+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP 46km - XR5 + RB411AH + OIW 33DBI - -79/-79

    Pessoal,

    estou com um enlace de 46km com XR5 + RB411AH + OIW 33DBI em ambas as pontas, a visada está livre, fiz todas as configurações possíveis e o alinhamento também, porém o sinal não passa de -79 (preciso de no máximo 10mbps nesse enlace, porém não pode cair)

    só me falta trocar os pigtails e cabos, a configuração das rbs é:

    Modo: AP BRIDGE
    Banda: 5GHZ-A
    Largura Canal: 20MHZ
    Frequência: 5700Mhz
    Protocolo: nstreme
    Modo Frequência: superchannel
    Preamble: Long
    WDS Mode: dinâmico
    WDS Bridge: minha bridge entre cartão e porta lan
    TX-Power: cad rates 30

    Fonte: 18v 3A estabilizada

    Não deveria fechar com sinal melhor?

  2. #2
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: PTP 46km - XR5 + RB411AH + OIW 33DBI - -79/-79

    Meu enlace da 37km e utilizo mesmos equipamentos, só antena que é hyperlink 32,5dbi, passa 12mb, tem obstrução, mas o que observei é que se esgoelar a potência fica pior, tenta ir baixando a potência de um em um DBi, primeiramente baixa o lado que tem contato físico, se der certo, ai baixa o outro lado, e assim vai, deixei em 26dbi meu sinal oscila entre -53 e -55, como falei tem obstrução. Se isso começou há pouco tempo, pode ser o cartão que perdeu potência, tenho um aqui que me fez quebrar a cabeça e perder várias viagens na outra ponta do enlace até descobrir que era o danado.

  3. #3

    Padrão Re: PTP 46km - XR5 + RB411AH + OIW 33DBI - -79/-79

    Troca o cabo e o pigtail. Pode ser isso!

  4. #4

    Padrão Re: PTP 46km - XR5 + RB411AH + OIW 33DBI - -79/-79

    Tenho aqui as antenas OIW e tenho problemas com sinal, a distancia é de 24 km e não passa 10 megas, mg-5g34 não sei o porque e no mesmo predio uso a rocket de 30 e passa 80 megas, fiquei com o pé atras quanto essas antenas.

  5. #5

    Padrão Re: PTP 46km - XR5 + RB411AH + OIW 33DBI - -79/-79

    Aqui também não tivemos muito sucesso com este kit Oiw 33 + Xr5, temos um enlace de 38 km sinal -79 passando miseros 08 megas, vamos mudar os cartões pra ver, estamos pensando em colocar um da serie hnd, mesmo a antena sendo pol simples.

  6. #6

    Padrão Re: PTP 46km - XR5 + RB411AH + OIW 33DBI - -79/-79

    portalink seu caso está parecido com o meu, porém tenho um enlace de 34km com os mesmos equipamentos, mesma configuração fechado em -51/-51 passando 50mb, por isso insisti nesse conjunto.

    na verdade a banda que preciso é muito pequena, a minha principal preocupação é a estabilidade do link, se corre o risco de cair com este nível de sinal.

    grato.

  7. #7
    Avatar de latelecom
    Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Florianópolis, Santa Catarina
    Posts
    58

    Exclamation Re: PTP 46km - XR5 + RB411AH + OIW 33DBI - -79/-79

    Experimentei vários equipamentos e os melhores e mais estáveis links PTP fechei com os APC 5M da Intelbras com antenas ALGCom. Tenho POPs críticos interligados com estes equipamentos e não tenho dor de cabeça. Já são homologados, digo isso pois perdi vários Mikrotik numa fiscalização.

    J.C.

  8. #8

    Padrão Re: PTP 46km - XR5 + RB411AH + OIW 33DBI - -79/-79

    deve ter algo errado no seu ptp, pois tenho um ptp de 58km usando 1 par de zirok de 90cm com xr5 + 411ah, meu sinal fica "-64/-64" ccq "99%/99%" com a largura de banda em "40MHz Turbo" com o "data rate" fixo em "48mbps" dando uma taxa nominal de 96/96mbps por causa do "turbo".

    O seu problema é principalmente configuração, depois vc veja outras coisas.
    1º NUNCA se pode setar 30 dbm de potencia no XR5 se ele tem no máximo 28dbm.
    2º se vc tivesse lido o manual do XR5 saberia que quanto maior o "data rate" menor será a potencia:
    6Mbps 28 dBm
    9Mbps 28 dBm
    12Mbps 28 dBm
    18Mbps 28 dBm
    24Mbps 28 dBm
    36Mbps 26 dBm
    48Mbps 24 dBm
    54Mbps 23 dBm
    3º Deixa a potencia em "default" que o próprio mikrotik regula pra vc. e se for deixar a potencia fixa em 28dbm tem que diminuir o "data rate" para o máximo de 24mbps.
    4º O canal correto tbm é muito importante em um ptp de longa distancia.


    Depois de corrigir esses problemas, ai se mesmo assim não melhorar, vc tenta alinhar as antenas, trocar cabos, pigtail's, ou até mesmo trocar os cartões ou antenas em ultimo caso.

    Boa sorte.

  9. #9

    Padrão Re: PTP 46km - XR5 + RB411AH + OIW 33DBI - -79/-79

    erikson,

    obrigado pelas orientações, porém já havia testado os canais e a potência do rádio tbm em default, de qq forma vou revisar.

    vou providenciar novos cabos e pigtails tbm.

    vlw.

  10. #10

    Padrão Re: PTP 46km - XR5 + RB411AH + OIW 33DBI - -79/-79

    Uma vez um amigo meu me disse que ja comprou essas antenas da oiw com defeito de fabricação ou lote ruim e as antenas estão encostadas ate hoje. Voce tbm pode ter sido premiado com o mesmo defeito.

  11. #11

    Padrão Re: PTP 46km - XR5 + RB411AH + OIW 33DBI - -79/-79

    Citação Postado originalmente por eriksonb Ver Post
    Uma vez um amigo meu me disse que ja comprou essas antenas da oiw com defeito de fabricação ou lote ruim e as antenas estão encostadas ate hoje. Voce tbm pode ter sido premiado com o mesmo defeito.

    Eu mesmo sou uma vitima, comprei um par MaxxGain Dish MIMO 2x2 5GHz 34dBi um enlace de 23 km me arrependo até hoje o sinal deu menos 74 quando a Rocket de 30db de -64 infelizmente tive que engolir essa coisa e ja tou providenciando a troca por radio digital para ter mais segurança

  12. #12

    Padrão Re: PTP 46km - XR5 + RB411AH + OIW 33DBI - -79/-79

    Enfim localizei o problema, a torre central, que é estaiada, não estava alinhada corretamente (no prumo), depois de corrigido, realinhei as antenas e o sinal fechou com -53/-53.

    Agradeço a todos pelo apoio.
    Última edição por rjardim; 19-01-2014 às 10:43.