+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Internet Ponto a Ponto Via Rádio

    Olá

    Preciso de umas dicas, eu quero contratar um plano de internet de uma operadora na cidade e transmitir o sinal para casa uma da zona rural, como a residência da zona rural fica no topo de uma montanha, não tem obstáculos para interferir no sinal, eu quero saber que tipo de equipamentos devo utilizar, eu já tenho uma antena de grade 2.4GHz com 25dbi(não lembro direito), mas conversando com um vendedor no MercadoLivre ele falou que não posso utilizar esta antena, a distancia reta entre os pontos é de 7Km, o vendedor disse que precisaria de 2 antenas de 5.8GHz e 22~27dbi e não seria de grade, mas sim de disco, gostaria de saber se é isso mesmo, quais equipamentos devo utilizar, se possível me indicar alguns e qual a velocidade de transmissão que consigo com isso.

    A velocidade da transmissão precisa ser de uns 10 Mbps.

    Obrigado.
    Última edição por jairo-pxrs; 12-11-2013 às 15:04.

  2. #2

    Thumbs up Re: Internet Ponto a Ponto Via Rádio

    Citação Postado originalmente por jairo-pxrs Ver Post
    Olá

    Preciso de umas dicas, eu quero contratar um plano de internet de uma operadora na cidade e transmitir o sinal para casa uma da zona rural, como a residência da zona rural fica no topo de uma montanha, não tem obstáculos para interferir no sinal, eu quero saber que tipo de equipamentos devo utilizar, eu já tenho uma antena de grade 2.4GHz com 25dbi(não lembro direito), mas conversando com um vendedor no MercadoLivre ele falou que não posso utilizar esta antena, a distancia reta entre os pontos é de 7Km, o vendedor disse que precisaria de 2 antenas de 5.8GHz e 22~27dbi e não seria de grade, mas sim de disco, gostaria de saber se é isso mesmo, quais equipamentos devo utilizar, se possível me indicar alguns e qual a velocidade de transmissão que consigo com isso.

    Obrigado.
    Boa tarde amigo.
    Quanto de banda vc precisa transportar ?

  3. #3

    Padrão Re: Internet Ponto a Ponto Via Rádio

    Citação Postado originalmente por cristianoribeiro Ver Post
    Boa tarde amigo.
    Quanto de banda vc precisa transportar ?
    Preciso que transfira uns 10Mbps.

  4. #4

    Thumbs up Re: Internet Ponto a Ponto Via Rádio

    Citação Postado originalmente por jairo-pxrs Ver Post
    Preciso que transfira uns 10Mbps.

    Cartões mini pci XR5 com antenas 24dbi, vai na boa.

  5. #5

    Padrão Re: Internet Ponto a Ponto Via Rádio

    Amigo,pelo custo pelo desempenho,pela facilidade de configuração,entre outros fatores recomendo
    nanobridge,ela trafega bem a esta distancia vai fazer esse enlace de boa,tanto com a de 22 quanto com a de 25 recomendo a 25 mesmo,mais tem outros fatores como o custo,nesse caso recomendo uma airgrid m5,de 23 mesmo faz o serviço e e mais barata.

  6. #6

    Cool Re: Internet Ponto a Ponto Via Rádio

    Citação Postado originalmente por jairo-pxrs Ver Post
    Olá

    Preciso de umas dicas, eu quero contratar um plano de internet de uma operadora na cidade e transmitir o sinal para casa uma da zona rural, como a residência da zona rural fica no topo de uma montanha, não tem obstáculos para interferir no sinal, eu quero saber que tipo de equipamentos devo utilizar, eu já tenho uma antena de grade 2.4GHz com 25dbi(não lembro direito), mas conversando com um vendedor no MercadoLivre ele falou que não posso utilizar esta antena, a distancia reta entre os pontos é de 7Km, o vendedor disse que precisaria de 2 antenas de 5.8GHz e 22~27dbi e não seria de grade, mas sim de disco, gostaria de saber se é isso mesmo, quais equipamentos devo utilizar, se possível me indicar alguns e qual a velocidade de transmissão que consigo com isso.

    A velocidade da transmissão precisa ser de uns 10 Mbps.

    Obrigado.
    De Nano Bridge passa tranquilo... e não terá dores de cabeça com placa... cartão...antena...

  7. #7

    Padrão Re: Internet Ponto a Ponto Via Rádio

    Citação Postado originalmente por alissonx Ver Post
    De Nano Bridge passa tranquilo... e não terá dores de cabeça com placa... cartão...antena...
    Duas nanobridge passam até mais que 10mb se necessário for, como é para um link pessoal acho ideal para a situação.

  8. #8
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Internet Ponto a Ponto Via Rádio

    3 Pontos importantes:

    Não esqueça dos aspectos legais.

    Nanobridge M5 25

    Faça aterramento.

  9. #9

    Talking Re: Internet Ponto a Ponto Via Rádio

    Como os amigos disseram, vai de NanoBridge M5 25, passa até + que 10mbps, faça uma análise de espectro, para averiguar um canal menos poluído, seguindo as regras da Anatel, sobre as regras vc pode conferir no post de nosso amigo AndrioPJ segue o link:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  10. #10

    Padrão Re: Internet Ponto a Ponto Via Rádio

    Boa noite pessoal, preciso de umas dicas.
    Pretendo enviar sinal de internet da cidade para zona rural uns 20 mega de banda seria suficiente, é para uso pessoal.
    Cidade -21.077412,-47.049321
    Zona rural -21.092679,-47.001705
    Alguém poderia me informar quais equipamentos e torres seriam necessários?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rzvolpe Ver Post
    Boa noite pessoal, preciso de umas dicas.
    Pretendo enviar sinal de internet da cidade para zona rural uns 20 mega de banda seria suficiente, é para uso pessoal.
    Cidade -21.077412,-47.049321
    Zona rural -21.092679,-47.001705
    Alguém poderia me informar quais equipamentos e torres seriam necessários?
    São cerca de 5~6Km

    Um par de Powerbeam M5 300 dá conta. Entretanto há problema de visada do seu ponto a ponto.

    Na cidade o local de transmissão fica atrás do relevo. O que exigiria uma torre alta no meio da cidade.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         333.jpg
Visualizações:	71
Tamanho: 	77,3 KB
ID:      	70470

    Você teria que montar seu AP na região apontada pela seta.

    No trajeto do sinal também há obstrução de relevo

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         222.jpg
Visualizações:	68
Tamanho: 	16,2 KB
ID:      	70471

    O que exigiria você montar uma estação repetidora no ponto mais alto do relevo para enviar para o sítio

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         444.jpg
Visualizações:	81
Tamanho: 	36,4 KB
ID:      	70472
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         555.jpg
Visualizações:	67
Tamanho: 	167,6 KB
ID:      	70473

    A repetidora ficaria em algum ponto com visada dentro da área em amarelo