+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tempo Outorga SCM após Mudanças

    Olá pessoal. Após as recentes mudanças para SCM que a Anatel fez, como está o tempo médio para a outorga ?

  2. #2

    Padrão Re: Tempo Outorga SCM após Mudanças

    Citação Postado originalmente por lucianoescandon Ver Post
    Olá pessoal. Após as recentes mudanças para SCM que a Anatel fez, como está o tempo médio para a outorga ?
    Acredito que vá demora mais ainda pois a minha foi em média 17 meses para sair, e o valor éra 9.000 com este valor agora vai lotar de provedor querendo fazer, parece que tudo tem que ir para brasília... ai vai empilhando por ordem de chegada acredito eu ser assim...

  3. #3

    Padrão Re: Tempo Outorga SCM após Mudanças

    pelo que andei vendo
    a anatel esta colocando em cada estado uma base pra resolver isso, sem precisar ir tudo pra brasilia
    com isso o processo se torna mais rápido

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Tempo Outorga SCM após Mudanças

    Acho que o processo é encaminhado para Brasilia após análise, se enviar direto para Brasilia será enviado de volta ao requerente ou ao posto mais próximo do requerente. Se não estiver enganado, em alguns casos ainda passam por avaliação do Ministério da Defesa(área de segurança nacional, algumas capitais, centros de pesquisa militares, aeroportos internacionais etc). Infelizmente devido a demora, algumas fecham antes de sair a concessão.

  5. #5
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Tempo Outorga SCM após Mudanças

    Esta gastando o mesmo tempo, em media 90 dias. Vejo que a maior demora é no cliente fazer toda a juntada de documento.
    Tenho cliente que nos paga a mais de um ano Responsabilidade técnica junto ao Crea e até hoje não deu entrada no Crea. Isso que é um dos primeiros passos no processo de SCM. Ter o registro da empresa no Crea.
    Com relação ao valor do SCM que baixou muito. Não aumentou muito o pedido de SCM devido as exigências que são necessárias. Muitos ainda não possuem como arcar Técnico, Engenheiro no seu quadro técnico.

  6. #6

    Padrão Re: Tempo Outorga SCM após Mudanças

    Em relação a prazos é algo complicado...

    Demora pra caramba

  7. #7

    Padrão Re: Tempo Outorga SCM após Mudanças

    Como o andre acima falou vai depender mesmo é da juntada de documentos...

    Aconselho também contratar uma consultoria especializada no assunto, Veja com o pessoal aqui do forum muitos se dedicam a dar essa assessoria, e de preferencia que tenha já experiencia nessa tramitação,

    Contrate um profissional Especializado... Veja com o André acima acredito que ele possa te dar essa assessoria...

    Aqui contratei os Serviços da ANA PAULA da SCM Engenharia uma profissional muito competente de levou cerca de 8 meses para sair minha licença, na época que custava R$ 9 mil em 3x hoje tá muito melhor, Esse pessoal vão te ajudar no que for necessário, mas vale a dica, a documentação que eles for pedindo seja rápido em providenciar que as coisas irão andar depressa lá também.

    Espero ter ajudado

    Saudações!

  8. #8
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Tempo Outorga SCM após Mudanças

    Também auxiliamos no processo SCM e responsabilidade técnica. São serviços distintos.

  9. #9

    Padrão Re: Tempo Outorga SCM após Mudanças

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Esta gastando o mesmo tempo, em media 90 dias. Vejo que a maior demora é no cliente fazer toda a juntada de documento.
    Tenho cliente que nos paga a mais de um ano Responsabilidade técnica junto ao Crea e até hoje não deu entrada no Crea. Isso que é um dos primeiros passos no processo de SCM. Ter o registro da empresa no Crea.
    Com relação ao valor do SCM que baixou muito. Não aumentou muito o pedido de SCM devido as exigências que são necessárias. Muitos ainda não possuem como arcar Técnico, Engenheiro no seu quadro técnico.
    É realmente necessário ter um técnico/engenheiro no quadro da empresa? Esse profissional não pode ser contratado como autônomo prestador de serviço?

  10. #10
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Tempo Outorga SCM após Mudanças

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    É realmente necessário ter um técnico/engenheiro no quadro da empresa? Esse profissional não pode ser contratado como autônomo prestador de serviço?
    Pode ser através de contrato de trabalho.

    Crea pode ser tecnico. A Anatel, tudo que for enviado, tem que ser assinado por engenheiro.

  11. #11

    Padrão Re: Tempo Outorga SCM após Mudanças

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Pode ser através de contrato de trabalho.

    Crea pode ser tecnico. A Anatel, tudo que for enviado, tem que ser assinado por engenheiro.
    Então, isso que preciso entender. Eu posso tirar a licença é um técnico assina tudo e recebe como prestador. quando precisar fazer qualquer alteração chamo o técnico ele assina e recebe. pode ser assim? Quem vai fiscalizar se ele esta na folha de pagamento? a anatel ou o CREA?
    Outra duvida: torre abaixo de 20 metros precisa de engenheiro civil ou engenheiro eletricista pode assinar o projeto?

  12. #12
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Tempo Outorga SCM após Mudanças

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Então, isso que preciso entender. Eu posso tirar a licença é um técnico assina tudo e recebe como prestador. quando precisar fazer qualquer alteração chamo o técnico ele assina e recebe. pode ser assim? Quem vai fiscalizar se ele esta na folha de pagamento? a anatel ou o CREA?
    Outra duvida: torre abaixo de 20 metros precisa de engenheiro civil ou engenheiro eletricista pode assinar o projeto?
    O técnico tem que possuir contrato. Ele estará cadastrando a sua empresa no Crea e será o Responsável técnico da vossa empresa (RP).
    Quem fiscaliza é o CREA (essa parte acima).
    Com relação a parte física, estrutural, quem fiscaliza é o Crea, civil.

    Anatel e Crea (acima) estamos falando de Telecom.

    Estrutura fisica é Crea civil.

  13. #13

    Padrão Re: Tempo Outorga SCM após Mudanças

    Eu aqui paguei o boleto de 400 reais. depois de 3 meses de dar entrada no processo agora to no aguardo do restante do processo.

  14. #14

    Padrão Re: Tempo Outorga SCM após Mudanças

    ola amigo apos vc tr dado entrada na anatel qual foi o tempo de analise e quando te enviaram as taxa obrigado