do servidor , e configurei o cartão dele .
    ate então ele funciona normal passa o dia todo ligado mas quando fica de noite sempre desliga ae tenho que tira da tomada e ligar novamente alguém me ajuda..
    tenho duvidas sobre as configuração que eu fiz no cartão por exemplo: card rates e tx power dele me ajudem também com essa duvida.

    name="wlan1" mtu=1500 mac-address=D4:CA:6D:2D:62:6D arp=enabled
    interface-type=Atheros 11N mode=ap-bridge ssid="casa"
    frequency=2432 band=2ghz-b channel-width=20mhz scan-list=default
    wireless-protocol=unspecified wds-mode=disabled wds-default-bridge=none
    wds-ignore-ssid=no bridge-mode=enabled default-authentication=no
    default-forwarding=no default-ap-tx-limit=0 default-client-tx-limit=0
    hide-ssid=no security-profile=default compression=no


    obs: ele esta ligado através do POE com um cabo de 14mts

    Cara eu uso RB metal 5g ( não sei se tem alguma diferença entre eles na questão de qualidade por se tratar de frequências diferentes), pra link de longa distancia a mto tempo nunca tive problemas de travamento e nem nada, como foi dito pelo amigo , acontece q nos usamos fonte da ubquiti 24v 1A , pra alimentação, acredito q as fontes que vem com esses equipamentos , não sejam mto confiáveis mais o equipamento é ótimo.

  6. #6

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    Citação Postado originalmente por phmxtt Ver Post
    Cara eu uso RB metal 5g ( não sei se tem alguma diferença entre eles na questão de qualidade por se tratar de frequências diferentes), pra link de longa distancia a mto tempo nunca tive problemas de travamento e nem nada, como foi dito pelo amigo , acontece q nos usamos fonte da ubquiti 24v 1A , pra alimentação, acredito q as fontes que vem com esses equipamentos , não sejam mto confiáveis mais o equipamento é ótimo.
    /system health> print
    voltage: 22.8V
    temperature: 55C


    a fonte original dele e 24v 0,3A então devo coloca uma de 24v 1A?

  7. #7

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    Citação Postado originalmente por L30nardo Ver Post
    /system health> print
    voltage: 22.8V
    temperature: 55C


    a fonte original dele e 24v 0,3A então devo coloca uma de 24v 1A?
    Sim pode colocar q , aqui eu nunca tive problemas com esses equipamentos.

    mais como disse eu uso 5g, nunca usei esses equipamentos 2,4.

  8. #8

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    Citação Postado originalmente por L30nardo Ver Post
    /system health> print
    voltage: 22.8V
    temperature: 55C


    a fonte original dele e 24v 0,3A então devo coloca uma de 24v 1A?
    Aí está a prova de que não é nada com 12 ou 24V. Mesmo com fonte original acontece o problema.
    É com o projeto mesmo.
    E na parte de wireless que começa o problema.
    Já cuidei para ver exatamente o que acontece na prática.
    O primeiro sintoma é quando some o SSID emitido e os clientes perdem a conexão. Daí se não demorar muito tempo ainda dá para acessar remotamente e reiniciar e tudo normaliza. Some o SSID porque eu fui lá e vi que não tinha rede no ar. Mas neste caso mantinha o acesso pela porta lan.
    Mas depois de algum tempo se não for detectado o problema, perde até o acesso remoto e também o acesso pela lan

    Em 5.8 já vi acontecer mas é muito mais raro.

    Não deu para usar o equipamento por causa desta falta de confiabilidade

  9. #9

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    andei dano uma olhada, e quando ele desliga... pelo menos quando eu achava que ele desligava ele não desliga apenas perde a comunicação com servidor por ex: na hora em que ele perde a comunicação com o servidor ele aparece link down depois perde a comunicação com o servidor já troquei o cabo mas nada resolveu irei troca a fonte agora.

  10. #10

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Aí está a prova de que não é nada com 12 ou 24V. Mesmo com fonte original acontece o problema.
    É com o projeto mesmo.
    E na parte de wireless que começa o problema.
    Já cuidei para ver exatamente o que acontece na prática.
    O primeiro sintoma é quando some o SSID emitido e os clientes perdem a conexão. Daí se não demorar muito tempo ainda dá para acessar remotamente e reiniciar e tudo normaliza. Some o SSID porque eu fui lá e vi que não tinha rede no ar. Mas neste caso mantinha o acesso pela porta lan.
    Mas depois de algum tempo se não for detectado o problema, perde até o acesso remoto e também o acesso pela lan

    Em 5.8 já vi acontecer mas é muito mais raro.

    Não deu para usar o equipamento por causa desta falta de confiabilidade
    Acho q este problema acontece só com 2,4 , pois uso esse equipamento a mto tempo e nunca tive problema, ainda digo q o equipamento é de ótima qualidade.

    Pois na minha rede nunca aconteceu, em 5G....

  11. #11

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    Citação Postado originalmente por phmxtt Ver Post
    Acho q este problema acontece só com 2,4 , pois uso esse equipamento a mto tempo e nunca tive problema, ainda digo q o equipamento é de ótima qualidade.

    Pois na minha rede nunca aconteceu, em 5G....
    De repente o problema está mesmo mais em 2.4. Em dois aconteceu a mesma coisa.
    Num 5.8 lá de vez em quando acontece mas muito lá de vez em quando.

    Já vi acontecer também em RB da série 711 que são com cartão integrado que nem o groove e o metal.

    Em RBs com cartão mini-pci nunca aconteceu isso.

  12. #12

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    De repente o problema está mesmo mais em 2.4. Em dois aconteceu a mesma coisa.
    Num 5.8 lá de vez em quando acontece mas muito lá de vez em quando.

    Já vi acontecer também em RB da série 711 que são com cartão integrado que nem o groove e o metal.

    Em RBs com cartão mini-pci nunca aconteceu isso.
    tenho um enlace com metal 5g com uptime de 92 dias , 37km, enlace com ótima qualidade!
    nunca tivemos problemas algum!!!
    nem la de vez enquando, pois além deste temos vários outros, e todos estão 100%...

    Pode ser algum lote deste equipamento q tenha acontecido algum problema...

    Porem cada caso é um caso, ambiente, e várias outras coisas podem influenciar.

  13. #13

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    alguem ja teve essse problema de acesso ao groove 5.8 ser muito lenta demora abrir as configuraçoes nao sei mais oque fazer se alguem tiver uma ideia me ajuda ai,ele esta em uma torre quando coloco em bancada fica rapido,a minha rede nao esta lenta pois tenho acesso a todos os outros equipamentos e neles o acesso é normal.

  14. #14

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    Citação Postado originalmente por phmxtt Ver Post
    Acho q este problema acontece só com 2,4 , pois uso esse equipamento a mto tempo e nunca tive problema, ainda digo q o equipamento é de ótima qualidade.

    Pois na minha rede nunca aconteceu, em 5G....
    PROBLEMA COM CONFIGURAÇÃO - EMPARELHAMENTO DE RF ENTRE GROOVE E CPE CLIENTE + AJUSTES DE DISTANCIA (TORRE MAIS PROXIMA).
    Aqui mesmo problema resolvido.
    Feliz Natal e próspero ano novo!!!

  15. #15

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    Estou com o mesmo problema num link com 2x SXT 5HPnD, reparei que quem cai é a conexão wireless o aparelho não sofre parada, é alimentadopela mesma bateria que alimenta 1 rocket M5 e o rocket não dá problema, obs: esse modelo é utilizado em 24 pontos que tenho com ubiquiti só dá problema nesse enlace de mikrotik, mais uma obs: meus pontos todos usam RB750UP para gerenciar o OSPF e novamente o problema é só no enlace entre as SXT, com as antenas da UBNT (Vários modelos dentre rockets, nanobridge, etc) não tenho esse problema.

  16. #16

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    Eu tive problemas com o Mikrotik Metal, tanto em 2.4 como 5.8
    Travava aleatoriamente...
    Continuava por um tempo emitindo SSID. Daí dava para acessar remotamente para reiniciar ele.
    Mas quando parava de emitir o SSID daí só indo na torre para reiniciar.

    Aposentei eles.... até que alguém postou uma solução... Segui a orientação e deu certo. Atualizei o firmware para a versão postada lá.
    Agora não está mais travando faz tempo

    Dá uma olhada no último post deste tópico.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=173463

  17. #17

    Padrão Re: Problema com o groove da mikrotik

    Caros amigos, minha Basebox RB912 Versão 6.30.4 que está configurada como Apbridge distribuindo sinal em um pontomultiponto, hoje fui cadastrar um novo cliente na aba wireless e não a encontrei, ela sumiu das opções do menu do canto esquerdo, opção wireless que fica abaixo de interface. É a aba wireless onde fica o access list. Não foi mexido por ninguem e nem feito atualização.